Review: Roteador D-Link DIR 868L com tecnologia WiFi ac

Novo Roteador WiFi ac da D-Link DIR 868L
Veja porque o roteador D-Link DIR 868L é mais que um design diferenciado e moderno e trará um incrível aumento de performance à sua rede com o WiFi 802.11ac.

Novo Roteador WiFi ac da D-Link DIR 868L

Anunciado na CES de 2013 e já disponível nas lojas brasileiras, o Roteador D-Link DIR 868L traz como grande diferencial o suporte à quinta geração de WiFi. O WiFi ac é 3x mais rápido que o padrão WiFi n e traz também um design diferenciado e moderno.

Design e Acabamento

Na imagem acima, fica evidente o capricho no design. Este é um roteador que pode ser exibido e não precisa ficar escondido atrás de outros aparelhos ou em armários.

O estilo está alinhado com a tendência de deslocamento do foco do uso da internet que tem migrado do escritório para a sala. Até pouco tempo, o foco principal eram os PCs e impressoras para trabalho e estudo. Com o entretenimento se tornando o grande consumidor das conexões de internet, são as Smart TVs, Blu-Ray Players, Home Theaters, centrais multimídia, vídeo games, etc, que além de disputar espaço na estante da sala, precisam de um roteador por perto.

Com acabamento Black Piano, que combina com a grande maioria dos equipamentos citados, o roteador tem ainda outro diferencial: não possui aqueles irritantes LEDs de status que ficam piscando. Na frente do aparelho existem apenas dois LEDs de baixo brilho para indicar se há conexão de internet e se o roteador está ligado.

Por isso, nada de esconder o roteador. Desta vez, ele deve ficar bem visível para melhorar a qualidade do sinal e aumentar a velocidade na transmissão de dados. Há duas vantagens do roteador de internet ficar próximo aos equipamentos multimídia na sala:

  1. Apesar de muitos aparelhos já terem WiFi embutido, não sendo mais necessária a aquisição separada de um adaptador USB para a conexão sem fio com a rede, a velocidade de conexão raramente é suficiente para um streaming de um vídeo em Full HD de um smartphone para a TV usando a conexão sem fio entre a TV e o roteador, por exemplo. O problema não acontece se TV estiver ligada através de um cabo ao roteador e o smartphone se conectar ao roteador via rede sem fio;
  2. A interferência no sinal também é teoricamente menor, já que o roteador fica mais perto dos outros aparelhos. Isso porque, na maioria das casas, os roteadores ficam em pontos mais distantes. O aplicativo gratuito inSSIDer ajuda a saber qual o melhor canal para usar e se há interferência no local;

Performance

Estou testando o roteador DIR 868L em conjunto com o adaptador wireless USB DWA-171 que, assim como o roteador, opera em duas bandas de frequência: 2,4 GHz e 5 GHz.

Adaptador WiFi ac dwa-171

A frequência mais comum atualmente é a de 2,4 GHz e por isso é a mais sensível à interferências de outros roteadores. Com um roteador Dual Band é possível acessar velocidades mais altas e mais canais de comunicação ao usar a frequência de 5GHz.

Veja abaixo a velocidade obtida no tablet Dell Venue 8 Pro conectado em 5GHz:

Exemplo WiFi 5GHz

Agora, a velocidade usando o adaptador USB:

Exemplo WiFi ac em 5GHz

Em ambos os casos, foi obtida a velocidade máxima de cada adaptador! No caso do adaptador USB WiFi ac, a velocidade não foi a máxima possível no padrão ac, pois o adaptador ainda é do padrão USB 2.0, que não é rápido o suficiente.

A velocidade máxima para dispositivos WiFi n é de 300 Mbps e para dispositivos WiFi ac é de 1750 Mbps.

Por enquanto, o novo padrão ac está presente apenas nos novos computadores da Apple.

Mas se não é possível atingir a velocidade máxima do roteador, qual a vantagem no uso do novo padrão?

Uma característica do padrão ac é a capacidade de manter conexões simultâneas entre diversos dispositivos sem perder a velocidade. Isso porque ele usa múltiplas conexões de alta velocidade que são direcionadas para o local em que cada dispositivo encontra-se (recurso denominado de SmartBeam pela D-Link). No padrão n, as ondas são enviadas para todas as direções e apenas um dispositivo faz a comunicação com o roteador por vez.

Fiz o teste andando com o meu Notebook (não façam isso, há o risco de danificar o HD) e comparando a velocidade da conexão.  A velocidade atingia o pico sempre que eu parava em algum lugar. Durante a movimentação, havia a redução, mostrando que realmente existia um ¨raio¨ direcionado para o notebook.

Ou seja, se já aconteceu de ocorrer instabilidades na rede sem fio de sua casa, lag no streaming de vídeos, indisponibilidade temporária e outras dificuldades, a causa pode ser apenas uma característica do padrão atual.

Além disso, devido ao recurso do SmartBeam, é possível até mesmo deixar de lado os cabos de rede para a transmissão em DLNA de vídeo Full HD, pois consegui transmitir com sucesso um vídeo do meu smartphone para o tablet. O DIR-868L suporta a conexão de até 25 dispositivos usando o recurso SmartBeam de forma simultânea.

Configuração e recursos adicionais

A configuração pode ser feita com o botão de configuração automática WPS ou usando aplicativos que acessam o MyDlink.

O MyDLink é o serviço na nuvem, que permite acessar remotamente o roteador e outros equipamentos da D-Link via WEB ou através de aplicativos disponíveis para Windows Phone, Android e iOS.

O DIR-868L pode ainda ser usado como servidor de mídia, compartilhando o conteúdo de um HD ou pendrive através da porta USB 3.0

Mais informações sobre estes recursos e a tecnologia WiFi ac estão explicadas no vídeo abaixo.

Conclusão

O Roteador D-Link DIR 868L é o ideal para quem gosta de aproveitar todo o potencial dos equipamentos conectados à rede sem fio. Ele permite que os moradores da casa tenham acesso à internet em alta velocidade de forma simultânea e ininterrupta.

Preço e disponibilidade

O roteador já está à venda em lojas online como Ponto Frio, Extra e Casas Bahia pelo preço sugerido de R$ 830,00. Já o adaptador USB que está disponível é um modelo similar ao que utilizei no teste. O DWA-182 pode ser encontrado na Fast Shop e Extra por um valor sugerido de R$ 330,00.

17 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Ja olhei esse roteador, mas tenho uma dúvida… Conseguiu testar a transmissão por DLNA de um filme em HD externo numa SmartTV com legenda?

  • Maurício… Adquirir este roteador e tenho uma dúvida. E possível acessar o conteúdo de uma HD externo que esteja conectado na porta USB do roteador através do Windows Explorer de um notebook? Realizei várias configurações mas não deu certo. A partir de um notebook, só conseguir acessar o conteúdo do HD através do webshare do roteador. Consegue me ajudar?

    • Francisco, é possível sim, é só mapear usando o endereço IP do roteador, tente novamente, agora não estou em casa e se precisar, coloco um passo a passo mais detalhado para você, mas provavelmente só amanhã.

      • Oi Mauricio… Tentei mapear pelo IP mas ocorre erro de autenticação de usuário. Estou tentando acessar utilizando os usuários criados no router. Estes usuários via Shareport funcionam. Realmente não sei o que está acontecendo. Outro ponto que percebi foi que ao conectar o HD externo no router, foram criadas várias pastas “.metadata” na estrutura de diretórios já existente do HD Externo. Sabe informar também para que servem estas pastas? Bom… se for possível disponibilizar o passo a passo para configuração do mapeamento do router pelo windows agradeço. Abraços.

        • Francisco, eu já estou com o Shareport ativado e tenho usuários criados também, mas eles somente são usados para acessar o HD quando estou em uma rede externa,
          Para acessar o HD em sua rede local é só:
          1) Ir no meu Computador no Windows Explorer
          2) Selecionar mapear uma unidade de rede
          3) Digitar o IP Local do seu roteador, se voce ainda usar o padrão digite \192.168.0.1 e então clique em procurar, fazendo isso ele irá mostrar todas as partições do HD conectados na USB, no meu caso, aparecem 2, pois dividi o meu HD de 1,5 Tb em duas partições
          4) Escolha uma letra e clique na partição que for acessar
          5) Repita o procedimento para todas as partições

          Quanto às pastas Metadata, acredito que sirvam para a indexação do conteúdo e agilizar a exibição dele, mas não tenho certeza

          Se ainda tiver perguntas, pode mandar 🙂

          • Bom dia Mauricio… Obrigado pelo post. Conseguir mapear a unidade de HD externo que fica conectada ao router, porém foi necessário informar as credenciais do Admin do router para realizar o mapeamento. E sempre que a maquina é reinicializada, sou obrigado a entrar com estas credenciais para ter acesso ao conteúdo do HD. Testei este mapeamento em dois notebooks, um com W. 7 e outro com o W. Vista e o comportamento foi o mesmo.
            Não sei dizer se isto esta ocorrendo devido a alguma configuração do router ou devido a alguma configuração do firewall do windows. Isto acontece com vc?

          • Francisco, estranho este comportamento, não me recordo de qualquer opção que altere este comportamento nas configurações do roteador e se voce está sendo capaz de ver o roteador em sua rede, as configurações de rede no Windows também estão aparentemente corretas.
            No momento só tenho PCs com W8.1 em casa, então não tenho como testar para ver se é alguma diferença decorrente do sistema operacional
            Experimente atualizar o Firmware do roteador, eu já usava as pastas mapeadas desde que instalei o roteador em casa, mas tentar não custa, certo?

    • Qual a marca do seu Roteador? Esse e outros roteadores da D-link possuem um aplicativo, o SHAREPORT, assim você consegue acessar as informações do HD ou pen drive conectado no USB através de smartphone, tablet ou laptop.
      Veja se a marca que você comprou tem algum aplicativo disponível. Pode ser isso.

  • oi pessoal comprei o roteador dir 868l e não consigo conexão com o moldei net (Humax) configurei ele só que não consigo acesso a internet alguem já teve este problema ?

  • Olá Maurício, td bem? Muito bom o seu artigo, parabéns! Mauricio estou interessado em comprar esse modelo 868l, porem estou com receio, já tive outros modelos de roteador Dlink e todos vez o outra travavam, esse roteador trava?

  • comprei 2 desses roteadores, porem na firmware atual é impossivel repetir o sinal, e nao tem opção de acess point? e agora o que posso fazer?

Receba Notícias por E-mail:

Share via