Início » Geral » Review: Moto G Segunda Geração (2014)
Geral

Review: Moto G Segunda Geração (2014)

moto g hero lifestyle shot - Review: Moto G Segunda Geração (2014)
O novo Moto G já está disponível no Brasil. Confira a análise do novo aparelho e descubra as novidades em relação à primeira geração.

O Moto G foi um marco na história da Motorola. O aparelho (pelo menos aqui no Brasil), fez com que a marca se posicionasse novamente como uma boa opção para o consumidor –  processo esse que começou com a família RAZR D.

Com custo médio, alto desempenho e sistema operacional atualizado, o Moto G é indiscutivelmente um sucesso. Agora, a Motorola lança o seu sucessor. Chamado simplesmente de Moto G (segunda geração ou Moto G 2014), a empresa diz ter aprimorado o aparelho levando em consideração o feedback dos consumidores.

Será que novo Moto G consegue superar seu antecessor? Descubra!

Apresentação

O desenho do novo Moto G é ligeiramente diferente do modelo anterior. A principal mudança fica por conta dos alto falantes estéreo, localizados na parte frontal do dispositivo (semelhante ao Moto E). O posicionamento dos botões power e volume não foi alterado. O tamanho do dispositivo aumentou consideravelmente devido a tela.

O peso do aparelho está melhor distribuído e inclusive passa a impressão de ser mais leve que o seu predecessor. A pegada pode incomodar usuários que não estão acostumados ou que não gostam de telas grandes, e num primeiro momento, pode ser difícil manuseá-lo com apenas uma mão.

O modelo encaminhado para testes foi o XT1069Colors DTV. Na caixa, temos o aparelho, o carregador de viagem, cabo USB, fone de ouvido (simples, idêntico aos que acompanham o primeiro Moto G), antena externa para a TV digital e a capa Shell turquesa, além dos manuais.

img 20140923 101222 - Review: Moto G Segunda Geração (2014)

 

Tela

A tela continua excelente: também IPS e com resolução de 1280×720 pixels. Se você já possui ou experimentou a primeira geração do Moto G, saiba que todas as características foram mantidas. Não é possível ver pixels a olho nú e o brilho continua excelente.

A novidade é o tamanho: antes com 4.5“, agora o display tem 5“. A diferença em números é pouca, mas no uso, é drástica. A mudança pode ser positiva ou negativa, dependendo da perspectiva. Como amante de grandes telas, gostei muito do upgrade –  mesmo não conseguindo manusear o aparelho com facilidade em alguns casos. Pessoas com mãos pequenas ou com resistência à grandes telas podem enfrentar dificuldades.

Como no primeiro Moto G, a tecnologia anti riscos Gorilla Glass está presente. Isso garante que o vidro da tela se mantenha como novo por um bom tempo. Só não vá abusar e colocar o telefone no bolso junto com um molho de chaves, hein! A proteção está lá, mas é sempre bom se precaver.

img 20140923 101319 - Review: Moto G Segunda Geração (2014)

Áudio

O novo Moto G agora tem alto falantes estéreo na parte frontal. Eles são relativamente potentes e a qualidade de som é bem superior à do modelo antigo. A experiência ao assistir TV ou vídeos e jogar é mais imersiva. Com o poderio dos alto-falantes, dá pra transformar o aparelho num player de música portátil. Sem dúvidas, um dos grandes atrativos do novo modelo!

Sistema Operacional

Mais uma vez, a Motorola dá um show. Como os demais dispositivos da família Moto, o Android aqui é praticamente puro, sem skins ou personalizações no sistema. Isso faz com que o sistema seja limpo, rápido, ágil e compatível com a maioria dos aplicativos disponíveis na Google Play Store. A única alteração, é a adição de aplicativos da própria empresa, que citarei num próximo tópico.

O aparelho vem com a versão mais recente do sistema operacional do Google, a 4.4.4 e tem atualização garantida para o Android L (que sai no fim do ano).

A versão mais recente do S.O. e a garantia de atualização, são grandes diferenciais do Moto G em comparação com os principais dispositivos da categoria mid end, que quase nunca possuem esse tipo de suporte.

Câmera

Aqui é mais explícito que a Motorola realmente ouviu o feedback dos usuários. A câmera do novo Moto G deu um salto enorme em comparação com o antigo modelo. Agora com 8MP, o sensor consegue captar imagens mais nítidas e cores mais reais. Destaque também para os recursos de foco automático e HDR, que melhoraram drasticamente.

A melhora na gravação de vídeo também é considerável. O foco durante as gravações muda de forma mais natural. O resultado são filmagens mais nítidas e com menos ruídos.

Desempenho

Aqui, não tivemos melhoras em relação à primeira geração. O processador (Cortex-A7 Quad Core 1.2GHz), a GPU (Adreno 305) e a quantidade de memória RAM (1GB) são os mesmos. Isso não é exatamente um ponto negativo, já que o aparelho ainda oferece ótimo desempenho – mas, um upgrade sutil nessas configurações seriam bem vindas.

O dispositivo aguenta vários aplicativos rodando simultaneamente, sem apresentar lentidões ou travamentos.

Jogos

Como seu antecessor, o novo Moto G cumpre bem seu papel para jogos. O pacote bom desempenho + tela grande + alto-falantes frontais, torna o dispositivo um excelente console portátil.  Além disso, é compatível com grande parte dos jogos mais populares na Google Play Store. Testei Assassin’s Creed: Pirates, Subway Surfers, Meu Malvado Favorito: Minion Rush e Homem Aranha: Sem Limites. Todos rodaram muito bem.

Personalização

Como não poderia faltar, o novo Moto G também tem a sua capa traseira removível. Chamadas de Moto Shells, as capas estarão disponíveis em várias cores e modelos em breve. Fique ligado no site oficial da Motorola para mais infromações.

O modelo básico vêm apenas com a Shell preta. Os modelos colors e colors DTV, acompanham uma shell turquesa extra.

shells novo moto g - Review: Moto G Segunda Geração (2014)

Armazenamento

O modelo fornecido para testes foi a variante XT1069 (DTV Colors), com 16GB de memória interna. Desses 16GB, quase 13GB estão disponíveis para o usuário (o restante é reservado para o sistema operacional). Os demais modelos vêm com 8GB.

O diferencial em comparação com seu antecessor foi o (tão solicitado) slot para cartão MicroSD, que suporta memórias de até 32GB. Ou seja, agora o Moto G é uma boa escolha pra quem precisa de grande espaço de armazenamento.

Multi SIM

Se você já tem um aparelho multi sim (multi chip) da família Moto, saiba que os recursos continuam os mesmos. As configurações multi sim permitem que você defina o chip padrão para ligações, SMS e conexão de dados. Por padrão, o smartphone pergunta ao usuário qual deve ser o sim selecionado para a ação. Por exemplo, ao ligar para um contato ou enviar um SMS, surge uma janela pop up com a seleção do chip.

moto g sim pop up showmetech - Review: Moto G Segunda Geração (2014)

Rádio FM & TV

Todos os modelos do novo Moto G vêm com rádio FM. O aplicativo é exatamente o mesmo do Moto G primeira geração, sendo necessário ter um fone de ouvido conectado – já que funciona como antena. Os resultados nos testes foram satisfatórios: apesar de ter presenciado algumas oscilações no sinal, a rádio do novo Moto G se comporta de forma semelhante à dos aparelhos da categoria com FM.

A TV digital é um recurso exclusivo da versão XT1096. O autor Diego Toda testou o recurso e deixou suas impressões: segundo ele, a DTV funciona muito bem, desde que utilizando a antena externa (que acompanha o Kit).

Motorola moto g smt review 06 - Review: Moto G Segunda Geração (2014)

Aplicativos Exclusivos

Como não podia deixar de ser, o novo Moto G traz os aplicativos exclusivos da família Moto. São eles o Alerta, o Ajuda, o Assist e o Migração Motorola.

O Alerta é um aplicativo de segurança, que dentre algumas opções, permite o envio da sua localização para familiares e amigos. O Assist detecta seu status atual e automatiza algumas configurações do telefone (por exemplo, deixando-o no modo silencioso quando estiver em reunião ou em aulas). O Migração Motorola permite que você importe contatos, dados e outras configurações do seu telefone antigo (Androids e iPhones são suportados). O Ajuda é um grande manual virtual que fornece contato direto com o antedimento da Motorola via chat ou chamada de voz.

São adições muito bem-vindas aos pré-instalados – especialmente o Ajuda e o Assist.

Autonomia de Bateria

A capacidade da bateria continua a mesma do seu antecessor – 2070mAh. Mas não pense que pelo aumento da tela, o aparelho vá descarregar mais rapidamente que o Moto G primeira geração. Sem otimizações e com uso moderado, é possível sair de casa pela manhã e voltar no fim da tarde ainda com carga na bateria. Se você for um usuário experiente e que costuma desabilitar automaticamente recursos que consomem muita energia, provavelmente vai conseguir resultados ainda melhores.

O novo Moto G vale a pena?

Sim. Vale muito a pena.

Se você procura um novo smartphone mid end, o Moto G segunda geração é uma excelente escolha. O novo modelo aprimora todas as características que tornaram a primeira geração sucesso absoluto. É um modelo intermediário com especificações de dar inveja em muito smartphone topo de linha por aí.  Em suma, o Moto G segunda geração é superior ao modelo anterior.

Se você já possuiu um Moto G e se interessou pela nova geração do produto, tenha em mente que em termos de desempenho geral não há mudanças. As vantagens são o slot pra cartões microSD, a tela de 5”, os alto-falantes frontais e a nova câmera. Se isso for razão para trocar de aparelho, vá fundo.

No fim da semana de testes, a vontade era ficar com o novo Moto G e enviar o meu da primeira geração no lugar. Mas a minha preferência pelo novo modelo, claro, é puramente pessoal. Muita gente vai preferir o tamanho, a pegada ou o visual da primeira geração. Cabe a você decidir se o upgrade é adequado.

O modelo DTV Colors por ser adquirido por cerca de 799 em lojas como a FNAC, Ricardo Eletro, Americanas e Submarino.

Tem alguma dúvida sobre o novo Moto G? Quer saber a nossa opinião sobre algum aspecto específico do aparelho que não está no review? Deixe seu comentário abaixo!

Moto G Segunda Geração (XT1069)

R$ 729,00 a R$ 748,00
moto g 2014 - Review: Moto G Segunda Geração (2014)
8.4

Tela

8.5 /10

Hardware

8.0 /10

Design / Construção

8.0 /10

Bateria

8.0 /10

Custo X Benefício

9.5 /10

Pros

  • Excelente tamanho de tela pelo preço
  • Qualidade do áudio
  • Sistema Android atualizado
  • Câmera aprimorada
  • Excelente custo x benefício

Cons

  • Bateria não removível
  • Fotos com pouca iluminação
Tags

Sobre o Autor

Marcus Pereira

código + música + coisas LGBTQ + gaming

223 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

    • Curti bastante o novo modelo e também tenho intenção de trocar. Se conseguir vender meu 1st gen, em uma semana tô com o G 2nd gen em mãos.

      • Marcos: eu tenho um moto g 2. Estou com duvidas se minha bateria ta boa. Hj tirei de carregador as 09:30 e agora as 17:09 esta com 44%. Sem video…sem jogar….WiFi direto ligado. Ta normal sera?

        • Tenha certeza que esta amigo..Minha bateria já chegou a durar apenas durante 3 horas e 5 minutos…
          E é o mesmo celular…
          Claro ,joguei um pouco ,mas mesmo assim descarregou muito rapido

      • Não Vanessa! Há 3 modelos de Moto G 2 geração, o mais básico que só vem uma capinha preta, o intermediário chamado de colors que acompanha duas capinhas, e o colors dtv, este é o único que vem com tv. Por isso, muito provavelmente vc comprou um desses dois. 😉

      • O meu tambem nao tem tv, eu liguei na motorola e me falaram que tem dois modelos do novo moto g, o xt1068 e o xt1069 .
        Somente o xt1069 possui a TV.
        Fiquei super furiosa ao saber que tinham dois modelos, pois ninguem avisou. Mas nao possp reclamar na loja, pois falam que o erro é do consumidor de nao ver antes de comprar que nao possui TV

      • Você comprou Moto G 2 versão sem TV e vem com 8gb de memória interna e Moto G 2 TV versão com TV vem com 16gb de memória interna e acompanha 2 capa colorida … Tem 2 modelo da moto G segunda geração

  • Comprei o meu XT1069 no dia 05/09 e achei o sistema super fluido, tela com boa resolução, fotos ótimas, som dos alto-falantes excelente e o sistema de indicar a melhor operadora pra ligação é uma mão na roda …

  • TINHA O MOTO G PRIMEIRA GERAÇÃO, COMPREI O SEGUNDA GERAÇÃO, O APARELHO É MUITO BOM, MAS A BATERIA É MUITO RUIM, MEU USO É MODERADO E TENHO QUE CARREGAR 2 VEZES NO DIA

    • Isso é bem estranho, Sílvio. Já conferiu em configurações / bateria qual é o recurso ou aplicativo que mais consome a carga? Se você conseguir identificar o vilão da história, é só desinstalar ou configurar o app para não rodar em segundo plano.

    • Talvez diminuir o brilho para uns 10% e usar a economia de bateria ligada ajudaria bastante no seu caso. Consegui aumentar para quase 3 horas assim. Tente também monitorar os apps que possam estar sugando mais sua bateria. E talvez também desabilitar a atualização de dados para apenas quando vocês usar os aplicativos (faço isso com meu email, por exemplo)

    • Bom eu consegui resolver meu problema de bateria baixando o aplicativo Du batery na playstore ele otimista a bateria e fecha aplicativos de segundo plano e pelo menos duas vezes na semana deixo descarregar completamente a bateria e deixo carregar completamente desligado , pra mim funcionou espero que pra VC funcione !!!!!

  • Eu queria saber um negócio: eu comprei um moto g segunda geração e os alto falantes são mais baixo do que o moto g primeira geração
    Alguém poderia me explicar porque isso?
    Tem algum programa para aumentar o volume

    • João Victor, isso é bem estranho… seu telefone pode ter vindo com defeito de fabricação.
      Se tiver comprado recentemente (em loja física), leve-o de volta à loja e peça para os vendedores testarem o áudio de outra unidade. Se tiver comprado em loja online, solicite a troca.

    • Tbém tive um moto g e agora troquei pelo g2,tive q trocar o g2 pois os sons do face e do messenger não funcionava,desintalei e instalei d novo e o problema continuou,pior q o outro veio com o mesmo problema….vou ter q procurar a assistência pois preciso dos sons p meu trabalho,até restaurar o sistema d fábrica e fiz e não resolveu…..me sentindo irritada.

  • Cara…
    estou aguardando a chegada do meu…

    Voce acha que vou sentir a diferença pro s3 mini?

    ele é melhor?

    Po to animado pois estão falando muito bem

    • Waldecy, vou colar a mesma reposta que dei pra um leitor aqui em baixo:

      “Já conferiu em configurações / bateria qual é o recurso ou aplicativo que mais consome a carga? Se você conseguir identificar o vilão da história, é só desinstalar ou configurar o app para não rodar em segundo plano.”

      • Brother o meu descarrega muito com o aparelho com a tela desligada, ele descarrgou exatos 10% em 6 Horas sem eu mexer em nada, essa noite ele descarregou 15% novamente sem eu mexer, olhei na bateria e estava falanado que a tela e outras coisas do sistema é que tava consumindo bateria, sendo que a tela tava apagada, acho que o problema é desse android 5.0.2, o seu também descarrega tanto sem o uso? sabe o que posso fazer pra melhorar?

  • Estou com meu novo moto g há cerca de três dias. Anteriormente eu tinha o antigo moto g e posso garantir que sim, a bateria não dura tanto quanto o antigo, mas dá sim pra ficar um dia todo fora de casa e ainda com o 3G ligado. Sou uma heavy user, sempre estou no YouTube e mandando mensagens. Dura mais que o Samsung da minha irma. Se estiver tendo problemas com a bateria, acedito que talvez seja jogos ou não estar com o recurso de economia de bateria ligado. Usei um dia sem e um dia com e no segundo dia durou bem mais que no primeiro.

    Adorei o stereo dele. Como universitária, não tenho como carregar sons comigo, então veio muito a calhar.

    A câmera está MUITO melhor. Fiquei impressionada. A TV é okay. Não é um recurso que vou usar muito. Minha mãe, que adquiriu também um, está bem feliz com a TV. Como ela é advogada, as vezes perde o começo de suas novelas por causa de reuniões e ela adora assistir enquanto volta pra casa.

    A entrada de cartão, porem, foi o ponto decisivo para que eu desse meu MotoG antigo pro meu pai e comprasse o novo pra mim. Estou muito mais feliz em poder me livrar do meu iPod e ficar só com um aparelho. Apple nunca mais! Cansei dos iPhones e iPods que nunca recebem atualização e ficam lerdos quando chegam alguma. Motorola e a Google estão de parabéns.

    • E a câmera frontal? no motoG antigo ela não é tão boa e as imagens ficam escuras… vc que tem o novo… como tá a qualidade das fotos da câmera frontal?

      • Deu uma melhorada sim, mas não está tao boa assim não. É uma resolução OK pra colocar no instagram e etc. Se visualizar no computador, por exemplo, da pra ver nitidamente granulação

        • Já vi comentários de que a câmera principal do novo Moto G é até melhor que a do novo Moto X. A Malena ou outro usuário teria como dizer se isso se confirma ou se é exagero?
          Valeu!

          • Régis, não chega a ser melhor que a do novo Moto X não.
            Um amigo já me enviou fotos e ao meu ver, é muito melhor que a do novo Moto G.

          • Pelo que li em outros sites e com a comparação que fiz com a câmera do celular de um dos meus amigos, que é o ANTIGO Moto X, melhorou sim. Acho que você andou lendo sobre a câmera ser melhor que o Moto X 2013, não o 2014 (e nesse caso, posso atestar que é). Agora, mesmo no escuro, dá para notar uma precisão bem melhor. Eu mal conseguia tirar fotos em festas antes com o Moto G 2013.

          • Olha Regis a bateria do Motog2é bem melhor q todos celulas q tive anteriormente mas não Consegue atingir um dia de duração com 3g ligada. No maximo 3:30 hrs. eu uso programa de economia e estou sempre de olho em aplicativos abertos em segundo plano. Isso ajuda na economia de carga .

      • A câmera frontal e totalmente diferente bem melhor, inclusive as imagens eram muito escuras e nesse novo moto g a imagem e tao boa quanto a câmera normal

    • Boa tarde podem me tirar uma dúvida?
      O novo moto g 2014 só tem na cor preta a parte da frente? Vi que nos Estados Unidos tem na cor branca mas não achei no Brasil…. sabem me dizer se realmente não chegou ou se tem previsão pra chegar?
      Obrigada

    • Sim! O último tópico da análise sintetiza bem minhas impressões em relação ao novo Moto G. É sim um excelente aparelho. Dificilmente você encontra outro com relação custo x benefício tão boa no mercado.

        • Pois é Marcus mas infelizmente as fabricantes fazem isso justamente para te obrigar a trocar cadê vez mais por novas versões. Eu tenho o moto g 16 GB dual chip antigo e possuo um pacote de dados q tambem me da direito a internet 4g q infelizmente não posso usar. Por isso não vejo vantagem nenhuma em trocar por este modelo novo.
          É claro q cada caso é um caso.

  • Gostaria mesmo de saber se alguém já conseguiu atender uma ligação via comando de voz… Quando digo Atender o celular diz que não reconhece…

      • Ola,o novo moto g tem sim esse recurso se VC usalo pelo Assist no modo casa,ele fala quem ta ligando e pergunta se VC que atender e quando VC recebe SMS ele le p VC o Assist recebeu atualização para os antigos motos g tbem

        • Pois é, só que quando recebo ligação ele pede para dizer: “Atender ou Ignorar”, porém quando eu digo ele nunca entende, ai vou fazer uma pesquisa por voz e ele entende normalmente.

          • Gente gostei muito do novo moto G..mais o meu descarrega muito rápido.. É questão de 3 horas só carregado e eu não uso muito… Sera que é problema de fabrica ou não?

      • Como o All Dav citou, a motorola atualizou o Assist e tanto no perfil “Casa” como “Dirigindo” você pode habilitar o recurso para ler sms e atender ligações por comando de voz, só que nunca consegui atender via comando e voz. PS: Esse recurso está disponível nos Moto E, Moto G 1 e 2…

      • Apenas para acrescentar um pouco mais ao seu ótimo review, poderia citar também que o Moto G é compatível com OTG, podendo reconhecer desde pendrive, mouse, teclado à fones de ouvido usb, o que é muito bom…

  • Olá! Comprei um moto g 2ª Geração na Americana Express, e ia tudo bem até usar um recurso, que aconselho a todos usarem, que é o de Codificar o telefone, através do menu segurança. Para usar esse recurso é necessário colocar uma senha ou PIN. Após gerar uma senha ou PIN, estando com o aparelho carregado, no mínimo com 80% de carga e com o aparelho alimentado pelo carregador deve teclar em codificar. (Trata-se de criptografar todo o conteúdo particular, entre os quais fotos, vídeos, conteúdos baixados, músicas, etc, com a finalidade de que ao se perder ou ter o aparelho roubado ou furtado, impeça o acesso a esses dados, pois há a necessidade de colocar uma senha, sempre que o aparelho é desligado. Caso esqueça a senha, deverá ser feito o desbloqueio, que apagará suas informações particulares). Ocorre que após o aparelho ser codificado, ele reinicia e pede a senha ou PIN seja digitado e o pior: ele não reconhece a senha ou PIN que vc teve que digitar duas vezes para gerar e uma vez para codificar. Resultado: Voltei à Americanas Express dentro do prazo de troca e a gerente, muito solícita, checou em todas as lojas do Rio e não havia aparelhos disponíveis. Ela mandou que eu aguardasse e que assim que chegasse o aparelho na loja ela entraria em contato, o que de fato foi feito. Porém, o sistema digital da Loja não permitiu que a loja fizesse a troca por ter passado dos 3 dias em que são autorizadas as trocas. Resumindo: estou e ficarei sem o aparelho por no mínimo 7 dias, até que a solicitação de troca seja analisada e autorizada ou negada! Obs.: abri um chamado na Motorola e até o momento não foi feito qualquer contato.

    • Eu estou tentando arrumar a dtv dele mais não pega os canais só aparece (canal indisponível) oq ei devo fazer eu já fiz de tudo eu já fiz a busca de canais umas 20 vezes e não aparece nada e nem acha os canais…oq eu devo fazer?? por favor

    • Como assim, Paula?
      A TV só funciona quando você entra no app corespondente. Não interfere em nenhum outro aspecto do telefone. Se você não utiliza TV, é só adquirir algum dos modelos sem o recurso (e que são inclusive um pouco mais baratos).

  • Olá, adquiri recentemente um Moto G segunda geração, excelente em vários pontos, mas gostaria de saber ele não tem um app pra gravação de audio né? Se vocês souberem de um me recomendem por favor.

    • Patrícia, eu também percebi isso, mas por se tratar de Android e com ele, a possibilidade de baixar aplicativos. Recomendo que você baixe um aplicativo de gravação de audio.

  • Gostaria de informar que consegui descobrir como fazer o comando de voz para atender ligação funcionar…

    Se eu escolho inglês como idioma principal no google now eu consigo executar o comando “Ok google” a qualquer momento (exceto com o cel bloqueado), porém não atendo por comando de voz, e se eu colocar português como principal e inglês como secundário eu atendo por comando de voz porém perco o “ok google”. Se a motorola corrigir esse bug vai ser muito interessante…

  • Olá, não consigo passar música do PC para p moto g , já fiz de tudo….. quando seleciono a música e e vou para ringtones dá erro de armazenamento…… alguém pode me ajudar

    • Eu iria de Moto G. Prefiro o Android puro e as atualizações garantidas da Motorola à interface customizada (e pesada) da Samsung.

  • mas acabei de descobrir algo interessante…..do proprio sistema se vc coloca um app chamado touch de teclado inteligente que use os emojis do proprio aparelho para enviar ele recusa e eu testei nas 4 operadoras ( tim vivo vlaro e oi ) e o aparelho da mensagem indicando que a mensagem nao pode ser enviada…..
    se algum souber soluçao posta ai hein?

    • Bem estranho, Marcus…
      Os emojis são simplesmente caracteres especiais. Tem certeza que não é um problema do aplicativo / aparelho?

    • eu também vou trocar ,eu moto g 2013 por o 2014 pq adorei a tela sei que a diferença são poucas mais curto cel com tela maior e como ja tenho uma experiencia com o moto g pra mim vai sr ótimo e por pegar o cartão de memoria já faz também uma diferença boa pra mim

  • Utilizei o 1º moto G pouco mais que seis meses e por gostar tanto na última sexta-feira, ao saber do novo moto G e ler coisas tão boas sobre ele, fiquei ansiosa para comprá-lo e foi o que fiz no dia seguinte.
    Maaaas…
    Infelizmente ao fazer alguns testes, notei que a câmera frontal é lenta, sai com a imagem antecipada e/ou borrada quando utilizada em ambiente à meia luz (luz suficiente para sair a imagem no antigo moto g, por exemplo). Não contente, fiz um teste bem simples: falei o alfabeto de forma bem articulada/pronunciada e clicava para tirar imagem ao falar o “u” e, como eu suspeitava, a imagem saía no “i”.
    Achei que era um defeito no meu aparelho e fui trocá-lo. Foi uma saga, pois o celular está disputadíssimo em Brasília, mas mesmo com a troca de aparelho o erro persiste.
    Fiquei frustadíssima (MUITO MESMO)com isso e estou na esperança de que em breve haja uma atualização do app para reparar este erro.

    Façam o teste e vejam se de fato é uma falha comum. Gostaria muito de saber!!!

    De resto, ele me parece melhor.

    • Aline, essa semana saiu uma atualização. Já baixou? Pode ser que resolva o problema.
      Achei o atraso da câmera do Moto G segunda geração bem menor que o de primeira geração. Pode ser que algo errado esteja acontecendo aí.

      • Marcus, já baixei a nova atualização, mas não melhorou a câmera. Fiz o mesmo teste no 1º moto G e no 2ª geração:no primeiro,sendo bem sincera, nunca notei! É claro que a qualidade não era lá essas coisas em ambientes com luz baixa, mas ela não deixava a imagem embaçada e não tirava imagem antecipada. Atualmente TODAS as fotos em ambiente assim, saem, por exemplo, borradas e com as pessoas de olhos fechados. E não é nenhum aplicativo que está causando isso, pois detectei o defeito antes mesmo de colocar meu chip, cadastrar no google play… Se você testasse meu celular ficaria impressionado.

        Troquei o aparelho na loja, mas a falha persiste. Liguei na motorola também para saber se havia algo que podia se feito, mas não conseguiram me ajudar muito.

        Estou tendo outro problema: a bateria.

        Faço o mesmo uso que fazia no 1ª geração, utilizo a economia de bateria e brilho de tela reduzido, mas a duração está terrível.

        O outro durava uma média de 12h, este dura 7h/7h30min.

        Se vou na opção da bateria, verifico que:

        Brilho de tela está 61% (com o brilho de tela minimo ou automático e se aumento o brilho para o máximo, fica 64%)
        Sistema Android 7%
        Ligações de voz 6%
        Celular em espera 4%
        Sistema operacional android 4%
        Facebook 4%
        Wi-fi 3%
        Servidor de mídia 3%
        Telefone ocioso 3%

        O que acha que pode ser?

        Eu, de verdade, nem sei o que fazer… Quase indo na assistência técnica para verificar.

        PS: Adorei o seu espaço para debate. Já fiz até propaganda!

  • Bom dia galera!
    Então, eu comprei o novo moto G no dia do lançamento, e sinceramente, não me arrependo nenhum pouco.
    Aparelho show de bola, câmera bacana, desempenho show também e o preço que nem preciso comentar.
    Recomendo e muiiiito.
    Roda qualquer jogo liso liso…. E sem mais, o aparelho é bonito também!

  • Gostaria de saber se a atualização do software e como a do Nexus, garantida pra sempre ou se é apenas para a próxima versão. Alguém sabe dizer?

    • Louise, a linha Nexus tem atualizações garantidas por 18 meses. O suporte não é perpétuo.
      Mas fique tranquila: toda a linha Moto tem o update para o Android L garantido. 😀

    • Ja vi um comentário seu em um outro comentário que o Moto G é melhor na sua visão… O que me deixa mais ou menos inclinado pelo Gran, é que ele possível a janela multi tarefa e comando por voz… e o Moto G não tem isso

      • Então, Victor… sobre o comando por voz: não sei qual é esse recurso. Se for o “OK, Google” na homescreen, o Moto G 2ª geração também possui. Já sobre múltiplas janelas, sinceramente não vejo muita vantagem em smartphones. Em tablets acho mais útil. Como smartphones geralmente são manipulados com uma só mão, o recurso se torna meio desnecessário.

  • Eu testei do de meu primo, e achei muito bom. Pra os mais exigentes tem que pagar um pouco mais pra ter fotos quase perfeitas que os top de linha oferecem, mas pra quem quer fotos casuais sem tanta exigência o Moto G 204 da conta do recado. Pra mim é o smartphone ideal. E eu estou ansioso pra o meu chegar logo!!!

  • Realmente o aparelho é Show!!
    Mas, infelizmente não tive sorte com o meu 🙁
    na 2ª opção do chip veio com defeito de fábrica. O chip entra direto e não le…Comprei dia 8/10 pelo site americanas e, chegou dia 10/10(bem rápido). Sendo que resgatei o micro chip no dia 13/10(pois o meu chip era o normal. Dai pelo chip não funcionar, voltei a lj da claro(pois pensei de ser defeito no chip), daí a surpresa: O chip não saia por nada. Os atendentes tentaram de td o jeito. Tive q comprar uma pinça(sombrancelhas) para retirá-lo.
    Hoje fui na autorizada e, pra minha tristeza eles alegaram que eu danifiquei o aparelho!! Estou muito chateada…me cobraram 250 reais pelo conserto e ainda me disseram que perco a minha garantia.
    É certo isso?? Como proceder Motorola???
    Todos nós pensamos de ser defeito no chip e não no aparelho.
    Tenho um aparelho que o modelo são de 2 chips,porém só posso usar um!!
    Lamentável!!

    • Lucia isso aconteceu comigo porem eu cortei o chip para encaixar, na maioria dos aparelhos isso funciona mas nos da motorola isso não acontece, e pode realmente danificar sua entrada. O meu n chegou a danificar e voltou a funcionar normalmente depois isso com o micro chip.

  • Adquirir o aparelho há uma semana, na minha opinião a Motorola dar um show nos produtos. Porém, o meu Moto G 2ª Geração esquenta muito. Eu sou um usuário super exigente de celulares e sei que esse Moto G não é TOP mas deveria se sair melhor que o primeiro, eu sou assim, logo que um produto sai eu adquiro logo. Só esse ano já tive mais de dez celulares e nenhum esquentou quanto esse Moto G 2014, a maioria intermediarios e uns top de linha, a primeira versão da de dez a zero nele, em todos os requesitos. E pesquisando sobre o superaquecimento, tem centenas de pessoas com o mesmo problema. Eu não uso rede móvel. A Motorola deve ta omitindo alguma coisa, pois não deveria esquentar tanto assim, chega a dar medo.

    • Netto, um amigo reclamou da mesma coisa… Mas ele joga com MUITA frequência, sem parar.
      Nos meus testes, não tive problemas – mesmo com jogatina razoável. Se o seu aparelho está apresentando superaquecimento em condições “normais”, entre em contato com a Motorola.

      • Quad core com 1.2 rodando com jogos de forma excessiva não seria a causa da alta temperatira?. Tipo, possivelmente isso acontece com usuários que exigem um pouco mais do smartphone, seria isso?. Tive esse problema com um win quad core de 1.2 (samsung ¬¬) esquentava pra caramba. Sei que a versão anterior do Moto G também é assim, mas quero saber ai se poderem me responder, Grato.

  • Peço a ajuda para localizar meus arquivos(mais necessariamente os arquivos de música) do cartão SD, já tentei procurar pelo play music, até encontrei algumas, bem poucas por sinal, mas não consigo achar o restante,como devo proceder?

    • Oi, Adriana!
      Então… o Play Music faz uma varredura completa da memória em busca de arquivos de áudios. Você pode baixar o sliding explorer e navegar entre as pastas.

  • boa tarde, fui furtada. levaram meu moto g, irei comprar o novo. alguem aqui sabe informar se ha possibilidade de resgatar as foos que tinha no antigo moto g?
    Algum programa, aplicativo. tinha muito registro.

    • Oi, Marilia! Apenas se você tiver sincronizado o aparelho com o Google+ fotos. Daí basta acessar o Google+ com a conta google ativa no aparelho e acessa a opção “fotos”.

  • Comprei um Moto G segunda geração porém não consigo um aplicativo de gravação de chamada já tentei vários no entanto só grava a minha voz

    • Alesandra, depende do ponto de vista.
      Não acho um ponto negativo, visto que a bateria fica bem firme dentro do aparelho.
      Alguns usuários não gostam de bateria fixa.

  • Olá,
    No meu moto g segunda geração estou com dificuldades para navegar usando a internet movel da oi,alguem teve este problema tambem?
    Já liguei varias x para o suporte da oi,mas não consigo estabilizar o sinal,
    Tentei instalar o apn brasil mas ele não abre de jeito nenhum,Alguem pode me dar alguma sugestão,pois já estou sem esperanças

    • Eduardo, o APN Brasil só funciona em aparelhos com Android 2.3 ou inferiores. Pode ser algo relacionado ao seu cartão SIM. Ele era do tamanho padrão e foi cortado?

  • Marcus me ajuda por favor, em relação ao novo moto g 8GB, existe algum aplicativo para deixa redes moveis somente 3g ou só 2g? quando eu coloco a opção 3G preferencial(que a motorola disponibiliza), fica 3G e cai pra 2G. pra quem ta navegando é constrangedor. sendo que minha cidade tem cobertura completa de sinal 3g.