REVIEW: Galaxy A51 traz boas câmeras em um intermediário completo

Imagem destacada do Galaxy A51
O Galaxy A51 é o pacote completo para quem procura um intermediário que não vai te deixar na mão

O Galaxy A51 faz parte da nova linha A da Samsung e chegou no início deste ano ao Brasil. O smartphone tem como foco principal a tela, câmera e bateria, prometendo uma boa experiência com ótimo custo-benefício na categoria dos intermediários.

Contudo, será que o Galaxy A51 entrega tudo isso? Você confere agora em nossa análise completa.

Design e tela

A grande mudança no design do Galaxy A51 em relação ao seu antecessor Galaxy A50 foi no conjunto de câmeras traseiras, que agora estão alojadas num retângulo na parte superior esquerda. Além disso, a traseira em plástico ganha um grande destaque por conta de sua cor que ganha novos tons dependendo da iluminação do local e o cruzamento de linhas que dá um ar de elegância e modernidade no smartphone.

Design do Galaxy A51
O design do Galaxy A51 é um dos mais bonitos e modernos dentre os intermediários

Mesmo com sua carcaça em plástico, o Galaxy A51 aparenta ser bem resistente e tem uma boa pegada nas mãos, perfeito para aqueles que gostam de utilizar o smartphone com apenas uma mão.

O Galaxy A51 possui dois botões na lateral direita, um para controle de volume e outro híbrido, na lateral esquerda tem a gaveta de chip / micro SD e na parte inferior tem duas entradas, uma P2 para fones de ouvido e um USB-C para carregamento e transferência de dados.

Um dos grandes destaques do Galaxy A51 é a sua tela Super AMOLED de 6,5 polegadas com resolução Full HD+ (2400×1080 pixels) e proporção 20:9. As imagens exibidas nesta tela são excelentes com cores bem vivas, preto profundo e brilho alto, proporcionando boa visualização até mesmo sob a luz do sol. 

Tela do Galaxy A51
A tela Super Amoled com resolução Full HD+ do Galaxy A51 se destaca exibindo cores vivas, brilho intenso e preto profundo

O design também foi melhorado e agora a tela ocupa ainda mais a parte frontal com poucas bordas. A câmera frontal está alojada na parte superior da tela no formato Infinity-O, sendo bem pequena e discreta.

Câmera frontal do Galaxy A51
A câmera frontal está ainda menor e mais discreta, quase não atrapalha durante a exibição de conteúdo na tela

O sensor de digitais sob a tela funcionou bem e permitiu desbloqueio rápido do A51. Entretanto, situações onde o dedo estava um pouco úmido, foram suficientes para o leitor não encontrar correspondências e impedir o desbloqueio por digital.

REVIEW: Galaxy A51 traz boas câmeras em um intermediário completo
O sensor de digitais na tela é bem responsivo na maioria das vezes e uma grande adição ao A51

Hardware e Software

O Galaxy A51 vem equipado com o processador octa-core Exynos 9611 (4×2.3 GHz Cortex-A73 e 4×1.7 GHz Cortex-A53), memória RAM de 4 GB e armazenamento interno de 128 GB. Com essas configurações, o A51 não se diferencia muito do seu antecessor, mas se sai levemente superior em tarefas do dia-a-dia. Entretanto, o multitarefas ainda decepciona pois ao abrir diversos aplicativos, ocorrem algumas lentidões, mas nada que afete o desempenho no geral.

REVIEW: Galaxy A51 traz boas câmeras em um intermediário completo
A experiência de ver séries, filmes e vídeos no A51 é muito satisfatória, a tela Super AMOLED deixa tudo mais bonito

Se você for comprar o A51 pensando em jogos, o smartphone entrega resultados satisfatórios em configurações mais básicas de gráficos, mas nada de colocar os gráficos no alto e esperar bons FPS mesmo com o Game Booster ativado. É bom frisar que estamos falando de um smartphone intermediário e o A51 leva esse conceito ao pé da letra.

O sistema do Galaxy A51 é o Android 10 com a ótima interface OneUI 2.0, bem intuitiva, estável e funcional.

O recurso tela edge está presente aqui e facilita muito para aqueles que querem ter seus aplicativos favoritos e ferramentas (lanterna, calculadora, régua e etc) sempre à mão com um arrastar de dedo. As notificações edge também estão presentes e dão um ar mais moderno quando o smartphone está com a tela desligada e recebe uma notificação.

Tela Edge do Galaxy A51
Um ótimo recurso da linha S8 e Note 8 está de volta no A51, o menu Edge deixa todos os seus apps favoritos num arrastar de dedo

Por fim, a função de TV digital é um ótimo adicional. Em nossos testes a transmissão era bem limpa com possibilidade de continuar reproduzindo em segundo plano, criar gifs, gravar e até exibir a grade de programação.

Câmeras

O Galaxy A51 conta com um sistema de câmera quádrupla composta por uma lente grande angular de 48 MP com abertura f/2.0, uma ultra wide de 12 MP com abertura f/2.2 e ângulo de visão de 123º, uma macro de 5 MP com abertura f/2.4, e uma câmera para efeitos de profundidade também de 5 MP e com abertura f/2.2.

REVIEW: Galaxy A51 traz boas câmeras em um intermediário completo
O conjunto de câmera quádrupla do Galaxy A51 proporciona opções aos fãs de fotografia e criadores de conteúdo

A câmera principal proporciona ótimos resultados em boas condições de iluminação com níveis de saturação e nitidez equilibrados. Entretanto, alguns detalhes são perdidos em folhas de árvores, sombras e em objetos com texturas mais complexas onde acabam ficando meio borrados. 

Já o modo noturno é apenas ok, mesmo que o software reduza bastante o ruído e aumente significativamente o brilho e a nitidez, se perde bastante em definição de imagem comparado as fotos em boas condições de luz.

A câmera ultra wide se destaca num aparelho desse segmento, proporcionando fotos com uma ótima definição, mesmo que um pouco mais saturadas que o normal — uma característica que gosto em fotografias.

REVIEW: Galaxy A51 traz boas câmeras em um intermediário completo
Câmera ultrawide

A câmera macro é uma boa adição no Galaxy A51, mas não se destaca das demais, a definição é boa com foco rápido para objetos em até 3cm de distância.

Para efeitos de profundidade, o smartphone da Samsung entrega resultados satisfatórios, há algumas leves falhas nos cabelos, mas nada muito aparente.

E por fim, a câmera de selfie consegue captar imagens com boa saturação, contudo, a definição não é tão alta e os ruídos são bem aparentes.

Bateria e Som

O Galaxy A51 vem equipado com uma bateria de 4.000 mAh que segura muito bem um dia e meio de uso moderado. Durante os testes, assistimos Netflix, YouTube, navegamos nas redes sociais e jogamos Asphalt 9 e Yu-Gi-Oh! Duel Links tudo com o brilho do médio pro alto. Chegávamos ao final do dia com 35-40% restante, mostrando que o A51 dificilmente deixará você na mão.

O smartphone ainda vem com o carregador de 15w que carrega de 0% a 100% em apenas 1h40min.

Acessórios do Galaxy A51
Os acessórios do Galaxy A51 são ótimos extras e proporcionam uma melhor experiência ao consumidor final

O Galaxy A51 possui somente uma saída de som mono na parte inferior do aparelho que tem alto volume e definição satisfatória, contudo não recomendamos para ouvir música, já que há alta incidência de agudos. Para os fones de ouvido, o Dolby Atmos faz um excelente trabalho em deixar as frequências bem equilibradas e brilhantes, não esqueça de deixar essa função sempre ativada.

Conclusão

O Galaxy A51 chegou na medida certa para o consumidor que procura um smartphone intermediário que seja competente e equilibrado em todos os aspectos. A tela super AMOLED com bordas mínimas é o grande destaque do aparelho e chega a impressionar pelas cores vivas, brilho intenso e preto profundo, tudo o que um ávido consumidor de multimídia pode pedir nesta categoria de preço.

O conjunto de câmera quádrupla oferece diversas possibilidades para criadores de conteúdo por conta de sua flexibilidade, mas não consegue impressionar, já seu processamento pode ser muito satisfatório para quem procura utilizar o smartphone seja para o dia-a-dia ou para games, contudo, sem estressá-lo com muitos apps abertos em simultâneo ou jogos com gráficos mais robustos.

No geral, o Galaxy A51 é a escolha certa para quem procura modernidade e produtividade, dentro da proposta de um smartphone intermediário. Você encontra o aparelho na Loja do Showmetech a partir de R$ 1.840.

E você, gostou do Galaxy A51? Conte pra gente nos comentários.

Especificações do Galaxy A51

ProcessadorExynos 9611
Tela6,5″
Display Super AMOLED Full HD+
Sensor de digital embutido
Câmeras traseirasCâmera Quádrupla:
48MP f/2.0 – Principal
12MP f/2.2 123° – Grande angular (ultra-wide)
5MP f/2.4 – Macro
5MP f/2.2 – Profundidade
Câmeras (vídeos)[email protected], [email protected]
Câmera frontal32MP f/2.2
Memória RAM4GB
Armazenamento interno128GB
ÁudioSom mono (um alto-falante)
Entrada USB-CSim
Bateria4000mAh
SistemaAndroid 10 – OneUI 2.0
CoresAzul, Branco, Preto
PreçoR$1.979,10
  • Design - 9.5/10
    9.5/10
  • Tela - 9.2/10
    9.2/10
  • Hardware - 7.5/10
    7.5/10
  • Software - 8.5/10
    8.5/10
  • Câmeras - 9/10
    9/10
  • Bateria - 9.5/10
    9.5/10
8.9/10

REVIEW: Galaxy A51 é o intermediário mais completo da Samsung

O Galaxy A51 é o pacote completo para quem procura um intermediário que não vai te deixar na mão

Pros

  • Design moderno e estiloso
  • Câmera quádrupla de qualidade
  • Tela super AMOLED com cores vivas e brilho intenso
  • Bateria de longa duração
  • Sensor de digitais na tela

Cons

  • Ruídos em fotos na câmera frontal
  • Multitarefas decepcionante
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter