Smart monitor m5 review

REVIEW: Smart Monitor M5 de 27 polegadas exala alta performance

Avatar of letícia leite
Área de trabalho, serviços de streaming e jogos de console ou PC num só lugar. Confira como tudo isso funciona no novo aparelho da Samsung!

O Smart Monitor M5 já havia feito sua estreia no Brasil em 2021 com a versão de 24 polegadas. Agora, a Samsung traz a opção de 27‘ para consumidores a procura de um monitor inteligente capaz de preencher o ambiente de diversas maneiras, encaixando-se melhor em mesas maiores. Para comprovar essa premissa, o Showmetech recebeu um exemplar do modelo que promete ser um monitor-TV.

Podemos adiantar que a Samsung inovou com sucesso ao transformar um tipo de produto que funcionava, anteriormente, apenas para exibir as imagens geradas da placa de vídeo num item versátil e prático para quem quer trabalhar, acessar os conteúdos de streamings e dar play nos joguinhos, tudo num só lugar. Confira as principais características desse aparelho que, de antemão, é um dos melhores monitores disponíveis no nosso review completo!

Instalação e primeiras impressões

Smart monitor m5 da samsung
Smart Monitor M5 desligado e prestes a ser instalado
Imagem: Letícia Leite

Ao abrir a caixa, nos deparamos com itens fáceis e intuitivos de se juntar. O Smart Monitor M5 está bem protegido por um par de isopores que o envolvem por completo. Um suporte e uma haste acompanham o monitor inteligente, bastando só usar uma chave Philips comum para fazer a instalação de dois parafusos. A haste se conecta à base, tornando as duas basicamente a mesma peça, enquanto a tela se conecta à haste com um encaixe muito suave.

Além disso, a leveza do aparelho (2,9kg) também colabora para a fácil e rápida preparação e alocação. Assim, a primeira impressão antes de ligar o novo smart monitor da Samsung é bastante positiva, sem dor de cabeça ou complicações. Claro, o visual também já agrada, junto ao fato do cabo de alimentação ser o único cabo necessário.

Controle

Chegou a hora de usar o controle e ligar o monitor! A diferença mais óbvia entre o M5 e o monitor típico que você já conhece é que ele vem com um controle remoto. Extremamente leve, o item possui design ultrafino e apresenta poucos botões, o suficiente para garantir boa usabilidade em meio a tantas funcionalidades. Netflix, Globo Play e Prime Video são os serviços de streaming contemplados com botões de atalhos, além da Samsung TV Plus – plataforma exclusiva de conteúdo da marca.

Controle do smart monitor m5 é finíssimo e bem leve
Controle do Smart Monitor M5 é finíssimo e bem leve
Imagem: Letícia Leite

O mais legal é que a existência do controle torna muito fácil o uso como um monitor tradicional e, logo em seguida, como uma Smart TV. Basta apertar o botão home e você será saudado com um pequeno menu que dá acesso rápido aos aplicativos pré-instalados. Talvez demore um pouco para alguns usuários se acostumarem com a necessidade de empurrar os botões de volume/canal para cima ou para baixo, mas nada que atrapalhe a experiência.

Design

Tela ultrafina do smart monitor m5
Tela ultrafina do Smart Monitor M5
Imagem: Letícia Leite

Com quase 100% de aproveitamento, a tela restringe o espaço das bordas, quase imperceptíveis na visão de frente. A exceção fica para a borda da parte inferior, um pouco mais robusta para garantir certo destaque ao logo da Samsung, centralizado e com acabamento escovado. Tudo isso aliado à aparência plana e ao suporte discreto faz do Smart Monitor M5 um produto elegante com ótimo posicionamento em qualquer cômodo dedicado a entretenimento e trabalho – ou os dois.

Design do monitor inteligente garante aparência discreta, sem deixar de lado a elegância
Design do monitor inteligente garante aparência discreta, sem deixar de lado a elegância
Imagem: Letícia Leite

Na parte de trás, embora o preto fosco não seja particularmente notável de se ver, um padrão de linhas horizontais dá textura ao smart monitor, que possui uma curva para passar os cabos por ali, a fim de deixar o setup mais organizado.

Tela e Som

Ao ligar o aparelho, constituído por uma tela Full HD (1920×1080 pixels) na tradicional proporção 16:9 e taxa de atualização máxima de 60 Hz, somos recebidos pelo sistema operacional da Samsung – Tizen – que nos dá duas opções: smartphone ou controle remoto. Assim, seguimos para passos como “inserir o login/ senha do Wi-Fi”, os detalhes da conta Samsung, entre outras configurações. Esse é o mesmo sistema encontrado nas smart TVs da Samsung, o que dispensa a ligação do PC ou outro produto ao monitor.

Smart monitor m5 também aceita smartphone - com app específico - como controle do monitor
O monitor inteligente da Samsung também aceita smartphone – com app específico – como controle do monitor
Imagem: Letícia Leite

Com o Samsung Smart Hub como tela de entrada, você pode escolher diferentes aplicativos de streaming ou utilizar o Samsung Smart TV Experience, usando o controle remoto para percorrer todos os mais de 200 canais para escolher.

Samsung smart hub é a tela de entrada do aparelho
Samsung Smart Hub é a tela inicial do aparelho
Imagem: Letícia Leite

Cores e contraste aparecem ótimos para assistir alguns filmes e séries ao longo da semana. No entanto, o brilho máximo de 250 nits pode ser um incômodo em locais com altos índices de claridade. Bom, isso só se tornará um problema de verdade se você colocar o monitor ao lado de uma janela, num dia ensolarado. Eu não tive problemas em assistir conteúdo de TV nele. Muito pelo contrário, o Eye Saver Mode, que controla sozinho a luz azul emitida pela tela, me impressionou. Ele faz o ajuste automático de brilho conforme a iluminação do ambiente para evitar o cansaço dos olhos.

Monitor inteligente da samsung em funcionamento
Qualidade de imagem incrível em ambientes com boa iluminação
Imagem: Letícia Leite

Quanto ao áudio, vale mencionar que alto-falantes embutidos em monitores não possuem boa reputação. No M5, porém, eles cumprem seu papel com satisfação. O som é bastante cheio e volumoso, com performance superior em relação à maioria dos alto-falantes de notebooks por aí.

Pessoas que gostam de usar fones de ouvido com fio não ficariam muito felizes nesta parte, pois não existe entrada RCA. A recomendação é fazer o emparelhamento de fones de ouvido ou alto-falantes Bluetooth ao monitor. Essa prática também mantém sua mesa mais organizada!

Conexões

Parte de trás do monitor, com entradas de conexões satisfatórias para usuários que querem um monitor para trabalho e smart tv
Parte de trás do monitor, com entradas de conexões satisfatórias para usuários que querem um monitor para trabalho e Smart TV
Imagem: Letícia Leite

Na parte de trás, encontramos duas portas USB-A, duas entradas HDMI e uma entrada para o cabo de alimentação do monitor. No entanto, você não encontrará DisplayPorts ou Ethernet e não há menção de suporte G-SYNC ou FreeSync. Ou seja, conexões satisfatórias para uma Smart TV e monitor usado para trabalho, mas que podem não ser tão interessantes para gamers, já que muitos PCs com placas de vídeo atuais dão prioridade ao DisplayPort, por exemplo.

Smart Monitor M5 para jogos

Por não suportar taxas de atualização tão rápidas – chegando a 60Hz – e não oferecer suporte G-SYNC ou FreeSync, o monitor inteligente da Samsung não é a pedida para aqueles gamers exigentes. Entretanto, há recursos bem legais dedicados aos games e que garantem uma boa experiência para jogadores que avaliam o custo-benefício do produto. Um deles é o modo Ultrawide Game View, que transforma a tela em ultrawide, perdendo aproveitamento de tela, mas ganhando muita informação periférica.

M5 conectado ao playstation 4 - experiência foi proveitosa
M5 conectado ao Playstation 4 – experiência foi proveitosa
Imagem: Letícia Leite

Funcionalidades extras e apps

Sabendo que podemos usar o monitor inteligente como uma Smart TV e um monitor de jogos/trabalho para console ou PC, vale mencionar que é fácil configurar tais dispositivos. Qualquer aparelho que você conectar é automaticamente detectado e adicionado como uma opção às telas principais.

Assistentes pessoais e outros aplicativos essenciais para a conectividade também estão presentes. O ícone do Spotify, por exemplo, concede o acesso direto ao streaming de música.

Área de apps apresenta variedade para o usuário - review monitor smart m5
Área de apps apresenta variedade para o usuário
Imagem: Letícia Leite

Pessoalmente, o recurso que mais chama atenção dentro do Smart Monitor M5 é a possibilidade de abrir documentos do Office sem a necessidade de um PC conectado, bastando o usuário ser assinante do Office 365. É só acessar o Workspace e fazer login na sua conta. Você também pode conectar seu PC e ele aparecerá como uma opção na página Workspace, bem como um aplicativo no hub principal.

Workspace proporciona acesso a documentos office sem a necessidade de pc
Workspace proporciona acesso a documentos Office sem a necessidade de PC
Imagem: Letícia Leite

As formas de espelhamento de conteúdos também são variadas. Ele oferece AirPlay 2 — responsável pelo acesso ao streaming de conteúdo pelo dispositivo móvel da Apple sem necessidade de pareamento  — assim como Samsung DeX — podendo usar os recursos do smartphone em uma tela grande.

Usuários de iPhones, iPads MacBooks podem espelhar suas telas normalmente neste dispositivo da Samsung. Sem usar fios, quem adquirir o monitor pode também conectá-lo a um notebook. Mais uma demonstração do foco em ecossistemas inteligentes da marca!

Smart Monitor M5 vale a pena?

Review: smart monitor m5 de 27 polegadas exala alta performance. Área de trabalho, serviços de streaming e jogos de console ou pc num só lugar. Confira como tudo isso funciona no novo aparelho da samsung!
Smart Monitor M5 é ideal para quem procura o melhor de um monitor e de uma Smart TV num só produtos
Imagem: Letícia Leite

Se o objetivo foi combinar o melhor dos dois mundos – TV e monitor -, a Samsung fez um belo trabalho. Para quem está atrás de um monitor de computador comum, é possível gastar menos usando um monitor padrão. Da mesma forma que, se um consumidor vai apenas assistir conteúdos na tela, vale mais a pena adquirir uma Smart TV comum. Agora, se o seu caso é a necessidade de encontrar tudo num só aparelho, com um ótimo custo-benefício, o M5 atende com excelência, junto ao bônus de economizar espaço por ser 3 em 1.

É simples de configurar, oferece visuais respeitáveis ​​e uma sólida variedade de opções de conectividade. A tela de 27 polegadas tem o tamanho perfeito para entretenimento e trabalho, sendo uma opção interessante no mercado, já que é difícil encontrar Smart TVs dessa escala. Só vale se atentar ao fato de não oferecer altura ajustável e qualquer tipo de inclinação. Por isso, eu digo que definitivamente vale a pena. O monitor Smart Monitor M5 está disponível no site oficial da Samsung e em várias varejistas do país — seu preço sugerido é de R$ 2.099.

Especificações Técnicas

Review: smart monitor m5
MarcaSamsung
ModeloM5 de 27″ LS27AM501NEXXY
Tela27 polegadas
Painel VA
Full HD (1920 X 1080 px)
Atualização de 60 Hz
Áudioalto-falante
Conexões2 HDMI
1 USB-A
1 cabo de alimentação
Controle RemotoSim
Inclinação ajustávelNão
Peso do produto2,9 kg
PreçoR$ 2.099 na Samsung
Veja também

Esse foi nosso review do Smart Monitor M5. Se você quer saber mais sobre alguns dos serviços de streamings disponíveis para aproveitar nas suas telas, confira se vale a pena assinar o Star+.

9/10
Total Score
  • Design
    9/10 Incrível
    Bordas ultrafinas com quase 100% de aproveitamento da tela garantem visual moderno, discreto e elegante. As 27 polegadas são ideais para trabalho e entretenimento.
  • Tela
    8/10 Ótimo
    Ótimo contraste de cores, brilho e nitidez, junto a recursos que melhoram ainda mais a experiência, como o modo Eye Saver. Por ter máxima taxa de atualização de 60Hz, não é tão interessante para jogos que exigem altíssima performance.
  • Áudio
    9/10 Incrível
    Por mais que uma entrada para fone de ouvido faça falta para muitos, o áudio do monitor inteligente ainda merece uma nota alta, já que seus alto-falantes embutidos preenchem o ambiente com alto volume sem ruídos ou chiados. O som é limpo e potente!
  • Conexões
    7/10 Bom
    Com duas portas USB-A, duas entradas HDMI e uma entrada para o cabo de alimentação do monitor, o aparelho apresenta conexões satisfatórias para quem vai usá-lo mais como uma Smart TV. No entanto, para trabalho e jogos, a falta de DisplayPorts ou Ethernet incomoda.
  • Funcionalidades extras e apps
    10/10 Excelente
    A possibilidade de abrir documentos do Office sem a necessidade de um PC conectado, o serviço de TV grátis da Samsung com mais de 200 canais e as diversas formas de espelhar conteúdo são apenas alguns dos recursos que operam de maneira fantástica, agregando bastante praticidade e valor ao aparelho.
  • Custo-benefício
    9/10 Incrível
    O Smart Monitor M5 é a pedida para quem quer o melhor da TV e de um monitor para jogos/trabalho num só produto. Ao juntar essas funcionalidades, se torna um dos melhores da categoria para usuários que desejam economizar, tanto dinheiro, quanto espaço, sem deixar de lado a qualidade em imagem, som e conectividade.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados