Review: galaxy z flip3 ganha o consumidor pelo design sofisticado

REVIEW: Galaxy Z Flip3 5G ganha o consumidor pelo design sofisticado

Avatar of fernando gomes
Novo smartphone da Samsung prioriza a estética singular acima de tudo, tendo em vista um público muito específico de consumidores. Confira o nosso review

Ao lado do Z Fold3, o Galaxy Z Flip3 5G é um dos principais e mais aguardados lançamentos do catálogo da Samsung neste ano. Conhecido pela sua tecnologia única de display dobrável, o aparelho é a aposta da empresa para conquistar o consumidor em um modelo eficiente e, ao mesmo tempo, singular. Além disso, ele é também um dos celulares premium que faz concorrência direta ao iPhone 13, da Apple.

O Showmetech teve a oportunidade de receber o Z Flip3 5G e testou a fundo suas funcionalidades e o que há de especial nele. Em um mercado tão competitivo quanto o de smartphones, se sobressair nunca foi tão complexo. A Samsung persiste no conceito da praticidade aliada a um design sofisticado, que é a principal característica deste aparelho. Confira todos os detalhes a seguir no nosso review.

Design

Review: galaxy z flip3 5g ganha o consumidor pelo design sofisticado
(Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Se apresentar um celular para o público é importante, o Galaxy Z Flip3 5G certamente é um acerto da Samsung. Afinal, este é o mais distinguível dentre todos os outros. Com 6,7 polegadas, a tela é projetada para fechar verticalmente e caber facilmente em bolsos pequenos, deixando à mostra o design, composto por uma cor sólida e um visor de relógio ao lado das duas câmeras frontais.

As versões disponíveis são em creme, verde, violeta e preto. O Showmetech recebeu um modelo na cor creme e ele é bem agradável aos olhos. A caixa que traz o aparelho é bem compacta, contendo apenas o celular, um manual de uso e um cabo de carregador tipo USB-C. Isso ilustra a aposta da empresa de apresentar um aparelho que ocupa menos espaço, mas também denuncia a tendência das produtoras de smartphones em reduzir itens e acessórios dos celulares — especialmente fones de ouvido e fonte de carregamento.

Por ser possível dobrar a tela, imagina-se que o ato propriamente dito seja muito delicado em função de não danificar a tela. Na verdade, o processo é bem mais seguro. O celular possui bordas com relevo para diminuir o impacto e proteger a tela. Dessa forma, o usuário não cria atrito entre o material do display de fato. Em volta do Z Flip3 5G, estão o botão de ligar e desligar e de volume (ambos à direita), a entrada de chip (à esquerda) e a de USB (abaixo).

Review: galaxy z flip3 5g ganha o consumidor pelo design sofisticado
(Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

O design é realmente bem sofisticado e é uma experiência que não se vê por aí em outros modelos. Provavelmente, este é o maior êxito do aparelho, que ganha o consumidor já com os olhos, antes mesmo de usá-lo. Embora seja uma aposta luxuosa (vide o preço de lançamento), o Z Flip3 5G pode acrescentar bastante ao charme do dia a dia para aqueles que conseguem portar uma tecnologia dessas.

Tela e performance

Review: galaxy z flip3 5g ganha o consumidor pelo design sofisticado
(Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Como dito antes, a tela possui 6,7 polegadas e traz diversos recursos durante a utilização. A tecnologia Dynamic AMOLED 2x permite a exibição de imagens, vídeo, jogos e demais conteúdos com cores vibrantes e detalhadas no display, que envolve a tela inteira — esta com a proteção Gorilla Glass Victus contra quedas e colisões, além da certificação IPX8 contra água. A resolução é 1080×2640 pixels, a uma densidade de 446 ppi. São 16 milhões de cores em formação no visor.

No caso do display traseiro, ele funciona basicamente para a visualização de notificações ou registrar uma foto. O visor tem 1,9 polegadas, com Super AMOLED. Embora seja interessante, sua função é bem situacional. O ponto mais inovador seria registrar conteúdos com a ótima qualidade da câmera traseira (a qual abordaremo mais à frente).

Equipado com o Snapdragon 888 Qualcomm, o Z Flip3 5G tem uma boa performance de navegação, sobretudo uma ótima taxa de atualização, de 120Hz. Aplicativos e ferramentas abrem rapidamente, sem muitos esforços. A experiência é fluida e muito bem proveitosa. Um diferencial em relação a outros celulares até mesmo da própria marca.

Review: galaxy z flip3 5g ganha o consumidor pelo design sofisticado
(Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Um detalhe muito interessante é a dobra presente no meio da tela do smartphone. Antes de usá-lo, é possível supor que talvez o vão entre as duas partes do display não seja muito responsivo ao toque. Isso se mostrou o contrário. O Z Flip3 5G é capaz de identificar os toques mesmo na área de intersecção da tela, o que é de grande importância, visto que a própria empresa sugere a qualidade dessa tecnologia.

Outro fator relevante é que, ao deslizar um feed de uma rede social, por exemplo, a dobra não salta aos olhos e permite a navegação linear. Só é possível notá-la se vista a partir de um ângulo mais baixo, o que se torna apenas um detalhe. Como um todo, o Z Flip3 5G é bem competente no que ele se propõe em relação à transmissão e performance de conteúdos em tela.

Câmeras

Review: galaxy z flip3 5g ganha o consumidor pelo design sofisticado
(Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

O Galaxy Z Flip3 5G possui três câmeras. Duas traseiras — uma Wide e uma Ultra-Wide —, de 12MP cada, e uma frontal, de 10 MP. As aberturas das lentes são de 1.8 e 2.2, respectivamente O aparelho traz alguns recursos para o usuário conseguir turbinar suas fotos.

Começando pelas traseiras, ambas as câmeras executam um ótimo trabalho de dia. Os modos Foto e Retrato garantem registros limpos e bem nítidos. O sistema incorpora estabilização ótica e autofoco para facilitar fotografias em que apareçam rostos, por exemplo. Como sempre, o usuário também pode ajustar o brilho à mão e editar rapidamente pequenas nuances. As fotos são tiradas em HDR, recurso que já é de conhecimento público e é sempre muito bem-vindo.

Porém, o tópico que mais impressiona é a qualidade altíssima dos vídeos registrados neste celular. Com gravações em até 4K 60 FPS, o aparelho dá um show de imersão e consegue captar as características mais minuciosas à sua frente, especialmente cores fortes e texturas muito marcadas. O resultado é tão detalhista que é possível observar cada perfeição (ou imperfeição) da figura ou objeto de registro.

Imagens gravadas têm qualidade excelente no Z Flip 5G. (Vídeo: Fernando Gomes/Showmetech)

Já a câmera frontal também não fica para trás e é a parte mais versátil deste tópico. Com 2.4 de abertura na lente, os registros são ótimos à luz do dia e capturam belas paisagens. Os vídeos na frontal também são gravados em 4K, porém a 30 FPS. Isso não torna os retratos menos proveitosos. A lente ainda consegue executar a detecção facial muito bem e ajuda no processo de produção fotos.

Assim como outros modelos, o problema das câmeras se dá quando o sol já se pôs. Durante a noite, os registros sofrem um pouco com a definição de qualidade e aparecem granulados, especialmente se o usuário tentar puxar o zoom. Infelizmente, a experiência não acaba sendo a mesma como durante o dia e esta é a maior decepção deste celular.

Review: galaxy z flip3 5g ganha o consumidor pelo design sofisticado
Efeito granulado é desagradável à noite, especialmente ao dar zoom. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

O Z Flip3 5G é um celular que, conforme divulga a Samsung, é voltado para um público versátil que adora a praticidade no dia a dia. Essa é uma característica muito bem traduzida para as câmeras, uma vez que permite ao usuário a experiência de ângulos diferentes e não tradicionais, como posicionar o aparelho ‘sentado’ (a 90º) em uma superfície.

Tendo em vista essas novidades, é possível afirmar que as câmeras devem chamar mais atenção dos curiosos e produtores de conteúdos, que costumam explorar mais tipos de fotografias e gravações do que usuários mais tradicionais.

Som e bateria

Alto-falantes do Z Flip3 5G emitem o som por duas saídas. (Vídeo: Fernando Gomes/Showmetech)

Áudio é um tópico que costuma aparecer em smartphones como muito elogiado ou muito criticado. O Z Flip3 5G é equipado com alto-falantes estéreo, que emitem o som nas duas pontas do aparelho, e estes possuem uma boa qualidade.

Os graves e os agudos são bem acentuados e balanceados. Além disso, o áudio é bem alto mesmo com o volume não muito alto, o que demonstra a potência dos 32 bits e 384 kHz. Em linhas gerais, a experiência é bem agradável.

Já a bateria possui os seus altos e baixos. A começar pelo cabo, que possui um bom tamanho, mas é ausente de fonte de carregamento, o que é péssimo pro consumidor. O celular é equipado com uma bateria de Li-Po de 3300 mAh que promete rápido carregamento — e realmente o cumpre —, mas, por outro lado, sua duração poderia ser maior. Após um tempo de uso, ainda, a parte traseira superior começa a esquentar um pouco além do ideal.

Review: galaxy z flip3 5g ganha o consumidor pelo design sofisticado
Parte traseira, logo abaixo o painel de notificações, costuma esquentar após um período de uso contínuo (não intenso). (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Provavelmente, isso deve ser consequência das várias integrações dentro do aparelho, além do múltiplo e rápido acesso ao sistema através da tela. Mas, por um lançamento premium como este, o resultado poderia ser mais promissor.

Preço e disponibilidade

O Galaxy Z Flip3 5G já está disponível na loja da Samsung e de diversas outras distribuidoras ao redor do Brasil.

Com 8GB de memória RAM e versões de 128GB e 256GB de armazenamento interno, o preço do celular no mercado nacional pode chegar a mais de R$ 8.000. No Submarino, você encontra o Z Flip3 5G por R$ 6.299,10.

Conclusão

  • Review: galaxy z flip3 5g ganha o consumidor pelo design sofisticado
  • Review: galaxy z flip3 5g ganha o consumidor pelo design sofisticado

Um dos modelos premium disponíveis no mercado, o Galaxy Z Flip3 5G é um aparelho ambicioso e sofisticado que resgata a essência da Samsung em um modelo dobrável que promove a praticidade e a versatilidade para a rotina do usuário criativo.

Embora funcione como um, este não é exatamente um celular de uso tradicional. Ele soa muito mais como uma experiência à parte para a produção e estudo de conteúdos do que realmente para uso pessoal. Talvez empresas vejam o aparelho como uma bela opção empresarial.

O mais recente lançamento da Samsung oferece, sim, uma boa experiência pelo que ele propõe, mas, ao mesmo tempo, carece de alguns detalhes que estão presentes em modelos muito mais baratos e que deveriam ser indispensáveis em um dos modelos mais caros atualmente.

Especificações técnicas

Galaxy Z Flip3 5G

O galaxy z flip3 é o dobrável da samsung mais "simples" e compacto
ModeloGalaxy Z Flip3 5G
Dimensões166 x 72,2 x 6,9 mm
TelaPrincipal
6,7?, 2640 x 1080 pixels, 425 ppi, Dynamic AMOLED 2x, 120 Hz;
Externo:
1,9?, 260 x 512 pixels Super AMOLED
Peso183 gramas
ProcessadorQualcomn Snadpragon 888 5G
Câmeras TraseirasCâmera dupla
12 MP (câmera principal Wide, f / 1.8, 78 °, 1.4 µm, OIS, 2PD)
12 MP (Ultra-Wide, f / 2.2, 123 °, 1.12 µm, FF)
Câmeras Frontais10 MP (f / 2.4, 1.22 µm, 80 °)
Armazenamento128/256 GB UFS 3.1
Memória RAM8 GB LPDDR5
Sistema OperacionalAndroid 11, OneUI 3.1
Conectividade4G (LTE)
5G
Bluetooth 5.0
WLAN AC (Wifi 5)
NFC
USB Tipo-C
SIM + eSIM
CoresCreme, preto, verde e violeta
PreçoR$ 6.299,10, no Submarino

REVIEW: Galaxy Z Flip3 5G ganha o consumidor pelo design sofisticado

Galaxy Z Flip3 5G
8 10 0 1
Novo smartphone da Samsung prioriza a estética singular acima de tudo, tendo em vista um público muito específico de consumidores.
Novo smartphone da Samsung prioriza estética singular para um público específico de consumidores.
8/10
Total Score
  • Design
    10/10 Excelente
  • Tela e performance
    9/10 Incrível
  • Câmeras
    8/10 Ótimo
  • Som e bateria
    8/10 Ótimo
  • Custo-benefício
    7/10 Bom

Prós

  • Design moderno, sofisticado e muito atraente
  • Performance fluida e tela com cores vívidas
  • Excelente qualidade de gravações em vídeo
  • Câmeras versáteis, especialmente as traseiras usadas no visor de notificações
  • Som decente

Contras

  • Câmeras deixam a desejar nas produções noturnas (granulação)
  • Bateria esquenta um pouco o aparelho e esgota numa maior velocidade conforme o uso progressivo
  • Ausência de fonte de carregamento
  • Custo-benefício questionável

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
5
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados