Review: philco hit p10

REVIEW: Philco Hit P10 traz excelente custo-benefício em novo smartphone

Avatar of luís felipe herrera
O Philco Hit P10 é o novo smartphone da Philco que traz sistema triplo de câmeras, boa bateria e surpreende no armazenamento

Começando a trazer os seus smartphones para o Brasil em 2020, a empresa Philco lançou o Philco Hit P10, que é o quarto modelo lançado esse ano. A Philco vem entregando smartphones cada vez melhores e com excelente custo-benefício, que valem o preço e a atenção do consumidor.

A marca ainda busca se sobressair, equipando-o com 128 GB de armazenamento interno, diferente dos prováveis 64 GB que você encontrará no mercado em smartphones com preço parecido.

Claro que, entre boas escolhas que chamam a nossa atenção, algumas também podem desagradar. Afinal, será que o Philco Hit P10 fecha o ano dos smartphones da Philco no Brasil com chave de ouro?

Confira abaixo a análise completa do Showmetech sobre o novo Philco Hit P10.

Design

Traseira do philco hit p10
O acabamento traseiro do Philco Hit P10 é elegante, com linhas texturizadas concêntricas que moldam reflexos baseado na incidência da luz.

O visual do Phico Hit P10 é mais bonito do que aquele do Philco Hit Max, mostrando uma evolução da Philco na sua linha de smartphones.

O peso de 200 gramas traria a impressão de ser um smartphone pesadinho, mas, pegando na mão e utilizando, ele é leve mesmo com a capinha. Os 8,6 milímetros de espessura não o faz tão compacto, mas isso não chega a ser um incômodo.

A traseira, com acabamento em plástico, tem elegantes linhas concêntricas que começam na moldura da câmera e se estendem pelo smartphone, dando reflexos bonitos dependendo da forma como a luz incide. Na traseira também temos o sistema triplo de câmeras com um Flash, e o leitor de impressão digital, alinhado ao centro.

Tela philco hit p10
A tela do Philco Hit P10 ocupa bem a parte frontal, deixando poucas bordas, principalmente para um smartphone de entrada.

Na parte da frente, a tela tem poucas bordas, aproveitando muito bem o espaço com a tela, além de ter um pequeno notch alinhado ao centro no topo, que abriga a câmera frontal.

Na lateral esquerda, temos a bandeja dupla que suporta dois chips ou um chip e um cartão de memória. Já na direita, os botões de volume e bloquear/desbloquear.

Na parte superior, há somente uma entrada P2 para fones de ouvido e, na inferior, o microfone, alto-falante mono e entrada microUSB.

O aparelho está disponível em duas cores: Space Gray e Dourado.

Tela e Interface

Tela ips 6,2 polegadas phico hit p10
Tela HD+ do Philco Hit P10 entrega resolução de 1600 x 900 pixels, com cores vivas e brilho intenso.

A tela do Philco Hit P10 é de LCD com painel IPS de 6,2 polegadas, com resolução HD+ (1600 x 900 pixels), trazendo qualidade de imagem em um tamanho agradável para games, vídeos e uso de rotina.

A taxa de atualização de quadros é de 60 Hertz (Hz), trazendo uma experiência de boa qualidade, mas que não impressiona se compararmos à fluidez de telas de 90 ou até mesmo 120 Hz.

Apesar disso, a navegação entre aplicativos é sim fluida. O brilho da tela é intenso o bastante para ajudar a ressaltar a qualidade das cores vivas que ela entrega.

Interface philco hit p10
Menu com fundo transparente é organizado, mas design quadrado dos apps sem a opção de personalizá-los decepciona.

A interface ganha pontos pelo modo limpo e de fácil entendimento que o menu se organiza ao arrastar a tela para cima, mas o design quadrado das miniaturas incomoda e, infelizmente, não há opção de alterar.

O modo escuro, contudo, pode ser adicionado à barra de acesso rápido e dá um charme adicional ao uso do smartphone.

Câmeras

Sistema triplo de câmeras philco hit p10
Sistema triplo de câmeras do Philco Hit P10 traz relação custo-benefício, com conjunto de câmeras honestas.

Philco Hit P10 vem com um sistema triplo de câmeras traseiras e uma frontal. O sistema é composto por:

  • Câmera padrão: 13 MP com abertura de f/1.8;
  • Câmera de profundidade: 2 MP com abertura de f/2.4;
  • Câmera ultra-wide: 5 MP com abertura de f/2.2, 120º de campo de visão;
  • Câmera frontal: 8 MP com abertura de f/2.0.

Felizmente, as fotos e vídeos podem ser feitos em qualidade Full HD, algo essencial, e a qualidade das imagens obtidas condiz com a faixa de preço, agradando bastante. A câmera vai encontrar dificuldades em dar melhor qualidade às imagens com pouca luz no ambiente, por isso, lembre-se de usar a luz ambiente ao seu favor.

Para as fotos, o modo HDR encontra-se ligado automaticamente, e basta clicar para desativá-lo, algo bem positivo. O sensor de profundidade provoca desfoques que podem atribuir um charme às fotos, mas recomendo usá-lo do busto para cima no caso de fotografar pessoas (como o próprio nome “Modo Retrato” já sugere).

Os vídeos gravados são de ótima qualidade e surpreendem, apesar da câmera ultra-wide estar disponível somente para fotografias.

Performance e Conexões

Processador unisoc philco hit p10
Os processadores Unisoc não são populares como os da Qualcomm, mas trazem um desempenho satisfatório.

O chipset que equipa o Philco Hit P10 é o Unisoc SC9863A, mesmo do Philco Hit Max. Apesar de não ser uma fabricante popular como a Qualcomm, o processador de oito núcleos entrega uma performance satisfatória para atividades diárias.

Ajudando no processamento, a memória RAM é de 4 GB e o armazenamento interno de 128 GB que chama a atenção, já que os smartphones nesta faixa de preço costumam possuir até 64 GB. O sistema operacional é o Android 10 e a Philco já garantiu que trará a atualização para o Android 11 no segundo trimestre de 2021.

Performance em jogos philco hit p10
Genshin Impact com gráficos no máximo roda com engasgos e quedas da taxa de quadros, forçando o Philco Hit P10 além da conta.

Testando o Genshin Impact, vencedor de jogo do ano mobile pela Apple e Google, alguns bugs podem acontecer caso você exija demais do processador. Portanto, nossa sugestão é diminuir um pouco a qualidade gráfica, isto fará com que a experiência seja mais agradável em jogos que requisitam mais poder gráfico e mesmo assim traz uma boa experiência. Em jogos mais simples, pode se aventurar sem medo.

Manter vários aplicativos abertos ao mesmo tempo e realizar várias tarefas poderá afetar a velocidade no desempenho do Philco Hit P10, por isso, assim como em outros smartphones da categoria, recomendo fechar sempre os aplicativos que não estiverem sendo utilizados.

Apesar disso, ele não chega a esquentar demais, mesmo após assistir vídeos por mais de uma hora com brilho e som no máximo, sendo um excelente sinal.

Reconhecimento Facial e Digital

Desbloqueio digital philco hit p10
Desbloqueio digital do Philco Hit P10 surpreende pela velocidade. Não chega a ser instantâneo, mas é muito veloz.

Com ambas as opções, o Philco Hit P10 traz versatilidade suficiente para você escolher como desbloqueá-lo.

Ele possui giroscópio — dispositivo integrado que faz com que a tela acenda ao posicionar o smartphone em um ângulo que entende que você está olhando para ele — e o reconhecimento facial impressiona com a velocidade, bastando pressionar o botão de bloqueio/desbloqueio para que o desbloqueio ocorra imediatamente.

Porém, em ambientes escuros, ele só funciona de modo satisfatório caso o brilho do celular esteja no máximo — prefira usar a digital nesses casos.

Já a digital impressiona pela velocidade, funcionando sem que você aperte o botão de bloqueio/desbloqueio antes. Posicionada na traseira do smartphone, ela da preferência ao uso dos dedos indicadores e desbloqueia muito rapidamente.

Bateria e Som

O Philco Hit P10 traz uma excelente bateria de 4.000 mAh. O próprio smartphone te indica o tempo estimado de duração — considerando um uso moderado.

Em nossos testes, um uso moderado — vendo alguns vídeos, jogando alguns games e realizando atividades corriqueiras, como redes sociais e internet — garante bateria para dois dias completos, precisando carregar apenas na noite do segundo dia. Um uso mais intenso — assistindo vídeos por bastante tempo, mantendo vários aplicativos abertos e também usando redes sociais e internet — também vai levar a bateria ao segundo dia, mas será uma boa ideia colocá-lo para carregar no começo da tarde.

Já o som do Philco Hit P10 não impressiona, mas não faz feio. O alto-falante mono tem pouca potência, mas é o bastante para curtir vídeos sozinho. Os fones de ouvido também trazem um som simples, por isso, uma caixa de som externa certamente é o ideal para uma experiência sonora de maior qualidade. O microfone, por sua vez, é bom o bastante para ligações e gravar áudios.

Acessórios

Acessórios philco hit p10
Separe um espaço para a mudança pessoal do Philco Hit P10, que traz consigo carregador, fones de ouvido, capinha de silicone e película.

A Philco teve muito carinho em trazer direto na caixa tudo que você vai precisar para utilizar o smartphone, sem se preocupar em aquisições externas. Ele acompanha um carregador, cabo USB-A, fones de ouvido, capinha de silicone e película.

O carregador é comum, de 10W de potência. Temos visto carregadores mais potentes vindo direto na caixa (de 25 e até mesmo 30W), mas um modelo de 10W já faz com que você não precise se preocupar com o carregador — e o próprio smartphone não suporta uma alimentação mais intensa, então, mesmo que o conecte numa fonte de 25W, pela segurança do aparelho, 10W será a alimentação máxima.

Os fones de ouvido intra-auriculares são simples, mas certamente são bem-vindos. O som é simples, sem graves marcantes e os agudos começam a perder a forma caso use volume alto. Há apenas a borrachinha de tamanho médio — encaixe padrão e confortável no ouvido.

A capinha transparente não aumenta muito o tamanho do celular, mantendo a pegada boa, e se importa em trazer reforço nas bordas — já que o maior pesadelo é ver seu smartphone caindo de quina e tendo a tela estraçalhada.

Fechando o pacote de acessórios, a película de plástico é uma adição surpreendente e agradável, trazendo o formato exato para manter a câmera frontal separado e se estendendo por todas as bordas da tela.

Conclusão

Mesmo sem assumir grandes riscos, a Philco vem aplicando traços modernos e atuais em seus smartphones para agradar o consumidor, como reconhecimento facial e digital, tela com poucas bordas e sistema triplo de câmeras, resultando num produto final que, mesmo sujeito a pequenos ajustes, entrega competência e um bom custo-benefício.

Se resolução de tela e interface são pontos que esperamos melhorar, a bateria desempenha um ótimo papel, os 128 GB de armazenamento interno fogem da categoria e o cuidado ao trazer fones de ouvido, carregador, capinha de silicone e película, saltam aos olhos.

Certamente, o saldo é positivo e o Philco Hit P10 mereceu a chave de ouro no encerramento de 2020 dos smartphones Philco.

Preço e disponibilidade

O Philco Hit P10 tem preço sugerido de R$1.399,00 reais, e você pode encontrá-lo na loja do Showmetech por R$ 1.301,07 à vista.

Atualização 26/07: o aparelho encontra-se em promoção por R$ 999,00.

Especificações Técnicas – Philco Hit P10

MarcaPhilco
ModeloHit P10
ProcessadorUNISOC SC9863A Octa-core
Memória RAM4 GB
Armazenamento interno128 GB
TelaIPS 6,2 ” HD+
Sistema OperacionalAndroid 10
Câmeras traseiras12 MP + 2 MP + 5 MP
Câmera frontal8 MP
SensoresSensor de digital
Reconhecimento facial
Bateria4.000 mAh
CoresSpace Gray e Dourado
Espessura86 mm
Peso200 g
PreçoR$ 1.301,07 à vista

Leia também o nosso review sobre os modelos de entrada da LG K52, K62 e K62+.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
5
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados