Arábia Saudita construirá uma cidade 33 vezes maior que Nova York

Arábia Saudita construirá uma cidade 33 vezes maior que Nova York
A enorme cidade tem o objetivo de ampliar os horizontes econômicos do país, abandonando a indústria petrolífera para apostar em inovação
rtx3hzpm - Arábia Saudita construirá uma cidade 33 vezes maior que Nova York
Christine Lagarde, Diretora-Gerente do FMI;  Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita; e Masayoshi Son, CEO do SoftBank Group Corp. Foto tirada pela Reuters no evento de apresentação do projeto.

O petróleo é um recurso fóssil limitado, com produção natural que demora incontáveis anos. Os humanos não fazem questão de economizá-lo, graças a lucratividade da comercialização, por isso ele está se tornando cada vez mais escasso. Já prevendo o colapso, a Arábia Saudita, maior país exportador de petróleo do mercado, já começa a se mexer para não ser mais tão dependente do produto (que está em queda de preço faz anos). A aposta da vez é a NEOM, uma cidade futurista que promete abrigar tudo que é mais avançado no mundo, de biotecnologia a comida. Conheça agora esse ambicioso projeto!

Uma cidade para sonhadores

O anúncio veio por parte de Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita, a nova figura política do governo. Ele promete mudanças para modernizar o país, como torná-lo moderado e tolerante com outras religiões. A cidade NEOM é outra iniciativa para se desprender de mais um costume moderno: o petróleo.

mapa - Arábia Saudita construirá uma cidade 33 vezes maior que Nova York
A cidade terá 26 mil km², em plano nesse mapa

O investimento será pesado: US$ 500 bilhões. O dinheiro virá do próprio governo saudita e investidores privados. Tudo para construir uma cidade com mais de 26 mil km², 33 vezes maior que a cidade de Nova York e 74x maior que minha Arapiraca (AL). É grande, muito grande! Para tanto, 5% da estatal petroleira Saudi Aramco será vendido, convertendo-se em até US$ 300 bilhões.

Para que tanto espaço? A pretensão da NEOM é ser pioneira em diversos setores: energia e água, mobilidade, biotecnologia, alimentação, engenharia avançada e até entretenimento. Entre os planos ambiciosos, está a construção de uma ponte que vai ligar a Ásia à África, da Jordânia até o Egito, sendo ponto de rota até para a Europa. A mobilidade também impressiona com meios de transporte autônomos, sistema inteligente de monitoramento de tráfego (que pode evitar até 40% do número de congestionamentos) e uso de drones para entrega de encomendas.

Ainda há outra grande meta: ser uma cidade 100% ecológica. Estamos falando em uso quase total de energia sustentável e foco em estações eólicas e solares. Não obstante, pesquisas serão feitas para se aproveitar melhor todo tipo de energia, desde o petróleo até algas, e novas fontes que serão descobertas. NEOM será uma das maiores cidades quase que totalmente verdes!

untitled - Arábia Saudita construirá uma cidade 33 vezes maior que Nova York
Consegue ver os futuros edifícios, a orla e pessoas felizes?

Mas, no meio do deserto, como vão produzir alimento? Estufas verticais potencializadas por energia solar prometem uma produção eficiente em questão de tempo e espaço ocupado. As plantações serão irrigadas por água potável do mar vermelho, tratada em máquinas. Eles não falaram de animais em nenhum momento. Por que será? Você lembra que publicamos sobre como está sendo possível produzir carnes sem matar animais? Talvez essa seja mesmo a carne do futuro!

432451 - Arábia Saudita construirá uma cidade 33 vezes maior que Nova York
Jardim dos Milagres, em Dubai, é o atual maior jardim do mundo, com 45 milhões de flores

A cidade não abrigará somente cientistas e investidores. Pensando nas pessoas, NEOM terá atrações únicas. Comprometeram-se a fazer o maior jardim do mundo, um parque natural “sem fim”, um parque aquático com uma grande piscina de ondas, além de vários parques temáticos “futuristas”. A ideia é atrair turistas e fazer o cotidiano dos moradores sempre diferente.

A pretensão chega a tal nível que poderemos ver o nascimento de uma nova Hollywood, na verdade, muito mais do que isso. A cidade deve produzir filmes, programas de TV, música e até jogos! E não é só para o público do Oriente Médio, como é a enorme Bollywood para os indianos, é essencialmente para exportação.

Com localização estratégica, até o clima foi um fator que levaram em conta. Com agradáveis 30ºC, NEOM fica no lugar mais frio da Arábia Saudita.

Cidade maravilhosa, para um povo mais que maravilhoso

É uma cidade muita maravilhosa para pessoas comuns, é o que dá a entender o príncipe herdeiro Salman. “Esse lugar não é para pessoas ou empresas convencionais, esse será um lugar para sonhadores do mundo”, ele comentou. O príncipe continua: “A forte vontade política e o desejo de uma nação. Todos os fatores de sucesso estão lá para criar algo grande na Arábia Saudita.”

NEOM será quase como uma Hong Kong, um centro econômico independente, com suas próprias leis e impostos. “É uma faca de dois gumes. Se eles trabalharem e irem pelo caminho certo, com toda sua força, eles criarão um outro país, algo completamente diferente… e se eles forem na direção errada, será a destruição desse país”, comentou Mohammed bin Salma. É esperado que a primeira seção da cidade seja finalizada em 2025.

?Você moraria em Neom? Comente abaixo!

Fontes: NEOM site e Business Insider

 

rts1h5w5 - Arábia Saudita construirá uma cidade 33 vezes maior que Nova York

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via