Review: LG K52, K62 e K62+ têm receitas diferentes com o mesmo visual

Lg k destaque
Os novos smartphones LG K52, K62 e K62+ são iguais vistos de frente, e se diferenciam nos bons conjuntos de câmeras, processador e armazenamento

A LG acaba de trazer para o mercado brasileiro mais alguns smartphones intermediários: o LG K52, o K62 e o K62+. Continuando a tendência iniciada com o LG K51 e o LG K61, os aparelhos destacam-se principalmente pelas suas quatro câmeras, que chegam a até 48 MP, e pela tela de 6,6 polegadas.

Porém, é notável que externamente os celulares não contam com muitas diferenças. Sendo similares em formato, suas principais diferenças se encontram nos detalhes internos e, obviamente, no preço. O Showmetech testou cada um dos 3 modelos e os comparou, para elucidar essas possíveis dúvidas.

Tela e bateria

Lg k 1
As telas dos três aparelhos contam com o mesmo tamanho e resolução.

Os três novos modelos de smartphones da família K contam com telas de 6,6 polegadas HD+ FullVision, na proporção 20:9 e com um recorte super discreto para a câmera frontal, chamado de punch hole display. Essas telas conseguem apresentar visualmente uma experiência de cinema, mas ainda não reproduzem conteúdo em 4K.

Com a proporção 20:9 da tela, poucos conteúdos naturalmente preenchem a tela, o que faz com que certos vídeos do YouTube ativem o “zoom”, enquanto outros ficam com bordas pretas. Os 3 modelos contam com a mesma bateria de 4.000 mAh, capaz de durar o dia inteiro e que demorou cerca de 2 horas e 40 minutos no K62 e no K62+ para obter carga completa, e um pouco menos de 3 horas no K52. No uso normal do dia a dia, a bateria dos 3 durou cerca de 10 horas, com acessos constantes ao WhatsApp, enviando e recebendo e-mails, uso de redes sociais e alguns jogos de sessões rápidas.

Câmeras

Lg k 2
O LG K52 tem o espaço da câmera levemente menos saliente que seus irmãos

Aqui é onde os três celulares mais se diferenciam. Os aparelhos contam com quatro câmeras traseiras de alta qualidade e desempenho profissional: Câmera Inteligente, Câmera Super Grande Angular, Câmera Modo Retrato e a Câmera Macro, além da câmera frontal. As principais diferenças se encontram na Câmera Inteligente, onde o K62+ e no K62 contam com 48MP, enquanto no K52 a lente da mesma câmera é de 13MP, e na câmera frontal, onde a do LG K52 tem 8MP, o LG K62 tem 13MP e o LG K62+ tem 28MP.

LG K62 e o LG K62+ também contam com Flash Duplo, permitindo que fotos em ambientes escuros consigam ser tiradas com melhor luminosidade. A câmera dos três modelos também contam com o modo Flash Jump Cut, que permite tirar fotos em pequenos intervalos de tempo para simular um efeito de Stop-Motion em suas fotografias. A Câmera Inteligente também identifica o que o usuário está fotografando, e com isso consegue adaptar as configurações para tirar a foto da melhor forma possível, e com a integração ao YouTube Live o conteúdo criado consegue ser compartilhado rapidamente na plataforma.

  • Lg k62
  • Review: lg k52, k62 e k62+ têm receitas diferentes com o mesmo visual. Os novos smartphones lg k52, k62 e k62+ são iguais vistos de frente, e se diferenciam nos bons conjuntos de câmeras, processador e armazenamento

A câmera macro funciona ao fotografar algo que esteja a 4 cm de distância da lente, como recomenda a LG. Ela é um pouco difícil de ser usada, já que mesmo com a recomendação de distância muitas vezes ela não conseguia focar no objeto. Ao conseguir estabelecer o foco, as fotos de objetos pequenos, em especial insetos, possui qualidade vista em publicações científicas.

É claro que todo esse hardware precisa de um aplicativo de câmera funcional para ser excelente, e talvez seja nessa parte minha principal crítica aos aparelhos – ou, talvez, uma crítica a LG como um todo. Dos aplicativos de câmera que eu tive a oportunidade de usar nos últimos anos, esse talvez seja um dos mais confusos e menos intuitivos que eu já vi. Mesmo que a mudança do tipo de foto seja o clássico deslizar para a esquerda ou direita, a opção de cada um desses modos, como temporizador, opções de flash e mesmo configurações de resolução estão espalhada pela tela de modo confusa e seus símbolos não são claros, tornando um real trabalho de tentativa e erro aprender cada detalhe das câmeras.

Memória

O K52 conta com RAM de 3 GB, enquanto o K62 e o K62+ contam com 4 GB. Em termos de armazenamento interno, o K52 e o K62 contam com armazenamento interno de 64 GB e o K62+ com 128 GB. Os 3 modelos contam com possibilidade de expansão com cartão de memória micro SD para até 2TB, o que é uma adição excelente se comparar ao original de fábrica.

Os 64 GB do K52 e do K62 são ótimos para usuários casuais, que mesmo que tirem muitas fotos ou baixem muitos jogos ainda irão contar com certa dificuldade por alguns meses em encher o smartphone. Porém, se fizer uso do celular como uma plataforma para baixar vídeos dos principais sistemas de streaming, como a Netflix e o Amazon Prime Video, o armazenamento irá encher bem rápido, tornando o K62+ a opção mais atraente com seus 128GB de memória interna.

Design e interface – Iguais

Lg k52 k62 k62+
Somente a traseira do LG K52 conta com o Wave Design.

Os três novos modelos evoluíram em relação aos últimos lançamentos em termos de Design, com a parte traseira do K52 apresenta um padrão ondular chamado de Wave Design que além de trazer uma textura confortável para o celular, deixa mais fácil a forma de segurar o aparelho, além de causar um impacto visual grande. Já o K62+ e o K62 apresentam um acabamento fosco de padrão único, resistente a marcas de impressões digitais, batizado de Silk Plast.

Lg k52 k62 k62+
Os botões dos LG K estão distribuídos por suas duas laterais.

Os smartphones também contam com mudanças também na posição de certos botões em relação aos lançamentos anteriores da família K, com o sensor de digital sendo na lateral do aparelho e as câmeras estarem em uma disposição cooktop (em tradução livre, fogão – a disposição das lentes lembra a parte das bocas de fogões). Todos também visualmente tem um visual premium bem notável, tornando assim os aparelhos verdadeiramente agradáveis aos olhos. O botão dedicado a ativação do Google Assistente continua próximo dos botões de volume, assim como no K51 e no K62. Embora a disposição próxima um do outro inicialmente confunda bastante quais dos botões apertar, após certo tempo de uso o usuário se acostuma com a posição correta de cada um, dificilmente errando.

Os três celulares vem de fábrica com o Android 10, e tem suas atualizações para o Android 11 já confirmados. Como sempre, porém, a LG modifica o Android com alguns aplicativos seus, mas se comparado com outras marcas, acaba sendo das versões do sistema com menos modificações. Em termos de interface, o principal estranhamento inicial é a ausência da barra inferior, mas ela pode ser habilitada nas configurações.

Acessórios

Lg k52 k62 k62+
A caixa vem com tudo que você precisa para usar o celular logo de cara.

Em ambos os modelos há o mesmo kit de acessórios, sendo:

  • Carregador
  • Fone de ouvido (P2)
  • Cabo USB tipo C
  • Capinha protetora

Com esses itens, quem adquirir qualquer um dos três modelos já conta com tudo o que precisa para utilizar todo o potencial do smartphone e o proteger. Destaque para a capa protetora, que embora seja básica apresenta um conforto enorme para os usuários, e para os fones de ouvido, que embora tenham um formato padrão, o que já faz muita gente olhar desconfiado, contam com uma qualidade enorme, mesmo que parte da qualidade tenha a ver com a poderosa API de Áudio 3D presente nos 3 modelos, que iremos falar mais tarde.

Performance e conexões

Review: lg k52, k62 e k62+ têm receitas diferentes com o mesmo visual. Os novos smartphones lg k52, k62 e k62+ são iguais vistos de frente, e se diferenciam nos bons conjuntos de câmeras, processador e armazenamento
Eles rodam bem os jogos, mas tem problemas em manter algo rodando junto.

Os três novos integrantes da Família K contam com bateria de alta duração de 4.000 mAh, desenvolvidas para durar o dia inteiro, e em termos de desempenho contam com processadores de oito núcleos MediaTek MT6765 Octa-Core de 2.3GHze memória RAM de 4GB para o K62+ e o K62, e com o MediaTek MT6762 Octa-Core de 2.0GHz e memória RAM de 3GB para o K52. Nos nossos testes, isso se traduziu em um leve ganho de perfomance no K62 e no K62+ em relação ao K52.

Primeiro, testamos em termos de multitarefa. No K52, ao testar a mudança de aplicativos no meio de um vídeo do YouTube, por exemplo, notamos pequenas travadas e lentidão no sistema, independente de qual fossem os aplicativos abertos em seguida. Em casos de mudança para alguma aplicação que é muito mais exigente, como no caso de FreeFire ou Call of Duty Mobile, chegou ao ponto dos dois apps pararem de funcionar, ocasionando a perda do progresso no vídeo do YouTube.

Já no K62 e no K62+, as funções mais mundanas não encontraram problemas, mas quando os mesmos jogos foram executados logo depois de um vídeo no YouTube, a performance do celular deixou eles um tanto mais lentos. Nos três aparelhos, quando os jogos são executados sem nada rodando em segundo plano, a experiência foi lisa e os poucos problemas foram mais relacionados com os servidores dos jogos do que com o hardware.

Em termos de conexão, os novos celulares da LG contam com USB-C compatível com USB 3.1, Bluetooth 5.0 e NFC e 4G, porém não estão prontos para o 5G, algo comum para smartphones intermediários. Embora essa tecnologia ainda esteja longe de estar amplamente disponível, se você quer algo que esteja preparado para os próximos anos talvez esse detalhe seja algo a se considerar.

Áudio

Talvez a função mais interessante desses lançamentos da LG seja justamente no áudio. Contando com a Tecnologia de Som 3D LG, os aparelhos conseguem a partir de Inteligência Artificial detectar tanto o conteúdo que você vai escutar e a qualidade do fone conectado na entrada P2 do aparelho e apresentar a melhor experiência de áudio possível nessas configurações.

O resultado é bem interessante, e testamos em 3 fones diferentes em todos os aparelhos. O primeiro fone, o que veio com os aparelhos, conta com uma qualidade muito boa já de fábrica, mas ao estar conectado aos K52, K62 ou K62+, ele conseguiu um resultado que beira o áudio 7.1, com uma claridade enorme de instrumentos nas músicas ou de sons ambientes em séries. O segundo fone, um de 5 reais comprado há alguns anos em alguma loja qualquer, apresentou uma melhora de qualidade impressionante, mas obviamente ainda conta com seus limites, em vários momentos perdendo a nitidez do áudio.

O último fone testado foi o HyperX Cloud Core 7.1, que normalmente quando conectado em entradas P2 conta com uma enorme qualidade, mas suas características 7.1 só ficam disponíveis quando conectados pela caixa-controladora USB. Obviamente, os celulares avaliados não contam com uma entrada USB, portanto o fone foi conectado na entrada P2 deles, e seu resultado talvez tenha sido o mais “decepcionante”, já que sua qualidade só se igualou com o próprio fone que veio com os aparelhos. Porém, olhando por outro lado, talvez isso seja um testamento do quão poderoso é o sistema de áudio 3D da LG.

Conclusão

Os novos celulares da série K da LG são interessantes, principalmente visualmente. Poucos smartphones intermediários tem designs e acabamentos tão bonitos quanto eles, mas infelizmente aparelhos não se vendem somente pelo design, e nos outros detalhes os 3 modelos poderiam entregar mais. O K62 e o K62+ se destacam com suas câmeras de 48MP, mas tirando elas, como no caso do K52, se tornam celulares com performances mediana que, em 2020, se justificam pelo preço.

Você pode encontrar os modelos à venda nos principais varejistas do país:

Especificações técnicas

LG K52

Processador2.0 GHz Octa-core 
Tela6.6”  20:9 HD+ FullVision Display
Memória3GB RAM
64GB Armazenamento interno
microSD (até 2TB)
Câmeras TraseirasCâmera Inteligente 13MP
Super Grande Angular 5MP
Modo Retrato 2MP
Macro 2MP
Câmera Frontal8MP 
Bateria4,000mAh
Sistema OperacionalAndroid 10
Rede LTE / 4G / 3G / 2G
Conectividade Wi-Fi / Bluetooth 5.0 / NFC / USB Type-C (USB 3.1)
Cores Verde, Cinza e Vermelho
OutrosBotão Google Assistente
Google Lens
Inteligência Artificial
Tecnologia de Som 3D LG
Fingerprint Lateral
Certificado de Resistência Militar – MIL-STD 810G 

LG K62

Processador2.3 GHz Octa-core 
Tela6.6”  20:9 HD+ FullVision Display
Memória4GB RAM
64GB armazenamento interno
microSD (até 2TB)
Câmeras TraseirasCâmera Inteligente 48MP
Super Grande Angular 5MP
Modo Retrato 2MP
Macro 2MP
Câmera Frontal13MP 
Bateria4,000mAh
Sistema OperacionalAndroid 10
Rede LTE / 4G / 3G / 2G
Conectividade Wi-Fi / Bluetooth 5.0 / NFC / USB Type-C (USB 3.1)
CoresAzul e Vermelho
OutrosBotão Google Assistente
Google Lens
Inteligência Artificial
Tecnologia de Som 3D LG
Fingerprint Lateral
Certificado de Resistência Militar – MIL-STD 810G 

LG K62+

Processador2.3 GHz Octa-core 
Tela6.6”  20:9 HD+ FullVision Display
Memória4GB RAM
128GB armazenamento interno
microSD (até 2TB)
Câmeras TraseirasCâmera Inteligente 48MP
Super Grande Angular 5MP
Modo Retrato 2MP
Macro 2MP
Câmera Frontal13MP 
Bateria4,000mAh
Sistema OperacionalAndroid 10
Rede LTE / 4G / 3G / 2G
Conectividade Wi-Fi / Bluetooth 5.0 / NFC / USB Type-C (USB 3.1)
Coresbranco e azul-bebê
OutrosBotão Google Assistente
Google Lens
Inteligência Artificial
Tecnologia de Som 3D LG
Fingerprint Lateral
Certificado de Resistência Militar – MIL-STD 810G 
  • - 0/10
    0/10

Summary

Os novos celulares da série K vem trazendo um design premium para aparelhos intermediários, com câmeras de até 48MP.

Pros

Visual muito premium

No caso do K62 e do K62+, câmera de 48MP ótima.

Bateria potente

Cons

Falta de 5G

Processador um tanto quanto antigo, atrapalhando na perfomance dos 3 celulares

Tela que vai somente até 720p. (HD+)

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário