Review: smartwatch amazfit bip u pro

REVIEW: smartwatch Amazfit Bip U Pro

Avatar of tiago rodrigues
Misturando simplicidade e um design bacana, o Amazfit Bip U Pro parece promissor para acompanhar atividades físicas. Confira agora o review completo do smartwatch

Cada vez mais os smartwatches e as smartbands vêm sendo utilizados pelas pessoas. A Amazfit Bip U Pro vem com uma proposta interessante, já que é mais barata, mas conta com um belo design e recursos que a deixam bastante interessante. Diferente de uma smartband convencional — como a Mi Band —, ela tem o design igual de um relógio e não uma pulseira, mas tem um software mais limitado, longe de um Galaxy Watch 4 ou um TicWatch, o que não é um problema pela discrepância de valores. Mas será que compensa investir nela? Confira agora no nosso review completo.

Design

A amazfit bip u pro sobre um fundo amarelo
Amazfit Bip U Pro tem um visual bem bonito (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Assim como boa parte do mercado de relógios inteligentes, o primeiro pensamento ao ver a Amazfit Bip U Pro é lembrar do Apple Watch. Essa semelhança está longe de ser algo ruim, visto que é um visual bem bonito, mas vamos parar as comparações por aqui. O relógio da Amazfit conta com apenas 31 g e é muito confortável quase sempre. Isso pode vir a se tornar um problema caso tenha interesse em usá-lo até os 9 dias de bateria do mesmo acabarem.

A caixa do relógio, onde temos a parte smart da coisa, é toda feita em policarbonato. Já a pulseira é feita de borracha e é destacável, o que significa que você pode comprar outras e personalizar o seu relógio como desejar.

Traseira da amazfit bip u pro
Na traseira do relógio, temos os sensores (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Na tela, o que temos é uma tela IPS LCD com resolução 302×320 de 1,43″ e vidro 2.5D com tecnologia contra marca de dedos. Apesar de não ser a melhor tela do mercado, ela é ótima e cumpre muito bem o seu papel, com um tamanho e resolução decente para a categoria.

A tela obviamente é toda touchscreen, mas no lado direito do smartwatch temos um único botão, bem no meio da caixa do relógio. Ele tem três funções: voltar a tela inicial, acesso rápido às principais funções do relógio e acesso rápido aos treinos. Embora o botão gire, isso não gera nenhuma ação no sistema, sua única função é quando o apertamos.

Recursos e performance

O Amazfit Bip U Pro funciona através do sistema operacional Zepp OS e ele me surpreendeu. Disponível tanto para Android quanto para iOS, esse sistema da linha Amazfit é bem interessante e apesar de simples, funciona muito bem. A parte de configuração é bem fácil, necessário apenas ter um pouco de bateria no relógio. Com isso, você vai precisar instalar o app do Zepp que, naturalmente estará disponível através de um QR Code na tela do relógio. Instale, cadastre sua conta e vincule o smartphone com o relógio.

Feito isso, você já vai poder usufruir das funcionalidades dele. Apesar de achar o sistema bem leve e fluído, quando o assunto são atualizações, temos um problema chato. Assim que emparelhei pela primeira vez, já precisei atualizar o sistema e a experiência é de dar sono. O relógio fica inutilizável nesse momento e a atualização, por menor que seja, é muito demorada.

Medidor de frequência cardíaca no amazfit bip u pro
Você pode medir manualmente a sua frequência cardíaca na sua Amazfit Bip U Pro (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Já sobre o que o Amazfit Bip U Pro tem a oferecer, ele é basicamente o que se espera de uma smartband. Temos previsão do tempo, agenda, alarmes, controle de mídia, disparador de fotos remoto, notificações de apps e naturalmente, exercícios físicos aos montes.

Uma funcionalidade interessante que não vi em nenhum relógio da categoria é que aqui temos a Alexa. Com apenas uma breve configuração no app, o relógio poderá responder aos seus pedidos configurados com a assistente. No entanto, ela só irá funcionar desde que pareada com seu smartphone e o mesmo esteja conectado na mesma rede da sua Alexa.

Apesar de ter Bluetooth 5.0, ele serve apenas para parear o dispositivo com o smartphone, então nada de conectar seus fones Bluetooth com o relógio. Por não ter um armazenamento próprio ou formas de instalar apps para músicas em streaming, essa funcionalidade não faria sentido de qualquer maneira, mas pelo menos conseguimos gerenciar as watchfaces através do app.

Monitoramento de saúde

Por ser muito mais uma smartband do que um smartwatch em questão, o Amazfit Bip U Pro tem como grande destaque a parte de monitoramento de saúde e prática de exercícios. Por ser mais simples, ele não tem algumas funcionalidades como leitura de composição corporal que vimos no Galaxy Watch 4, por exemplo. Mas isso não é um problema, já que temos mais de 60 modalidades de esportes e exercícios nele. Alguns que posso citar envolvem Vôlei, Caminhada, Corrida ao ar livre, esteira, ciclismo, natação, pular corda e muitos outros.

Menu de exercícios na amazfit bip u pro
Ao apertar e segurar o botão do relógio, poderá escolher até 60 exercícios para praticar (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Para te auxiliar em cada um desses exercícios, o Amazfit Bip U Pro conta não só com sensores de espaço e movimento, mas também um sensor cardíaco que funciona o tempo todo, leitor de saturação de oxigênio no sangue, medidor de estresse e claro, o PAI, um sistema de pontuação pessoal para atividades físicas.

Os testes do relógio comigo, foram basicamente em caminhadas e pulando corda. No caso das caminhadas, fiz um teste de não levar o smartphone comigo e felizmente o GPS conseguiu fazer o caminho certinho. Já nos treinos envolvendo a corda, eu também não tenho o que reclamar. Antes de iniciar os treinos, você pode personalizá-los para definir a meta do treino e depois é só se exercitar.

Na hora dos treinos, a tela vai mostrar os detalhes mais importantes sobre o mesmo, mas ao jogar para a direita você pode acessar o menu de controle de mídia e ao jogar para a esquerda ganha acesso ao controle do treino, para pausar ou parar de treinar. Você também pode apertar e segurar o botão para pausar o treino, caso ache mais interessante. Confira alguns resultados:

Bateria

Amazfit bip u pro com o conector na sua traseira
O conector da smartband é magnética (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

A grande vantagem das smartbands fica sempre por conta da sua incrível autonomia de bateria. De acordo com a Amazfit, o relógio deve aguentar 9 dias longe da tomada em uso comum e até 5 dias com uso pesado, isso é, praticando esportes e usando todos os sensores possíveis o tempo todo.

No meu uso, consegui ter um resultado misto. Eu não sou o maior esportista do mundo, mas aproveitei o Amazfit Bip U Pro para testar algumas coisas e o resultado foi bem positivo. Não cheguei aos 9 dias, mas cheguei perto disso, usando o relógio todos os dias, gerenciando o sono, batimentos cardíacos e todas as outras atividades possíveis.

Mas independente do seu tipo de uso, saiba que ele vai conseguir segurar o tranco mais do que qualquer Galaxy Watch ou Apple Watch e, por ter um preço mais amigável, pode ser uma ótima opção para quem não necessita de um sistema mais completo como dos dois citados.

Conclusão

Amazfit bip u pro no pulso
A smartband fica muito bem no pulso (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Se está em busca de um relógio novo, quer que ele tenha algumas funções além das convencionais, mas ainda assim não quer gastar uma fortuna, o Amazfit Bip U Pro pode ser a escolha ideal para você. Ele traz uma construção que agrada aos olhos e também na usabilidade, se encaixando muito bem na sua categoria. Na hora de praticar esportes, ele também traz uma gama excelente de opções, além de permitir uma boa personalização na ordem dos apps e também nas watchfaces.

Atualmente, ele pode ser encontrado por R$ 379 na Amazon, um excelente preço, então se gostou dele e tiver condições, agora é o momento. Eu diria que atualmente um dos principais concorrentes seria a Mi Band 7, mas aí é uma questão de preferência no design e particularmente, acho o Amazfit mais interessante nesse caso, desde que ele se mantenha nesse preço.

Especificações técnicas

Amazfit bip u pro em fundo amarelo
Review: Amazfit Bip U Pro (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)
ModeloAmazfit Bip U Pro
MarcaAmazfit
Dimensões40,9 x 35,5 x 11,4mm
Peso31g (com pulseira)
MaterialCaixa: Policarbonato
Pulseira: silicone
TelaIPS LCD de 1,43″ com resolução 302 x 320
Bateria230mAh
Autonomia5 dias de uso intenso
Sistema operacionalZepp OS
CompatibilidadeAndroid 5.0+ ou iOS 10.0+
ConectividadeBluetooth 5.0
Sensores de movimentoAcelerômetro Giroscópio Bússola
Altímetro barométrico Luz ambiente
Sensores de posicionamentoGPS
Resistência a água5 ATM (50 metros de profundidade)
PreçoR$377 na Amazon

Veja também:

Caso esteja em busca de uma versão um pouco mais robusta dos relógios Amazfit, confira nosso review completo do smartwatch Amazfit GTS 3.

Amazfit Bip U Pro

Amazfit Bip U Pro
7 10 0 1
O Amazfit Bip U Pro é uma excelente escolha para quem busca um relógio inteligente barato, mas que ainda assim não deixe a desejar nas funcionalidades
O Amazfit Bip U Pro é uma excelente escolha para quem busca um relógio inteligente barato, mas que ainda assim não deixe a desejar nas funcionalidades
7/10
Total Score
  • Design
    8/10 Ótimo
  • Conectividade
    5/10 Indiferente
  • Sistema operacional
    6/10 Normal
  • Monitoramento de saúde
    8/10 Ótimo
  • Monitoramento de atividades físicas
    8/10 Ótimo
  • Bateria
    9/10 Incrível

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
3
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados