Review: Logitech G305 Lightspeed é um mouse gamer discreto e funcional

logitech g305 lightspeed destaque
O Logitech G305 Lightspeed conta com botões laterais e opções de ajuste de DPI para tornar as jogatinas muito mais específicas

Jogar no computador é algo que está muito ligado com desempenho máximo tanto da máquina quanto com a interação humana. Ter o máximo de controle sobre sua arma em um CS: GO é super necessário, e com isso os mouses gamers entram em cena. A Logitech tem se tornado uma das principais fabricantes de produtos tanto de escritório quanto para gamers, e o Logitech G305 Lightspeed é mais um exemplo de um produto com qualidade da empresa.

Ergonomia e design andam juntos

logitech g305 lightspeed 1
O G305 Lightspeed é vendido em várias cores.

Em termos de design, o Logitech G305 Lightspeed segue o padrão de mouses de escritório, com dimensões de 116,6 X 62,2 X 38,2 mm. Embora se apresente como um mouse gamer, a comum característica de LEDs RGB não se encontra presente no produto.

Embora seu design seja simétrico, permitindo que tanto canhotos (meu caso) quanto destros usem com tranquilidade, os dois botões no lado esquerdo do mouse só podem ser acessados durante o uso pelos usuários destros, tornando a escolha de qual mão usar um tanto mais absoluta se você quiser usar todas as suas ferramentas. 

Compacto, o mouse se adapta bem a vários usuários e as diferentes pegadas, porém é bem possível que caso sua mão seja muito grande ele será desconfortável. Em termos de qualidade da construção, é só o tirar da caixa e remover sua tampa para exibir o compartimento onde a pilha fica para sentir que ela é extremamente bem feita, sendo comparável a alguns mouses high-end que já tive a oportunidade de usar, como o Razer Deathadder Elite, já avaliado aqui no Showmetech.

A poderosa perfomance ajustável

Logitech G305 Lightspeed 2
Com o botão de ajuste de DPI, você pode configurar a sensibilidade do G305 Lightspeed.

O Logitech G305 Lightspeed conta com um botão embaixo do scroll que permite regular o DPI (pontos por polegada linear, em tradução livre) presente no sensor Hero do mouse. Basicamente, apertando esse botão a sensibilidade do mouse vai se alterando, o que é ótimo para jogadores que querem customizar mais o controle de seus jogos. Fizemos testes em CS: GO, jogo de tiro competitivo, e com o Doom de 2016. No caso do primeiro jogo, o ajuste de DPI no meio do jogo permitiu que em momentos tensos de movimentação rápida eu conseguisse me mover de forma funcional, enquanto em momentos de precisão ao executar o ajuste correto, vários headshots foram dados.

Já no Doom, o mouse com o máximo de DPI possível (12.000) conseguiu acrescentar e muito ao ritmo frenético do jogo, fazendo os movimentos da arma serem rápidos o suficiente para responder às dezenas de inimigos na tela.

Mesmo sendo um mouse wireless, em jogos como Dota 2 que dependem bastante da velocidade do clique, lag nenhum é notável. Com base em testes do site RTINGS, o Logitech 305 Lightspeed tem latência menor que 11ms, o que é um número considerado ótimo para os jogadores competitivos.

O produto conta com a tecnologia Lightning da Logitech, que ela divulga como “wireless tão rápido quanto um fio”, e de fato fazendo uso do receptor bem próximo do mouse, a identificação e uso dos comandos fica idêntica ao com fio. Por curiosidade, executamos um teste de até onde o receptor identificava os comandos do mouse, e em uma distância de 3 metros sem nenhuma parede os comandos continuaram sendo captados. Com algo entre o receptor e o mouse, a distância diminuiu para menos de um metro. 

Poderoso software de apoio

logitech g305 lightspeed 3
O Logitech G Hub permite configurar várias opções do mouse.

O Logitech G305 Lightspeed é compatível com o software Logitech G Hub, e com isso conta com várias possibilidades de edição de macros para os botões. A partir do software, é possível configurar os botões para controlar o programa OBS, caso você seja streamer, deixar no mudo o microfone ou o áudio do Discord e até mesmo usar o OverWolf a partir do mouse para gravar ou tirar imagens da tela.

Especificações e conteúdo da caixa

O Logitech G305 Lightspeed vem na caixa com uma pilha AA que segundo a fabricante dura até 250 horas, manuais, cabo extensor USB, o receptor USB e o mouse. O receptor fica embaixo da tampa do mouse, ao lado do compartimento de pilhas, então não se assuste se não o achar ao retirar da caixa.

As especificações do produto são as seguintes:

SensorHero com resolução de 200 a 12.000 DPI
Aceleração40G
Velocidade de Aceleração400 IPS
Taxa de transmissão por USB1ms
Botões6 (esquerdo, direito, scroll, controle de DPI e dois laterais)
Dimensões116,6 x 62,2 x 38,2 mm
Peso99g sem a pilha

Conclusão

O Logitech G305 Lightspeed é um ótimo mouse gamer com preços acessíveis no mercado. Juntando suas opções nativas com as configurações possíveis a partir do software Logitech G Hub, ele é uma grande ferramenta para quem quer jogar seus jogos no PC de maneira mais eficaz. O Logitech G305 Lightspeed está disponível por R$ 279 no Submarino.

Logitech G305 Lightspeed é um mouse gamer discreto mas funcional
  • Design - 9/10
    9/10
  • Conectividade - 10/10
    10/10
  • Botões Dedicados - 8/10
    8/10
  • Bateria - 10/10
    10/10
  • Extras - 10/10
    10/10
  • Preço - 7/10
    7/10
9/10
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter