Restaurante fake se torna primeiro do ranking no TripAdvisor em Londres

Christopher Bethell finalruth 10
Jornalista prega pegadinha no TripAdvisor com restaurante fake no jardim de sua casa. 
Anúncio
Restaurante fake se torna primeiro do ranking no TripAdvisor em Londres

Um restaurante chique em Londres chamou a atenção de toda a Internet nesta última semana. O grande detalhe é que o tal restaurante era “fake”. Uma pegadinha feita pelo jornalista inglês Oobah Butler, para burlar o ranking de restaurantes no TripAdvisor.

Ao criar o perfil no site do ranking, o jornalista ficou surpreso ao aceitarem o cadastro sem nenhuma confirmação ou visitação ao local que ele havia dado ao seu restaurante, o The Shed foi montado no jardim da sua casa.

Depois de tudo pronto, o The Shed se tornou extremamente bem ranqueado no sistema do site. Em maio, ele estava classificado como o 18.149º da lista de restaurantes de Londres, o último lugar.

Neste ponto, Butler contou ao site Vice, que ele só precisou pedir para que alguns amigos e familiares que enchessem o site com avaliações que parecessem bem reais.

Restaurante fake se torna primeiro do ranking no TripAdvisor em Londres

“Fomos muito bem recebidos pelo chef do The Shed, recomendamos a visita.” “Depois de muitos telefonemas e esperas, conseguimos fazer a reserva, insistam.” “Ouvi dizer muito bem sobre este novo restaurante na cidade, estou louca para visitar.”  

Para deixar tudo bem realista, alguns amigos eram escolhidos para darem reviews negativos ao restaurante. Mas mesmo assim, ao final das avaliações davam cinco estrelas e diziam querer dar outra chance ao lugar.

Butler comentou que começou a receber diversos telefonemas e emails com pessoas reais, fora do seu ciclo de amizade, solicitando reservas, o que obrigou a justificar que o local “estava totalmente reservado para as próximas seis semanas”.

Restaurante fake se torna primeiro do ranking no TripAdvisor em Londres

Depois de muitos telefonemas e emails, Butler levou um susto ao entrar no site em dezembro e ver o restaurante já classificado n0 156º lugar. A coisa ficou bem séria quando ele começou a receber currículos de profissionais procurando uma vaga para trabalhar no The Shed.

Butler resolveu gravar um vídeo dele falando ao celular, para mostrar que o telefone do restaurante realmente não parava de tocar, confira:

Ao chegar no 30º lugar a fama já era internacional, as tentativas de reservas chegavam por emails e ligações de fora de Londres.

Neste mesmo período, o TripAdvisor entrou em contato com Butler (ele pensou, pronto, acabou a brincadeira). Nada disso! O site estava ligando para comunicar que o restaurante havia chegado no topo do ranking e que o mesmo havia batido recorde de acesso em único dia, mais de 90 mil visitantes.

Embora a história estivesse chegando ao fim, o sucesso continuava crescendo, fazendo com que fornecedores de alimentos descobrissem seu endereço e enviassem diversas amostras grátis. Sem servir um prato se quer, inacreditavelmente o The Shed era o restaurante mais bem avaliado em Londres, mantendo-se na liderança por duas semanas seguidas.

Leia também:

Sem fake news? Verificação de fatos do Google está disponível no mundo todo

Indagado sobre toda essa história e também sobre como funciona a avaliação dos restaurantes, o TripAdvisor apenas divulgou um vídeo institucional que mostra como funciona o sistema de checagem dos reviews dos restaurantes feitos no site, confira:

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter