Review: the frame 2021, a smart tv da samsung que equilibra design e sustentabilidade. Ainda mais fina que o modelo antecessor, a the frame 2021 é sinônimo de atenção ao design, sendo uma evolução das outras smart tvs "lifestyle" da samsung

REVIEW: The Frame 2021, a smart TV da Samsung que equilibra design e sustentabilidade

Avatar of bruno martinez
Ainda mais fina que o modelo antecessor, a The Frame 2021 é sinônimo de atenção ao design, sendo uma evolução das outras smart TVs “lifestyle” da Samsung

Chamar a linha Samsung The Frame de “obra de arte” já se tornou um clichê. Com o modelo The Frame 2021, temos um exemplo palpável de inovação tecnológica alinhada ao design, sem deixar de lado o pilar da sustentabilidade. Nas últimas semanas pudemos testar a belíssima smart TV, que está sendo lançada no Brasil e te contamos tudo aqui neste review.

Design e destaques

The frame 2021 golden gate bridge
Uma arte central emoldurada com a imitação de um papel fosco ao redor: um ótimo truque de personalização da linha The Frame (Divulgação)

A The Frame 2021 é uma smart TV com display QLED 4K (LS03A), chegando ao nosso país em versões de 43, 50, 55, 65 e 75 polegadas. O modelo testado por nós é a de 55 polegadas, que pesa pouco mais de 17 kg e tem taxa de atualização de 120Hz. A linha tem garantia de 10 anos contra efeito burn-in e a tecnologia QLED que, para relembrar, é a dos famosos pontos quânticos, com 100% do volume de cor.

Tudo é conectado direto no sistema One Connect, hub que tem um plugue único para a TV, com um cabo de energia que sai da própria caixinha. O fio finíssimo pode ser escondido com facilidade, deixando ainda mais impressionante se considerarmos que todas as conexões, somadas à alimentação/energia passam com zero delay para a The Frame. No One Connect temos 4 entradas HDMI (uma delas eARC), 2 USB-A, 1 porta ethernet, saída óptica de áudio e uma entrada de RF para sinal de TV.

The frame 2021
O Modo Ambiente tem animações iluminadas que simulam uma instalação artística na The Frame 2021

Um diferencial da TV é o tão falado Modo Arte, que a transforma em um portal para as principais galerias de arte ao redor do mundo. São 20 imagens gratuitas e mais de 1.200 disponíveis na loja, com aquisição à parte (via compra individual ou um plano de assinatura). A TV também vem acompanhada do controle remoto SolarCell, sem baterias/pilhas removíveis, com entrada para USB-C na base. O nome do controle, como você pode imaginar, se dá por conta da recarga de energia ser feita pela luz ambiente no cômodo.

Para se adequar à proposta de quadro, ela está ainda mais fina que a versão anterior, com apenas 3 centímetros de espessura. Em adição ao Modo Arte, ela também apresenta o Modo Ambiente 4.0, com texturas e animações para camuflá-la em qualquer cômodo. Além disso, a The Frame 2021 fica perfeitamente rente à parede. Mesmo que não tenhamos testado a montagem dela enquanto quadro, basta observá-la de perfil e você vê que o design completamente reto na traseira possibilita fácil encaixe.

Primeiras impressões e instalação

  • Review: the frame 2021, a smart tv da samsung que equilibra design e sustentabilidade. Ainda mais fina que o modelo antecessor, a the frame 2021 é sinônimo de atenção ao design, sendo uma evolução das outras smart tvs "lifestyle" da samsung
  • Review: the frame 2021, a smart tv da samsung que equilibra design e sustentabilidade. Ainda mais fina que o modelo antecessor, a the frame 2021 é sinônimo de atenção ao design, sendo uma evolução das outras smart tvs "lifestyle" da samsung
  • Review: the frame 2021, a smart tv da samsung que equilibra design e sustentabilidade. Ainda mais fina que o modelo antecessor, a the frame 2021 é sinônimo de atenção ao design, sendo uma evolução das outras smart tvs "lifestyle" da samsung
  • Review: the frame 2021, a smart tv da samsung que equilibra design e sustentabilidade. Ainda mais fina que o modelo antecessor, a the frame 2021 é sinônimo de atenção ao design, sendo uma evolução das outras smart tvs "lifestyle" da samsung

Em termos de setup inicial e montagem da TV, nossas primeiras impressões com a The Frame 2021 foram boas. O modelo testado por nós veio acompanhado de uma moldura de madeira clara (ou melhor, um plástico com ímãs, com acabamento imitando madeira) para camuflar a smart TV ao cômodo. De longe, o que mais impressiona é a caixa do One Connect, bastante discreta ao julgarmos por toda a potência proposta. Colocando-a no rack, um único fio passa pela traseira e ele é responsável por fazer toda a “mágica”.

Tirando a TV da embalagem (recomendamos duas pessoas, afinal, são quase 20kg), temos uma peça quase perfeitamente reta, sendo muito simples deitá-la segurando pelas bordas, para acoplar os pés. O encaixe foi fácil e requer um “jeitinho” até a trava ser assegurada. Como de costume nas smart TVs da Samsung, são dois suportes de cada lado, dispensando parafusos. No caso da The Frame 2021, o visual sem curvas do suporte reforça o tom discreto do aparelho.

As bordas, acessórios vendidos separadamente, são leves e tem encaixe muito simples. A longa caixa foi enviada para nossos testes, onde encontramos as quatro seções junto a quatro fixadores para prender na traseira de cada quina. Não é difícil distinguir topo/base e esquerda/direita, então foi questão de segundos para acoplá-las na nossa The Frame 2021. De perto, você consegue perceber a textura característica de plástico, porém, em meio a outros quadros emoldurados ela pode se misturar bem – e enganar olhares destreinados.

The frame 2021
Com a moldura de “madeira”, a The Frame 2021 se camufla em meio a outros quadros!

Ao ligar uma The Frame pela primeira vez, o controle remoto deve funcionar sem necessidade de pareamento, para que você possa iniciar a configuração. Mas não foi o nosso caso, já que o controle não era reconhecido pela TV. Para solucionar esta questão, foi necessário tentar o pareamento manual segurando os botões Home, Play/Pause e Voltar.

Entramos em contato com a assessoria, que nos explicou que trata-se de um erro exclusivo desta unidade, que é uma versão prévia do modelo final que será fabricado, também chamada de “golden sample”. Mas a empresa afirma que os consumidores finais não terão esse tipo de problema.

The frame 2021
Borda finíssima que, mesmo de perto, pode enganar muita gente.

Ademais, é de se supor que quem vá adquirir uma destas belas TVs, com a proposta estilosa da The Frame 2021, já tenha em mãos um carregador/adaptador do tipo, mas admito que um adicional com uma ponta USB-A e USB-C para, de repente, conectar ao One Connect seria útil. Não saber a carga do controle antes mesmo de ligar a TV é um grande problema. É legal ter uma opção de controle “sustentável”, mas confiar na bateria virou uma preocupação que não gostaríamos de ter ao pensar em assistir TV. Como ele não nos deixou na mão ao falarmos sobre carga, optamos por acreditar na eficácia da traseira com recarga por luz.

Falando em luz, a The Frame 2021 traz no canto inferior direito um sensor de movimento, capaz de detectar a presença de alguém no cômodo. Caso você ative a função de desligar automaticamente, por exemplo, o Modo Arte fica ativo enquanto o aparelho reconhecer movimentos próximos à TV – e ela também liga quando alguém chega perto. O “Desligar Após” tem limite de tempo configurável e alcance ajustável, a depender do espaço de instalação para julgar o ideal desejado.

Tela e som

The frame 2021
Jogos coloridos na The Frame 2021 são o teste de imagem perfeito.

Cores vívidas, alta taxa de contraste, ótimo tempo de resposta e pretos convincentes. Com imagens HDR (alto alcance dinâmico), vemos os pontos quânticos em ação e o display da The Frame 2021 tem nosso “selo de aprovação”. Vídeos em 4K no YouTube tiveram cores ricas, enquanto filmes UHD nos serviços de streaming foram tão prazerosos que aumentaram a saudade pelas telas de cinema. Mesmo em um cômodo com bastante luz, o brilho da tela não decepcionou.

Os perfis predefinidos satisfazem quem tira a TV da caixa e quer uma entrega de qualidade de imagem fiel. Afirmamos que, seja em games ou filmes, isso é algo que você não precisa se preocupar, pois ela acerta em cheio. Quem quiser mergulhar nas configurações e personalizá-la de acordo também pode. Em jogos, o modo gamer entregou o previsto, sendo um enorme prazer jogar o Xbox Series X em sua excelência de 120Hz em 4K.

The frame 2021
Belíssimas paisagens distópicas servem como forma de vermos o potencial do HDR na The Frame 2021.

Outra preocupação possível que podemos estimar pela proposta artística é o efeito burn-in, dado que ela ficará com uma “tela de descanso” na maior parte do tempo. O display QLED promete ser o contraponto, garantindo que ela dure por muito tempo – e relembramos que a garantia de 10 anos contra isso, pela fabricante, reforça a ideia.

O único ponto ligeiramente negativo da TV é o reflexo, a depender do ângulo de visão. Do lado esquerdo de onde ela foi instalada temos uma janela e, na ponta direita do sofá (lado oposto, que recebe o reflexo da luz solar) a visibilidade ficou comprometida. Local dimming, processamento de alto padrão e outros aspectos de smart TVs premium da atualidade estão em falta aqui, um sacrifício compreensível pelo design, que não são necessariamente um ponto negativo, mas algo a se considerar ao falarmos da The Frame 2021.

The frame 2021
O clipe em 4K do grupo Silk Sonic teve visual e áudios ricos em detalhes!

Quando o assunto é áudio, a The Frame 2021 se coloca confortavelmente no padrão intermediário da atualidade. Nada que impressione, nada que decepcione. Tendo o poderoso som de um Echo Show 10 fresco na memória, já esperávamos que os graves da TV não fossem grande coisa, mas o volume e falta de distorção (em especial com médios/agudos) conseguem cumprir seu papel.

Interface/navegação

O sistema Tizen teve sua interface atualizada, com diferencial do menu gamer em TVs como a The Frame 2021. Para quem está habituado à personalização, atalhos e configurações mais específicas, não há quase nada de novo. Por padrão, por exemplo, a TV vem com acesso rápido a um layout de espelhar a tela do celular e abrir um vídeo da internet, na configuração de “treinos”, para quem quiser malhar em casa.

Um leve “engasgo” que só notamos com uso da smart TV na rotina foi que o Modo Arte não pode ser simplesmente desativado. Quando você aperta o botão de desligar a TV pelo controle, ela exibe a obra de arte configurada. Ao segurar o botão, ela é desligada, e isso é imutável. Privar o usuário desta opção, de desligar a TV como qualquer outra linha da própria Samsung (bastando apertar o botão, não segurá-lo por cerca de 3 segundos), é um leve deslize, ainda mais se o comprador eventualmente quiser tratar a The Frame 2021 como uma TV comum, instalando-a posteriormente sobre o rack.

The frame 2021
A barra de navegação gamer tem atalhos rápidos e te deixa verificar resolução, proporção e FPS sem problemas!

Comandar a TV por meio de assistentes de voz não é novidade para ninguém. Exceto pelo controle remoto mais leve e (supomos) uma qualidade melhor do microfone, que captou bem os comandos mesmo a uma distância de um metro, com voz em tom de conversa, a The Frame 2021 traz mais do mesmo. Ela tem Google Assistente, Alexa e Bixby integrados, permitindo que você escolha seu favorito.

Em nossos testes, nenhum momento foi um ponto fora da curva. Os deslizes da Alexa sobre abrir aplicativos ainda acontecem, se comparado ao que tivemos em algumas Samsungs do ano passado. Infelizmente, a televisão ainda não suporta comandos hands free, com palavras de ativação sem precisar do controle. Tratando a The Frame tanto como central inteligente (a TV como centro de controle) como ela em adição ao sistema de casa conectada (a TV como mais um gadget), tudo correu como esperado. A associação de uma conta da Amazon logo integrou-a a outros dispositivos, como o Echo Dot, ampliando a noção de casa conectada.

  • Review: the frame 2021, a smart tv da samsung que equilibra design e sustentabilidade. Ainda mais fina que o modelo antecessor, a the frame 2021 é sinônimo de atenção ao design, sendo uma evolução das outras smart tvs "lifestyle" da samsung
  • Review: the frame 2021, a smart tv da samsung que equilibra design e sustentabilidade. Ainda mais fina que o modelo antecessor, a the frame 2021 é sinônimo de atenção ao design, sendo uma evolução das outras smart tvs "lifestyle" da samsung
  • Review: the frame 2021, a smart tv da samsung que equilibra design e sustentabilidade. Ainda mais fina que o modelo antecessor, a the frame 2021 é sinônimo de atenção ao design, sendo uma evolução das outras smart tvs "lifestyle" da samsung

Falando sobre a barra gamer, mesmo que o console esteja desligado, o menu do modo gamer aparece como pop-up. Logo, se você desligar o console e a TV, quando você religá-la este menu surge sobreposto ao menu padrão do Tizen, te fazendo esperar alguns segundos até sumir – e obrigando a pressionar “Voltar”, para ambos os menus serem escondidos, precisando de mais um clique em “Home” para finalmente fazer a seleção. É uma quebra de navegação bastante incômoda que esperamos ser consertada com atualizações de software do sistema.

Conclusão e custo-benefício

Com design único e especificações que somam à proposta original da linha, a The Frame 2021 chega ao Brasil nas versões de 43″, 50″, 55″, 65″ e 75″, com preços que variam entre R$ 5.999,00 e R$ 11.999,00.

Mostrando a que veio, a Samsung fez um bom trabalho em melhorar aquilo que deu certo na The Frame: uma TV pensada para ser mais do que um hub de conteúdos, atingindo o status de obra de arte que você mostra com todo orgulho na sala. Ela também tem seu próprio público-alvo, pois o modelo de assinaturas de obras de arte digitais e a compra avulsa de molduras já denunciam que é um produto destinado ao mercado premium.

The frame 2021
REVIEW: The Frame 2021, a smart TV da Samsung que equilibra design e sustentabilidade

Uma atenção a quem for instalar a TV é justamente pensar em um ambiente iluminado, levando em consideração o reflexo da tela e o ângulo de visão. À noite, a luz emitida pela tela não engana ninguém, enquanto ao longo do dia isso pode ser configurado para um setup digno.

Por outro lado, quem está interessado na melhor qualidade de imagem – e não tanto nesse conceito “obra de arte”- vale a pena dar uma olhada nos novos modelos Neo QLED e Micro LED lançados pela Samsung, que são superiores em imagem e som. E a queridinha do ano passado, a Q80T também vale ser considerada nesse contexto, com ótima imagem e som.

Você encontra a The Frame 2021 nos principais varejos do Brasil:

Especificações técnicas

Review: the frame 2021, a smart tv da samsung que equilibra design e sustentabilidade. Ainda mais fina que o modelo antecessor, a the frame 2021 é sinônimo de atenção ao design, sendo uma evolução das outras smart tvs "lifestyle" da samsung
REVIEW: The Frame 2021, a smart TV da Samsung que equilibra design e sustentabilidade
LinhaThe Frame
Tamanhos43″, 50″, 55″, 65″
Tecnologia do painelQLED
Resolução do painel4K UHD
Conexões e entradas3 x Entradas HDMI;
2 x Entradas USB;
1 x Entrada RF para TV aberta e cabo;
1 x Saída de áudio digital óptica;
Ethernet (LAN)
Wi-Fi
Bluetooth (BT4.2)
Anynet+ (HDMI-CEC)
ProcessadorQuantum 4K
Recursos de imagemQuantum HDR
HDR10+
Modo Filme
Modo Arte
Adaptive Picture
Modo game
Espelhamento de tela
Frequência da tela120Hz
Recursos de áudioBluetooth de Áudio
Dolby Digital Plus
Q-Symphony
Multiroom Link
Tipo de alto-falante2 canais,
ControleControle Remoto Único com microfone integrado
Sistema operacionalTizen
Comandos de vozSim
Assistentes virtuaisAlexa, Google Assistente e Bixby
43″: R$ 5.999 no Magazine Luiza
50″: R$ 6.699 na Americanas
55″: R$ 7.449 no Magazine Luiza
65″: R$ 11.999 na Americanas

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
15
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados