RCS: Vivo e Google lançam novo app de mensagens no Brasil

RCS - Mensagens
O serviço de mensagens RCS está disponível a partir de hoje com exclusividade para aparelhos Android

A Vivo acaba de lançar no Brasil um novo serviço de mensagens chamado de RCS, que significa “Rich Communication Services” (Serviços de Comunicação Rica, em tradução livre). A novidade foi idealizada em parceria com o Google e irá utilizar o aplicativo Mensagens dos celulares Android. Nos próximos dias, os usuários de qualquer operadora irão receber a notificação de que o RCS já está disponível para uso.

Como funciona o RCS

Criado com o intuito de facilitar a comunicação, o RCS disponibiliza recursos variados como envio de arquivos, imagens, vídeos e adesivos. Também será possível verificar se o interlocutor está online, se está digitando, criar grupos de conversa, além de trocar mensagens por meio da rede Wi-Fi. Outra vantagem interessante é que o novo app não consome internet do pacote de dados, permitindo a troca de mensagens à vontade.

Segundo Rodrigo Gruner, diretor de Serviços Digitais e Inovação da Vivo, o RCS permitirá novas possibilidades de interação entre marcas e consumidores no futuro, possibilitando interações dinâmicas e intuitivas para o e-commerce.

“Estamos trazendo o benefício para os clientes se comunicarem entre si, mas avançaremos ao longo dos próximos meses para que a tecnologia seja usada também para marcas se comunicarem com seus clientes. Por exemplo, já estamos desenvolvendo casos de uso da própria Vivo, com áreas de atendimento a clientes (com inteligência artificial e chatbot), e-commerce, entre outras”.

Rodrigo Gruner, diretor de Serviços Digitais e Inovação da Vivo

O executivo também frisou que a segurança é um ponto-chave do RCS, que está sendo trabalhada em conjunto com o Google, seu parceiro tecnológico. Ele conta que o padrão adotado pelo novo app vem sendo adotado em todo o mundo por diferentes operadoras. Segundo Rodrigo, as mensagens são excluídas dos servidores da plataforma assim que enviadas, ou seja, ficam gravadas apenas no smartphone do usuário.

Nova opção para se comunicar

RCS - Diretor da Vivo
Rodrigo Gruner, diretor de Serviços Digitais e Inovação da Vivo

Fornecendo uma comunicação mais ampla, o RCS pode enviar mensagens até para os aparelhos que não possuem a função. Conforme explicação do diretor, caso o destinatário não tenha o app disponível, a mensagem será transformada em um SMS comum. Celulares Android que estejam no exterior também podem utilizar o serviço sem empecilhos, porém, para se ter a experiência mais completa é necessário que ambos (remetente e destinatário) estejam com o RCS habilitado.

Quando questionado sobre os outros aplicativos que executam a mesma função, Rodrigo destacou que a comparação não é o foco. O objetivo da empresa é trazer serviços inovadores para seus clientes prezando a liberdade de escolha de cada um.

“Com o RCS reforçamos este compromisso, pois somos uma das operadoras pioneiras ao lançar o RCS no Brasil, um padrão que torna mais rica a experiência dos usuários de telefones Android, ao usar o aplicativo de mensageria do telefone”. 

Rodrigo Gruner, diretor de Serviços Digitais e Inovação da Vivo

Este novo serviço vem crescendo mundialmente, substituindo o tradicional SMS. A ideia é que os usuários tenham à disposição uma ferramenta de mensagens mais dinâmica, que permita o envio de arquivos, imagens e GIFS, sem se limitar somente ao texto. O Short Messages Service (Serviço de Mensagens Curtas, em tradução livre) existe desde a década 1990. No inicio dos anos 2000, a função se popularizou graças aos pacotes pré-pagos que incluíam SMS ilimitado.

O RCS está disponível a partir de hoje para os clientes Vivo que tenham um aparelho Android, com a disponibilidade ocorrendo gradativamente nos próximos 15 dias. Para utilizar o serviço, basta ter o aplicativo Mensagens ou baixa-lo na Play Store. Lembrando que o app não tem custo adicional e não consome seu pacote de dados.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta