Motorola edge 30 em suas 3 cores

REVIEW: motorola edge 30

Avatar of tiago rodrigues
O motorola edge 30 é o principal lançamento da motorola no seguimento intermediário. Será que ele é bom? Confira!

No começo do ano tivemos o lançamento do motorola edge 30 pro, smartphone top de linha da motorola e ele se demonstrou como um excelente aparelho, mesmo que fique devendo em alguns aspectos. Agora chegou a vez do motorola edge 30, irmão “mais novo” da família “edge 30” que traz um bom hardware, mas será o suficiente? Confira na nossa review completa.

Design

Traseira do motorola edge 30 na cor azul
A traseira do smartphone é bem bonita e recebemos o modelo na cor azul (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O motorola edge 30 traz um belo design feito em plástico atrás, mas não se engane, isso está longe de ser um ponto negativo, já que ele raramente esquentou além da conta. Além disso, o acabamento que a motorola deu nessa traseira é tão bonito que você só percebe ser de plástico se ficar analisando cada detalhe.

Temos um conjunto de 3 sensores de câmeras na traseira que acompanham a cor do aparelho (azul), mas que são bem saltadas e, caso opte usá-lo sem capinhas, vai sentir um impacto negativo no uso do aparelho ao colocá-lo na mesa, por exemplo.

A disposição dos botões são as mesmas que vemos na maioria dos aparelhos: botão de energia e volumes no lado direito, entrada USB-C na parte inferior com uma das saídas de som e a gaveta para chips. Diferente do irmão mais poderoso, aqui temos o sensor biométrico sob a tela e não na lateral — que funcionou muito melhor, inclusive.

Parte frontal do motorola edge 30 conta com uma câmera em formato de furo
Parte frontal do motorola edge 30 conta com uma câmera em formato de furo (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Na parte frontal do motorola edge 30 temos uma câmera em formato de furo no topo da tela, acompanhado do segundo alto-falante, formando assim o áudio estéreo.

Comentei brevemente sobre isso no review do motorola edge 30 Pro, aqui repetimos a dose de ter a nomenclatura edge, mas o design ser chapado e praticamente sem bordas e no caso do modelo mais modesto, não temos nenhuma função que utilize as bordas, como a barra lateral inteligente, por exemplo.

Na caixa há um fone de ouvido intra-auricular com entrada USB-C, capinha transparente, carregador de 33W TurboPower e manuais.

Tela

Destaque da tela do motorola edge 30
Motorola edge 30 tem uma excelente tela

Essa é a parte que mais me diverte em testar novos aparelhos e, felizmente, está cada vez mais difícil encontrar aparelhos com telas ruins. No caso do nosso motorola edge 30, temos um painel Full HD+ (1080 x 2400 pixels) de 6,6″ com tecnologia pOLED e taxa de atualização de 144Hz.

Para aproveitar ao máximo o uso da tela nos streamings, games ou no dia a dia com redes sociais e e-mails, ela conta também com HDR10+ e uma densidade de pixels de 405 ppi.

Na questão de proteção, temos o Gorilla Glass 3, mas acho que poderia ser uma versão mais recente, visto que o smartphone não é dos mais baratos.

Esse combo de especificações faz com que o Edge 30 seja um ótimo smartphone para as mais diversas situações. O tamanho é bom para jogar e para assistir a filmes e séries e as tecnologias que compõem essa tela também colaboram para que você não tenha problemas ao usá-lo no dia a dia também.

Bateria

Carregador do motorola edge 30, de 33w
Carregador do motorola edge 30, de 33W (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

A bateria do motorola edge 30 é de 4020mAh e embora ela não seja ruim, senti que ela fica sempre esbarrando no “podia ser um pouco maior”. Nos testes, houve momentos em que senti que ela se saiu muito bem e, em outros, parecia que ela estava gastando demais.

Os apps mais usados nos testes foram o Spotify, Netflix, Youtube e Genshin Impact. Em dias que eu não usei tanto o smartphone, pude notar que ele aguentou praticamente dois dias, mas no uso mais puxado ou convencional do dia a dia, o desempenho foi no máximo chegar ao fim da tarde com cerca de 15% de bateria.

No desempenho de uso de tela, consegui uma média de 4 a 5 horas de uso e nesse aspecto ele se saiu bem. O maior problema de desempenho de bateria do Edge 30 fica por conta dele ser muito econômico em algumas coisas e gastão em outras.

No último teste que fiz, saí com ele de casa às 8 da manhã com cerca de 85% de bateria. O que mais usei nesse dia foi o Spotify com um fone bluetooth por cerca de 4 horas, mas também precisei usar as câmeras, além do 4G e GPS. Foi um uso mais puxado, mas a única coisa que usei constantemente foram os fones e só consegui chegar em casa com 15% de bateria por colocar no modo economia de bateria.

O carregador de 33W consegue levar o motorola edge 30 de 0 a 100% em cerca de 45 minutos, um bom tempo, mas fica o aviso que se você estiver acostumado com carregamentos mais rápidos de outros smartphones, pode sentir que é um pouco lento, mesmo não sendo.

Desempenho

Especificações de processador do motorola edge 30
Detalhes sobre o processador e GPU do smartphone (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O motorola edge 30 é um intermediário equipado com o Qualcomm Snapdragon 778+ 5G de 6nm. Na prática, temos resultados excelentes, não só por mérito do processador, mas também pelos 8 GB de memória RAM — que pode chegar a 10 com a otimização de RAM — e os 256 GB de armazenamento.

A tela de 144Hz dá uma boa diferença na hora de mexer em redes sociais e tudo parece mais fluído. Apesar disso, nos games, uma tela com tanta fluidez não parece se justificar visto que games como Genshin Impact e Apex Legends Mobile não passam dos 60 FPS por aqui.

Por falar nesses games, por padrão, a configuração recomendada de gráficos para ambos vieram como padrão com taxa de quadros alta, mas o smartphone aguentou tranquilamente as configurações mais altas de ambos, exceto a “original” de Apex Legends, onde tive a mensagem de aparelho não suportado.

Durante esses momentos que exigiram mais do aparelho, ele esquentou na parte traseira, mas não ficou injogável e nem mesmo perdeu desempenho, o que é ótimo. Na parte frontal o aparelho também aquece, mas felizmente se mantém usável.

Nos streamings e multitarefas, a experiência é ótima, seja pela qualidade da imagem ou pela fluidez. Os apps abrem rápido, as animações não bugam e você tem acesso a toda a gama de apps da Playstore

Confira alguns testes de benchmark no 3DMark:

  • Resultado do wild life para o motorola edge 30
  • Resultado do wild life extreme para o motorola edge 30

Sistema e interface

Interface do sistema do motorola edge 30
Interface do sistema do motorola edge 30 (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O motorola edge 30 já vem de fábrica com o Android 12 e, assim como o motorola edge 30 Pro, conta com uma interface quase sem modificações. O uso é simples e graças as novidades do Android 12 permite que você personalize as cores, formatos e diversos outros detalhes do sistema de forma nativa.

Talvez seja um pouco estranho acostumar com a nova barra de configurações rápidas, mas ela se mostra bastante interessante e intuitiva com o tempo, permitindo não só uma visão maior do que cada função representa, mas também mais funções, como acesso rápido a alarmes, Google Pay, controle do Google Home e permissões da câmera e do microfone.

Embora siga a filosofia do “Android puro”, a Motorola não deixa de colocar algumas funcionalidades únicas. Os já conhecidos Moto Gestos estão por aqui, então você pode agitar o smartphone duas vezes para ligar ou desligar a lanterna, ou então girar o punho duas vezes para abrir a câmera. Além desses, temos muitas outras funções no app Moto e o único que não vi presente em relação ao Edge 30 Pro foi a barra de notificações inteligente.

Câmera

Foto noturna com o motorola edge 30
As fotos noturnas ficam interessantes com o motorola edge 30 (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Conjunto traseiro

Na parte traseira do motorola edge 30 temos 3 sensores principais, sendo o principal de 50 MP Wide com abertura de f/1,8. Para fotos com a galera, temos uma câmera ultrawide também de 50 MP com abertura de f/2,2 e 118º com função Macro. Para finalizar o conjunto, temos um terceiro sensor de 2 MP de profundidade para auxiliar no efeito bokeh.

As fotos com esses sensores se mostraram bastante interessantes e me agradaram bastante, principalmente no modo noturno, mesmo que alguns detalhes se percam nesse modo. Existem câmeras melhores no mercado? Sim, mas esse kit está longe de estar ruim. O único “porém”, assim como no Edge 30 Pro, foi não ter uma câmera telefoto e, no lugar, um sensor de profundidade. Quem sabe no Edge 30 Ultra ou no Edge 40, não?

Nos vídeos podemos gravar em até 4K, mas limitado a 30 FPS e todos os sensores estão disponíveis para uso, independente da qualidade da imagem.

Câmera de selfie

Na câmera frontal o sensor é Wide de 32 MP com abertura f/2,3. É uma boa câmera de selfies, embora dependa muito de boas condições de luz. O recorte do modo retrato também é bem maluco e ele fica bem perdido na hora de captar o cabelo. Podemos dizer que é uma ótima câmera para selfies em praias ou outros lugares turísticos, mas se a intenção for ser algo mais profissional, aí ela peca.

Nos vídeos temos a opção de até 4K também, mas diferente das câmeras traseiras, não temos 60 FPS nem mesmo em 1080P, o que é bem chato, principalmente para quem pretende usar o aparelho para criação de conteúdo.

Áudio e Ready For

Ready for, app para espelhar tela do smartphone em tvs e notebooks também está disponível no motorola edge 30
O Ready For está disponível por aqui também (Imagem: Motorola)

Para aproveitar tudo o que o motorola edge 30 tem a oferecer, nada melhor que uma qualidade de áudio de qualidade. Nesse quesito, ele veio equipado com dois alto-falantes, um na parte inferior e outro na superior formando um áudio estéreo.

Além disso, esse áudio conta com Dolby Atmos para deixá-lo mais imponente e gostoso de ouvir. Ao usar os alto-falantes, o Dolby Atmos está sempre ativo, mas quando conectamos algum fone de ouvido, podemos personalizá-lo de várias formas diferentes.

Na hora de assistir a um filme ou jogar, o áudio estéreo faz toda diferença, já que acabamos tampando o áudio inferior com a mão. Isso não significa que o áudio é perfeito, mas sim que segue num bom caminho e é bom ver cada vez mais dispositivos com uma qualidade sonora dessas.

Já o Ready For também está presente e se leu nosso review do motorola edge 30 pro e motorola edge 20 pro, já vai saber o que esperar. Assim como no edge 30 pro, não temos um kit completo na caixa, mas os recursos são os mesmos, assim como o seu funcionamento.

Conclusão e disponibilidade

Em resumo, o motorola edge 30 é um smartphone com design excelente, experiência muito boa com mídia e câmeras, mas que poderia ter um pouquinho mais de bateria. Além disso, mesmo sendo um smartphone “intermediário avançado”, ainda mantém os acessórios na caixa, o que não deveria ser algo surpreendente nos dias atuais, mas acaba sendo.

O motorola edge 30 já está disponível pelo valor sugerido de R$3.999, um valor que não é barato, mas não foge ao preço de outros smartphones da categoria. Nas Lojas Americanas, ele pode ser encontrado por R$ 3.599,10 à vista no cartão de crédito. Além disso, caso compre o motorola edge 30, você terá até o dia 14 de agosto para ganhar um Moto Buds 085, fones bluetooth da Motorola.

Especificações técnicas

Motorola edge 30 na cor grafite
motorola edge 30 na cor grafite (Imagem: motorola)
MarcaMotorola
Modelomotorola edge 30
Memória Interna256 GB
Memória RAM8 GB
Tipo de TelapOLED
Tamanho da tela6,6″
Resolução da telaFHD+
Taxa de atualização de 144Hz
Tecnologia5G
ConectividadeBluetooth 5.2
Wi-Fi 6E
ProcessadorQualcomm Snapdragon 778G+ 5G
Sistema OperacionalAndroid 12
Quantidade de chipsDual SIM/ Nano SIM
Câmeras traseirasPrincipal: 50 MP (f/1,8)
Ultrawide/Macro: 50 MP (f/2,2)
Profundidade: 2 MP (f/2,4)
Gravação de vídeo em até 4K a 30 fps ou 1080p a 30 ou 120 fps
Câmera frontal32 MP (f/2,3)
Gravação de vídeo em qualidade em 4K até 30 fps
SensoresAcelerômetro
Sensor de Impressão Digital
Sensor Giroscópio
Sensor Geomagnético
Sensor Hall
Sensor de Luz
Detecção de Proximidade Virtual
NFC
ResistênciaDesign repelente a gotas d’água
Capacidade de bateria4.020 mAh
PreçoR$ 3.999 (sugerido); 3.599,10 à vista na Americanas
DisponibilidadeJá disponível

REVIEW: motorola edge 30

REVIEW: motorola edge 30
9 10 0 1
O motorola edge 30 é a aposta da Motorola no mercado intermediário e felizmente temos ótimos resultados por aqui.
O motorola edge 30 é a aposta da Motorola no mercado intermediário e felizmente temos ótimos resultados por aqui.
9/10
Total Score
  • Design
    9/10 Incrível
  • Tela
    10/10 Excelente
  • Bateria
    7/10 Bom
  • Desempenho
    8/10 Ótimo
  • Sistema e interface
    10/10 Excelente
  • Câmera
    7/10 Bom
  • Áudio
    10/10 Excelente

Prós

  • Tela ótima para consumo de mídia
  • Sistema fluído e sem engasgos
  • Carregador de 33W na caixa

Contras

  • Preço salgado
  • Bateria poderia ser melhor

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados