Fone de ouvido haylou purfree (condução óssea) em fundo amarelo

Review: Haylou PurFree (BC01), fone de ouvido com condução óssea

Avatar of césar marcos
O Haylou PurFree é um fone que transmite áudio via condução óssea, é a prova d’água e tem bateria que impressiona. A experiência é diferente, vem entender.

O Haylou PurFree se diferencia dos principais fones do mercado, já que transmite som via condução óssea e não via aérea, como os tradicionais. Sim, você ouve pelo osso. Esse é um dos destaques deste produto que é à prova d’água e conta com ótima bateria.

A chinesa Haylou é mais uma do ecossistema do grupo Xiaomi, mas focada principalmente em dispositivos vestíveis, como relógios e fones de ouvido. Recebemos o Haylou PurFree para testar e entender melhor como funciona, na prática, ouvir via condução óssea.

Não tem como começar sem citar a impecável caixa na qual o fone é enviado. É uma experiência à parte. A Haylou foi bem cuidadosa na embalagem e você sente como se estivesse abrindo um produto da Apple. Além do fone, vem tampões para vedar o ouvido, manuais e o cabo para carregar a bateria.

Review: haylou purfree (bc01) -ouvindo via condução óssea
É uma caixa bem bacana, com ímãs e abre no formato “livro”. Imagem: César Marcos/Showmetech

Fones tradicionais naturalmente bloqueiam os ruídos externos, uns mais, como os intra-auriculares, outros menos, como os earbuds. Isso pode ser bom em algumas situações, mas ruim em outras, principalmente se você pratica esportes ao ar livre.

O dispositivo é voltado para pessoas que fazem atividades físicas — as imagens promocionais evidenciam isso — e, durante meu uso, entendi que não é só uma questão de marketing da empresa, o produto tem várias características favoráveis pra isso.

Haylou purfree
Haylou PurFree é voltado para praticantes de atividades físicas (Divulgação/Haylou)

Como o som é transmitido via condução óssea?

Quando ouvi falar sobre fones que usam condução óssea para transmitir o som a primeira coisa que me perguntei foi: como isso acontece?

Basicamente, quando as vibrações sonoras viajam pelos ossos de nossa cabeça, elas transmitem sons diretamente para a cóclea, que os traduz em mensagens para nosso cérebro, e assim “ouvimos”. É dessa forma que alguns implantes de ouvido funcionam, já que essas vibrações contornam o tímpano e partes danificadas ou bloqueadas do ouvido para que pessoas com deficiência auditiva sejam capazes de ouvir sons.

Review: haylou purfree (bc01), fone de ouvido com condução óssea. O haylou purfree é um fone que transmite áudio via condução óssea, é a prova d'água e tem bateria que impressiona. A experiência é diferente, vem entender.
Via osso, o som é transmitido para a cóclea. Imagem: Haylou

Além do uso para pessoas com deficiência auditiva e quem pratica esportes, outra aplicação é para uso militar, você precisa se comunicar com as pessoas da sua equipe mas tendo noção do que está acontecendo ao seu redor.

Design e construção

Design e construção do haylout purfree
Dispositivo da Hayloy possui design simples, mas sofisticado (César Marcos/Showmetech)

O design é simples e sofisticado. Não à toa rendeu à Haylou o prêmio Red Dot de Melhor Design, reconhecido como o “Oscar do Design Industrial Internacional”. Feito em liga de titânio para dar resistência, leveza e durabilidade, há silicone (muito gostoso de tocar) no acabamento que é todo em preto, ou cinza bem escuro.

Ele traz um design diferente dos fones habituais, com um “colar” rígido que conecta os dois lados do fone. Apelidado de “Swan-neck aesthetics”, ou “Estética de pescoço de cisne”, em referência ao arco que encaixa na orelha, é bem seguro e você não tem a sensação de que o fone cairá.

A premiação reddot design premiou o haylou purfree
O fone ganhou o “Oscar do desgin”. Imagem: Haylou

Na parte inferior traseira (onde fica a bateria), temos dois botões físicos, pra aumentar e diminuir o volume, e no lado esquerdo há o botão multifuncional, que também é físico e permite dar play e pause, além de atender chamadas. Pode parecer besteira, mas pra quem pratica esportes ter uma resposta tátil é bem prático, e não ter botões touch às vezes pode ser melhor e mais rápido, além de mais intuitivo também.

Botões do haylou purfree
Os botões ficam próximos da área onde se conecta o cabo de carga. Foto: César Marcos/Showmetech

Para ligar o Haylou PurFree basta pressionar o botão de aumentar o volume por 2 segundos e, então, um LED do lado direito acenderá. Também do lado direito ficam os dois microfones.

Veja todas as funções dos 3 botões e como usá-las.

Botão multifuncional:

  • Clique único: atender ligação, play e pause
  • Duplo clique: passar música
  • Triplo clique: voltar música

Botão volume mais:

  • Pressionar por 2 segundos: ligar o dispositivo
  • Pressionar por 5 segundos: emparelhar bluetooth

Ao apertar o botão de volume + e o botão multifuncional por 3 segundos é possível conectá-lo em mais de um dispositivo. É uma função muito interessante, você pode ter seu computador e seu celular conectado ao fone e quando alguém te ligar, não é necessário tirar o fone enquanto você ouve música do PC para atender, você pode continuar com o Haylou PurFree na cabeça. 

Foi muito legal usar em 2 Androids. Deu pra ouvir conteúdo em ambos de forma independente. O segundo celular que conectei apresentava latência grande, então não daria pra ver vídeos, séries ou filmes, já que há grande delay entre o vídeo e o áudio, mas para músicas, sim! No primeiro celular conectado funciona sem delay nenhum.

Fone de ouvido haylou purfree conectado no galaxy s22 e no galaxy s20 fe ao mesmo tempo graças ao qualcomm qcc3044.
Conectei o Haylou PurFree em 2 Android e funcionou em ambos de forma independente. Foto: César Marcos/Showmetech

Ah, sobre poder usá-lo com outros acessórios: dá pra usar com boné, máscara, óculos, ou os três ao mesmo tempo, sem problemas.

Pessoa usando máscara, óculos, boné e o haylou purfree, tudo de uma vez. Parede branca ao fundo
Máscara, óculos, boné e o Haylou PurFree, tudo de uma vez. Foto: César Marcos/Showmetech

Uso e conectividade

De modo geral, ele é confortável é leve, são 28 gramas apenas, e não pesa na orelha. Quando você o liga, ele vibra e informa uma prévia do nível da bateria informando que ela está no nível alto, médio ou baixo (em inglês). É basicamente: “Welcome to Haylow. Battery high. Pairing.” Quando o pareamento é feito também é informado ao usuário. Ou seja, é bem intuitivo.

Ouvir música por ele é uma experiência bem diferente e é até difícil de explicar, só ouvindo para entender. Fones do tipo costuma vibrar muito, mas o Haylou PurFree não apresenta esse incômodo, só durante ligações em tons agudos, mas ouvindo música ou assistindo vídeos, não.

Há um processador aqui, e não é qualquer um, é um processador da Qualcomm, sim, a companhia que provavelmente faz o chip do seu celular. O Bluetooth 5.2 também ajuda a tornar tudo mais rápido, desde a conexão quando você o liga, até na execução de comandos e reprodução do áudio. Sabe quando você tá vendo um vídeo e o áudio está atrasado? Isso não acontece aqui, nem há delay entre pausar uma música e o fone parar de tocar, é tudo instantâneo.

Caixa do fone haylou purfree com chip qualcomm qcc3044
O chip que vem embarcado no Haylou PurFree é um dos melhores do mercado. Foto: César Marcos/Showmetech

Outro destaque proporcionado pelo chip Qualcomm QCC3044 é o codec AptX Audio, que basicamente é uma tecnologia de taxa de bits mais eficiente que garante que você receba áudio de alta qualidade no seu fone. Entretanto, é necessário que o celular (computador, tablet ou o aparelho que envia bluetooth) tenha o recurso também.

A fabricante informa que é possível conectar em dois dispositivos ao mesmo tempo. É possível pareá-lo no Android, Windows e em dispositivos iOS. Ou seja, se você estiver ouvindo música no computador mas o seu telefone toca, você não precisa tirar o Haylou PurFree pra atender, basta aceitar a chamada no celular e continuar com o fone no ouvido. Bem legal, né?

Para fazer conectar em dois dispositivos ao mesmo tempo, basta seguir os passos abaixo:

  1. Pressione e segure o botão “+” por 5 segundos, as luzes vermelha e branca piscarão alternadamente para entrar no modo de emparelhamento.
  2. Pressione a tecla “+” e tecla “MFB” novamente por 3 segundos, a luz branca acenderá e entrará Abra as configurações de bluetooth no dispositivo 1 e procure por Haylou PurFree (BC01)
  3. Pressione o botão “+” do fone de ouvido por 2s para piscar a luz vermelha para desligar o fone de ouvido
  4. Modo de emparelhamento novamente (pressione e segure o botão “+” por 5 segundos até a luz vermelha e branca piscarem alternadamente para entrar no modo de emparelhamento)
  5. Agora no dispositivo 2 abra as conexões Bluetooth e conecte-se ao fone.
Review: haylou purfree (bc01), fone de ouvido com condução óssea. O haylou purfree é um fone que transmite áudio via condução óssea, é a prova d'água e tem bateria que impressiona. A experiência é diferente, vem entender.
É possível checar o nível de bateria até pelo Windows também. Depois de 2 horas de uso a bateria ainda estava em 80%. Imagem: César Marcos/Showmetech

Para restaurar o Haylou PurFree, siga os passos:

  1. Conecte o cabo de carregamento, pressione e segure o botão multifuncional por 10s durante o carregamento para restaurar (ele piscará o LED e emitirá uma vibração indicando que foi restaurado)
  2. Tire da carga, pressione e segure por 2s para entrar automaticamente no modo de emparelhamento após a inicialização
  3. Atualize sua lista de dispositivos Bluetooth no seu dispositivo para parear novamente

Para encerrar, não precisamos dizer que ele não tem cancelamento ativo de ruído, já que seu ouvido fica literalmente livre para ouvir qualquer coisa. Para quem busca esse recurso, há o Haylou MoriPods ANC, que em breve terá review aqui no Showmetech.

Som e microfone

Haylou purfree durante uso em ambiente aberto
É um fone focado em quem pratica esportes ao ar livre. Foto: César Marcos/Showmetech

Para falarmos sobre o som precisamos lembrar o uso principal dele: em atividades físicas ao ar livre.

Seja quem está andando de bicicleta ou correndo, qualidade sonora elevada não é algo que se busca (ou que se precise). Resistência, facilidade de uso, tranquilidade ao saber que os fones não cairão, ser à prova d’água e ouvir o ambiente externo são pontos muito importantes, então tudo bem se o som não for o melhor, certo?

Pois é. O som aqui é bom, é difícil descrever por que é uma experiência diferente. Não dá pra comparar com fones tradicionais que naturalmente são melhores, mas a a tecnologia envolvida tem suas limitações e a Haylou conseguiu fazer um trabalho muito bom. Além do fone não vibrar tanto quanto outros concorrentes (o que pode incomodar o usuário), a qualidade sonora é suficiente pro que ele se propõe.

Não há graves marcantes mas os médios estão presentes.

Caixa e acessórios do haylou purfree
Haylou PurFree conta com tecnologia de redução de ruído de chamada (cVc) (César Marcos/Showmetech)

Os microfones estão posicionados do lado direito, são dois, e o som é ok. Quem esteve em ligação comigo percebeu que é meio abafado. O Haylou PurFree tem redução de ruído de chamada (cVc) que ameniza os sons ao seu redor para quem está em chamada com você.

Por fim, vale citar que há vazamento de som, então se o volume estiver da metade pra cima, pessoas perto de você podem ouvir. Isso acontece em qualquer fone, com o Haylou PurFree também.

Bateria e autonomia

Review: haylou purfree (bc01), fone de ouvido com condução óssea. O haylou purfree é um fone que transmite áudio via condução óssea, é a prova d'água e tem bateria que impressiona. A experiência é diferente, vem entender.
Haylou PurFree conta com uma incrível autonomia de bateria, ultrapassando 8 horas de uso (César Marcos/Showmetech)

É de longe um dos maiores destaques desse produto. Você poderá usar por uma semana inteira por +/- uma hora por dia e não precisará recarregar. É surpreendente, principalmente por que toda vez que você o conecta ele informa o nível de bateria e ela sempre está alta. Parece mágica que uma bateria tão pequena, de 165mAh, dure tanto.

É informado que são 8 horas de duração e olha, dependendo do volume dá pra usar por até mais tempo. Claro, quem realiza muitas chamadas terá uma autonomia menor, já que o processador estará atuando no cancelamento de ruído, você estará usando os microfones e uma taxa maior de dados é trocada.

Mas se você quer algo que você joga na mochila pra ir correr, fazer caminhada, sem se preocupar com bateria, o PurFree definitivamente é pra você. Imagina colocar um fone pra carregar apenas 4 vezes por mês?

A bateria do haylou purfree impressiona.
A bateria do Haylou PurFree é muito boa e é um grande ponto positivo dele. Imagem: Haylou

carregamento magnético rápido que pode recarregar rapidamente os fones de ouvido, 10 minutos são capazes de fornecer até 2 horas de reprodução de música. Para completar a bateria, é necessário deixá-lo na carga por cerca de uma hora e meia.

Inclusive, recentemente a Haylou lançou o GT1 2022 com 20 horas de autonomia (considerando recargas da case)

Preço e disponibilidade

Fone da haylou
Fone da Haylou pode ser encontrado a partir de R$ 674 no Aliexpress (César Marcos/Showmetech)

Isso tudo tem um custo e não é baixo. O fone tem inúmeras características que o tornam um produto premium, desde o premiado design, até o processador Qualcomm e a bateria de longa duração. E como todo produto premium, o Haylou PurFree tem preço elevado. No AliExpress ele está sendo vendido por R$ 674,48 e o frete é sem custo.

Conclusão

Haylou purfree
Haylou Purfree é uma excelente opção para quem deseja um fone para praticar esportes ao ar livre (César Marcos/Showmetech)

Cada escolha é uma renúncia. O Haylou PurFree é excelente para praticar esportes ao ar livre, correr, andar de bicicleta, caminhada e etc, já que, além de não isolar o som do ambiente externo para que você preste atenção e evite acidentes, com ele você não tem medo de ter um fone leve e sem fio que cairá da sua orelha. Mas em troca você abrirá mão de qualidade sonora, o que, convenhamos, não é algo que se espera ter durante atividades físicas, não é mesmo?

Outro grande benefício é a certeza de que você não terá o canal auditivo obstruído com sujeira produzida pelo próprio ouvido ou por germes que podem conter em fones do tipo intra-auriculares, coisa normal de acontecer já que estamos o tempo todo tocando neles e passando sujeira da mão pro fone que colocamos no ouvido.

Review: haylou purfree (bc01), fone de ouvido com condução óssea. O haylou purfree é um fone que transmite áudio via condução óssea, é a prova d'água e tem bateria que impressiona. A experiência é diferente, vem entender.
Review: Haylou PurFree (BC01), fone de ouvido com condução óssea

Especificações técnicas do Haylou Freear Open BC01

ModeloHaylou Freear BC01
Peso28g
ConexãoBluetooth 5.2
Protocolos BluetoothA2DP, AVRCP, HSP, HFP
Distância de comunicação10 metros (em locais sem obstáculos)
Tipo de bateriaPolímero de íon de lítio
ChipQualcomm QCC3044
CarregamentoTipo magnético
Capacidade da bateria165mAh
Tempo para carregar1 hora e meia
Duração da bateria8 horas
Duração em stand by240 horas
Cancelamento de ruídocVc + 2 MICs
ProteçãoIP67
CorPreto
MicrofonesSim, dois com cancelamento de ruído para chamadas
MaterialLiga de titânio envolvido em silicone

Review: Haylou PurFree (BC01) -ouvindo via condução óssea

Review: Haylou PurFree (BC01) -ouvindo via condução óssea
89 100 0 1
O Haylou PurFree é um fone que transmite áudio via condução óssea, é a prova d’água e tem bateria que impressiona. A experiência é diferente, vem entender.
O Haylou PurFree é um fone que transmite áudio via condução óssea, é a prova d’água e tem bateria que impressiona. A experiência é diferente, vem entender.
89/100
Total Score
  • Design
    95/100 Excelente
  • Bateria
    100/100 Excelente
  • Conectividade
    95/100 Excelente
  • Som
    80/100 Ótimo
  • Microfone
    75/100 Ótimo

Pontos positivos

  • Bateria é ótima
  • Não cai
  • É possível se conectar em 2 aparelhos ao mesmo tempo
  • É leve e bonito, feito em material de ótima qualidade
  • Conexão é bem rápida

Pontos negativos

  • Preço elevado
  • O som não é tão bom
  • Microfone fica longe

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados