Review: Intelbras Izy Speak! leva a Alexa para qualquer lugar na sua casa

img capa
A caixa de som inteligente Intelbras IZY Speak! vem trazer mobilidade e conveniência à assistente pessoal da Amazon

A Intelbras é uma empresa brasileira conhecida por suas soluções em telefonia e segurança, e está entrando de cabeça no mercado de dispositivos para a casa conectada. Um de seus mais recentes lançamentos é a caixa de som inteligente IZY Speak!, que traz a assistente virtual Alexa, da Amazon, em um conjunto portátil e com design moderno. Sua bateria interna e a certificação IPX4 — que aceita respingos de água — habilitam o speaker para uso externo. O Showmetech testou a smart speaker brasileira, e conta para vocês quais foram as impressões.

Design

A IZY Speak! é uma caixa de som no formato de uma torre cilíndrica, que permite ser acomodado facilmente em lugares com pouco espaço, como uma mesa de cabeceira. Seu design é elegante e discreto, combinando bem com os ambientes de casa. Com a proposta de ser portátil, por conta da bateria e certificação IPX4, a smart speaker mereceria uma construção mais robusta.

Construção da IZY Speak!
Design do aparelho é elegante, mas materiais poderiam ser melhores

O aparelho é visualmente bem acabado, mas a escolha de materiais dá a aparência de um produto mais barato. A parte superior e inferior da IZY Speak! são fabricadas em plástico rígido com acabamento fosco, que pode marcar facilmente ao ter contato com outros objetos. O corpo do dispositivo é envolto em uma tela metálica perfurada, pintada em preto fosco, que dá a impressão que sofreria corrosão facilmente em contato com umidade, e fica facilmente marcada pelos dedos. Por ser metálica, corre o risco de pequenas batidas deixarem a tela com marcas de amassado.

Na parte superior da IZY Speak! encontramos o painel de botões, todo revestido em borracha, e envolto em um aro de LED que se acende ao utilizar a Alexa. Neste painel, encontramos os microfones, LEDs indicadores de carga de bateria e modo de funcionamento, e os seguintes botões:

  • Liga/desliga e modo de funcionamento, onde você alterna entre Wi-Fi, Bluetooth e Auxiliar;
  • Aumentar volume;
  • Diminuir volume;
  • Microfone/WPS, em que podemos ligar e desligar o microfone, e acessar as configurações de Wi-Fi;
  • Assistente de voz, que ativa a Alexa — mas você pode ativá-la apenas falando “Alexa”.
Botões da IZY Speak!
A IZY Speak! possui cinco botões na face superior

Na parte de trás, no topo da caixa de som, encontramos as conexões micro USB para carregamento da bateria, e a entrada auxiliar (P2). Elas são cobertas por uma lingueta de borracha pouco prática: ela é grande demais, e durante o carregamento fica pendurada aberta. A posição das conexões poderia ser na parte inferior do aparelho, assim os cabos não ficariam pendurados durante sua utilização. Ainda na parte de trás, a emenda da tela metálica promove um “achatamento” no cilindro, prejudicando o visual.

Conexões da IZY Speak!
Tampa de borracha protege as portas micro USB e P2, mas poderia ser menor

O aparelho vem acompanhado de manual de instruções, carregador USB 5 volts e 2,4 ampéres, e cabo micro USB. Mas não espere que o cabo seja suficiente para você deixar a IZY Speak! ligada sempre na tomada: por ser curto (menos de 60 cm), se você quiser deixá-la em cima da escrivaninha vai ser necessário o uso de uma extensão, ou então adquirir um cabo USB mais longo.

Configurando com o App IZY Speak

Para começar a utilizar a IZY Speak! no modo Wi-Fi, é preciso fazer a configuração inicial no seu smartphone através do app IZY Speak, disponível para Android e iOS (iPhone). Para configurar, basta seguir as instruções na tela para adicionar um novo dispositivo. Durante a configuração inicial da smart speaker, é necessário desconectar seu smartphone da rede wi-fi e conectar em uma rede wi-fi criada pela própria speaker. Assim que a conexão for concluída, você poderá prosseguir com as configurações do aparelho, como habilitar a sua conta da Amazon para utilizar os comandos de voz com a Alexa.

App IZY Speak
App IZY Speak exibe informações da sua smart speaker

Dentro do app, você poderá controlar a música para sua caixa de som a partir de diversas fontes, como Spotify, TIDAL, Deezer, e até mesmo da memória do seu smartphone. O app é capaz também de mostrar o nível de bateria da speaker, modo de funcionamento e controle de volume. Dentre as configurações, você poderá alterar o nome do dispositivo, ver informações e selecionar o idioma da Alexa.

App IZY Speak
No app IZY Speak é possível acessar diversos serviços de streaming de música

Alexa, vamos lá?

Com a configuração feita, temos todas as funcionalidades da Alexa que encontramos nos aparelhos Amazon Echo. Nela, é possível incluir skills que vão adicionar funcionalidades à sua IZY Speak!, como escutar músicas no Spotify, ouvir a leitura de livros da sua biblioteca do Kindle ou brincar com as perguntas e respostas do Show do Milhão. Entretanto, não é possível escutar músicas do YouTube, pois não há conectividade através de skills — mas a conexão Bluetooth vem nos acudir, como veremos abaixo. Caso você já tenha uma conta da Amazon com skills, eles serão acionados normalmente pela IZY Speak!.

Amazon Alexa
A Amazon Alexa vem pronta para usar, basta conectar à sua conta Amazon

Uma grande vantagem da IZY Speak! em relação aos modelos da Amazon é poder levar a Alexa para qualquer lugar na sua casa, pois a bateria de 2400 mAH garante 4 horas de reprodução de conteúdo. Assim, você pode levá-la para o jardim, sacada, ou carregar pelos cômodos da casa, basta apenas estar conectado à internet.

Qualidade do som

A IZY Speak! pode tocar músicas através de apps conectados à Alexa, e também por Bluetooth e cabo auxiliar (P2). Ela possui um único alto falante de 5W RMS, que propaga o som em 360° através da tela metálica. O som do falante é honesto, atendendo bem para as interações com a Alexa, mas deixa a desejar para músicas. O som tem graves pouco presentes, e à medida em que o volume aumenta as vozes começam a ficas abafadas, e as batidas ficam no limite de distorcer.

A conexão por bluetooth é feita de forma simples, entretanto ela usa o padrão 2.1 implementado em 2007 — atualmente já existe a especificação 5.2. A qualidade do som permanece a mesma experimentada via wi-fi, mas durante os nossos testes percebemos que quando alguma pessoa passava entre o smartphone e a IZY Speak! — que estavam a não mais que 2 metros distantes um do outro — ocorriam cortes na transmissão.

A transmissão pelo cabo auxiliar também manteve a qualidade do som, mas sentimos falta do fornecimento do cabo P2 para conexão.

Conclusão

A IZY Speak! vem como opção para dar mobilidade à Alexa, sem ficar preso a uma tomada elétrica. Sua bateria garante algumas horas de música, mas ao preço de uma qualidade de som que poderia ser melhor.

É possível usar a IZY Speak! como o “comando” da sua casa conectada? Com toda certeza, mas para isso ela deve ficar conectada na tomada o tempo todo, o que faz pesar a posição da entrada micro USB, que poderia ter sido mais bem pensada. Se você não faz questão da mobilidade, talvez seja melhor levar em consideração um Echo Dot, que traz melhor qualidade de som a um preço mais baixo.

Posição do cabo IZY Speak!
Posição do cabo na parte superior é incômoda, e o cabo fornecido com a IZY Speak! é curto

Agora, se você busca uma caixa de som inteligente, que pode levar a Alexa para qualquer ambiente com wi-fi —e pode reproduzir música por bluetooth em qualquer lugar que não tenha wi-fi — você pode comprar a IZY Speak!, que está sendo vendida a R$ 549 no site da Americanas, com entrega para todo o Brasil.

Intelbras IZY Speak!
  • Design - 8/10
    8/10
  • Conectividade - 9/10
    9/10
  • Qualidade sonora - 6/10
    6/10
  • Acessórios - 7/10
    7/10
7.5/10

Summary

A Intelbras IZY Speak! confere mobilidade e praticidade à Alexa, mas a qualidade sonora nos deixa querendo mais.

Pros

  • Bateria garante 4 horas longe da tomada
  • Configuração wi-fi é fácil com o app IZY Speak
  • Toda a conveniência da Alexa está presente no dispositivo
  • Design discreto combina com a maioria dos ambientes

Cons

  • Alto falante peca na qualidade sonora
  • Posição da porta USB deixa o fio pendurado durante o carregamento
  • Cabo USB incluído é curto
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter