REVIEW: Philips UpBeat SHB2505 é o modelo truly wireless de entrada ideal para o dia a dia

IMG 7309 3
Lançado no ano passado, o Philips UpBeat SHB2505 é o modelo de entrada da empresa. Confira como ele se saiu neste review
Anúncio
REVIEW: Philips UpBeat SHB2505 é o modelo truly wireless de entrada ideal para o dia a dia

Pioneira em aparelhos de áudio, a Philips lançou no ano passado o UpBeat SHB2505. Trata-se de um fone de ouvido truly wireless (verdadeiramente sem fio, em tradução livre), que a empresa vem apostando atualmente. Esse modelo pode atender bem às necessidades dos millennials, que buscam por fones para o cotidiano, que sejam baratos, mas sem abrir mão da qualidade sonora. 

E assim é o Philips UpBeat SHB2505, que ainda garante comodidade e conectividade. É bom destacar que esse não é um modelo ideal para profissionais de áudio, e a Philips deixa isso bem claro nas especificações. Se você busca pelo seu primeiro fone sem fio, vale conhecer o modelo aqui apresentado. 

Design e construção

Philips UpBeat SHB2505
O dispositivo da Philips traz design básico e uma borracha para garantir que ele não caia da orelha (imagem: Darlan Helder)

O UpBeat SHB2505 é um dispositivo leve, pequeno e que cabe na palma da mão. Mas se você leva beleza em consideração, pode ignorar esse quesito. Os dispositivos não trazem visual de produto premium (o que é compreensível pela proposta). Na construção, é possível notar que a Philips usou bastante plástico em todas as áreas do fone e há uma cobertura de borracha que pode ser removida sem muita complexidade. 

Nessa cobertura, a Philips introduziu uma espécie de gancho que pode ficar preso na orelha evitando que o dispositivo despenque. Em nosso teste, porém, percebemos que esse gancho pode incomodar e gerar uma dorzinha principalmente após horas de uso. Felizmente, caso seja preciso, você pode removê-la e usar o fone sem essa proteção. Ainda assim, é importante ressaltar que esse desconforto é bem pontual e não significa que ele será perceptível por todos os consumidores. 

Mão segurando os dois fones Philips UpBeat SHB2505
Os UpBeat SHB2505 são fones leves e práticos para o dia a dia (imagem: Darlan Helder)

Por falar nisso, o Philips UpBeat SHB2505 vem com ponteiras de silicone em três tamanhos (pequeno, médio e grande). Escolhendo a ideal para a sua orelha, a estabilidade estará garantida. Quando for realizar a troca, você pode ter uma certa dificuldade, mas com jeitinho, ela encaixa perfeitamente. 

Os buds possuem um botão circular de conectividade com o nome Philips no meio. Esse mesmo botão conta com um LED azul e branco que auxilia na hora de conectá-lo. 

Philips UpBeat SHB2505 ao lado do case de carregamento
O modelo conta com um botão no centro, no qual permite trocar de música ou ativar a assistente virtual, como a Siri e o Google Assistente (imagem: Darlan Helder)

De modo geral, o acabamento é simples, o que mostra que a empresa quis apostar principalmente na praticidade e no resultado sonoro.

Qualidade sonora

O Philips UpBeat SHB2505 não decepciona em qualidade sonora, e médios, graves e agudos são garantidos sem muitos exageros. Os fones contam com drivers de neodímio de 6 mm, então já dá para ter uma ideia do que ele entrega. Ele traz configurações visando atender um público variado que não exige tanto de um fone de ouvido.

Fone da Philips com o case de fundo
O UpBeat SHB2505 é um modelo sem exageros e entrega uma qualidade de áudio bem interessante (imagem: Darlan Helder)

Os graves são bem pontuais e não trazem aquela sensação de caixa de som potente nos ouvidos. Os médios são bem definidos, enquanto os agudos podem não trazer tanto brilho em algumas canções. A comunicação entre aparelho e fone é feita de forma separada: o dispositivo conectado envia o sinal para cada um dos lados do Philips UpBeat SHB2505, o que ajuda a não comprometer a qualidade do áudio.

O microfone do UpBeat SHB2505 é razoável. Ao fazer ligações, a qualidade foi bem comprometida e se você estiver em um local com muito barulho, indicamos utilizar o smartphone sem os fones. O áudio fica ainda pior quando usamos aplicativos de mensagens, como WhatsApp e o Telegram. Ao enviar a mensagem de voz, a impressão era de que a pessoa estava em um banheiro e o áudio também ficou bem baixo. Pelo menos não há ecos que podem atrapalhar a comunicação. 

Bateria

UpBeat SHB2505 ao lado do case de carregamento aberto
Os fones não precisam ser desligados por botão. Eles são desativados (e ativados) automaticamente assim que você coloca ou tira do case (imagem: Darlan Helder)

A bateria do UpBeat SHB2505 pode decepcionar um pouco o usuário, pois ela não foi desenvolvida para durar o dia todo. Logo, se você busca um fone para o dia inteiro, vale considerar esse quesito. A autonomia do modelo da Philips está em torno de 3 horas. Mas, por outro lado, há o case de transporte/carregamento que assegura mais 9 horas de duração, totalizando assim 12 horas. Não há, infelizmente, o recurso de carga rápida.  

O SHB2505 tem autonomia similar ao do Xiaomi Redmi Airdots – o que deixa bem claro que esses modelos são ideais para usar entre o caminho de casa para o trabalho, para ir à faculdade e assistir séries e filmes. Ainda assim, recomendamos não sair de casa sem levar o case e o cabo USB. Para controlar o consumo, na caixinha há os LEDs azuis que ajudam a saber quando é a hora de fazer o carregamento. 

Case

Philips UpBeat SHB2505 guardados no case com a tampa aberta
O case do Philips UpBeat SHB2505 é bem compacto e leve mesmo com os fones guardados (imagem: Darlan Helder)

Em relação ao case do Philips UpBeat SHB2505, a caixinha traz algumas características de construção vistas nos fones. Você não encontrará muitas dificuldades para levá-lo à rua, uma vez que o estojo é bem leve e tem tamanho médio (nem tão grande nem tão pequeno). Mesmo com o UpBeat SHB2505 guardado, o case não fica pesado. 

A tampa, que conta com fechamento magnético, tem abertura suave e, por isso, passa a impressão de que é frágil. Já na parte frontal, há os LEDs para que você possa acompanhar o carregamento dos fones. 

Philips UpBeat SHB2505 dentro do case com a tampa aberta
O case do modelo da Philips possui fechamento magnético (Imagem: Darlan Helder)

Conectividade

A conectividade é um dos principais destaques do Philips UpBeat SHB2505. Em nossos testes, conseguimos conectá-lo com muita facilidade em diversos aparelhos (notebook, iPad, iPhone) e o grande impulsionador desta boa conexão, claro, é o Bluetooth 5.0. 

Para o dia a dia, o fone funcionou com êxito em variados conteúdos como em streaming de música, rádio, podcasts e na Netflix. Trabalhar com Philips UpBeat SHB2505 é muito prazeroso. Apesar da quarentena, que impediu de fazermos um teste na rua, foi possível perceber como ele atua com alguns barulhos externos, quando fomos na janela, por exemplo. O isolamento não é totalmente o forte desse modelo. Mesmo ouvindo música, foi possível perceber alguns sons externos, como cachorro latindo, TV ligada e outros ruídos baixos. 

Fone Philips UpBeat SHB2505
O Philips UpBeat SHB2505 tem ótima conectividade. Ele pode ser pareado com com o seu smartphone, notebook e tablet em poucos segundos (imagem: Darlan Helder)

Com relação ao alcance, a Philips garante até dez metros de conexão. Em nossa avaliação, o modelo começou a perder contato com o celular em uma distância de cerca de sete metros com várias paredes como “bloqueio”, provocando algumas falhas (como apenas um lado funcionando e, às vezes, nenhum dos dois).

Um ponto muito legal é a sua atuação com assistentes virtuais, como a Siri e o Google Assistente. Durante o período que ficamos com o Philips UpBeat SHB2505, utilizamos com mais frequência a assistente da Apple e com apenas dois toques no botão já possível ativá-la (o comando é o mesmo para o Google Assistente). Com isso, você poderá fazer ligações, enviar mensagens e usar outros comandos de auxílio e entretenimento ao usuário. Infelizmente, não há aplicativo dedicado para usufruir de outras configurações. 

Case do UpBeat SHB2505 com entrada para carregar
Parte traseira do case com a entrada para fazer o carregamento do dispositivo (Imagem: Darlan Helder)

Por último, mas não menos importante, o recurso que mais curtimos no Philips UpBeat SHB2505: após pareado pela primeira vez, os fones sempre vão se conectar ao seu dispositivo. Você só precisa abrir o case de carregamento e pronto, fones conectados. Essa função, de fato, é muito interessante, já que poupa um bom tempo e você já pode sair curtindo as suas músicas. 

Controles

  • Play/Pausa: pressione uma vez no botão; 
  • Mudar de música: pressione e segure por dois segundos; 
  • Controlar volume: apenas pelo dispositivo pareado (direto no celular, tablet, notebook);
  • Liga/desliga: para ligar os fones, basta tirar eles do case. Para desligar, você só precisa colocar eles de volta na caixinha. 

Conclusão 

Philips UpBeat SHB2505 com o case no fundo
O UpBeat SHB2505 é o modelo ideal para você que está chegando agora no mundo dos fones sem fio (imagem: Darlan Helder)

O Philips UpBeat SHB2505 é um fone para quem está chegando agora no mundo dos fones sem fio. O modelo entrega o que você precisa na medida certa: praticidade, boa conectividade, qualidade de som e ótimo custo-benefício. A bateria, porém, pode decepcionar um pouco, caso queira usar por longo tempo fora do case. Em suma, para você que pretende adquirir um companheiro para o cotidiano (usar no transporte público, escritório, para fazer caminhada, ou simplesmente para utilizar em casa), vale investir no dispositivo da Philips.

O SHB2505 é um truly wireless com preço bem atraente, não chega ser tão barato quanto o Redmi Airdots, que traz algumas especificações semelhantes, mas é possível encontrá-lo por menos de R$ 300. Vale um conselho: algumas lojas estão comercializando o UpBeat SHB2505 por mais de R$ 400 – um valor bem alto para o modelo -, então não deixe de comparar os preços. 

Adquiriu o Philips UpBeat SHB2505 recentemente? Então compartilhe a sua opinião sobre o modelo aqui nos comentários. Se você pensa em adquirir, não deixe também de comentar as suas impressões sobre o modelo.

Especificações técnicas do UpBeat SHB2505

ModeloSHB2505
Dimensões6,5 cm de altura
4.1  cm de largura
3,6  cm de profundidade
Resposta20 Hz a 20 kHz
Drives de alto-falante6 mm
Sensibilidade90 dB
Entrada de potência máxima5mW
Impedância16 ohms
Bateria– Íons de lítio
– Autonomia de 3 horas direto + 9 horas com a carga do case
– Tempo de conversa (ligação): 2,5 horas
– Tempo de espera: 60 horas
MicrofoneEmbutido
Bluetooth5.0
Alcance máximoAté 10 metros
Conteúdo da Caixa– Philips SHB2505;
– Jogo de ponteiras de silicone
com três tamanhos (P, M e G);
– Estojo de recarga;
– Manuais;
– Cabo micro USB.
CorPreto, branco.
PreçoR$ 300 – R$ 500
  • Design - 6/10
    6/10
  • Som - 7/10
    7/10
  • Conectividade - 8/10
    8/10
  • Microfone - 5/10
    5/10
  • Bateria - 5/10
    5/10
  • Relação custo-benefício - 8/10
    8/10
6.5/10

Philips UpBeat SHB2505 é o modelo ideal para você está chegando agora no mundos dos fones sem fio

Philips UpBeat SHB2505 é um fone para o dia a dia, com qualidade de som e boa conectividade. No entanto, peca no microfone fraco e na duração da bateria.

Pros

  • Boa conectividade;
  • Case compacta;
  • Preço.

Cons

  • Microfone razoável;
  • Bateria com apenas 3h de autonomia.
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter