Samsung au8000 é uma bela smart tv de entrada

REVIEW: Samsung Crystal UHD 4K (AU8000), uma Smart TV de entrada muito poderosa

Avatar of tiago rodrigues
Principal Smart TV da Samsung, a Samsung Crystal UHD 4K (AU8000) é um modelo de entrada de respeito, mas com preço não tão competitivo

Quando falamos de uma Smart TV Samsung, temos uma enorme lista no mercado. No entanto, na área de TVs de entrada, a linha Crystal UHD se destacou muito no ano passado com o modelo TU8000. Com o sucesso da mesma, temos agora a Samsung Crystal UHD 4K (AU8000), que trouxe algumas novidades interessantes. A Crystal UHD AU8000 (nova nomenclatura do modelo desse ano) chegou ao Brasil em 6 tamanhos diferentes (50″, 55″, 60″, 65″, 75″ e 85″). O modelo que recebemos para testes é a de 55″ e bom, embora esse seja um tamanho padrão no mercado atualmente, foi uma experiência bem diferente para mim, afinal, estou acostumado com telas menores.

Para conferir cada detalhe sobre o modelo e ver se compensa investir o seu dinheiro na Crystal UHD AU8000, é só continuar a leitura, na qual mostraremos nossos testes e detalhes sobre o design e outros elementos importantes da nova Smart TV Samsung. Vamos lá!

Design e primeiras impressões

A Samsung Crystal UHD 4K (AU8000) já começa chamando a atenção pelo seu belo design, que traz aqui o conceito de bordas infinitas, muito finas (algo em torno de 1 cm de espessura). Isso reflete também em seu peso, sendo de 15,5 kg. Pelo seu tamanho, é um peso OK e de fácil manuseio.

  • Os pés da samsung crystal uhd 4k (au8000) são simples, porém firmes
  • Review: samsung crystal uhd 4k (au8000), uma smart tv de entrada muito poderosa. Principal smart tv da samsung, a samsung crystal uhd 4k (au8000) é um modelo de entrada de respeito, mas com preço não tão competitivo
  • Review: samsung crystal uhd 4k (au8000), uma smart tv de entrada muito poderosa. Principal smart tv da samsung, a samsung crystal uhd 4k (au8000) é um modelo de entrada de respeito, mas com preço não tão competitivo
  • Review: samsung crystal uhd 4k (au8000), uma smart tv de entrada muito poderosa. Principal smart tv da samsung, a samsung crystal uhd 4k (au8000) é um modelo de entrada de respeito, mas com preço não tão competitivo
  • Review: samsung crystal uhd 4k (au8000), uma smart tv de entrada muito poderosa. Principal smart tv da samsung, a samsung crystal uhd 4k (au8000) é um modelo de entrada de respeito, mas com preço não tão competitivo

Além disso, ela vem com canaletas em sua traseira para permitir que você esconda os fios, algo que já existia em modelos anteriores. Apesar dessa ideia ser boa, pelo menos por aqui não consegui fazer ela ser funcional, e os cabos precisaram ficar do jeito convencional mesmo. A TV é equipada com o processador Crystal 4K, que permite que o sistema e a qualidade de imagem fluam de forma satisfatória. Fiquei bem satisfeito com a facilidade de mexer na TV e principalmente pela qualidade de imagem, inclusive em jogos.

Tela

Como disse no começo, não estou acostumado com telas maiores, então foi um choque ter uma TV de 55″ no quarto. No entanto, o que me chamou a atenção logo de cara foi a sua tela. Equipada com a tecnologia Dynamic Crystal Color, essa Smart TV da Samsung entrega um contraste absurdamente bom, sendo esse o seu maior destaque

Batman arkham knight fica incrível na samsung crystal uhd 4k (au8000)
O game Batman Arkham Knight ficou incrível na Crystal UHD 2021

Embora seja um modelo de entrada, as cores são bem impressionantes. Assistir filmes e séries em 4K que tenham suporte a HDR é uma experiência bem interessante. Senti algo parecido também enquanto joguei no Playstation 4.

Apesar de não poder tirar proveito do 4K nos games pelo fato do PS4 não suportar o mesmo, nos jogos em que o HDR é suportado pude ver uma diferença legal e que adicionou um bônus na experiência desses jogos. Alguns dos jogos que testei foram Red Dead Redemption 2, God of War (2018), Fortnite, Batman: Arkham Knight e Bloodborne.

A outra TV que utilizo é uma LCD da LG de 42″ com resolução Full HD. É uma boa TV, mas de outros tempos. Não só pelo tamanho, mas pelo kit completo, foi impossível não perceber a brutal diferença entre os dois modelos. A TV da Samsung entrega uma qualidade de imagem superior em tudo e, além disso conta com o HDR10+, que permite ainda mais detalhes nos jogos, filmes e séries.

Inclusive, preciso destacar que a experiência ao jogar Bloodborne foi uma das mais interessantes, afinal o contraste da Crystal UHD AU8000 exigiu que eu deixasse o brilho do game no mínimo para que o mesmo ficasse interessante, totalmente oposto da outra TV.

A diferença de tamanhos também é algo que me chamou muito a atenção. Testei a Samsung Crystal UHD 4K (AU8000) em dois ambientes diferentes. No meu quarto, senti um leve desconforto por ser um local menor, mas na sala a experiência ficou mais interessante. Inclusive, quando teste e mesma na sala, passei a estranhar a TV de 42″, afinal já estava acostumado.

O hub principal da samsung crystal uhd 4k (au8000) é simples e bonito, mas nem sempre tão útil
No escuro, as cores ficam ainda melhores e sem reflexo

Voltando a comentar sobre a experiência de assistir na smart TV Samsung, embora as cores e o contraste sejam excelentes, tenho algumas ressalvas em relação ao auto motion plus, ou, como é popularmente conhecido, Modo Novela, no qual tudo fica com uma taxa de quadros maior.

E por falar em assistir, a loja de apps da mesma tem de tudo. Ela já vem com Globoplay e Apple TV+ pré instalados, mas consegui instalar Netflix, YouTube, HBO Max, Amazon Prime Video, Disney+, Star+ e outros sem problemas, e tudo funcionou muito bem. Ela só teve um bug chato com a Netflix onde não passava da parte de seleção de usuários. A solução foi tentar, tentar e tentar até que uma hora foi.

Red dead redemption 2 tem contrastes interessantes na o hub principal da samsung crystal uhd 4k (au8000)
A Smart Tv da Samsung também se destaca no Red Dead Redemption 2

Quando estamos jogando ou assistindo a um jogo de futebol, por exemplo, esse recurso é ótimo, entretanto, em filmes, gravados a 24 ou 30 FPS, fica um tanto quanto esquisito. Contudo, a minha maior reclamação nesse quesito é que não achei em lugar nenhum uma configuração específica disso, mesmo que isso exista em outros modelos. E ah! O recurso funcionou de forma bem aleatória também. Em alguns filmes acontecia e em outros não.

Áudio

A Samsung Crystal UHD 4K (AU8000) não sofreu nenhuma alteração nesse quesito em relação à versão do ano passado. Aqui temos 2 canais de alto-falantes, totalizando 20W de potência. Isso, na prática, nos mostra uma experiência de áudio que não é nem inovadora e nem péssima. Em minha experiência, não tive nenhum problema nessa área, entretanto, se você for uma pessoa que gosta de um som melhor e com bons graves, o áudio padrão da Crystal UHD AU8000 pode não ser a melhor opção, dado que é satisfatório, no máximo.

As cores da samsung crystal uhd 4k (au8000) são belíssimas. No vídeo, o clipe da música cold cold cold do cage the elephant
Clipe da música Cold, Cold, Cold do Cage the Elephant na Crystal UHD 2021

Nesses casos, com as TVs cada vez mais finas, fica difícil ter um som realmente potente na própria TV, então a recomendação é que você tenha um home theater ou um soundbar. O lado ruim é que é um gasto a mais, mas se você for uma pessoa que busca o melhor áudio possível, é possível que já tenha um desses em casa. Seguindo esse caminho, você só terá de conectar o HDMI na sua Smart TV Samsung.

Modo Ambiente

Por ter um design super fino e elegante, trazer um Modo Ambiente para essa Smart TV Samsung faz toda a diferença. Você pode personalizá-lo das mais variadas formas, seja com fotos pessoais da sua galeria ou então escolher alguns dos temas pré-instalados.

Embora muito interessantes, a forma de uso não me agradou tanto. Temos aqui diversas formas de utilizar o modo ambiente, entretanto, não há nenhum meio rápido de ativá-lo. Ele não tem um caminho tão difícil, mas quando você tem que fazer 2, 3 ou até mais comandos para o ativar, apenas desligar a TV parece mais interessante.

  • Modo ambiente da au8000
  • Modo ambiente da au8000
  • Modo ambiente da au8000

É claro que você vai querer testar o modo, ainda mais se você conseguir instalar a sua Samsung Crystal UHD 4K (AU8000) na parede, já que, quando em Modo Ambiente, o produto fica parecendo um quadro. Dentre as opções, temos uma de apenas cores, uma de paisagens, uma cinematográfica onde a imagem é dinâmica e se adequa à hora do dia, por exemplo, e entre outras coisas.

Para encerrar o assunto do Modo Ambiente, posso dizer que ele é bastante interessante, mas pouco intuitivo para que as pessoas o utilizem. Acredito que a Samsung poderia, com atualizações, liberar uma função de ativar o recurso de forma rápida.

Interface e Assistente de Voz

A Samsung Crystal UHD 4K (AU8000) vem com o Tizen como sistema operacional. Ele é funcional e simples e, na verdade, achei simples até demais em alguns aspectos. Assim que ligamos a Smart TV Samsung, pela primeira vez já podemos configurar tudo com uma conta Samsung para que tudo fique melhor conectado.

Tela da alexa na samsung crystal uhd 4k (au8000)
Tela da Alexa na AU8000

Na hora da configuração inicial, temos uma das grandes novidades da Samsung Crystal UHD 4K (AU8000). Diferente dos modelos passados, onde você só conseguia utilizar a Bixby como assistente de voz, aqui você tem as seguintes opções: Bixby, Google Assistant ou Alexa.

Embora eu use muito o Google Assistant no smartphone, na Smart TV Samsung a Alexa foi a que melhor me atendeu. O mais interessante é que o sistema desses assistentes vieram por completo, ou seja, se você tiver dispositivos inteligentes vinculados a qualquer um desses serviços, você vai poder mexer nos mesmos diretamente da TV, que serve como centro de controle.

Eu, por exemplo, tenho algumas lâmpadas inteligentes no quarto. Ao pressionar e segurar o botão de microfone do controle da Crystal UHD AU8000, pude pedir para que as luzes se apagassem ou mudassem de cor.

Controle remoto da samsung crystal uhd 4k (au8000) é muito bom e interativo
A AU8000 vem com um belo controle remoto, feito todo em plástico reciclado

E por falar em controle, ele tem tudo o que você precisa. Tem poucos botões e feito todo em plástico reciclado. Uma coisa muito interessante dele é ser universal, então seja no seu console, home theater ou decodificador de TV, ele vai reconhecer o mesmo (talvez precise configurar) e estará pronto para o uso, evitando vários controles.

Um último ponto que preciso mencionar na questão do sistema é que embora seja muito fluido e eficiente, tive alguns congelamentos estranhos. Logo na hora de colocar, a TV sofreu alguns deles enquanto eu colocava meus dados da conta Samsung. Isso ocorreu algumas outras vezes também em outros apps ou configurações, entretanto, o sistema geralmente flui de forma rápida e responsiva.

Conectividade e Modo Gamer

Nesse campo, a Samsung Crystal UHD 4K (AU8000) é simples e efetiva. Temos aqui como destaque 3 HDMIs, sendo um deles um HDMI-ARC, entrada voltada para melhorar o áudio. Há também 2 entradas USB para você colocar um Pen Drive ou HD Externo, entrada LAN para internet e saída para áudio óptico.

Por ser uma Smart TV, ela reconhece tudo de forma automática. Ao ligar o PS4, a TV liga e vai automaticamente para a entrada HDMI do mesmo. Isso ocorre também quando você instala uma TV Box da sua operadora ou qualquer outro dispositivo HDMI.

Além disso, o controle remoto permite que você controle qualquer um dos dispositivos, sem ter que ficar trocando. Consegui mexer no PS4, Claro TV e até mesmo no Fire TV. Das funções Smart, o único ponto que me desagradou, foi quando fechei algum app e a TV decidiu ligar o PS4 automaticamente.

Menu do playstation 4 na crystal uhd 2021
Menu principal do PS4 na Smart TV da Samsung. Imagem: Showmetech

A Samsung Crystal UHD 4K (AU8000) também conta com Bluetooth 4.2 e Wi-Fi 5. Essas duas funções funcionam bem, principalmente o Wi-fi. Com o bluetooth, consegui conectar um controle de Playstation 4, mas o dispositivo não quis parear de forma alguma o fone Bluetooth.

Já sobre o Modo Gamer, ele apenas existe aqui. Ele não amplifica a quantidade de quadros nem nada do gênero, apenas mexe um pouco na coloração e no áudio, algo que já existe há muito no mundo das TVs. É uma experiência bem diferente de outros modelos mais robustos onde temos um menu especial para configurar o HDR, FPS e muito mais. Não desaponta, mas também não te deixa com aquele “uau” no rosto.

Conclusão

A Samsung Crystal UHD 4K (AU8000) é uma excelente Smart TV Samsung de entrada, com um ótimo design, fácil de usar e, principalmente, uma tela de respeito. O que vai de fato impactar a sua escolha aqui é o preço. Embora ela tenha todas essas qualidades, dependendo do tamanho que procura, ela já atinge valores perto dos R$ 4.000. Nesse valor já temos outros modelos até da própria Samsung que oferecem painel QLED, com 120Hz de taxa de atualização e um modo jogo mais robusto, mas em tamanhos menores.

Au8000 é uma ótima tv de entrada, mas conta com um preço elevado
AU8000 é uma ótima TV de entrada. Imagem: Showmetech

Considerando o modelo de 55″, ela está saindo hoje por R$3,230 na Magazine Luiza à vista. Ainda na Samsung temos modelos como a Samsung QLED 4K, com o valor de R$3,651. Contudo, se o seu interesse for por um modelo menor, ela já se torna bem mais competitiva e interessante pelo seu valor – em torno de R$2700.

No fim das contas, temos aqui uma excelente Smart TV de entrada, que reúne ótimo contraste, boa usabilidade e que precisa apenas de uma boa promoção.

Especificações técnicas

Crystal uhd 2021 é uma ótima smart tv de entrada
Smart TV Samsung no modo ambiente
LinhaCrystal 4K (AU8000)
Tamanhos50″, 55″, 60″, 65″, 75″ e 85″
Tecnologia do painelDynamic Crystal Color
Resolução do painelUHD 3.840 x 2.160
Conexões e entradas3x HDMI;
2x USB;
1x entrada AV;
1 x Entrada RF para TV aberta e cabo;
1 x Saída de áudio digital óptica;
Ethernet (LAN)
Wi-fi 5
Bluetooth (BT 4.2)
Anynet+ (HDMI-CEC)
ProcessadorCrystal 4K
Recursos de imagemHDR 10
Modo Filme
Modo Natural
Auto Motion Plus
Frequências da tela60Hz (120Hz simulado)
Recursos de áudioDolby Digital Plus
Bluetooth de áudio
Multiroom Link
Tipo de alto-falanteDois canais com 20W de potência
ControleSmart Control com microfone integrado feito todo com plástico reciclado
Sistema OperacionalTizen
Comandos de vozSim
Assistentes virtuaisAlexa, Google Assistente e Bixby
Preços50″ – R$2.699
55″ – R$3.230
60″ – R$3.819
65″ – R$4.229
75″ – R$7.599
85″ – R$10.447

Veja também:

E você, o que achou da Samsung Crystal UHD 4K (AU8000)? Acha que vale a pena comprá-la? Comenta aí embaixo e confira nossas outras reviews aqui no Showmetech, como a The Frame.

Samsung Crystal UHD 4K (AU8000)

Samsung Crystal UHD 4K (AU8000)
0 100 0 1
A Smart TV Samsung Crystal é uma excelente Smart TV de entrada, que reúne ótimo contraste e boa usabilidade, mas a depender do preço acaba competindo com modelos mais interessantes.
A Smart TV Samsung Crystal é uma excelente Smart TV de entrada, que reúne ótimo contraste e boa usabilidade, mas a depender do preço acaba competindo com modelos mais interessantes.

Pontos positivos

  • Ótima resolução e contraste de cores
  • Boa integração com assistentes virtuais
  • Design e construção de alta qualidade
  • Fácil de instalar

Pontos negativos

  • O Tizen pode ser um pouco confuso
  • Preço elevado para uma TV de entrada
  • Auto Motion Plus funciona de forma aleatória

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
7
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados