REVIEW: Galaxy A50 e Galaxy A70, os sucessores da linha Galaxy J

Galaxy A50 e Galaxy A70 lado a lado
O Galaxy A50 e o Galaxy A70 são os sucessores espirituais dos sucessos Galaxy J5 e Galaxy J7, respectivamente. Será que agradam tanto quanto eles? Confira

Depois que a linha Galaxy A se fundiu com a linha Galaxy J, ela ficou maior em número de modelos e também em opções de configurações. Enquanto do Galaxy A10 até o Galaxy A30 são apresentadas configurações mais básicas, o Galaxy A50 e o Galaxy A70 são os smartphones mais “pé no chão” da nova geração – já que o Galaxy A80, já analisado por nós, é uma experimentação da Samsung.

Estes dois smartphones são bastante parecidos em especificações, design e câmera, o que nos fez pensar em um estilo de review diferente para eles. Em vez de fazermos uma análise para cada um, decidimos juntar o útil ao agradável e mostrar review/comparativo para você decidir qual será seu próximo smartphone.

Galaxy A50 e Galaxy A70 são os sucessores do Galaxy J5 e Galaxy J7, respectivamente
Galaxy A50 e Galaxy A70 são os sucessores do Galaxy J5 e Galaxy J7, respectivamente

Tanto o Galaxy A50 quanto o Galaxy A70 foram disponibilizados pela Samsung e, após duas semanas de uso, você confere a nossa análise. Será que eles são os melhores intermediários premium do Brasil?

Design e construção

A primeira diferença perceptiva dos dois smartphones é o tamanho. O Galaxy A5 é mais “compacto” e pesa 177 gramas, contra 183 gramas do modelo maior. O peso não influencia na usabilidade, sendo a pegada firme tanto em um quanto no outro.

Os dois smartphones são construídos em plástico, o que na prática diminui o custo de fabricação e também seus preços finais. Mas não se engane: apesar de plástico, eles passam uma sensação firme de celulares bem construídos quando estão nas mãos. O Galaxy A50 disponibilizado para nós tem uma cor azul muito linda que ganha um efeito especial quando colocado em certos ângulos; já o Galaxy A70 veio numa cor branca, que possui um “efeito arco-íris” dependendo do ângulo que está.

Em se tratando de entradas e slots, mais semelhanças: na lateral esquerda há apenas o slot para cartão de memória e chip de operadora, deixando a lateral direita com os botões de volume e Liga/desliga. Felizmente, a Samsung não colocou o botão dedicado à Bixby – o que não faz diferença nenhuma. Na parte inferior, tanto o Galaxy A50 quanto o Galaxy A70 possuem uma saída de som mono, entrada USB-C e entrada de 3.5mm para fones de ouvido.

Uma novidade que a Samsung trouxe para os smartphones intermediários deste ano é o sensor de digitais sob a tela. O sensor está longe de ser perfeito, mas está melhorando a cada atualização desde o lançamento. O desbloqueio não é ultrassônico, como nos novos Galaxy Note 10 e Galaxy S10, e tanto a precisão quanto a velocidade deixam a desejar – e muito. Uma alternativa é usar o desbloqueio facial, que não é tão seguro mas é bem mais rápido.

Tela

Os dois possuem mesma qualidade de tela Full HD+, mas com tamanhos diferentes
Os dois possuem mesma qualidade de tela Full HD+, mas com tamanhos diferentes

O display do Galaxy A70 é o grande destaque do aparelho. São 6,7 polegadas com resolução Full HD+ e tecnologia Super AMOLED. Até o recente lançamento do Galaxy Note 10+, o smartphone era o maior modelo da Samsung no mercado, juntamente com o Galaxy A9 2018. A qualidade do display é o que se espera da Samsung em topos de linha: visualização é muito boa, mesmo em ângulos mais desfavoráveis.

As cores tendem para o saturado, característico das telas da marca – que não me incomoda -, seguido de um preto bem preto graças ao Super AMOLED. O brilho da tela é alto e é possível visualizar conteúdos mesmo sobre a luz do sol. Filmes, séries e jogos exibidos nesta tela que ocupam toda proporção 20:9 são maravilhosos.

Os elogios ao Galaxy A70 se repetem no Galaxy A50, porém com menos 0,3 polegadas. São 6,4 polegadas com a mesma resolução Full HD+ e tecnologia Super AMOLED. Se você curte telas menores, o Galaxy A50 é a melhor escolha, já que segurar e navegar com apenas uma mão se torna mais prático no modelo menor.

Processamento e memória

O Galaxy A50 traz um processador Exynos 7 Octa 9610, subdividido em quatro núcleos Cortex- A73 (focado em desempenho) rodando a 2.3GHz e outros quatro núcleos Cortex-A50 (eficiência energética) rodando a 1.7GHz. Esse chipset é teoricamente mais fraco que o Snapdragon 675, que equipa o Galaxy A70, que também possui oito núcleos, sendo dois Kryo 460 Gold (desempenho) de 2.0GHz e os outros seis são Kryo 460 Silver (eficiência) de 1.7GHz.

No uso do dia a dia, os dois são muito parecidos. Abertura de aplicativos, navegação na Internet, transição de Apps e jogos, tudo funciona muito bem e sem engasgos. O Galaxy A70 é melhor para games, já que traz uma GPU Adreno 612 mais otimizada que a Mali-G72 MP3.

Entretanto, não é que o Galaxy A50 seja ruim para jogos, a diferença é pouco perceptível e, na prática, só será sentida a longo prazo, já que ele traz somente 4GB de memória RAM, contra 6GB do Galaxy A70. A memória interna também é superior no modelo mais caro, 128GB contra 64GB. Ou seja, tanto um quanto o outro são atualmente os melhores intermediários premium do Brasil, mas o Galaxy A70 deve aguentar por mais tempo a demanda de jogos e apps mais pesados.

Vale lembrar que ambos aceitam cartão de memória de até 512GB, e não precisa escolher entre o segundo chip ou o micro SD, você poderá inserir os dois. 

Câmeras

Configurações de câmera do Galaxy A70 incluem sensor principal de 32MP, secundário de 5MP e terceira de 8MP
Configurações de câmera do Galaxy A70 incluem sensor principal de 32MP, secundário de 5MP e terceira de 8MP

Câmera tripla é um recurso que vem se tornando padrão na maioria dos smartphones intermediários mais potentes, como acontece com o Huawei P30 Lite e o Motorola One Action. O Galaxy A70 não foge dessa ideia, trazendo um sensor principal de 32MP e abertura de f/1.7, secundária de 5MP (profundidade) e abertura de f/2.2, e o terceiro tem 8MP (ultra wide) e abertura também de f/2.2.

O Galaxy A50 traz as mesmas configurações de câmera, mas o sensor principal traz 25MP. A câmera frontal de ambos repete a resolução principal dos smartphones, 32MP e 25MP, respectivamente, com abertura de f/2.0. Ambas as câmeras fazem gravações em até Full HD (1080p) a 60fps e possuem boa estabilização, mesmo não sendo óptica.

O Galaxy A50 traz as mesmas segunda e terceira câmeras, mas a principal tem 25MP
O Galaxy A50 traz as mesmas segunda e terceira câmeras, mas a principal tem 25MP

Os resultados se repetem em ambos. Tanto no Galaxy A50 quanto no Galaxy A70, as imagens tiradas com as câmeras traseiras são muito boas em ambientes bem iluminados e também não pecam em condições de luz mais desafiadoras, apesar de serem um diferencial. As cores são bastante vivas e o HDR ativo deixa tudo um pouco mais saturado e definido – algo que eu particularmente curto.

  • Imagem com a câmera principal do Galaxy A70
  • Imagem com efeito desfocado do Galaxy A70
  • Imagem com a câmera principal do Galaxy A70 em condições de luz normais
  • Foto em ambientes escuros com a câmera frontal do Galaxy A70

O mesmo pode ser dito no sensor ultra wide (ultra grande-angular). As imagens agradam durante o dia e é ideal para tirar foto da família grande em um churrasco de domingo à tarde. Por ter um sensor dedicado para noções de profundidade, o desfoque é feito por hardware e é de boa qualidade, destacando muito bem o objeto.

À noite, a abertura de f/2.2 para o sensor ultra wide não capta luz necessária e os resultados são bem granulados e escuros. Ou seja, evite registrar à noite com ela porque o resultado não vai sair bom. Já o sensor principal consegue compensar um pouco os granulados com recursos de inteligência artificial, e até que consegue agradar.

  • Imagem tirada com a câmera principal do Galaxy A50
  • Imagem tirada com a câmera principal do Galaxy A50
  • Imagem com fundo desfocado do Galaxy A50
  • Imagem em condições de luz normais com o Galaxy A50
  • Imagem em ambientes escuros com o Galaxy A50

A câmera de selfie também não faz feio e o HDR presente deixa as imagens mais vivas e bem definidas. Como característico da Samsung, as fotos possuem um tipo de embelezamento artificial devido ao pós-processamento agressivo do software, mesmo com o efeito desligado, o que irrita um pouco.

As selfies também podem ter fundo desfocado, mas aqui é feito via software, o que pode não ser tão preciso quanto gostaríamos em algumas situações. À noite, a abertura de f/2.0 consegue registrar boas fotos, mas cuidado para não mexer de mais a mão, elas ficam tremidas se demorar muito.

Como você pode ver nas fotos abaixo, as imagens tiradas com o sensor frontal do Galaxy A70 são mais saturadas que as do Galaxy A50.

Em vídeos, ambos podem gravar em 1080p a 30fps com estabilização eletrônica, mas somente o A70 garante vídeos em 4K. Na prática, os vídeos são bons para redes sociais e registrar momentos.

Sistema

OneUI continua uma excelente interface e mostra evolução da Samsung
OneUI continua uma excelente interface e mostra evolução da Samsung

O Galaxy A70 e o Galaxy A50 já estão rodando a versão 1.1 da One UI em cima do Android 9.0 Pie. Os elogios à interface da Samsung continuam nos modelos intermediários, que apresenta ícones mais carismáticos, cores sóbrias e funcionalidades muito bem-vindas que exploram o fato dos smartphones terem telas grandes. Além do Modo Escuro por padrão, eles trazem Modo de operação com uma mão, Notificações em pop-ups inteligentes e muitas outras novidades.

A Samsung evoluiu bastante desde a TouchWiz e hoje é a interface mais madura entre as fabricantes. Quem curte customizar o aparelho com widgets, papéis de parede, Temas e ícones, a One UI é a opção que vai entregar o melhor desses mundos.

Bateria

Estamos falando de 4.000mAh de bateria para o Galaxy A50 e 4.500mAh para o Galaxy A70, números mais do que agradáveis para modelos intermediários. Naturalmente, o Galaxy A70 tem um tanque maior pelo tamanho de tela mais elevado, porém na prática eles são bastante parecidos.

Você consegue navegar na internet por mais ou menos 10 horas ininterruptas, o que é excelente para a categoria. Jogos mais pesados drenam toda a carga em pouco menos de cinco horas e, se você gosta de ver vídeos no YouTube, aí vai uma ótima notícia: ele quase não gasta em visualização de conteúdos. Nos nossos testes, menos de 10% foram embora com 1 hora de reprodução na plataforma, com Wi-Fi e brilho no máximo.

Ainda, na caixa há um carregador rápido que permite ao smartphones serem carregados em uma média de duas horas – ou um pouco menos. Ou seja, você passa menos tempo fora da tomada – Amém, Samsung!

Considerações finais

O Galaxy A50 e o Galaxy A70 são uns dos smartphones intermediários mais completos do mercado brasileiro atualmente. Construção, design, processamento, câmeras, bateria e sistema são muito bem equilibrados e cumprem bem o papel de introduzir o usuário um patamar abaixo da categoria topo de linha. 

Em se tratando de um ou de outro, a sensação é de que o Galaxy A70 é uma versão turbinada do Galaxy A50, algo como um “Galaxy A50+”, já que traz um processamento pouco melhor mas ganha 2GB de RAM e mais 64GB de armazenamento interno. O caso aqui é pensar no futuro: o melhor preço que encontramos para o Galaxy A70 hoje (24), até a data de publicação desse review, é de R$ 1.599,20, o que o torna o mais completo nessa faixa de preço. Já o Galaxy A50 pode ser encontrado por R$ 1.349,00, fazendo ele brigar com concorrentes de peso como o Redmi Note 7.

O que achou do Galaxy A50 e o Galaxy A70? Deixe nos comentários se essa nova geração de smartphones da Samsung agradou. Se sim, aproveite os nossos links patrocinados. Além de você adquirir o modelo dos sonhos com o melhor preço, estará ajudando o Showmetech a crescer ainda mais!

Especificações técnicas do Galaxy A50 x Galaxy A70

EspecificaçõesGalaxy A70Galaxy A50
Construção, dimensões e
peso
Plástico
164.3 x 76.7 x 7.9 mm
183 gramas
Plástico
158.5 x 74.7 x 7.7 mm
166 gramas
Tela6,7 polegadas
Full HD+
Tecnologia Super AMOLED
6,4 polegadas
Full HD+
Tecnologia Super AMOLED
ProcessamentoSnapdragon 675 octa-core
Até 2.0GHz
Exynos 7 9610 octa-core
Até 2.3GHz
Memória e
armazenamento
6GB + 128GB4GB + 64GB
GPUAdreno 612Mali-G72 MP3
Memória expansívelSim, até 512GBSim, até 512GB
Câmera traseira32 Mp (f/1.7) + 8 Mp (f/2.2) + 5 Mp (f/2.2)25 Mp (f/1.7) + 5 Mp (f/2.2) + 8 Mp (f/2.2)
Câmera frontal32Mp (f/2.0)25mp (f/2.0)
Recursos da
câmera
4K a 30fps
Slow motion
Estabilização de vídeo
HDR
Full HD a 30fps
HDR
ConexãoWi-Fi
Bluetooth 5.0
USB Tipo-C 2.0
NFC
Wi-Fi
Bluetooth 5.0
USB Tipo-C 2.0
SensoresAcelerômetro
Bússula
Impressão Digital
Proximidade
Giroscópio
Microfone p. redução
de ruído
Acelerômetro
Bússula
Impressão Digital
Proximidade
Giroscópio
Microfone p. redução
de ruído
Funções extrasRádio FMDTV
Bateria4.500mAh4.000mAh

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta