Review: Huawei nova 5T traz quatro câmeras recheadas de IA e bateria para o dia inteiro

Huawei nova 5T (Imagem: Darlan Helder/Showmetech)
O Huawei nova 5T é um smartphone que agrada pela tela grande de 6,26" e processador potente. Conheça o modelo neste review

Lançado no final de abril, o Huawei nova 5T (com “n” minúsculo mesmo) é a nova aposta da companhia para quem procura um smartphone similar ao P30 Pro, mas a um preço mais acessível. O intermediário premium vem equipado com cinco câmeras, tela grande e imersiva de 6,26 polegadas, processador próprio Kirin 980 e sistema operacional EMUI 9.1, baseado no Android 9.

Apesar de trazer algumas configurações avançadas, o Huawei nova 5T chega ao mercado sem ser considerado um topo de linha. Recursos como armazenamento expansível, resistência a água e carregamento sem fio são itens que você não irá encontrar no aparelho. Ainda assim, o smartphone agrada por outros caminhos, como o conjunto de câmera quádruplo (traseiro). E, claro, não podemos deixar de destacar as suas funções com Inteligência Artificial (IA). 

O Showmetech testou o novíssimo Huawei nova 5T preto e traz a seguir uma análise completa do modelo.

Design de smartphone premium 

Tela do nova 5T de 6,26 polegadas
O smartphone possui tela grande de 6,26 polegadas (Imagem: Darlan Helder /Showmetech)

O nova 5T acompanha a tendência contemporânea dos smartphones: tela grande e imersiva, menos borda e mais câmeras. O design dele traz algumas linhas dos já conhecidos Huawei Y9s e P30 lite.

A parte traseira do Huawei nova 5T é em vidro e as laterais foram trabalhadas em alumínio. Ainda na parte de trás, há um acabamento reflexivo, com aparência holográfica e efeito tridimensional, principalmente nos modelos “coloridos”, como na opção Midsummer Purple. 

Parte traseira do Huawei nova 5T (Imagem: Darlan Helder/Showmetech)
Parte traseira do Huawei nova 5T (Imagem: Darlan Helder/Showmetech)

Ainda na traseira, há uma das principais “atrações” do smartphone: quatro lentes (quad câmera) acompanhadas de um flash. A disposição das câmeras foi organizada deixando uma embaixo da outra, porém a quarta lente (macro) fica ao lado da câmera de profundidade. Outro ponto forte do nova 5T é o display (IPS LCD Punch FullView) de 6,26 polegadas, que permite ampla visão em todas as áreas. A tela ocupa quase a totalidade da frente do aparelho, permanecendo na sua parte inferior uma área preta sem funcionalidades, que não causa incômodos. 

Ainda na área frontal, a Huawei eliminou o entalhe e introduziu uma lente de selfie de 32 megapixels no canto superior esquerdo. Optando por esse design, o modelo garante espectro de cores nos quatro cantos e isso foi perceptível durante os dias em que ficamos com o aparelho.

Câmera de selfie do Huawei nova 5T
Furo na tela com câmera de selfie de 32MP (Imagem: Darlan Helder/Showmetetch)

Na lateral direita, está o botão de bloqueio/desbloqueio que também é um scanner de impressão digital. Próximo dele (no topo), a Huawei posicionou o botão de volume. No lado esquerdo, o usuário encontrará a bandeja do Nano-SIM.

Na parte inferior, estão a entrada USB-C e o alto-falante, no lado direito. Você deve estar querendo saber da entrada para fone de ouvido, certo? Pois bem, não há a tradicional entrada P2, seguindo a tendência dos smartphones atuais. Assim como outros aparelhos, a porta USB-C serve tanto para o fone como para carregar o celular. 

Entrada USB-C do Huawei nova 5T
A entrada USB-C do Huawei nova 5T serve para carregar o aparelho e também para o uso de fone de ouvido (Imagem: Darlan Helder/Showmetech)

O Huawei nova 5T vem com fone de ouvido com fio e visual idêntico ao do EarPods, da Apple. O fone que acompanha o celular possui qualidade sonora interessante, mas a sua construção é bem frágil, com plástico muito simples. 

Câmera com Inteligência Artificial

Se você, assim como o autor deste review, é amante de fotografia, vale uma atenção especial para a análise de câmera do Huawei nova 5T, pois isso pode influenciar na decisão de compra. As lentes do aparelho trabalham junto da Inteligência Artificial (IA), podendo entregar resultados interessantes – dependendo do objeto a ser capturado. 

O modelo é equipado com quatro lentes traseiras: a principal tem 48 megapixels (f/1.8), a secundária é uma grande angular de 16MP (f/2.2), há uma macro de 2MP (f/2.4) e outra Bokeh de 2MP para detalhes e equilíbrio de luz. A frontal (selfie), por sua vez, vem recheada de Inteligência Artificial e sai de fábrica com sensor de 32 megapixels. 

Quatro lentes do Huawei nova 5T
O novo Huawei nova 5T vem equipado com quatro lentes (Imagem: Darlan Helder/Showmetech)

Apresentadas as especificações, vamos à prática: o Huawei nova 5T entrega um resultado melhor do que o OnePlus 7 Pro, que possui configurações similares. No nova 5T a lente de 48MP funciona bem com estabilização de imagem e foco automático ágil quando apontado para o objeto a ser capturado. Essa lente é mais aberta, portanto consegue coletar mais luz e entregar imagens mais vivas. 

Em nossa avaliação, sentimos que o Huawei nova 5T produz imagens de mais qualidade em paisagens. Quando há boa iluminação, o aparelho faz belos registros, valorizando as cores e os detalhes. 

Imagem tirada com o Huawei nova 5T
Imagem tirada com o Huawei nova 5T (Imagem: Darlan Helder/Showmetech)

Ao fotografar pessoas, porém, sentimos a qualidade um pouco “dura”, criando uma estética artificial e com excesso de saturação. Na câmera de selfie, esse efeito pode ser reduzido ao desativar a configuração de Inteligência Artificial. Ainda assim, a melhora não é 100%.

Por falar em IA, o processador Kirin 980 atua muito bem com a tecnologia e isso é perceptível ao utilizar a câmera de selfie, com filtros e efeitos interativos nativos. Você pode criar vídeos e gifs de peixe, coelho, lobo, robô e gatinho, para postar nas suas redes sociais. Além disso, a IA trabalha em situações de baixa luminosidade. Se você precisar tirar uma selfie em um local escuro, o celular reconhece essa dificuldade e tenta fazer o ajuste necessário. 

O app de câmera do nova 5T vem recheado de recursos para você produzir boas fotos (listados abaixo), mas vale uma atenção especial para a função super macro (usada para capturar objetos pequenos), pois o resultado é decepcionante. Fizemos testes com vários objetos e a imagem saiu com excesso de ruído, e sem nitidez. 

Apesar de ter o modo noturno na câmera (para fotos com baixa luz), não conseguimos ter boas imagens.

Modos da câmera

  • Vídeo;
  • Foto;
  • Retrato;
  • Noite;
  • Lente AR (Realidade Aumentada), com filtros interativos 3D;
  • Em “Mais”, você encontra as seguintes configurações: pro (manual), câmera lenta, panorâmica, abertura, pintura de luz, HDR, lapso de tempo, filme, filtro, etiqueta, documentos, super macro e baixar. 

Tela e áudio

O display do smartphone não chega ao nível dos painéis OLED, mas o nova 5T não abre mão das cores vivas e da imersão em alguns conteúdos, sobretudo com jogos. Brilhos e contrastes são garantidos, porém não espere pretos vibrantes. 

Tela com o site do Showmetech Huawei nova 5T
O aparelho tem tela LCD (Imagem: Darlan Helder/Showmetech)

A tela LCD é bem grande de 6,26 polegadas FHD+ e resolução de 2.340 x 1.080, com 412 ppi, permitindo um campo de visão completo.

Ainda que tenha configurações de exibição, com conforto dos olhos e brilho automático, sentimos falta do modo escuro (dark mode). 

A tela perfurada com a câmera de selfie pode parecer incômoda olhando as fotos do Huawei nova 5T, mas durante o uso você acaba nem notando que há o furo, exceto quando abre um aplicativo que pega o display inteiro. Podemos perceber isso jogando Call Of Duty, por exemplo, porém, não sentimos incômodos.  

Série da Netflix exibida no nova 5T
Série da Netflix exibida no nova 5T (Imagem: Darlan Helder/Showmetech)

Assim como P30 Lite e o P30 Pro, o novo intermediário premium da Huawei possui um alto-falante localizado na parte inferior do aparelho. Ele sozinho consegue dar conta do recado, com boa reprodução em músicas e vídeos. Ainda assim, pode haver leves distorções em alguns conteúdos com o volume no máximo. 

Apesar do material frágil, o fone de ouvido (incluso) agrada pela qualidade sonora. Os graves são bem definidos, enquanto os agudos são medianos em alguns áudios. Notamos que o isolamento do fone é bem eficiente e, em nossa avaliamos, ele foi capaz de “esconder” eficientemente os ruídos externos. 

Fone de ouvido do Huawei nova 5T
Fone de ouvido do Huawei nova 5T (Imagem: Darlan Helder/Showmetech)

Sistema operacional e performance 

O novo Huawei nova 5T tem sistema operacional próprio, o EMUI 9.1, baseado no Android 9, do Google. Junto dos aplicativos da Huawei, o aparelho já vem com aplicações do Google instalados: Google Chrome, Gmail, Maps, YouTube, Drive, Play Música, Play Filmes e TV, Google Fotos, Google Documentos, Planilhas, Apresentações, Duo, além da Play Store

A interface do celular é bonita, bem fluída e não gera interrupções, sendo bem ágil. Mas se não curtir o visual, o usuário tem a opção de fazer alterações no tema através do aplicativo “Temas”, que já vem instalado. 

O novo Huawei nova 5T é equipado com processador HiSilicon Kirin 980 octa-core de oito núcleos rodando até 2.6 GHz, ou seja, é o mesmo processador do topo de linha Huawei P30 Pro e o Mate 20. Esse chipset atua com muita eficiência rodando vários aplicativos sem gargalos, mesmo com apps pesados. Já a memória RAM é de 8 GB.

A GPU é Mali-G76 720 MHz e o aparelho trabalha com NPUs duplas (unidade de processamento de rede neural), que operam em conjunto para garantir desempenho otimizado.

Jogo de carro no Huawei nova 5T
O Huawei nova 5T é um smartphone que roda jogos pesados sem problemas (Imagem: Darlan Helder/Showmetech)

Memória e conectividade

Infelizmente, o nova 5T não permite a expansão do armazenamento. Em vista disso, você terá que se adaptar aos 128 GB para armazenar fotos, vídeos, jogos e outros aplicativos. O aparelho conta com tecnologia NFC (Near Field Communication), para pagamentos por aproximação. Graças ao Bluetooth 5.0, a conexão com outros aparelhos é bem sólida e ágil.

Com relação aos sensores, o dispositivo vem com sete: o de impressão digital, de luz ambiente, de proximidade, gravidade, Hall Sensor, giroscópio e bússola.

E, como dito anteriormente, o nova 5T trabalha apenas com entradas/conectores USB-C, valendo para fone de ouvido e carregador. 

Bateria

Quando se trata de autonomia de bateria, o Huawei nova 5T cumpre bem o combinado nas especificações. São 3.750 mAh de capacidade, sendo capaz de durar o dia inteiro dependendo do uso. Durante o período de testes, conseguimos assistir vídeos e jogar games pesados por um bom tempo longe das tomadas. 

Conforme explica a Huawei, o aparelho vem com GPU Turbo 3.0 que, além de melhorar a performance em games, assegura a vida útil da bateria e reduz o consumo de energia.

A alimentação da bateria com o carregador de 22,5 W é muito rápida, conseguindo chegar aos 50% em até 30 minutos. Importante notar que o carregador não possui o padrão brasileiro para tomadas, o que pode exigir o uso de um adaptador.

Conclusão

Tela do nova 5T com a câmera ligada
O Huawei nova 5T possui design bonito (Imagem: Darlan Helder/Showmetech)

O Huawei nova 5T é um smartphone com design bonito e recheado de recursos interessantes. O modelo ganha pontos positivos por trazer processador veloz com Inteligência Artificial, capaz de rodar jogos pesados sem dificuldades além de executar tarefas com muita propriedade. 

A qualidade da câmera poderia ser melhor sobretudo com a função “super macro”. Ainda assim, a Huawei fez bem em incluir diversos features que permitem imagens criativas e bem produzidas. Mas fica uma recomendação: se você curte fotografia mobile, talvez seja melhor avaliar melhor outras opções do mercado

Parte traseira do Huawei nova 5T
O Huawei nova 5T chega ao mercado por menos de R$ 3 mil (Imagem: Darlan Helder/Showmetech)

No mais, o nova 5T chega ao mercado com autonomia de bateria generosa, tela grande e imersiva com cores vivas (mesmo sendo LCD), além de interface bonita e ágil. Se optar pelo modelo da Huawei, não deixe de considerar que o dispositivo não permite o armazenamento expansível, não possui conector de fone de ouvido e nem é resistente à água. 

Caso perceba que irá sentir falta de um dos recursos citados acima, vale dar uma olhada em outros intermediários premium, como o Galaxy A51 ou A71. Se quiser ficar na família Huawei, sugerimos, então, olhar o P30 Pro

No Brasil, o Huawei nova 5T por ser encontrado à venda por R$ 2.758,00.

Ficha técnica Huawei nova 5T

ModeloHuawei nova 5T
Processador Kirin 980
Tela6.26 polegadas
HUAWEI Punch FullView Display, LCD
Dimensões154.25mm x 73.97mm x 7.87 mm
Peso174g
ConstruçãoVidro frontal e traseiro
Moldura em alumínio
CâmerasTraseira:
48MP HD Lens
16MP Ultra Gran Angular
2MP Macro
2MP Bokeh

Frontal:
32MP f/2.0
Vídeo4k, 30fps
ÁudioMono (1 alto-falante)
Sistema de operaçãoEMUI 9.1 (baseado em Android 9)
Memória RAM8GB RAM
Armazenamento Interno128GB
Armazenamento ExternoNão expansível
Bateria3750mAh
ConectividadeBluetooth 5.0
USB-C 2.0
NFC
5G
SensoresSensor de luz ambiente
Giroscópio
Bússola
Sensor de proximidade
Sensor de gravidade
Hall Sensor
Sensor de impressão digital
CoresCrush Blue, Black e Midsummer
Purple
Conteúdo da Caixa– Huawei nova 5T
– Cabo USB-C
– Fone de ouvido
– Fonte de alimentação
– Case transparente
– Manuais
PreçoR$ 2.758,00
  • Design e Construção - 10/10
    10/10
  • Tela - 9/10
    9/10
  • Hardware e Software - 9/10
    9/10
  • Câmera - 7/10
    7/10
  • Conectividade - 6/10
    6/10
  • Bateria - 9/10
    9/10
8.3/10

Huawei nova 5T

O Huawei nova 5T encanta pela tela grande, processador veloz e bateria potente. Contudo, poderia trazer algumas melhorias na câmera e entrada para fone de ouvido convencional.

Pros

  • Câmera quádrupla;
  • Tela grande;
  • Preço acessível;
  • Processador rápido;
  • Inteligência Artificial;
  • Bateria duradoura.

Cons

  • Lente macro deixa a desejar;
  • Modo retrato possui estética artificial;
  • Deixa marcas de dedo na parte traseira;
  • Não permite adicionar cartão de memória;
  • Não possui entrada para fone de ouvido convencional.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter