Review: Marvel’s Spider-Man é a aventura definitiva do “cabeça de teia”

Dm58UqMW4AAPvKR - Review: Marvel’s Spider-Man é a aventura definitiva do “cabeça de teia”
O aracnídeo mais querido dos quadrinhos ganha um game surpreendente, eletrizante e muito divertido

Jogos de super-heróis não são fáceis de se fazer. E quando se fala do Homem-Aranha, existe mais quantidade do qualidade. Apenas alguns poucos títulos do Spider-Man ficaram na memória dos fãs e o “teioso” estava precisando de um game à sua altura há um bom tempo.

41721382 2200940306645522 6102452510985814016 n - Review: Marvel’s Spider-Man é a aventura definitiva do “cabeça de teia”
Preparado para viver a maior aventura do Aranha?

Foi nesse momento difícil que o estúdio por trás de sucessos como Sunset Overdrive e Ratchet & Clank, a Insomniac Games, surgiu para resgatar nosso querido herói de games medianos e esquecíveis com uma aventura incrível e exclusiva para o PlayStation 4.

A Sony cedeu ao Showmetech uma cópia física de Marvel’s Spider-Man para testes e, após uma semana de jogatina intensa e eletrizante nós apresentamos a vocês uma análise completa desse game que supera muitas expectativas.

Vai Aranha!

Além de sua incrível jogabilidade, que iremos abordar mais adiante, certamente um dos elementos de maior destaque do game é sua história. Além de bem construída e explorando os personagens que já conhecemos como Peter Parker, Mary Jane e tantos outros, ela é completamente independente de quaisquer filmes já lançados sobre o Homem-Aranha.

screenshot twitter.com 2018.09.14 10 30 19 - Review: Marvel’s Spider-Man é a aventura definitiva do “cabeça de teia”
Hora de salvar Nova York!

Dessa forma, ela não é uma história “fresca” por assim se dizer, mas permite que jogadores que não acompanham a trajetória do personagem não se sintam perdidos durante a trama. Mas isso não quer dizer que a Insomniac se esqueceu dos fãs de carteirinha do Homem-Aranha.

O game é recheado de easter-eggs e referências aos filmes e seriados recentes da Marvel. Como um dos objetivos opcionais do game é utilizar as habilidades fotográficas de Peter para tirar fotos de pontos marcantes de New York, não se surpreenda se você achar alguns locais bem familiares ao longo da aventura. A famosa Torre dos Vingadores, por exemplo, é o prédio mais alto da cidade!

41688293 2200940319978854 8012859801107169280 n - Review: Marvel’s Spider-Man é a aventura definitiva do “cabeça de teia”
O Demolidor de Hell’s Kitchen tá em casa?

Além das fotos, outros itens colecionáveis estão espalhados pelo game, como é o caso das antigas mochilas de Peter, que estão espalhadas por Nova Iorque. Nelas o jogador vai encontrar itens importantes da história do Homem-Aranha e outras surpresas interessantes. A Insomniac acertou na mosca em como colocar colecionáveis no game e estimular o jogador a encontrá-los, uma tarefa muito difícil para games de mundo aberto.

Esses itens espalhados pelo mundo do jogo ajudam a tornar a história mais concisa, mas seu poder principal fica por conta da excelente atuação dos personagens. Sejam eles heróis ou vilões, todos são personagens densos e complexos, com emoções críveis e interpretações capazes até de superar muitas das que já tivemos chance de acompanhar nas telas do cinema com os filmes do aracnídeo.

O jogador tem a oportunidade de perceber como os personagens são bem construídos porque o game permite que você jogue com vários jogadores, como, por exemplo, Mary Jane ou Miles Morales (um personagem recém introduzido no cânone do Homem-Aranha e que não vou revelar mais detalhes para não dar spoilers).

41723693 2200940299978856 2126071827280166912 n - Review: Marvel’s Spider-Man é a aventura definitiva do “cabeça de teia”
Mary Jane tem sua chance de brilhar e ajudar o herói no game.

Nestes segmentos especiais do game, o ritmo da jogabilidade é quebrado um pouco para construir a mensagem de que todos podem ser heróis de alguma forma, mesmo que não tenham super-poderes. Um ensinamento que o humilde spider-man sempre transmitiu em suas aventuras.

É surpreendente como o game consegue explorar a história de tantos personagens de uma forma tão detalhada. Desde missões de investigação, desafios de combate e até caça a pombos, espere descobrir detalhes que até mesmo os fãs mais apaixonados deixariam escapar.

screenshot twitter.com 2018.09.14 10 30 42 - Review: Marvel’s Spider-Man é a aventura definitiva do “cabeça de teia”
Uma aventura eletrizante em uma banca próxima de você!

O grande herói de Nova York

Mas Marvel’s Spider-Man não é só um game com história bem construída e ótimos personagens. O jogo possui mecânicas divertidas, empolgantes e um sistema de combate que se inspira na jogabilidade dos games da série Batman Arkham. Sendo assim, todas as lutas são fluídas e o “senso de Aranha” de nosso herói funciona para alertá-lo dos golpes dos inimigos para desviar no momento certo.

Além do sólido sistema de combate, o jogador ainda conta com habilidades, trajes e dispositivos especiais. Como concluir missões secundárias e vencer os inimigos sofrendo a menor quantidade de dano possível rendem pontos de experiência para conseguir pontos de habilidade, é altamente recomendável que o jogador treine bastante antes de partir para as lutas mais pesadas da história.

Os trajes diferentes do Homem-Aranha são um show à parte. Além de prestarem homenagem aos diferentes momentos ao longo da jornada do aracnídeo nos gibis, filmes e séries animadas, cada um deles possui uma habilidade especial que pode ser ativada quando a barra de combos do jogador estiver no máximo. Junte isso a diferentes melhorias que você pode ativar com cada traje e o resultado são diversas combinações de uso em combate.

O jogador ainda conta com diferentes gadgets desenvolvidos por Peter Parker para lhe ajudar em suas missões. Desde lançadores de teias elétricas até um mini-robô aranha, são vários os equipamentos a serem desbloqueados e melhorados para uso nos combates. Muitos são essenciais quando se está enfrentando um grupo grande de inimigos, quando somente atirar teias e disparar socos e chutes pode não ser suficiente.

screenshot twitter.com 2018.09.14 10 28 06 - Review: Marvel’s Spider-Man é a aventura definitiva do “cabeça de teia”
Aquele traje feito pelo Tony Stark vem bem a calhar!

Felizmente, sempre que você se sentir “preso numa teia”, em uma situação complicada, você pode utilizar a habilidade do nosso querido aracnídeo de se balançar pelos ares com suas teias. Aliás, essa funcionalidade é certamente uma das mais divertidas e excitantes do game.

Se balançar entre os prédios de Nova Iorque, e cruzar grandes distâncias apenas planando nos ares, dá ao jogador uma ótima sensação de poder e liberdade. A mecânica foi implementada de forma tão eficiente e divertida que o sistema viagem rápida talvez fique em segundo plano. Mas acredite, as cutscenes que ocorrem nesses momentos são impagáveis!

screenshot twitter.com 2018.09.14 10 29 29 - Review: Marvel’s Spider-Man é a aventura definitiva do “cabeça de teia”
“Voando” por Nova York.

A única mecânica do game que deixa a desejar e quebra o ritmo da jogabilidade são os puzzles para consertar mecanismos e identificar substâncias químicas. Alguns deles chegam a ser tão simples que o jogador pode começar a questionar se era realmente necessário para o game. Os puzzles poderiam ser mais inteligentes, que realmente testassem o poder de perspicácia do jogador e fossem mais do apenas minigames banais de quebra-cabeça e reconhecimento de padrões. Afinal de contas, o Homem-Aranha é mais inteligente que isso, não é mesmo?

Spider-Man, seu amigo da vizinhança

Um jogo do Homem-Aranha não seria nada sem o cenário adequado. Reproduzir a ilha de Manhattan com certa fidelidade e de forma que o mundo do game esteja vivo e complemente a aventura não é uma tarefa fácil, e a Insomniac fez um ótimo trabalho nesse aspecto.

41345266 2189816834424536 9072105951569379328 n - Review: Marvel’s Spider-Man é a aventura definitiva do “cabeça de teia”
O Homem-Aranha conhece os melhores ângulos!

Além de gráficos exuberantes, o mais importante é que você sente a cidade de Nova York viva. Existem sempre crimes ocorrendo pela cidade, os pedestres reagem à suas ações e até te cumprimentam ou tentam tirar fotos! A forma como a cidade foi construída contribui até mesmo para a mecânica de mobilidade, pois você nunca irá se chocar contra um prédio ou árvore, pois o game permite ao aracnídeo desviar automaticamente de obstáculos ou andar pelas laterais dos prédios.

E a melhor forma de aproveitar a Grande Maçã é com fotos! O game possui um modo fotografia que podemos considerar como elemento essencial de qualquer jogo de mundo-aberto da atualidade. Com ele o jogador pode escolher seu momento preferido, pausar o game e controlar a posição da câmera para capturar uma cena, seja ela com filtros especiais, customização de revista em quadrinhos ou mesmo uma selfie bacana.

41332486 2191657720907114 4807258539661721600 n - Review: Marvel’s Spider-Man é a aventura definitiva do “cabeça de teia”
Que vista!

Apesar de a trilha sonora do game não se destacar, o tema clássico do Homem-Aranha toca nos momentos certos da aventura, com seus arranjos instrumentais com tom mais épico, especialmente quando você está saltando e se balançando por entre os prédios. É um toque especial feito na medida certa.

É surpreendente como todos os aspectos que exploramos nessa análise (visual, história, jogabilidade, etc) se uniram para criar uma experiência única de transformar o jogador no Homem-Aranha. Para quem nunca teve a oportunidade de jogar algum dos games antigos do “cabeça de teia”, Marvel’s Spider-Man me fez sentir como um verdadeiro super-herói!

Dm8LokpXoAM8F8j - Review: Marvel’s Spider-Man é a aventura definitiva do “cabeça de teia”
Shazam!
Marvel's Spider-Man (PS4)
  • 90%
    Visual - 90%
  • 95%
    História - 95%
  • 95%
    Jogabilidade - 95%
  • 85%
    Som - 85%
91.25%

Resumo

Marvel’s Spider-Man é uma experiência digital que entrega a todos os fãs do aracnídeo uma aventura emocionante que faz o jogador se sentir na pele do super herói

Dm58UqMW4AAPvKR - Review: Marvel’s Spider-Man é a aventura definitiva do “cabeça de teia”

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via