Comparativo huawei watch fit 2 x band 7

REVIEW-COMPARATIVO: Huawei Watch Fit 2 x Band 7

Avatar of ailton bueno
Trazemos o comparativo Huawei Watch Fit 2 x Band 7 e apresentamos tudo o que os aparelhos da Huawei fazem de melhor.

O segmento dos relógios inteligentes cresce a cada dia que passa, e para se manter competitivo nesse mercado, a Huawei possui produtos para todos os públicos e bolsos. Hoje vamos trazer o comparativo entre os wearables Huawei Watch Fit 2 x Band 7, os mais novos lançamentos da empresa no Brasil.

Design

Para começar o nosso comparativo, vamos falar primeiro das características físicas de cada um deles, e depois do seu funcionamento. O Huawei Watch Fit 2 possui uma tela AMOLED com 1,74 polegadas. Sua qualidade é excelente, e tanto a tela de toque quanto ver os ícones são muito bons. Sem a pulseira, o relógio pesa apenas 26 gramas, e com ela colocada, sobe para 30 gramas.

Relógio no pulso do autor
Apesar do tamanho limitado da pulseira, o Watch Fit 2 é excelente. (Imagem: Ailton Bueno)

Ou seja, nada que fará muita diferença ou causará incômodo. Outra coisa bacana desse relógio inteligente é que ele vem equipado com um alto falante e um microfone, o que nos permite atender chamadas ou então ouvir músicas e podcasts. Para fazer isso é necessário enviar os arquivos através do aplicativo da Huawei, e o espaço interno é de 3GB, suficiente para várias horas de conteúdo.

Relógio no pulso do autor
A Band 7, mais estreita, fica bastante elegante no pulso. (Imagem: Ailton Bueno)

Na sua lateral há um pequeno botão que pode ser usado para voltar para a tela inicial sempre que o usuário quiser, e não é possível apertá-lo acidentalmente. Na parte de baixo ficam os sensores, bastante discretos, por sinal, e os dois pórticos de carregamento. As pulseiras são facilmente removíveis, e podem ser alteradas. Um pequeno adendo fica para o seu tamanho. Meu pulso é muito grande, então tive que usar no último espaço disponível, e ainda assim ficou bastante apertado.

Imagem da parte de trás dos relógios do comparativo huawei watch fit 2 x band 7
A diferença básica de ambos são a largura e o tamanho da pulseira. (Imagem: Ailton Bueno)

Agora, a smartband Huawei Band 7 é como uma versão menorzinha do Watch Fit 2. Sua tela possui apenas 1,47 polegada de tamanho, e não possui saída de áudio, sendo todo o resto bastante similar. A pulseira é um pouquinho maior, dando mais folga para quem tem pulso grande. Seu peso também é um pouco menor, com cerca de 20 gramas com a pulseira, e 16 gramas sem.

Imagem da parte da frente  dos relógios do comparativo huawei watch fit 2 x band 7
Os relógios testados. (Imagem: Ailton Bueno)

Baseado apenas no design, se eu fosse escolher um, definitivamente pegaria a Huawei Band 7. Sua maior folga no pulso compensa a falta de alguns recursos que o Huawei Watch Fit 2 possa ter. Além disso, por parecer mais como um bracelete mesmo, ficando bastante elegante no pulso.

Recursos e performance

Os dois relógios usam o sistema operacional HarmonyOS, que precisou ser atualizado antes de começar a configurar e utilizar os wearables. Entretanto, este é um processo demorado, pois o telefone precisa baixar a nova versão do sistema, depois enviar para o relógio, e só então começar a instalação. Eu diria que para ambos o processo levou entre 20 e 30 minutos cada, com algumas quedas de conexão entre o celular e os relógios, mesmo estando a menos de um metro de distância.

Imagem do app
É possível medir de tempos em tempos, ou medir o tempo inteiro. (Imagem: Ailton Bueno)

No mais, tanto o Huawei Watch Fit 2 e a Huawei Band 7 funcionam de maneira bastante similar. É possível escolher entre uma série de diferentes tipos de exercícios, como caminhada (e escolher se é na rua ou em uma esteira), corrida (o mesmo da caminhada), remo, e muitos outros.

No aplicativo é possível fazer lembretes, colocando um horário para realizar a atividade física. Também é possível estabelecer uma meta, seja por calorias consumidas ou distância, e o tempo de duração. Caso você seja um atleta de corrida, é possível gerenciar o ritmo da corrida, delimitando quanto minutos serão usados para determinada distância, tudo de acordo com a sua necessidade.

Ao compararmos as telas, o Huawei Watch Fit 2 possui certa vantagem sobre a Huawei Band 7, seja pelo tamanho maior (que permite uma melhor organização da interface do sistema, e mostra mais informações ao mesmo tempo) quanto pelo seu brilho maior, facilitando visualizar o display sob a luz do sol.

Se você for daquelas pessoas que vivem ouvindo música, é possível, até certo ponto, controlar o que está sendo reproduzido. Em ambos, o sistema permite controlar o que está sendo reproduzido no celular, permitindo avançar e retroceder, pausar e controlar o volume. Entretanto apenas o Watch Fit 2 possui armazenamento interno de 3GB, que pode ser utilizado para escutar músicas e podcasts em MP3 se o auxílio de um smartphone, bastando parear um fone bluetooth — ou então escutar pelo alto-falante integrado.

Durante o uso, os dois conseguem medir a frequência cardíaca e registram os altos e baixos, sendo possível checar em tempo real. Toda vez que você olhar para ver o horário, é possível também ver como estão os seus batimentos.

E caso você seja uma pessoa que perde o celular com frequência, é possível criar um chamado, e assim localizá-lo mais facilmente. O barulho é relativamente alto e uma voz feminina em inglês diz: “I am here”. Isso acontece por uns 10 segundos.

Imagem do relógio no pulso do autor
A tela do Watch Fit 2 é sensacional.

Um dos poucos recursos que o Huawei Watch Fit 2 tem que a Huawei Band 7 não possui é o GPS integrado. Com ele é possível registrar a distância ao praticar natação, por exemplo, ou então verificar a distância ou velocidade percorrida sem a necessidade de se levar o celular. Outra função exclusiva é a bússola, excelente para aquelas pessoas que adoram se aventurar pelas matas e podem vir a precisar de ajuda para se encontrar.

Outras funcionalidades bacanas são as notificações de mensagens no WhatsApp, através de uma pequena vibrada. Em caso de ligação, a vibração é constante. Os dois aparelhos conseguem dar respostas pré programadas, como sim, não, ou usar um emoji. No mais, há o que se espera de todos os relógios inteligentes da atualidade, possibilidade de se ver o clima, cronômetro, exercícios de respiração e muitos outros.

Dada a similaridade que os dois aparelhos possuem, eu novamente escolheria a Huawei Band 7, muito por conta do motivo mostrado no tópico acima. Já que, tecnicamente, em termos de funcionalidade, ambos são bem similares.

Monitoramento de saúde

Uma das grandes funcionalidades dos relógios inteligentes é poder acompanhar com atenção o que acontece com o nosso corpo. Contudo, devo dizer, que os dois falharam no quesito de acompanhamento de sono.

Já tem algum tempo que eu acabo acordando durante a noite. E usando os relógios em dias diferentes, o máximo que eles registraram, uma vez cada, foi uma soneca de quase 2 horas. Mesmo que eu dormisse várias seções de 2 horas, somente uma delas foi registrada. Então para mim foi de pouca utilidade.

Imagem do app no monitoramento de sono.
Comigo, o monitoramento de sono não funcionou. (Imagem: Ailton Bueno)

Uma coisa bacana que os dois aparelhos conseguem fazer é medir o nosso nível de estresse, atribuindo um número em uma escala de 1 a 100%, com 4 quadrantes: relaxado, normal, médio e alto. Na maioria das vezes meu resultado foi médio, o que deve ser comum hoje em dia.

Imagem do app no monitoramento de stress
Como podemos ver, eu me estresso pouco durante o dia. (Imagem: Ailton Bueno)

No quesito de controle de exercícios, o Huawei Watch Fit 2 leva vantagem por conta de sua tela maior, e possuir um total de 100 modos esportivos, contra 96 do Huawei Band 7. Entretanto, por utilizarem o mesmo aplicativo de monitoramento, a experiência de uso é muito semelhante. Mas isso não é um problema, muito pelo contrário, mostra que os dois produtos são excelentes.

No já citado é possível checar com detalhes qual foi a média de batimentos cardíacos, quais foram os picos, e averiguar com bastante precisão. Isso é excelente para mostrar caso haja algo de errado, e assim procurar um médico.

Imagem com o monitoramento cardíaco do autor.
Em um futuro não muito distante, poderemos medir também a pressão. (Imagem: Ailton Bueno)

Por fim, os dois aparelhos têm uma função muito bacana, que de tempos em tempos notificam informando que está na hora de se movimentar. Se você trabalha em home office, esse pode ser um baita aliado para evitar problemas oriundos da falta de exercícios. Uma curiosidade: durante um período, eu usei o relógio em um braço e a band no outro, e somente um deles estava conectado ao meu celular, mas ainda assim, ambos enviaram o aviso para se movimentar.

Bateria

Tanto o Huawei Watch Fit 2 quanto a Huawei Band 7 dão um verdadeiro show no quesito bateria. De acordo com a fabricante, o primeiro consegue aguentar até 10 dias de uso intenso, e até 7 dias de uso moderado. Enquanto isso, o segundo consegue durar até 14 dias de uso intenso e 10 dias moderadamente. Durante os testes, eu não consegui deixar nenhum dos dois com menos de 50% de bateria, isso deixando os ligados direto e fazendo os vários experimentos aqui descritos.

Imagem do relógio sendo carregado
Basta encaixar e recarregar.(Imagem: Ailton Bueno)

Os dois aparelhos utilizam um carregador que se conecta via magnetismo. Uma coisa que eu não gostei foi o fato de ter polos magnéticos no relógio, ou seja, o carregador só se encaixa de um jeito específico. Na Huawei Band 7 a conexão foi feita tranquilamente, porém, no Huawei Watch Fit 2, foi complicadinho de fazer a conexão, mas depois foi só carregar tranquilamente.

Outro teste feito foi para ver qual a porcentagem seria carregada pelo período de 10 minutos, e para minha surpresa, foram carregados 37%. O que dá uma boa autonomia e a garantia de que, mesmo com poucos minutos de recarga, poderemos usar nosso aparelho por um bom tempo.

Preço e disponibilidade

O Huawei Watch 2 está disponível em diversas lojas, como a Amazon, Submarino, mas a melhor oferta, até o momento da publicação desta análise, é a da Kabum, por R$ 799,00 à vista, ou em até 10x de R$ 84,10 sem juros.

Já a Huawei Band 7 pode ser encontrada na loja do Showmetech no Magazine Luiza por R$ 389,00 à vista ou em até 8x de R$48,63 sem juros.

Conclusão

Se observarmos bem de perto, tanto o Huawei Watch 2 quanto a Huawei Band 7 são bastante parecidos. Se você é do tipo de pessoa que está sempre conversando via celular, ou que gosta de pedalar pela cidade, então o Watch 2 é a sua escolha óbvia. Ainda mais por ter uma tela mais potente e a capacidade de tocar músicas. Mas se você não se importa com isso, e quer algo mais básico, mas ainda assim extremamente funcional, a Band 7 é a sua escolha. Os dois aparelhos dividem o mesmo aplicativo, então fora a parte física, ambos são tecnicamente iguais.

Particularmente, como eu dificilmente converso via celular, e uso muito meus fones de ouvido, além da pulseira ser um pouco maior, eu escolheria a Huawei Band 7.

Especificações técnicas

Review-comparativo: huawei watch fit 2 x band 7. Trazemos o comparativo huawei watch fit 2 x band 7 e apresentamos tudo o que os aparelhos da huawei fazem de melhor.
Os relógios. (Imagem: Ailton Bueno)

Huawei Watch Fit 2

ModeloHuawei Watch Fit 2
Dimensões46 × 33,5 × 10,8 mm
Tamanho do Pulso130–210 mm
Peso26 gramas (sem a pulseira)
TelaTamanho
Tela colorida AMOLED de 1,74 polegadas
Resolução
336 x 480 pixels, PPI 336
Caixa do RelógioCor
Midnight Black (Preto), Sakura Pink(Rosa), Isle Blue (Azul)
Material
Caixa frontal: alumínio
Caixa traseira: polímero
Pulseira do RelógioPulseira de silicone Midnight Black
Pulseira de silicone Sakura Pink
Pulseira de silicone Isle Blue
SensoresSensor IMU de 9 eixos (sensor do acelerômetro, sensor do giroscópio, sensor geomagnético)
Sensor óptico de frequência cardíaca
BotãoTela totalmente sensível ao toque, botão lateral
CarregamentoRequisitos de Tensão e Corrente do Carregador
5V/1A
Requisitos do sistemaAndroid 6.0 ou mais recente
iOS 9.0 ou mais recente
Nível de impermeabilidadeResistência à água classificação 5 ATM, até 50 metros. ISO 22810:2010
ConexãoNFC
Não compatível
Bluetooth
2,4 GHz, compatível com BT5.2 e BR+BLE
Taxa de transmissão: 2 Mbps
Alto FalanteCompatível
MicrofoneCompatível
BateriaUso típico: 10 dias
Uso intensivo: 7 dias
Porta de carregamentoDedal de carregamento magnético
Na CaixaRelógio x 1
Estação de Carregamento (incluindo cabo de carregamento) x 1
Guia de início rápido e Informações de segurança e Cartão de garantia x 1
PreçoR$ 799

Huawei Band 7

Modelo44,35 × 26 × 9,99 mm
PesoAproximadamente 16 g (sem a pulseira)
Tela1,47 polegadas AMOLED
194 x 368 pixels
Caixa do Relógiocor
cinza escuro, dourado, verde, vermelho
MaterialMateriais de polímero durável
Pulseira do RelógioPulseira de silicone Graphite Black – preto,
Pulseira de silicone Nebula Pink – rosa,
Pulseira de silicone Flame Red – vermelho,
Pulseira de silicone Wilderness Green – verde,
SensoresSensor do acelerômetro
Sensor do giroscópio
Sensor óptico de frequência cardíaca
BotãoBotão de liga/desliga e de funções
CarregamentoRequisitos de Tensão e Corrente do Carregador
5V 1A/ 1,5A/2A
Requisitos do SistemaAndroid 6.0 ou mais recente
iOS 9.0 ou mais recente
Nível de impermeabilidadeResistência à água classificação 5 ATM, até 50 metros. ISO 22810:2010
Conexão2,4 GHz, BT 5.0, BLE
Taxa de transmissão: 1 Mbps
Bateria14 dias para uso típico
PORTA DE CARREGAMENTODedal de carregamento magnético
Na CaixaHUAWEI Band 7 x 1
Cabo e estação de carregamento x 1
Guia do usuário, Informações de segurança e Cartão de garantia x 1
PreçoR$ 389

Veja também:

Para ver a análise de outros produtos tecnológicos, como esse do Robô aspirador Samsung Jet Bot AI+, e ficar por dentro de tudo do mundo da tecnologia, fique de olho aqui no Showmetech.

Comparativo Huawei Watch Fit 2 x Band 7

Comparativo Huawei Watch Fit 2 x Band 7
90 100 0 1
A Huawei apresenta ao mercado brasileiro o Huawei Watch Fit 2 e a Huawei Band 7, que são ótimos produtos e devem agradar suas respectivas faixas.
A Huawei apresenta ao mercado brasileiro o Huawei Watch Fit 2 e a Huawei Band 7, que são ótimos produtos e devem agradar suas respectivas faixas.
90/100
Total Score
  • Design
    100/100 Excelente
  • Conectividade
    80/100 Ótimo
  • Sistema operacional
    100/100 Excelente
  • Monitoramento de Saúde
    75/100 Ótimo
  • Monitoramento de atividades físicas
    95/100 Excelente
  • Bateria
    90/100 Incrível

Prós

  • A tela do Huawei Fit 2 é excelente
  • O Huawei Fit 2 permite você atender e conversar por ele, sem a necessidade de puxar o celular do bolso
  • O Huawei Fit 2 pode armazenar músicas
  • O desisgn de ambos é muito bom e elegante
  • A pulseira do Huawei Band 7 é grande e perfeita para quem tem pulso grande

Contras

  • A pulseira do Huawei Fit 2 é pequena
  • O acompanhamento de sono não funcionou muito bem

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
5
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados