REVIEW: Animal Crossing New Horizons é um convite para relaxar e se divertir

Animal Crossing 1
Descubra uma ilha só sua para explorar em Animal Crossing New Horizons
Anúncio
REVIEW: Animal Crossing New Horizons é um convite para relaxar e se divertir

Animal Crossing é uma das séries mais queridas da Nintendo. Todos os games possuem o mesmo estilo, com algumas mudanças aqui e ali na forma de diferentes funcionalidades. Aqui o objetivo é construir seu vilarejo, fazer amigos e, o mais importante de tudo, se divertir! Com Animal Crossing New Horizons a série chega ao melhor estilo no Nintendo Switch e garante horas de diversão para os jogadores e seus novos amigos em uma ilha só sua.

O Showmetech teve acesso a uma cópia do novo Animal Crossing New Horizons para o Nintendo Switch e, após alguns dias brincando nesse pequeno e fantástico mundo, trazemos uma análise completa nessa aventura que chega em bom tempo para trazer a diversos jogadores uma dose generosa de alegria e conforto com a crise da pandemia do novo coronavírus COVID-19. Você pode também conferir o vídeo review do jogo, disponível no nosso canal no Youtube:

Uma aventura além dos horizontes

Minha primeira experiência com a série Animal Crossing foi jogando Animal Crossing New Leaf, no Nintendo 3DS. Devo ter passado mais de 600 horas cuidando do meu pequeno vilarejo. Era muito divertido cuidar das plantas, arrumar a casa, administrar o local e, o mais importante de tudo, interagir com os outros moradores. Eu nunca poderia imaginar que um jogo tão simples fosse tão envolvente assim. 

Personagem principal e Tom Nook conversando em frente a uma tenda
No início de sua aventura, Tom Nook irá lhe dar uma tenda para que você possa passar seus primeiros dias na ilha

Porém, a mecânica dos games da série Animal Crossing não funciona da mesma forma que um game tradicional em que você tem um objetivo e o jogo termina assim que você o conquista. Por se tratar de um jogo de simulação, eventualmente vai chegar o dia em que você irá largar o game e retornar a ele apenas nos feriados e durante eventos especiais. Felizmente, parece que a nova entrada de Animal Crossing New Horizons está disposta a mudar esse estilo dos jogadores.

Os primeiros dias de Animal Crossing: New Horizons são mais centrados no que você não pode fazer do que no que você realmente pode. Depois de criar seu personagem você é levado para uma ilha deserta e acompanhado por dois animais aleatórios, que serão seus primeiros vizinhos (os meus eram uma antílope e uma galinha, ambos muito simpáticos). 

Personagens sentados em um banco em meio à chuva
Além da mudança de estações, o clima pode mudar de uma hora para a outra, então esteja preparado

Após uma breve introdução por Tom Nook, você é nomeado “Representante Residente” e enviado para encontrar o local perfeito para sua nova casa. E é nesse momento que você descobrirá a primeira restrição do jogo: você não pode explorar toda a sua ilha imediatamente.

Independente do design de ilha que você escolher, os rios são grandes demais para pular e não há pontes que você possa atravessar. Infelizmente só algum tempo depois você poderá adquirir o poste de salto e a escada para facilitar sua locomoção. Pelo menos, caso você não goste muito de onde você se estabeleceu pela primeira vez, saiba que dentro de uma semana ou mais, você poderá se mudar para o local preferido. Mas, assim como qualquer recurso no game, você precisará trabalhar um pouco para desbloqueá-lo.

“Criar é a chave para tudo em Animal Crossing New Horizons!”

Mesmo que o foco da franquia Animal Crossing sempre tenha sido na exploração de mundo aberto, New Horizons expande essa ideia com a progressão contínua. Enquanto nos games anteriores você chegava em cidades que já haviam sido estabelecidas, tudo aqui é novo para você descobrir e criar! 

No começo é apenas você, seus dois vizinhos, Tom, Timmy, Tommy e os irmãos Dodo, Orville e Wilbur. Os dois últimos são novos personagens que equipam o aeroporto da ilha. Não há museu, nem Nook’s Cranny, nem a loja de Sable e Mable. Para obter tudo isso e muito mais, você precisará concluir tarefas e coletar itens para ajudar na construção desses estabelecimentos.

Personagem rodeado por diferentes tipos de objetos
Você vai poder encher sua ilha de diferentes objetos, mas isso pode demorar

Por essa razão, criar é a chave para tudo em Animal Crossing New Horizons! Você criará praticamente tudo o que usar, incluindo todas as suas ferramentas (que, infelizmente podem quebrar). Os itens com a palavra “frágil” no título não são muito resistentes, mas, à medida que você continua construindo sua cidade, aprenderá novas receitas que permitirão criar versões mais fortes. 

Para fazer essas ferramentas, você precisará dos ingredientes adequados e, mais importante de tudo: uma receita DIY (do inglês Do It Yourself, ou “Faça Você Mesmo”) para você aprender a confeccionar o item. E onde você pode guardar todas essas receitas? No seu Nook Phone, claro. Esse smartphone simples, mas com funcionalidades poderosas permite que você acesse o catálogo de animais da ilha, confira suas receitas, consulte o mapa e até mesmo pode tirar fotos!

Personagem observando os diferentes apps no Nook Phone
O Nook Phone oferece acesso rápido a funções práticas como fotos, receitas e mapa da ilha

Para coletar os recursos necessário para construir ferramentas e outros itens, você precisa explorar cada canto de sua ilha. Agitar árvores deixa cair galhos que você pode transformar em ferramentas e bater em pedras cria suprimentos que você pode usar em construções. Até as latas vazias, botas de borracha e pneus que você pega nos rios e no mar podem encontrar ser úteis. 

Além de conseguir mais recursos necessários, a maior parte de suas atividades são recompensadas com Nook Miles. Elas são nova moeda que você pode utilizar no jogo, além dos clássicos Bells. Quase tudo o que você faz na sua ilha conta para alguma tarefa do programa Nook Miles.

Sua ilha, suas regras

Para manter os jogadores ganhando milhas com mais regularidade, você pode desbloquear o Nook Miles +, que possui um conjunto de tarefas com atualização contínua que você pode concluir em um período mais imediato, como pegar 10 peixes ou tirar uma foto. Fique sempre atento ao app do Nook Miles no seu smartphone para resgatar as milhas e descobrir qual próxima tarefa você precisa cumprir!

Vários personagens em torno de uma mesa conversando e se divertindo
Você pode convidar seus amigos ou mesmo os seus vizinhos na ilha para fazer uma festa ou uma comemoração

O título de Residente Residente é mais ou menos a mesma função que seu personagem principal tinha como o prefeito do último jogo. Embora no começo da aventura pareça que você não tem muita responsabilidade nas suas mãos, o destino dessa ilha está em seus ombros. Você escolhe onde seus vizinhos moram, para onde vão as lojas, onde são construídas pontes e escadas e, eventualmente, poderá moldar o interior da própria ilha. 

Mas se você quiser experimentar isso e tudo o mais que a New Horizons pode te oferecer, você que se dedicar ao jogo a longo prazo. Por exemplo, até você alcançar o mesmo ponto em que você começa em Animal Crossing: New Leaf, em termos do que está disponível em sua cidade, vai levar algumas semanas se dedicando exclusivamente ao jogo. Porém, considerando o cenário atual de quarentena imposta pela pandemia do COVID-19, você talvez tenha achado um parceiro de isolamento perfeito em Animal Crossing New Horizons.

“É muito gratificante você acompanhar o crescimento da sua comunidade”

Para os jogadores que quiserem explorar sua criatividade, o design de padrões é a melhor escolha. Você pode criar móveis personalizáveis e padrões de roupa detalhados. Você também pode obter itens e padrões de design de amigos que venham visitar sua ilha. 

Além disso, você também pode usar amiibos da série Animal Crossing para convidar personagens para a sua ilha (porém, somente alguns personagens são elegíveis até o momento). É muito gratificante você acompanhar o crescimento da sua comunidade, principalmente quando você é o principal responsável pelo desenvolvimento desse seu pequeno mundo digital.

Personagem sentada observando uma estrela-cadente
Até mesmo a noite tem seus segredos, com vagulumes e estrelas-cadentes

Meu querido pedacinho de chão

New Horizons é a experiência típica de Animal Crossing, só que muito mais bonita em alta definição na tela do Nintendo Switch. São os pequenos toques que fazem toda a diferença e trazem um charme especial a esse game. O vento e a brisa agitam as árvores, fazendo o mundo parecer vivo. Além disso, os personagens também são mais expressivos e variados em suas atividades do que antes. 

Personagem na beira do mar
Que tal relaxar um pouco na beira da praia?

A sua ilha é um lugar muito acolhedor para você se expressar. Você pode vestir seu personagem como quiser (sem problemas com questões de gênero ou estilo) e os moradores sempre terão algum comentário interessante para fazer sobre seu novo visual.

A interação com os outros personagens é muito mais bem desenvolvida em New Horizons do que nos games passados da série e não vai ser incomum ver vários jogadores (assim como eu) criarem laços profundos com seus vizinhos no game. Por isso, nunca se esqueça de ser um bom vizinho e sempre conversar com outros moradores, compartilhar itens, tirar fotos e, o mais importante de tudo, nunca perder uma festa de aniversário!

“A sua ilha é um lugar muito acolhedor para você se expressar”

Definitivamente uma das mecânicas que eu e a maior parte dos jogadores irá passar mais tempo em New Horizons será a tarefa de mobiliar e decorar sua casa. Além de ser divertido, deixar sua casa bem arrumada pode render recompensas graças ao sistema de avaliação de Tom Nook. 

Além disso, foque seus esforços logo no começo da aventura para desbloquear o “Editor de paisagens”. Com ele você poderá literalmente mudar a estrutura da ilha, criando caminhos, abrindo penhascos, construindo pontes e muito mais. Você vai precisar de muitas Nook Miles para conseguir a licença necessária para poder manipular o formato interno da ilha mas essa é uma funcionalidade que vale a pena o esforço se você quiser deixar seu mundo com uma cara mais parecida com um aconchegante vilarejo.

Personagem modificando a estrutura da ilha
Conseguir o recurso que molda a estrutura da ilha é essencial para personalizar sua experiência

Em contraste, um modo que você pode evitar é a funcionalidade de dois jogadores em co-op. Além não trazer nenhuma novidade significativa ao gameplay além de ter um parceiro para te ajudar a coletar e organizar itens o esquema de divisão de controles não é muito confortável para uma experiência tão pessoal quanto New Horizons. Vale muito mais a pena focar no modo online que permite aos seus amigos visitar sua ilha e tratá-la como se fossem a deles (e vice-versa), você pode interagir com personagens especiais e coletar itens únicos durante eventos.

Animal Crossing New Horizons, uma experiência única para qualquer um

Se tratando de um game de simulação de mundo aberto, qualquer crítico ou redator especializado admitiria que apenas uma semana é pouco tempo para produzir uma avaliação abrangente e concisa de um jogo. Porém, esse não é o caso de Animal Crossing New Horizons. Meu pouco tempo com o game já foi o suficiente para me mostrar que essa experiência é ímpar na série.

Personagem descansando na ilha de Animal Crossing New Horizons
Animal Crossing New Horizons é o lugar perfeito para se descontrair e se divertir

Existem muitas coisas que ainda não conheço sobre esse jogo e que, certamente, vou me divertir muito em descobrir durante várias horas na minha própria ilha. Com base no que eu já pude experimentar, é mais que suficiente dizer que New Horizons é a série Animal Crossing em sua mais bela e pura essência. Mesmo com um começo lento, o game é um convite para relaxar e se divertir em um mundo só seu. Seja com os residentes da ilha ou com seus amigos, Animal Crossing New Horizons é uma experiência perfeita para um idílico escapismo digital em tempos de crise.

Já adquiriu sua cópia? Você pode encontrar Animal Crossing New Horizons à venda por R$ 250,79. Não esqueça de contar sua experiência nos comentários!

Animal Crossing New Horizons
9.5/10

Resumo

Apesar de ter uma introdução devagar, Animal Crossing New Horizons é um passo adiante em grande estilo para essa série da Nintendo tão querida pelos fãs. Você será envolvido em um universo pequeno cheio de surpresas que é totalmente seu para explorar e se divertir.

Pros

  • Nook Miles amplia o sistema de recompensas;
  • Altos níveis de personalização e criação;
  • Personagens mais expressivos e com mais interação.

Cons

  • Começo lento;
  • Modo co-op local fraco.
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter