REVIEW: Monster Hunter Stories 2 – Mais um excelente JRPG para o Switch

Review: monster hunter stories 2 - mais um excelente jrpg para o switch. Monster hunter stories 2 é com toda certeza um dos maiores acertos da capcom nos últimos anos.
Monster Hunter Stories 2 é com toda certeza um dos maiores acertos da Capcom nos últimos anos.

A Capcom anda trazendo uma onda de excelentes jogos nas mais diversas áreas. Com Monster Hunter Stories 2, a empresa acerta mais uma vez, dessa vez com a continuação de uma de suas franquias mais amadas, mas com um sistema de batalha diferente, por turnos. O game mistura elementos de colecionamento de monstros, similar a Pokémon, mas com diversas inovações que fazem dele algo totalmente novo, e o melhor de tudo: totalmente traduzido para o português.

O sucessor da lenda

Imagem do herói de monster hunter stories 2
O herói pode ser montado de acordo com a vontade do jogador, há como alterar absolutamente tudo, desde a cor dos olhos como o tipo do cabelo, nariz, colocar tatuagens e muitas outras coisas.

Nessa nova aventura nós somos o neto ou a neta do lendário Montador Red que está em um cerimonial. Contudo, do lado da ilha, uma jovem corre no meio da floresta, se escondendo de um grupo de caçadores. Ela então encontra um dragão avermelhado, que entrega um ovo à menina. Os caçadores reaparecem e atacam os dois, o que faz com que o dragão se defenda e levante voo. Um pouco depois, descobrimos que os caçadores estão buscando o Ratha Avassalador, que segundo a lenda, traz consigo as Asas da Ruína, que podem destruir o mundo.

Esse é o ponto de partida de Monster Hunter Stories 2. Quase todo momento somos lembrados que somos o parente de alguém que é muito importante para a vila. Além disso, é dito que nosso personagem acabou de se tornar um Montador, e ele passa a ser acompanhado por sua professora, Kayna. Juntos eles vão realizar algumas missões para entender as razões que levaram alguns Monsties a agirem de forma não-natural. E logo na primeira missão, eles conhecem Navirou, um Feline que também quer saber o que está acontecendo. Os três então se juntam e o simpático gatinho passa a servir como a voz do personagem principal, já que ele é mudo durante a jornada.

A forma como a história é contada, é muito bacana, e com muitos flashbacks, já que há uma relação muito forte entre nosso herói e seu avô, que é bastante carismático. Os demais personagens presentes na aventura também são bem legais, e dá vontade de saber mais sobre eles.

Vai, PokéBo…. Monstie!!!

Navirou, um personagem gato de monster hunter stories 2
Navirou é um simpático Feline que nos acompanha durante a jornada e serve também como nosso guia, já que ele consegue averiguar qual a qualidade do ovo encontrado.

Em Monster Hunter Stories 2 nós utilizamos os Monsties na batalha. Eles podem ser obtidos na forma de ovos em cavernas espalhadas pelo mundo. Essas cavernas podem ser divididas entre as comuns e as especiais, essas com monstros mais raros e poderosos. Elas podem aparecer de forma aleatória no mapa, então é possível esquecer a missão principal e ficar se aventurando entre elas em busca do monstrinho perfeito. Podemos ter mais ou menos uma noção da qualidade da criatura dentro do ovo graças ao aviso de Navirou.

Mesmo entre os monstros iguais, há diversas diferenças entre eles, sendo a principal um campo de nove pontos onde podemos ativar genes, que são passados de monstro para monstro. Alguns deles podem vir com esses pontos travados, então é sempre interessante ter vários do mesmo, para encontrar a melhor opção possível.

Todos os monstros na equipe ganham experiência igual, mesmo os que não participam de batalhas, facilitando assim o treinamento. Então não fique com vergonha de ter vários do mesmo tipo e depois selecionar o melhor para fazer parte da sua equipe.

Lutando com seu Monstie

Diferente da franquia Pokémon, em Monster Hunter Stories 2 nós lutamos com nosso Monstie. Para isso é necessário comprar ou forjar os melhores equipamentos para o personagem principal. E essa é com certeza uma das coisas mais divertidas de se fazer no game. Caçar certos itens para fazer aquela armadura que ajudará em uma batalha específica é sensacional. O motivo principal disso é que para se criar uma armadura, precisamos de uma peça do rabo de monstro, então temos que caçá-lo para poder enfim conquistar aquela desejada peça.

Cena de um ataque duplo em monster hunter stories 2
Durante o combate é possível montar nos Monties e desferir golpes poderosos, é possível ainda dar ataques duplos com seu parceiro, causando danos devastadores.

E como lutamos em parceria com nosso Monstie favorito, nós temos que montar a melhor estratégia para sobrepujar inimigos poderosos. Navirou eventualmente dá pitacos e dicas, o que facilita na hora de lutar contra certos inimigos. Além disso, dependendo do movimento escolhido, podemos dar golpes duplos com nossas criaturas, o que dá um dano maior no adversário.

O combate é em turnos e tem como base o clássico sistema de Papel, Pedra e Tesoura, explico: Ataque Rápido vence Ataque Forte, que vence Ataque Estratégico, que vence Ataque Rápido. Isso também é aplicado para as diversas habilidades especiais dos Monsties e do nosso Montador. Afirmo aqui que esse sistema é um dos mais divertidos que tive o prazer de jogar nos últimos tempos e também um dos mais estratégicos que já vi. Como podemos ver o que nosso Monstie e nossos companheiros farão, podemos coordenar conforme a necessidade, dando uma profundidade gigante para as lutas.

Outra coisa bacana de se poder fazer é variar entre os tipos de armas disponíveis. Particularmente eu usei uma espada gigante, um martelo grande, e arco e flecha. Tal qual os Monsties eles podem ser alterados de acordo com a vontade, assim dando mais um importante elemento estratégico ao combate. Ainda nele, a cada vez que deixamos a vila, temos um total de 3 corações que podem ser usados, isto é, a cada vez que nosso personagem ou nosso Monstie fica sem vida, perdemos um coração e o recém-caído recupera a vida. Para recuperar basta ir até à cidade novamente e pronto. Para facilitar, e muito, há o sistema de Gatovan, que nos leva para pontos determinados do mapa.

Durante a jornada, será comum encontrar certo pontos de interesse espalhados pelo mapa. Coisas como cipós, pedras de pulo, água, buracos e outros. Todas essas coisas podem ser exploradas conforme o Monstie utilizado. Por exemplo, a primeira criatura recebida no jogo tem a habilidade de pular livremente e acessar locais que as outras não conseguem. Por isso é importante ter um time bastante variado, o que aumenta e muito a rejogabilidade de diversas sessões do jogo.

Mas que bela ilha

Uma das primeiras coisas que me impactou em Monster Hunter Stories 2 foi a beleza dos cenários e dos monstros. A qualidade de tudo é belíssima, das casas, cenários abertos com rios, muitas árvores e diversos tipos de Monsties. O game usa um sistema de semi-mundo aberto ligado por regiões, o que dá uma grande profundidade para tudo. Além disso, há as cavernas e tocas de monstros que aparecem de forma aleatória. Esse é um daqueles jogos que dá para esquecer a história principal e ficar perdido explorando tudo por aí.

Review: monster hunter stories 2 - mais um excelente jrpg para o switch. Monster hunter stories 2 é com toda certeza um dos maiores acertos da capcom nos últimos anos.
Monster Hunter Stories 2 tem muitos cenários belíssimos para serem explorados e as criaturas montadas pelo jogador podem ser alteradas a qualquer momento, e todas elas possuem diferentes tipos de movimentações.

Outra coisa muito bonita são os efeitos especiais de quando usamos golpes montados com nossos Monsties. Se a criatura da vez tiver asas, ela voará, se for terrestre, correrá, e por aí vai. Dá também para dar golpes duplos com o parceiro da vez. Esses golpes arrebentam o adversário, e são extremamente bem feitos. É impossível não comparar com Pokémon, mas pelo menos pra mim, Monster Hunter conseguiu fazer melhor que a franquia da Nintendo.

Porém, essa beleza toda custa nas telas de carregamento. Se você já está acostumado com o tempo de espera do PlayStation 5 e do Xbox Series S|X, poderá se frustrar um pouco com a performance de Monster Hunter Stories 2 no Nintendo Switch. Várias foram os momentos onde a transição de áreas demorou um pouco, ou então a tela travou entre uma cena da história e ficou alguns segundos assim até entrar na batalha. Nada que incomode, mas é sempre bom salientar essa situação.

Som na caixa

Todas as canções presentes no game são de altíssima qualidade e capturam com perfeição o tom das cenas e das batalhas presentes em Monster Hunter Stories 2.

Além de ter acertado em cheio nos gráficos de Monster Hunter Stories 2, a Capcom fez com que a trilha sonora do game também ficasse magnifica. Com músicas orquestradas que enchem a alma e criam o clima perfeito para a aventura. Ela ficou a cargo de Masahiro Ohki, Yuko Miyata e Marika Suzuki, todos começando a sua jornada na área. Os sons dos golpes dados pelos Monsties e pelos humanos ficou ótimo também. Isso sem mencionar os rugidos dados durantes os golpes especiais. Tudo aqui me agradou de um jeito que fazia tempo que eu não via.

Outro ponto importante a se citar é o fato de que as principais cenas de diálogos do jogo são totalmente dubladas, em inglês e japonês, contudo, finalmente, há a opção de se jogar com legendas em português. Eu confesso que no começo eu estranhei um pouco em ver o nome dos golpes no nosso idioma, mas depois de algumas horas eu só curti o desenrolar do game.

Monster Hunter Stories 2

No geral, Monster Hunter Stories 2 é um excelente game. Se você está procurando uma aventura que com certeza irá te segurar por muitas e muitas horas, dê uma chance para o título. Com um combate por turnos que é fácil de se aprender e uma história cativante, com toda a certeza ele entrará para o seleto grupo de ótimos jogos de RPG que estão disponíveis no Nintendo Switch. Além disso tudo, some o fato de poder apreciar tudo em português, e poder batalhar com os amigos, já faz dele um dos grandes jogos do ano.

Para mais novidades de jogos e listas como esse Top 10 Indies Brasileiros , fique de olho no Showmetech.

Veja também

Monster Hunter Stories 2
  • Jogabilidade - 9.5/10
    9.5/10
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • História - 9.5/10
    9.5/10
  • Som - 10/10
    10/10
9.8/10

Monster Hunter Stories 2

Monster Hunter Stories 2 tem um excelente e fácil sistema de batalha e a capacidade de prender o jogador por horas e horas, com um sistema de criação de Monsties que além de ser bem legal, é divertido de ser explorado.

Pros

  • Combate estratégico e divertido
  • Gráficos alucinantes
  • Trilha Sonora de qualidade

Cons

  • Loadings demorados em algumas partes
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário