Review: Apple TV 4K oferece uma experiência sólida e prática

2017 10 23 01 10 28557981388 - Review: Apple TV 4K oferece uma experiência sólida e prática
Quer aproveitar melhor sua TV 4K compatível com HDR10? Confira o que achamos da mais nova set-top box da Apple: a Apple TV 4K.

As set-top box estão por aí desde que as Smart TVs foram lançadas e, apesar de serem destinadas a um público que não quer gastar mais do que deve, há algumas propostas que fogem deste padrão. E a principal delas é a Apple TV 4K.

Capaz de reproduzir filmes, séries e jogos em resolução 4K (3840 x 2160 pixels) com o uso de HDR10 – leia mais aqui – essa belezinha é capaz de trazer imagens lindíssimas à sua TV. Isto é, caso ela seja compatível com ambas as tecnologias.

Design e construção

new apple tv 4k specifications result 1 - Review: Apple TV 4K oferece uma experiência sólida e prática
Apple TV 4K economiza em portas.

Como é de se esperar, o formato da Apple TV 4K é basicamente o de uma caixa com extremidades arredondadas. Já seu acabamento, que é fosco, é um ponto positivo por não ser um ímã de poeira. Assim sendo, se trata de um dispositivo bem discreto.

Porém, vale notar que há aberturas localizadas na parte inferior do corpo. Este tipo de solução foi adotada devido à maior potência encontrada nesta versão da set-top box. Afinal, a resolução 4K pode ser um pouco dura com o hardware.

Partindo para as conexões, temos uma mudança importante em relação à versão anterior da caixa: a ausência de uma entrada USB-C. Então, caso queira conectar seu MacBook à Apple TV 4K, pode tirar seu cavalinho da chuva.

De resto, é possível se utilizar de uma saída HDMI 2.0 e de uma porta Gigabit Ethernet para se conectar à internet via cabo. Ou seja, a Apple colocou somente o essencial por aqui. Vale dizer também que o próprio cabo HDMI não está incluso no produto, somente a entrada mesmo.

screenshot 20180613 004939 - Review: Apple TV 4K oferece uma experiência sólida e prática
Siri Remote possui superfície sensível ao toque para navegação.

Enquanto isso, temos também uma “nova” versão do Siri Remote, o controle remoto feito em vidro do conjunto. Na verdade, a única atualização é o botão “Menu”, que agora tem maior destaque. Ou seja, são os mesmos seis botões e a superfície sensível ao toque essenciais para o uso da caixinha. O essencial que já funcionava muito bem em versões anteriores.

Hardware e Software

apple tv 4k 1515065735377 - Review: Apple TV 4K oferece uma experiência sólida e prática
Há muito conteúdo em 4K disponível.

Se utilizando de um processador A10X Fusion da Apple, a Apple TV 4K com certeza tem poder para transmitir conteúdo em 4K sem engasgos. Ah, e, ela consegue rodar os jogos da iTunes com maestria. Esses jogos podem ser armazenados em sua memória interna, que pode ser de 32 ou 64 GB aqui no Brasil. Parece pouco espaço, mas vale lembrar que você não irá utilizá-lo para guardar filmes e séries.

Seu sistema, que leva o nome de tvOS, desempenha extremamente bem graças ao A10X Fusion e, além disso, é simples e fácil de usar. No entanto, há um “problema” com o YouTube: não é possível reproduzir vídeos em 4K ou com HDR10. Isto acontece porque a Apple TV 4K não é compatível com o codec VP9 utilizado pela plataforma do Google.

Deixando de lado este detalhe, temos ainda a presença da Siri em português na versão 11.3 do sistema. A assistente pessoal da Apple, mesmo não essencial, acaba sendo uma mão na roda na hora de buscar por filmes e séries. Além disso, há uma vasta gama de aplicativos disponíveis para utilizar o poder de fogo que a Apple TV 4K traz. Seja na Netflix, no Google Play Filmes ou na própria iTunes, você não vai precisar procurar muito por programas em 4K.

Recursos e funcionalidades extras

ed30c467 5751 4565 9667 1b6feaaf8cbd - Review: Apple TV 4K oferece uma experiência sólida e prática
Compatibilidade da Apple TV 4K com o Dolby Atmos foi anunciada na WWDC18.

Compatível com o Dolby Digital, tecnologia de som surround propriedade da Dolby, a Apple TV 4K entrega uma experiência de áudio proporcional à qualidade de imagem trazida pela caixinha.

Mais importante que isso, a futura presença do Dolby Atmos, que chega com a versão 12 do tvOS, deverá elevar ainda mais a qualidade de áudio oferecida. Isso porque o Dolby Atmos garante maior imersão ao simular áudio em 3D.

Por fim, também temos o já mencionado HDR10 aliado a mais uma tecnologia da Dolby: o Dolby Vision. Em suma, se você possui uma TV compatível com estas duas tecnologias, ficará de queixo caído ao instalar a set-top box e começar a usá-la.

Especificações técnicas da Apple TV 4K

  • Chip A10X Fusion com arquitetura de 64 bits;
  • Memória interna de 32 ou 64 GB;
  • Porta HDMI 2.0;
  • Wi-Fi 802.11ac com MIMO;
  • Gigabit Ethernet;
  • Bluetooth 5.0;
  • Receptor de infravermelho;
  • Fonte de alimentação integrada;
  • Dimensões: 35 mm (altura) x 98 mm (largura) x 98 mm (espessura);
  • Peso: 425 g.

Conclusão

tvos11 apple tv siri search hero - Review: Apple TV 4K oferece uma experiência sólida e prática
Será que vale a pena?

Com o preço oficial de R$ 1.299,00 na loja online da Apple, a Apple TV 4K é uma compra ótima para quem já está a procura de produtos do tipo. Porém, embora a caixa da Maçã possa ser encontrada por valores menores em lojas como KaBuM! ou Magazine Luiza, seus principais concorrentes acabam saindo na vantagem comparando-se seus preços.

Ainda assim, vale destacar a praticidade e comodidade trazida pela Apple TV 4K e sua biblioteca de aplicativos, que é facilmente explorada através da Siri. Ou seja, se você já está acostumado com o ecossistema da marca ou possui uma TV capaz de aproveitar tudo isso, não irá se arrepender.

Leia também

A Siri agora entende português na Apple TV

Apple TV 4K 1.299,00
  • 90%
    Design - 90%
  • 100%
    Recursos - 100%
  • 85%
    Software - 85%
  • 100%
    Desempenho - 100%
  • 70%
    Preço - 70%
2017 10 23 01 10 28557981388 - Review: Apple TV 4K oferece uma experiência sólida e prática

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via