Review: Ar-condicionado Wind Free da Samsung resfria sem precisar de vento

Review: Ar-condicionado Wind Free da Samsung resfria sem precisar de ventos
Saiba quais são os pontos positivos e negativos do ar-condicionado Wind Free da Samsung

A tecnologia caminha na mesma direção para todos os produtos. Por isso, o ar-condicionado Wind Free da Samsung, que é a peça central do review de hoje, tenta ir além do básico e entregar uma experiência de uso cheia de informação e praticidade. Mas será que ele consegue? Confira a análise completa:

Design

Samsung AR9500M - Review: Ar-condicionado Wind Free da Samsung resfria sem precisar de vento
Ar-condicionado Wind Free possui 21.000 micro saídas de ar.

Apesar de não fugir muito do que estamos acostumados a ver em um ar-condicionado do tipo split, o Wind Free até que se diferencia em design. Com 21.000 micro saídas de ar, o eletrodoméstico tem “poros” capazes de substituir a tradicional saída de ar presente no canto inferior deste tipo de produto.

Essa característica é bem menos agressiva do que poderia ser, e considerando o tom de branco utilizado na carcaça dele, o Wind Free se encaixa perfeitamente em qualquer ambiente. E isso é importante.

No topo do corpo do ar-condicionado Wind Free, temos entradas de ar desenhadas de maneira um tanto arrojada e que dão um toque premium para o eletrodoméstico. Ah, e por falar em “toque premium“, o LED indicador de temperatura fica escondido sob a tampa do ventilador, que fica lá embaixo.

Performance

Captura de Tela 287 - Review: Ar-condicionado Wind Free da Samsung resfria sem precisar de vento
Funcionamento interno do ar-condicionado Wind Free.

Em testes realizados com base no uso diário, o condicionador de ar de 9.000 BTUs se comportou como um eletrodoméstico dos sonhos. Ou seja, com a tecnologia Digital Inverter da Samsung, tudo realizado pelo Wind Free foi feito de maneira bastante econômica.

De acordo com a própria fabricante, a tecnologia da qual é proprietária faz o ar-condicionado Wind Free economizar até 72% de energia quando comparado a aparelhos convencionais. Ainda que este número varie muito de acordo com o uso, foi possível notar que o modo Wind Free – que desliga o ventilador e passa a resfriar a sala através das 21.000 micro saídas de ar – é realmente interessante, caso o usuário não queira ter um susto no fim do mês.

E já que falamos do principal diferencial deste eletrodoméstico da Samsung, é preciso destacar que ele é tão útil quanto deveria ser. Em outras palavras, se você já se sentiu incomodado com o aquelas ondas de vento frio comum a todos os ar-condicionados split, saiba que este modelo soluciona este problema completamente. Na verdade, o modo Wind Free ainda traz um bônus: funcionamento silencioso.

Captura de Tela 270 - Review: Ar-condicionado Wind Free da Samsung resfria sem precisar de vento
Wind Free possui 8 modos de operação.

Ainda que o ar-condicionado Wind Free seja silencioso como um todo, desligar as ventoinhas faz com que a produção de ruído – que circula em torno de 16 dBA – seja ainda menor. Esta característica não é exclusiva deste modelo, pois o mérito vai para o compressor Digital Inverter, que inclusive tem 10 anos de garantia.

E por falar em ventilador, saiba que são até cinco velocidades e, além disso, oito modos de operações distintos. São eles: Resfriamento em duas etapas; Desumidificação; Turbo; Good’Sleep; Modo ventilador; Comfort Cool; Modo Individual e Modo Silencioso. No modo Good’Sleep, por exemplo, o usuário pode configurar uma hora específica de funcionamento para que o ar-condicionado mantenha uma temperatura adequada durante o período de sono.

Estes modos são relativamente fáceis de se utilizar e, caso necessário, também é possível acessar dicas e truques no próprio site da Samsung.

Funções Smart e recursos extras

Captura de Tela 276 - Review: Ar-condicionado Wind Free da Samsung resfria sem precisar de vento
Ar-condicionado da Samsung tem conexão com redes Wi-Fi.

Se enganou quem achou que o ar-condicionado Wind Free da Samsung era apenas um simples eletrodoméstico. Estamos falando de um aparelho que pode ser totalmente controlado pelo smartphone, já que ele se conecta à internet via Wi-Fi.

E um recurso como esse gera uma série de possibilidades como: no caminho para a casa, o usuário pode ligar o ar-condicionado e preparar seu quarto ou sala para recebê-lo na temperatura ideal. Apesar de ser um pouco difícil de se acostumar com o recurso no começo, ele logo se prova bastante útil, já que os smartphones se tornaram uma ferramenta que está sempre em nossas mãos.

Mas então, como funciona a conexão com o ar-condicionado? De maneira resumida, tudo é feito através do aplicativo Samsung Smart Home, disponível para Android e iOS. Nele, é possível visualizar todos os eletrodomésticos inteligentes da Samsung conectados à sua rede Wi-Fi.

Ao selecionar o Wind Free no app, abrimos uma página recheada de informações a respeito do funcionamento do ar-condicionado, comandos e até um resumo sobre o quanto ele gastou de energia.

maxresdefault 6 - Review: Ar-condicionado Wind Free da Samsung resfria sem precisar de vento
Aplicativo Samsung Smart Home não é tão smart assim.

Deixando o app de lado, vamos passar para um recurso que não requer nenhum tipo de esforço para ser ativado: o Virus Doctor. A função Virus Doctor é um ionizador que tem como objetivo eliminar boa parte das impurezas do ambiente em que o Wind Free está instalado.

De acordo com a Samsung, essa função, aliada ao filtro full HD, consegue barrar 99% dos vírus e bactérias: sejam os vírus causadores de gripes como os Influenza A (H1N1) e B (gripe comum); o vírus do tipo corona ou até mesmo bactérias, fungos e ácaros causadores de alergias.

Especificações técnicas do Ar-condicionado Wind Free

Confira as especificações técnicas do ar-condicionado Wind Free da Samsung:

Capacidade de resfriamento9.000 ou 12.000 BTUs
Eficiência energéticaCOP de resfriamento: 3.77 W/W ou 12.86 Btu/hW
Consumo energético 700 W
Nível de ruído (unidade interna)16 dBA
Conexão com a internetSim, via Wi-Fi
Número de modos8
Anticorrosivo (unidade externa)Sim
Tipo de compressor 8 Pólos
Temperaturas de resfriamento16 a 46 ºC
Dimensões (unidade interna) Largura: 828 mm/ Altura: 267 mm / Profundidade: 265 mm

Conclusão

samsun inverter klima2 - Review: Ar-condicionado Wind Free da Samsung resfria sem precisar de vento
Será que vale a pena?

Disponível por a partir de R$ 2.438,00, o ar-condicionado Wind Free da Samsung é um ótimo exemplo do quanto a tecnologia tem evoluído. Além de ser econômico e silencioso, o eletrodoméstico inova ao não necessitar de rajadas de vento para resfriar a sala na qual está instalado.

Leia também

Review: LG OLED C8, uma das melhores Smart TVs disponíveis no Brasil

Ar-condicionado Wind Free
  • 10/10
    Design - 10/10
  • 9.5/10
    Performance - 9.5/10
  • 9.5/10
    Recursos extras - 9.5/10
  • 8/10
    Aplicativo - 8/10
9.25/10

Resumo

Oar-condicionado Wind Free da Samsung é um ótimo exemplo do quanto a tecnologia tem evoluído. Além de ser econômico e silencioso, o eletrodoméstico inova ao não necessitar de rajadas de vento para resfriar a sala na qual está instalado.

Pros

  • Silencioso
  • Econômico
  • Belo design

Cons

  • O aplicativo de controle pelo smartphone precisa melhorar
1 5 - Review: Ar-condicionado Wind Free da Samsung resfria sem precisar de vento

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via