Review: aspirador-robô powerbot-e vr5000rm

REVIEW: aspirador-robô POWERbot-E VR5000RM

Avatar of jaime ninice
O POWERbot-E VR5000RM é o aspirador-robô da Samsung que une beleza, sofisticação e muita potência em um aparelho completo para manter a casa sempre limpa. Confira nosso review!

Os aspiradores-robô estão se tornando, cada vez mais, acessórios essenciais no cotidiano. Atuando na manutenção da limpeza diária em pisos e tapetes, estes aparelhos reúnem o que há de melhor em praticidade e independência, contendo funções diversas, e pretendem ser o mais novo e fixo instrumento de limpeza doméstico. O Showmetech pôde testar o robô aspirador POWERbot-E VR5000RM da Samsung e agora traz para vocês uma avaliação completa do produto em nosso review.

Design

De início, a apresentação do POWERbot-E VR5000RM impressiona pelo tamanho da caixa e quantidade de acessórios. Aberto, causa impacto pelo visual minimalista do aspirador-robô, que carrega uma cor neutra e de muito requinte e sofisticação, sem muitos símbolos ou botões na parte externa. Em uma das extremidades, pode-se observar um pequeno detalhe em curva indicado por uma seta onde podemos abrir uma tampa para acessar a chave on/off e também onde está localizada a caixa coletora de resíduos removível que o robô aspirador da Samsung recolhe após realizar a faxina.

Review powerbot-e vr5000rm esbanja beleza e discrição
O POWERbot-E VR5000RM esbanja beleza e discrição. Foto: Reprodução do autor

Este modelo do POWERbot tem um aspecto majestoso e grande (quando comparado a alguns modelos básicos de aspiradores robô de outras marcas), mas também compacto, já que possui um design ultrafino, capaz de passar por baixo de espaços pequenos, como mesas, camas e até mesmo alguns tipos de sofás. Ele pode ser facilmente fixado em algum ponto da casa, junto ao carregador, como um componente decorativo e estar sempre a postos para uma faxina rotineira. É, com certeza, um item que impõe respeito aos outros objetos do lar e combina com tudo devido a sua elegância.

Conteúdo

Atentando-se ao conteúdo da embalagem do POWERbot-E VR5000RM, ele possui o aspirador-robô propriamente dito; itens extras duplos como filtros, mopas (pano de limpeza acoplável) e pares de escovas laterais de substituição; base da mopa, escova de limpeza, controle remoto, pilhas AAA, estação de carregamento, cabo de alimentação e manual de instruções.

Review powerbot-e vr5000rm - itens da caixa
Itens que acompanham o pacote do POWERbot-E VR5000RM. Foto: Reprodução do autor

Portanto, trata-se de um pacote completo, e a vinda de acessórios extras possibilita uma dinâmica melhor no processo de uso e substituição, seja por uma necessidade de limpeza ou quando for a hora de trocá-lo devido ao desgaste de uso, o que, pela qualidade perceptível, deve demorar a acontecer.

Uso e conectividade

Já quanto ao aspecto de uso e conexões que o POWERbot-E VR5000RM da Samsung comporta, temos algumas gratas surpresas. A primeira é que o aspirador-robô já vem acompanhado de um controle remoto, mas pode ser acionado também com o simples apertar do único botão que fica sobre ele. O diferencial aqui de ter um controle remoto dedicado é que podemos ter o controle da situação quando não queremos que o robô apenas execute a limpeza no modo automático, garantindo, assim, um aspecto similar ao de um carrinho de controle remoto.

Quem já tem ou teve aspiradores-robô com menos recursos sabe que este é um aspecto a se considerar quando o aparelho precisa sair de um lugar ou cômodo da casa e ir para um outro canto desejado, tirando a necessidade de pegá-lo para levar manualmente a outro ambiente. Uma qualidade e tanto para muitos momentos em que o robô aspirador estiver indo para um local que não deve, ou mesmo caso ele fique preso por algum motivo.

Powerbot-e vr5000rm - controle remoto
Controle o POWERbot-E VR5000RM remotamente. Fonte: Samsung / Reprodução

Essa possibilidade de controlar o aspirador-robô remotamente também pode ser feita a partir do aplicativo da Samsung, o POWERbot-E, bem como na inclusão do aparelho no SmartThings, o aplicativo da Samsung de monitoramento de aparelhos em casa conectada. Entre os recursos do aplicativo POWERbot-E, destacam-se o monitoramento da bateria, que permite a visualização da barra de recarga, o status do modo de limpeza, a velocidade de sucção e o nível de uso da água, que fornece a opção de usar mais ou menos água durante a limpeza.

Também é possível agendar uma limpeza e ativar repetições semanais em um determinado dia e horário para que o POWERbot-E VR5000RM faça a faxina mesmo você não estando em casa. Só tome cuidado para não esquecer de avisar aos que estiverem na residência que o robô ligou por este motivo para evitar maiores sustos.

Dentro do sistema de gerenciamento do aspirador-robô, podemos controlar a velocidade de sucção em três níveis: mínimo, padrão e máximo — cada um desenvolvendo um respectivo nível de potência, facilmente perceptível através do barulho emitido. Esta é uma adição importante, pois a velocidade mínima é recomendável para uso à noite, já que produz menos som. Entre os modos de limpeza disponíveis, estão, além do controle manual já citado, os seguintes:

  • Automático: Pode executar um ou mais dos movimentos abaixo, bem como se manter livre em outros momentos; 
  • Zigue Zague (disponível pelo App ou no modo Automático): Faz o caminho em linha reta até o limite da área livre, realiza a curva e volta uma linha à frente, e assim consecutivamente;
  • Limite: Limpa os cantos da casa em movimentos semicirculares através da função bater e voltar;
  • Pontual: Executa uma repetição de quatro voltas em um ponto específico, formando o desenho de um pequeno quadrado.
Review powerbot-e vr5000rm - modos de limpeza
Modos de limpeza do POWERbot-E VR5000RM. Fonte: Samsung / Reprodução

Em nosso teste, todos os modos se mostraram muito bem em suas tarefas, sem falhas, e sempre atentos ao bloqueios da casa, como objetos, vão de escadas e parede, para desviar ou diminuir a velocidade ao se aproximar. Isso é possível graças ao sensor Smart Sensing, que possibilita o POWERbot bater com menos força ou mesmo fazer a curva antes mesmo de tocar na parede, aumentando ainda mais a sua vida útil. 

Funcionamento do POWERbot-E VR5000RM no modo Automático (Zigue Zague)

Aqui cabe um ponto de atenção, pois a luz extrema do sol pode confundir o aparelho e fazer pensar que há um vão à frente ou uma parede. Portanto, para cômodos que recebem muita iluminação solar, é preferível utilizar o aspirador-robô com as cortinas fechadas ou em horários em que a luz do dia esteja menos forte. Pode acontecer também do aparelho não perceber portas de vidro como as de varandas e ir com tudo. Porém, o material de plástico resistente e a borracha presente no lado frontal amortecem bem o impacto, fazendo causar apenas um susto pelo impacto um pouco mais forte que o habitual.

Outra característica super atraente no POWERbot-E VR5000RM é a função de voltar para a base de carregamento, que ele executa com perfeição, encontrando o caminho caso a base esteja ligada na tomada (caso contrário, ele fica perdido procurando-a sem parar). O aparelho é capaz de retornar ao seu ponto de recarga quando estiver terminando a energia, ou então através do acionamento do respectivo comando Home no controle remoto ou no App. No entanto, ao usar o botão no controle remoto, pode ser necessário pausar e apertar o botão Home para que ele faça o percurso de volta imediatamente.

A bateria é outra qualidade deste aspirador-robô da Samsung, fazendo-o resistir no trabalho de limpeza entre 1 e 2,5 horas quando ligado na potência mínima ou máxima de sucção, respectivamente. Contudo, o tempo de carregamento é alto e pode chegar a levar até 4 horas.

Review: aspirador-robô powerbot-e vr5000rm. O powerbot-e vr5000rm é o aspirador-robô da samsung que une beleza, sofisticação e muita potência em um aparelho completo para manter a casa sempre limpa. Confira nosso review!
Uma pequena pausa para o descanso. Foto: Reprodução do autor

Limpeza

Agora vamos ao ponto que mais importa, que é a capacidade de limpeza do aspirador. Ao utilizar o aspirador-robô POWERbot-E VR5000RM, tivemos sucesso na limpeza de regiões com poeira nos níveis baixo, médio e até altos. O trabalho se torna melhor quando acopladas as duas escovas laterais — que puxam a sujeira para a área de aspiração — e também quando é adicionada água ao recipiente traseiro, responsável por molhar aos poucos o mopa, que fica localizado logo abaixo do robô aspirador. Desta forma, ele é capaz de passar um leve pano pela casa enquanto aspira, a famosa função 2 em 1 do POWERbot.

Review: aspirador-robô powerbot-e vr5000rm. O powerbot-e vr5000rm é o aspirador-robô da samsung que une beleza, sofisticação e muita potência em um aparelho completo para manter a casa sempre limpa. Confira nosso review!
POWERbot-E VR5000RM em ação! Foto: Reprodução do autor

O POWERbot-E VR5000RM é um aparelho incrível neste aspecto, e, com uma passada diária, é capaz de manter o ambiente sempre limpo. Claro que sujeiras mais pesadas ou que se acumulam com mais tempo merecem uma limpeza manualmente mais tradicional, assim como acontece com outros aparelhos do tipo, porém, para o que se destina, este aspirador-robô cumpre bem o seu papel.

A capacidade de sucção é alta e o pano realmente ajuda e limpa bem o ambiente, muitas vezes com apenas uma passada. Cabe ressaltar também o ótimo tamanho do reservatório de água e também do armazenamento de sujeira (que se mostra grande apesar do capacidade de 200ml), facilmente desmontável e lavável, o que faz com que o usuário necessite de uma baixa frequência na recarga ou eliminação de ambos.

Review powerbot-e vr5000rm limpeza
Facilidade na limpeza é um dos pontos fortes do POWERbot-E VR5000RM. Fonte: Samsung / Reprodução

Um aspecto que merece atenção neste robô aspirador da Samsung é sua capacidade de passar por pequenos degraus — possível através da tecnologia Easy Pass, permitindo passar por obstáculos de até 1,3 cm —, o que pode facilitar na hora de levar o produto a outros cômodos, como banheiro ou salas com níveis diferenciados. Caso não queira que ele vá para estes pontos, o recomendável é fechar as portas ou colocar obstáculos para que não prossiga.

Esta dica também se mostra útil para limpar melhor alguns ambientes da casa, uma vez que este aparelho não possui a função mapeamento de ambiente, presente em modelos mais caros. Portanto, a função bate e volta do aspirador-robô pode acabar priorizando alguns pontos da casa em detrimento de outros. 

Review: aspirador-robô powerbot-e vr5000rm. O powerbot-e vr5000rm é o aspirador-robô da samsung que une beleza, sofisticação e muita potência em um aparelho completo para manter a casa sempre limpa. Confira nosso review!
O POWERbot-E VR5000RM faz bem seu papel de limpeza diária. Foto: Reprodução do autor

Ainda assim, é muito importante retirar chinelos, cabos, papéis, panos e tecidos moles ou qualquer objeto mais fino, do chão, pois eles poderão agarrar nas escovas laterais ou mesmo na escova de sucção do aspirador-robô, podendo causar danos ao mesmo ou interromper a limpeza. Também é importante verificar por possíveis pingentes ou peças pequenas que estejam pelo chão para não haver um engasgamento do aparelho (fique atento ao som da escova roladora). Por sorte, o POWERbot-E VR5000RM é facilmente desmontável, podendo ser desacoplados facilmente os seus componentes.

Preço e disponibilidade 

Disponível em muitas lojas de varejo no Brasil, o robô aspirador da Samsung POWERbot-E VR5000RM já chegou a custar valores próximos a três mil reais, mas hoje pode ser encontrado na faixa entre R$ 1.900 e R$ 2.200, como, por R$ 2.089,05, no Magazine Luiza. Os preços podem mudar com o tempo após a publicação deste artigo.

Review powerbot-e vr5000rm limpa debaixo de móveis
O POWERbot-E VR5000RM alcança todos os cantos da casa. Foto: Samsung / Reprodução

O valor pode ainda ser considerado alto para o padrão de aspirador-robô de classe intermediária, ainda que ele seja um dos melhores nesta faixa atualmente. Contudo, é uma ótima aquisição e pode acontecer de surgir algum desconto a depender da loja ou em épocas de festas ou datas comemorativas. Portanto, vale ficar de olho!

Conclusão

O aspirador-robô POWERbot-E VR5000RM traz requinte e funcionalidade, mantendo muito bem a limpeza diária de uma casa. Com durabilidade elevada, visual que combina em qualquer ambiente e sendo considerado um dos melhores aspiradores-robô de classe intermediária no mercado, o aparelho pode ser uma ótima ferramenta para deixar a sua casa sempre limpa. O preço ainda pode ser considerado um ponto a ser diminuído, visto a entrada de novos modelos com maiores capacidades, mas, ainda assim, vale o investimento pelo seu conteúdo e eficiência no trabalho que executa.

Especificações técnicas

POWERbot-E VR5000RM

Review powerbot-e vr5000rm
POWERbot-E VR5000RM
ModeloPOWERbot-E VR5000RM WiFi – VR05R5050WK/AZ
MarcaSamsung
CorPreto
Tamanho34cm (diâmetro) x 8,5cm (altura)
Peso3 kg (sem embalagem)
Bateria2,5h (mínimo), 1,5h (padrão) e 1h (máximo)
Capacidade do coletor de pó200 ml
Capacidade do tanque de água300 ml
Potência 55W – Motor Digital Inverter
Tempo de carregamento4 horas
ConectividadeWi-FiAplicativo POWERbot-E e Smart Things
Ruídos69,9 db
PreçoR$ 2.089,05, no Magazine Muiza

Veja também 

Confira também a nossa análise do novo Smartwatch da Samsung, o Galaxy Watch4.

Veredito: POWERbot-E VR5000RM

Veredito: POWERbot-E VR5000RM
8 10 0 1
O aspirador-robô POWERbot-E VR5000RM traz requinte e funcionalidade, mantendo muito bem a limpeza diária de uma casa
O aspirador-robô POWERbot-E VR5000RM traz requinte e funcionalidade, mantendo muito bem a limpeza diária de uma casa
8/10
Total Score
  • Design
    9/10 Incrível
  • Conteúdo
    9/10 Incrível
  • Uso e conectividade
    8/10 Ótimo
  • Limpeza
    8/10 Ótimo
  • Preço e disponibilidade
    7/10 Bom

Prós

  • Beleza e combinação visual minimalista
  • Muitas funções de limpeza
  • Utilização de forma remota
  • Ótimo funcionamento do controle remoto total do aparelho
  • Facilidade na manutenção e descarte de resíduos
  • Uso da água de forma automática

Contras

  • Pode grudar em alguns carpetes ou na presença de tecidos moles
  • Preço ainda um pouco elevado
  • Pequenos desníveis como o de banheiros podem não bloquear a passagem

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados