REVIEW: Echo Studio, mergulhe na música com qualidade de estúdio

amazon echo studio 1
Cinco alto-falantes que geram áudio espacial, graves muito potentes, tecnologia Dolby Atmos e adaptação da acústica do ambiente, confira o review do Echo Studio

A Amazon não para de investir e inovar no mercado mundial, seja com novas tecnologias ou serviços de streaming como Amazon Prime Video ou Amazon Music Unlimited. Além disso, a cada dia vem conquistando (mais ainda) o espaço no segmento de Smart Speakers. Pensando nisso, a Amazon lança mais um produto da linha Echo, o Echo Studio.

O novo Echo Studio com Alexa vem ao mercado com extrema qualidade sonora e traz a experiência de sala de cinema devido ao suporte para áudio Dolby Atmos, imersão 3D e ainda com adaptação automatizada da acústica do ambiente. Confira o review exclusivo a seguir!

Design

O Echo Studio é um Smart Speaker com design robusto, elegante e compacto (comparado a outros speakers com qualidade de som similares), com dimensões de 175.2 mm x 205.7 mm. O Smart Speaker tem o corpo todo revestido com tela de tecido e com um material resistente, um anel luminoso mais largo que os demais modelos da linha Echo.

Echo Studio
O Echo Studio possui acabamento em tela de tecido, para proteger os alto-falantes

Na parte superior, há sete orifícios de captura dos microfones que estão posicionados na extremidade do Echo Studio e traz como resultado uma alta sensibilidade ao falar com a Alexa, captando até as vozes mais baixas. Diferente dos outros modelos da linha Echo, os botões de controle do volume, desativar microfone e botão de ação, estão agrupados em uma única “linha”. Esse layout foi criado para dar espaço a um alto-falante midrange de 2″ fixado no centro do Echo Studio.

REVIEW: Echo Studio, mergulhe na música com qualidade de estúdio
O Echo Studio traz um visual diferente na fixação dos botões em relação aos outros modelos da linha Echo

A lateral do Echo Studio é construída de uma espécie de acrílico firme e revestida com uma tela de tecido que dá um visual todo premium e elegante ao Smart Speaker. Na parte traseira do Echo há um nicho para conectar o adaptador de energia, uma entrada micro USB e uma saída com áudio 3.5 mm/mini-optical.

Já na parte inferior do Smart Speaker há uma abertura construída propositalmente para maximizar a saída de graves gerada pelo poderoso Woofer de 5.25″. Para manter o Echo Studio estável na superfície, sua base foi construída com material emborrachado para mantê-lo no local e não sair, literalmente, pulando pela casa com a potência sonora.

Qualidade sonora

O Echo Studio vem equipado com um sistema poderoso de cinco alto-falantes, sendo eles:

  • Três alto-falantes midrange de 51 mm (2″), que geram sons médios dinâmicos e dão maior qualidade sonora na reprodução de elementos sonoros de instrumentos musicais e voz. Os alto-falantes estão posicionados na parte superior, na esquerda e outro na direita do Echo Studio;
  • Um tweeter de 25 mm (1″), que produz uma ótima qualidade sonora em sons agudos. O alto-falante está fixado no centro do Echo Studio.
  • Um woofer de 133 mm (5.25″), um médio-grave que reproduz sons com frequência graves e médio graves, o que gera um som com graves potentes e com uma batida firme e seca. O alto-falante está posicionado na parte inferior do Echo Studio e há uma abertura para maximizar o fluxo de ar e a saída desses graves.
REVIEW: Echo Studio, mergulhe na música com qualidade de estúdio
Sistema de som do Echo Studio é poderoso e foi construído de forma compacta

Nós testamos o sistema sonoro no limite com estilos musicais que exigem muito, como músicas eletrônicas e heavy metal, e o resultado foi um som limpo, potente e com graves profundos. O Smart Speaker tem capacidade de 330W de potência máxima e seu sistema de som traz um som expansivo e espacial, com a real sensação de imersão na música ou efeitos especiais de um filme.

O Echo Studio vem com um DAC (Digital to Analog Converter) de 24 bits embutido, que tem a finalidade de converter as ondas sonoras digitais de uma música e transformá-la em áudio analógico, mantendo a qualidade máxima da música e reduzindo os ruídos a quase zero (lembrando que isso também depende da qualidade de gravação da música). A Amazon ainda produziu essa Smart Speaker com um componente muito importante: o amplificador de energia com 100 kHz de largura de banda, que tem papel importante pois é com ele que o sinal elétrico é expandido ao máximo e com isso não se perde potência.

Além de ter testada a potência sonora do Echo Studio, também foi avaliado se realmente o áudio tinha a capacidade de ser imersivo como prometido. A Smart Speaker foi utilizada na sala de estar como um home theater e pôde substituir o aparelho convencional tranquilamente, além de ser compacto e se encaixar em qualquer lugar da sala (o que resolve aquele problema de posicionar diversas caixas de som em uma sala pequena de apartamento).

Ao assistir um filme no Amazon Prime Video foi nítido como a tecnologia Dolby Atmos e Dolby 5.1, juntamente com os cinco alto-falantes direcionais, traz essa profundidade e amplitude ao assistir um conteúdo compatível com áudio 3D. Infelizmente, ao ouvir músicas essa imersão não foi tão bem aproveitada como deveria, por não existir tantas músicas produzidas com essa tecnologia.

Com cinco alto-falantes direcionais, o Echo Studio produz ondas sonoras que geram profundidade e amplitude ao ambiente

A tecnologia Dolby faz toda diferença na imersão sonora proposta e o efeito de som 360 graus é ainda mais nítido ao reproduzir efeitos especiais como explosões e tiros, como experimentamos ao jogar o clássico The Last of Us no Playstation 4.

Além disso, o Echo Studio automaticamente definirá melhor a acústica para seu ambiente, seja no quarto, sala, cozinha ou em ambientes externos, além da reprodução de áudio ser ajustada também de acordo com o som executado pela Alexa em sua plataforma favorita seja Amazon Music, Spotify, Deezer, Apple Music, entre outros.

Configuração

Um dos destaques da linha Echo é a facilidade com que os dispositivos são configurados, e é claro que o Echo Studio não é diferente. Para começar a usar o Smart Speaker basta fazer o download e instalar o aplicativo Amazon Alexa na Apple Store (para iPhone) ou Google Play (para Android), ativar o Bluetooth do seu smartphone e ligar o Echo Studio na tomada.

REVIEW: Echo Studio, mergulhe na música com qualidade de estúdio

O aplicativo automaticamente localizará o Echo Studio para configurá-lo corretamente, e o modo de calibragem dos alto-falantes será acionado para definir a melhor acústica para o ambiente em que o Echo Studio se encontra. A Amazon recomenda que o Echo Studio esteja posicionado na altura de sua preferência, que seja a pelo menos 15 cm da parede e um ambiente aberto na parte superior e laterais do Smart Speaker para não abafar o som.

Conectividade

O Echo Studio é compatível com Wi-Fi de largura de banda 2 GHz e 5 GHz, conexão Bluetooth, uma entrada micro USB (sem funcionalidade para o usuário) e uma saída de áudio 3.5 mm/mini-optical. A compatibilidade com Wi-Fi de banda 5 GHz faz toda diferença ao processar os comandos de voz enviados para o Echo Studio e a Alexa inicia uma reprodução de música rapidamente.

A conectividade com Bluetooth é um ponto a ser falado também, pois quando conectado com a TV não houve aquele atraso no áudio em relação à imagem, comum em alguns speakers do mercado. Isso significa que usar o Echo Studio como home theater na sala é uma ótima alternativa, pois seu áudio estará perfeitamente sincronizado (além da qualidade sonora, que já falamos aqui).

Em nossos testes, não houve nenhum atraso ou interferência do sinal Wi-Fi ou Bluetooth ao reproduzir o som de filmes e reprodução de músicas, seja no Amazon Music, Spotify, Deezer, Apple Music, entre outros.

Recursos especiais

E é claro que não podemos deixar de falar sobre o cérebro do Echo Studio, a assistente virtual Alexa que interpreta os comandos de voz para controlar seu Smart Speaker. A Alexa tem o poder de controlar sua casa inteligente a partir de dispositivos compatíveis, saber das notícias em sua plataforma favorita, ligar para pessoas, criar lista de compras, criar rotinas e até jogar com as skills da Alexa.

REVIEW: Echo Studio, mergulhe na música com qualidade de estúdio

O Echo Studio possui um hub de casa inteligente Zigbee integrado que tem o poder de controlar toda sua casa, independente de conexão Wi-Fi. O protocolo de comunicação Zigbee é destinado a aparelhos IoT (Internet das Coisas) com foco em dispositivos de baixa potência, como hubs domésticos, iluminação inteligente, controle de temperatura, sistemas de segurança, entre outros. Dessa forma, ter um hub de casa inteligente compatível com o protocolo Zigbee traz uma comunicação autônoma entre os aparelhos Smarts e geram maior velocidade e segurança para sua casa conectada.

A Alexa traz uma melhor experiência sonora com ajuste do equalizador por meio de comando de voz, é só dizer Alexa, ajuste o grave para o máximo“. Outro recurso testado foi o Grupo de Música Multiambiente que tem a finalidade de ouvir a mesma música em vários dispositivos Echo. Esse recurso melhora ainda mais a imersão sonora e não houve nenhum atraso em relação ao dispositivo Echo conectado (um Echo Dot).

Além disso, configure uma rotina para Alexa usando o aplicativo Amazon Alexa e o Echo Studio falará tudo o que for de interesse do usuário simultaneamente. Para usar essa função é só dizerAlexa, bom dia” e o Smart Speaker falará tudo o que for relevante para você, como previsão do tempo, como está o trânsito e notícias do dia.

O aplicativo da Amazon Alexa tem um visual agradável e intuitivo com ferramentas bem organizadas e fáceis de serem utilizadas. Dentro do aplicativo é possível adicionar dispositivos, visualizar listas e lembretes que podem ser alterados, configurar rotinas, sugestões para o usuário e configurações gerais.

Outro recurso importante é a privacidade do dispositivo ao ouvir o que dizemos, e a Amazon se preocupou muito com isso. Além do dispositivo ter diversas camadas de proteção, ainda há um botão físico que desativa o microfone do Echo Studio. Além disso, dentro das configurações do aplicativo Amazon Alexa há opção de ativar a exclusão por comando de voz e dizer “Alexa, exclua tudo que falei hoje” ou até mesmo excluir tudo o que você disse para Alexa dentro do aplicativo.

REVIEW: Echo Studio, mergulhe na música com qualidade de estúdio
Quando o microfone está desativado, o anel luminoso ficará ativado com a cor vermelha-alaranjado

Conclusão

O Echo Studio é um Smart Speaker que reúne performance, elegância e tem um sistema sonoro muito potente, com o design robusto e compacto, mesmo com cinco alto-falantes instalados. Adquirir esse dispositivo da linha Echo é uma ótima pedida e substituirá tranquilamente caixas de som Bluetooth convencionais e ainda contar com a assistente virtual Alexa. Seu uso é recomendado para festas ou conectado na sua TV como um home theater para utilizar toda capacidade do som imersivo compatível com as tecnologias Dolby 5.1 e Dolby Atmos.

Seu peso de 3.5 kg pode acabar atrapalhando no quesito de praticidade e mobilidade do dispositivo, o que torna a tarefa de transportar para qualquer lugar um pouco dificultosa. Além disso, dependendo do volume que o Echo Studio esteja isso pode atrapalhar a Alexa ao ouvir sua voz e será necessário falar mais alto que o normal.

O Echo Studio poderá ser comprado pelo preço promocional de R$ 1.499,00 até 02 de julho — preço original é de R$ 1.699,00.

Especificações técnicas

ModeloAmazon Echo Studio
Dimensões175.2 mm x 205.7 mm
ConectividadeBluetooth, IEEE 802.11a/b/g/n/ac / Wi-Fi / Zigbee
Entradas de conexãosaída de áudio 3.5mm /mini-optical
Sistema de som1 woofer 5.25″ + 3 alto-falantes de 2″ + 1 tweeter de 1″
Dolby 5.1 e Dolby Atmos
Peso3,5kg
PreçoR$ 1.699,00
Amazon Echo Studio
  • Design - 9/10
    9/10
  • Qualidade sonora - 10/10
    10/10
  • Configuração - 9/10
    9/10
  • Conectividade - 9.5/10
    9.5/10
  • Recursos Inteligentes - 9/10
    9/10
9.3/10

Amazon Echo Studio

O Smart Speaker tem ótima performance na qualidade de som, é elegante e ainda conta com a Alexa. A imersão sonora com compatibilidade Dolby 5.1 e Dolby Atmos faz toda diferença na experiência tanto com músicas e com efeitos especiais de cinema. Infelizmente, o som muito alto pode atrapalhar com que a Alexa escute seus comandos de voz e o peso é um fator que atrapalha na mobilidade do dispositivo.

Pros

  • Design robusto, elegante e compacto
  • Amazon Alexa integrado
  • Cinco alto-falantes direcionais que dão amplitude e profundidade
  • Experiência sonora imersiva com suporte para Dolby Atmos e Dolby 5.1
  • Ajuste automático da melhor acústica de acordo com seu ambiente
  • 330W de potência máxima para graves profundos

Cons

  • Peso de 3.5 kg pode atrapalhar ao mover o Echo Studio para alguns lugares, afetando a mobilidade
  • Se o som estiver muito alto, a Alexa terá um pouco de dificuldade em ouvir os comandos de voz
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter