Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração

Review P30 Pro
A Huawei lançou o P30 Pro no Brasil para competir diretamente com o Galaxy S10+ e o iPhone XS Max como melhor smartphone disponível. Confira nosso review completo

Em tempos em que mobilidade e tecnologia andam lado a lado, os smartphones topo de linha atuais focam em oferecer o melhor ao alcance das mãos. Nesse sentido, o P30 Pro foi lançado no final de março com a proposta de oferecer a melhor câmera do mercado, ter um desempenho similar a um desktop e possuir recursos surpreendentes para os amantes de fotografia, competindo frente a frente com concorrentes como Galaxy S10+ e iPhone XS Max.

A nova linha P30 da Huawei marca também a volta da empresa no mercado brasileiro desde a sua saída em 2014. A Huawei chega em um momento crucial ao Brasil, onde o mercado high-end (“topo de linha”, em tradução livre) sofre de um oligopólio formado por Samsung e Apple. Uma opção a mais para o consumidor brasileiro escolher o seu próximo smartphone dos sonhos.

O Showmetech recebeu o Huawei P30 Pro para testes e neste review você confere a nossa opinião completa sobre o aparelho. A Huawei realmente desenvolveu o “camera phone” ideal?

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
Linha P da Huawei inova mais uma vez no seu conjunto de câmeras

Pontos positivos

  • Melhor câmera mobile da atualidade;
  • Desempenho surpreendente em jogos e aplicativos;
  • Bateria duradoura com carregamento ultrarrápido;
  • Recursos extras bem-vindos como Bluetooth 5.0 e certificação IP68;
  • Excelente aproveitamento de tela.

Pontos negativos

  • Sem entrada para fones de ouvido.

Design e construção

O P30 Pro é de longe um smartphone compacto, mas suas dimensões de 158 x 73.4 mm não parecem que ele acomoda uma tela gigante de 6,47 polegadas. Essa sensação se dá graças ao formato de tela infinita do P30 Pro, eliminando qualquer botão e bordas na parte da frente e deixando somente um pequeno furo que abriga sua câmera frontal.

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
Tela enorme de quase 6,5 é curva e cobre cerca mais de 85% da área frontal

Seu corpo é feito inteiramente de vidro e metal, com um dos microfones e um sensor infravermelho na parte de cima, botões de volume e Liga/Desliga nas laterais e gaveta para cartão de memória e chip, entrada USB-C para transferência de dados e uma saída de som mono na parte inferior. Notou algo faltando? O conector de 3.5mm para fones de ouvido não está presente aqui, então será necessário usar fones wireless (“sem fio”, em tradução livre) ou optar pelo fone com entrada USB-C que vem na caixa.

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
Conector P2 para fones de ouvido não está presente no modelo Pro

O smartphone da Huawei transmite bastante robustez e elegância. As cores disponibilizadas em preto, vermelho, branco e azul são únicas – e algumas reproduzem até um degradê muito bonito. Seus 8.41mm de espessura o torna ergonômico e, apesar da tela grande, é fácil de manusear. A decisão da Huawei em optar pela saída mono é justificada, já que na parte frontal só há display e a câmera frontal. No final, é um recurso por outro.

Tela

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
Huawei optou por uma saída mono por conta da tela infinita que cobre quase 90% da área frontal

As 6,47 polegadas curva do P30 Pro ocupam quase 90% de sua parte frontal – para ser mais exato, 88.61% -, e possui tecnologia OLED. Diferente dos seus principais concorrentes, sua resolução é 1080 x 2340 pixels (Full HD+) e exibe 398 ppi de densidade.

Vamos ser sinceros. Para uma tela de quase 6,5’’, a resolução Full HD+ pode não ser muito boa até se formos pensar no futuro, com jogos cada vez mais exigentes em resolução de imagem como realidade virtual. Entretanto, se tratando de reprodução de imagem, as cores do Huawei P30 Pro são bem definidas e vivas. Seu brilho intenso impressiona, e mesmo sob a luz do sol é possível ver conteúdos nítidos e de boa qualidade.

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
A tecnologia OLED deixa as cores mais saturadas e com um contraste intenso

A tela do P30 Pro ainda possui suporte ao padrão de vídeo HDR10, para visualização de conteúdos compatíveis ainda mais definidos, e um sensor biométrico para desbloqueio do aparelho. Em nossos testes, o P30 Pro teve um desbloqueio ligeiramente mais rápido que o presente no Galaxy S10+.

Câmera

O conjunto de câmeras do Huawei P30 Pro é o melhor já testado pela redação do Showmetech. Ao todo, são quatro câmeras traseiras e uma frontal que garantem fotos extraordinárias tanto em ambientes claros quanto escuros.

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
Em nossos testes, o conjunto de câmeras foi superior ao Galaxy S10+

As especificações incluem: um sensor principal de 40 MP, abertura de f/1.6, distância focal de 27mm com autofoco e estabilização óptica de imagem;
o segundo sensor possui 20 MP com lente ultra-grande-angular, abertura de f/2.2, distância focal de 16mm e autofoco; a terceira câmera tem um sensor de 8 MP com lente telefoto, abertura de f/3.4, distância focal de 125mm, zoom óptico de 5x, estabilização óptica de imagem e autofoco; e o último sensor é um ToF focado em efeitos de profundidade.

Os resultados são realmente impressionantes para um smartphone. As cores são muito vivas e realistas em ambientes claros, a definição das imagens é incrível e a captura é instantânea devido ao autofoco super rápido. O pós-processamento tampouco é agressivo, e há diversas opções de perfis de fotos, como cores mais saturadas, suaves ou o misto dos dois – isso, entretanto, vai do gosto do usuário.

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
Foto da câmera traseira do Huawei P30 Pro

O Modo Noturno também favorece a iluminação dos objetos principalmente em ambientes fechados, e muito disso se dá pela abertura f/1.6 do P30 Pro. Além disso, as fotos não ficam granuladas e os cliques, mesmo onde não há muita fonte de luz, são rápidos.

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
Câmera traseira do P30 Pro lidando com a iluminação em ambiente fechado

Um dos grandes recursos que foi bastante frisado na divulgação do Huawei P30 Pro foi o seu zoom de 50x. Segundo a empresa, é possível realizar o sonho de fotografar a lua sem tripé e câmeras profissionais. Realmente, é possível tirar foto de objetos à distâncias absurdas (sem números precisos) com boa definição graças às câmeras traseiras em conjunto com inteligência artificial.

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
“Moon Mode” do P30 Pro permite você fotografar a lua sem uso de tripés e câmeras profissionais

Outro recurso interessante que o P30 Pro traz com excelência é o Modo Retrato. O sensor exclusivo time-of-flight (ou apenas ToF) produz um efeito de profundidade exemplar e sem nenhum borrão ou distorção do objeto principal. A Leica merece ser parabenizada pelo conjunto excelente posto no P30 Pro e também em toda linha P da Huawei.

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
Modo Retrato do P30 Pro é excelente graças ao sensor dedicado Huawei Time-of-Flight

A câmera frontal, por sua vez, não tem todo destaque das câmeras traseiras, porém seus 32 MP com abertura f/2.0 conseguem tirar fotos competentes e bem definidas. Há possibilidade de fazer o Modo Retrato nas selfies também, mas o recurso é via software e o objeto principal pode sair pouco borrado em algumas situações.

Em boas condições de luz, a lente frontal não deixa a desejar. Em ambientes mais desafiadores, a abertura de f/2.0 peca em alguns momentos, porém o pós-processamento ajuda a não granular muito.

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
Câmera frontal de 32 MP produz fotos bem definidas em boas condições de luz

O P30 Pro pode ainda gravar vídeos em 1080p (Full HD) a 60fps, 720p (HD) a 960fps e 2140p (4K UHD) a 30fps. As gravações são muito boas, a estabilização óptica faz um bom trabalho e o áudio captado é alto e claro.

Performance

Não é só de câmera que vive o P30 Pro, sua performance também é digna de destaque. O smartphone traz um processador HiSilicon Kirin 980 da própria Huawei, o primeiro no mundo fabricado em 7nm. Seu conjunto traz uma CPU octa-core de até 2.6MHz, memória RAM de 6 ou 8 GB e armazenamento interno de 128, 256 ou 512 GB com slot para expansão, porém só aceita o formato nano da própria Huawei – que, até o momento da publicação desse review, não está disponível no Brasil.

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
Kirin 980 se mostra excelente em qualquer situação e bate de frente com o Snapdragon 855 e Exynos 9820

Sua GPU para renderização gráfica é uma Mali-G76 MP10 720MHz com suporte para API modernas como OpenGL ES 3.2, Vulkan 1.0, OpenCL 2.0, DirectX 12 FL11_1 e Renderscript.

Já dá para esperar o melhor em desempenho de jogos mais pesados sem queda de frames e travamentos. Games como Fortnite, PUGB, Free Fire, Yu-Gi-Oh! Duel Links e Subway Surfers rodaram perfeitamente sem nenhum engasgo e reinicialização, mantendo as transições rápidas. Em aplicações, o mesmo acontece.

Redes sociais, apps de criação e produtividade também tiveram desempenho excelente e os 8 GB de RAM (versão escolhida para o Brasil) mantiveram todos os processos em segundo plano funcionando mesmo após diversas transições.

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
P30 Pro traz ao Brasil a versão com 8 GB de RAM

As opções de armazenamento são excelentes se formos levar em consideração que guardamos mais arquivos na nuvem do que no próprio smartphone. A versão escolhida para chegar ao Brasil possui 512 GB de armazenamento, o que é mais do que suficiente para a maioria dos usuários.

Sistema operacional

A EMUI melhorou muito de uns tempos para cá, e no P30 Pro ela vem na sua última versão 9.1, baseada no Android 9 Pie. Das Custom ROMs (“ROMs personalizadas”, em tradução livre), a EMUI é uma das mais bonitas e funcionais. Ela possui diversas funções por gestos, customização e os ícones são bem simpáticos e simples.

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
Modificação da Huawei em cima do Android 9 Pie é suave e possui ícones simpáticos e clean

O Dark Theme (“Tema Escuro”, em tradução livre), está presente aqui como uma boa opção de personalização e também para proteger seus olhos de problemas futuros. Há também a versão da Huawei para o Always on Display (“Tela sempre acesa”, em tradução livre). O recurso exibe data, hora, percentual de bateria e algumas notificações mantendo a tela desligada. Em uma tela OLED, a funcionalidade é bem-vinda pois toda área escura fica desligada realmente, poupando energia.

Áudio

A saída de som do Huawei P30 Pro é mono e fica na parte de baixo do aparelho. A reprodução até que é alta e clara, porém peca um pouco nos graves e, no volume máximo, pode distorcer. A Huawei trouxe a tecnologia de som Acoustic Display, no qual transfere os alto-falantes para dentro da tela, em um sistema eletromagnético vibratório. A solução é válida aqui pois deu a possibilidade de aumentar a tela sem esquecer do sistema sonoro.

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
A tecnologia Acoustic Display faz o som do alto-falante para chamadas sair de dentro da tela

O P30 Pro não possui entrada para fones de ouvido, mas traz na caixa um adaptador tipo-C para 3.5mm que permite colocar o seu fone padrão no aparelho. Mesmo assim, ao usar o adaptador, a conexão Tipo-C estará ocupada para outras atividades. Nesse caso, vale a pena adquirir um fone de ouvido Bluetooth.

Bateria

Temos aqui um campeão de bateria. São 4.200mAh com carregamento ultrarrápido de 40W, carregamento sem fio de 15W e também carregamento reverso, que consegue recarregar qualquer dispositivo compatível usando a traseira do smartphone – tecnologia parecida com o PowerShare da Samsung.

Durante nossos testes, conseguimos ficar cerca de um dia inteiro com o P30 Pro com uso intenso, brilho no máximo, assistindo a vídeos, jogando, e entrando na internet pelo Wi-Fi e rede de dados.

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
Bateria do P30 Pro é surpreendente multifuncional

Em dados mais técnicos, conseguimos fazer entre 9 e 10 horas de tela ligada. É sem dúvida uma marca expressiva se formos comparar os seus maiores concorrentes. O carregamento ultrarrápido é surpreendente e para carregar os 4.200mAh do P30 Pro é necessário pouco mais de uma hora, sendo 30 minutos para levar do 0 ao 70%.

Recursos extras

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
O P30 Pro ainda possui certificação contra água e poeira (IP68). Isso significa que ele pode ficar submerso em água doce por até 30 minutos em uma profundidade de um metro e meio

O Huawei P30 Pro é cheio de recursos extras que fazem dele um smartphone ainda mais completo. Resistência à água e poeira (IP68), Bluetooth 5.0 para uma conexão e transferência de dados mais rápidas, suporte ao Huawei Pay, sistema de pagamentos da empresa, USB 3.1, microfone adicional para cancelamento de ruído, desbloqueio facial e muitos outros recursos de câmera, como o Moon Mode.

Conclusão

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
O P30 Pro já se mostrou poderoso o suficiente para brigar contra o Galaxy S10+ e iPhone XS Max no Brasil. Será que os brasileiros vão abraça-lo?

O Huawei P30 Pro é um smartphone completo. Seus recursos fotográficos, como o superzoom de 50x e o Modo Noturno certamente o coloca como o melhor “camera phone” da atualidade. Sem falar no desempenho exemplar para jogos e uma bateria duradoura, o P30 Pro é um forte candidato para o posto de melhor smartphone do ano. Nos resta saber se o Brasil vai abraçar essa ideia assim como o resto do mundo.

Especificações técnicas do P30 Pro

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
ModeloHuawei P30 Pro
Tela6.47’’ Full HD+ OLED
398ppi
88.61% área frontal
Suporte HDR10
Sensor de digitais na tela
ProcessadorHiSilicon Kirin 980 7nm octa-core
8x até 2.6MHz
GPU Mali G-76 MP10
Memória e
armazenamento
8 GB + 512 GB (versão brasileira)
Câmera
traseira
Principal: 40 MP wide, abertura f/1.6, 27m
autofoco e IOS
Secundário: 8 MP telefoto, abertura f/3.4,
zoom óptico 5x, autofoco e IOS
Terciário: 20 MP ultra-grande-angular,
abertura f/2.2, autofoco
Sensor ToF para profundidade
Câmera
frontal
32 MP, abertura f/2.0, HDR
Gravação3840×2160 (4K UHD) (30 fps)
1920×1080 (Full HD)
1280×720 (HD) (960 fps)
Bateria4.200mAh carregamento ultrarrápido 40W
Carregamento sem fio 15W
Carregamento reverso 2.5W
SOEMIU 9.1 baseado no Android 9 Pie
Bluetooth 5.0
ResistênciaÁgua e poeira (IP68)
CoresPreto, azul, vermelho e branco
PreçoR$ 5.499,00

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba nossas notícias:

Receba nossas notícias:

[widget id="jackmail_widget-2"]
Holler Box