REVIEW: Smart TV TCL P8M abre as portas do 4K por um preço acessível

foto destacada da P8M 4K
Nova TV P8M da TCL é um modelo de entrada com aparência premium e um 4K realmente impressionante; confira nosso review completo

A nova smart TV de entrada que desembarcou no Brasil para conquistar a sala dos brasileiros é a P8M 4K, da TCL. No último dia 16, tivemos a oportunidade de fazer o hands-on da TV, mas a TCL nos disponibilizou o modelo de 50 polegadas para testes para conferirmos se realmente ela deve ser a escolha da família que deseja entrar no mundo 4K sem gastar muito. Confira abaixo o nosso review completo da TV P8M 4K.

Construção e design

Nova TCL P8M 4K de entrada traz um design bem premium e com poucas bordas
Nova TCL P8M 4K de entrada traz um design bem premium e com poucas bordas

A linha P8M é um degrau acima da S6500 em se tratando de construção. A TCL abandona o plástico e dá lugar a um acabamento metalizado tanto no corpo quando nos suportes que a acompanha, trazendo um ar mais premium e bem acabado. E isso se reflete em toda estrutura do ambiente, já que dá uma sensação de estar usando um modelo mais caro do que realmente é.

A montagem dos suportes à TV não é tão fácil e recomendamos que duas pessoas façam processo. Ela tampouco é leve, então transportar a P8M sozinho pode não ser uma boa ideia – na dúvida, peça ajuda a alguém por perto.

Barra inferior com o logo a TCL é bonito; os suportes são bem firmes
Barra inferior com o logo a TCL é bonito; os suportes são bem firmes

O design é outro ponto que chama atenção: suas bordas são bastante finas, e na borda inferior há o logo da TCL estampado em um barra mais circular em alumínio. Em modelos mais caros, essa barra é um sistema de som integrado, mas aqui é somente uma barra.

Aparência se adequa ao seu ambiente
Aparência se adequa ao seu ambiente

Qualidade do painel

No nosso hands-on, ficamos curiosos para testar a verdadeira qualidade do 4K e do Upscaling da TV P8M em conteúdos com resoluções mais baixas. Já adiantando, conteúdos 4K realmente se sobressaem por aqui, agora em conteúdos qualidade menor, a tecnologia de Upscaling deixa muito a desejar. Vamos explicar o motivo.

Conteúdos em 4K de verdade realmente funcionam, mas o Upscaling deixa a desejar
Conteúdos em 4K de verdade realmente funcionam, mas o Upscaling deixa a desejar

Upscaling é a tecnologia utilizada em TVs e outros reprodutores para simular a imagem em uma resolução mais alta do que é originalmente. Por exemplo, imagine um filme disponível apenas em Full HD (1080p). Se a sua televisão fosse 4K (3.840 x 2.160 pixels) e tivesse Upscaling, o aparelho seria capaz de reproduzir todos os pixels disponíveis na reprodução da imagem. Na prática, um bom Upscaling é aquele que consegue “converter” estes conteúdos para serem vistos em ótima qualidade.

Se sua TV tiver Upscaling, ela transformará automaticamente conteúdos em HD para Full HD, e assim por diante
Se sua TV tiver Upscaling, ela transformará automaticamente conteúdos em HD para Full HD, e assim por diante

Na TV P8M 4K, notamos que essa conversão não faz um bom trabalho e as imagens ficam ainda mais borradas e com cores lavadas, se comparado com uma TV Full HD nativa. Para efeitos de comparação, um modelo Full HD da S6500, da própria TCL, apresenta resultados melhores mesmo com o Upscaling da P8M ativado. Procuramos pelas configurações do aparelho e, até o momento da publicação deste review, não encontramos uma opção que desative a função.

Apesar disso, o 4K em conteúdos 4K é realmente impressionante, as tecnologias HDR e Micro Dimming dão um ganho na vivacidade das cores e no brilho exibido. A taxa de resposta de 120Hz é outro ponto positivo, eliminando parcialmente qualquer eventual “fantasma” que aparecer na tela.

Android TV e Google Assistente

Sistema Android TV é simples e intuitiva
Sistema Android TV é simples e intuitiva

Assim como todas as novas TVs da TCL no Brasil, a P8M 4K acompanha o Android TV, do Google, como sistema operacional. O sistema possui uma interface padrão, bem organizada e intuitiva. Os aplicativos ficam alojados em pequenos retângulos e separados por categorias – quem já usou Chromecast irá se familiarizar rapidamente.

Os aplicativos no Android TV também contam com atualizações mais frequentes e uma gama maior de disponibilidade comparado a qualquer smart TV com sistema próprio, como a Samsung e LG. Isso inclui jogos e aplicativos de entretenimento como a Twitch que não estão disponíveis nos sistemas das concorrentes.

Os maiores aplicativos são abertos com facilidade graças ao processador 4K
Os maiores aplicativos são abertos com facilidade graças ao processador 4K

Chromecast que vem embutido na P8M 4K é muito cômodo na hora de transmitir conteúdo rapidamente de seu smartphone para a TV – para quem é familiarizado com o sistema vai adorar a função. Devido ao novo processador de quatro núcleos, a execução de alguns vídeos não deu engasgos como a S6500 dava durante nossos testes. A transição entre aplicativos e jogos tampouco foi um problema.

Outra grande funcionalidade integrada à smart TV P8M 4K é o Google Assistente, que traz toda uma comodidade na hora de consumir conteúdos. Com apenas um apertar de botão, é possível falar diretamente no microfone posicionado no controle remoto, como nome de uma série, música ou vídeo no YouTube, para começar a ser exibido automaticamente na tela. E por falar no controle, não há nenhuma novidade em relação ao S6500, ele é bem compacto e fácil de mexer.

O controle da P8M é a mesma encontrada em outros modelos da TCL
O controle da P8M é a mesma encontrada em outros modelos da TCL

Som

A P8M 4K está equipada com dois alto-falantes de 8W de potência. Nos agradou a qualidade do som, tendo uma boa incidência de graves, sobretudo pela tecnologia Dolby Audio. Como nos modelos mais baratos, o agudos são muito presentes e isso pode ser um ponto negativo na hora de consumir filmes. Além disso, os presets não são muito bem-vindos, então recomendamos usar o equalizador para fazer seus próprios sons.

Conclusão

Se você está em busca da sua primeira TV 4K e está considerando a P8M da TCL, saiba que ela é um dos modelos de entrada mais bem construídos disponíveis no Brasil. Conteúdos 4K por aqui realmente são impressionantes, mesmo o Upscaling falhando em converter programas mais simples. O som também é de alta qualidade e mostra um salto em relação à TCL S6500, além do processador de quatro núcleos rodando todos os apps do Android TV sem nenhum engasgo.

A smart TV da TCL compete diretamente com a RU7100, da Samsung, que também traz resolução 4K e visual sem cabos, que deixa um ambiente mais livre de fios. Concorrências à parte, o modelo da TCL mostra uma certa evolução em relação às linhas mais básicas e, de fato, tem pontos positivos para se levar em consideração, ainda mais pelo seu fator custo-benefício.

Gostou da TV P8M 4K de 50 polegadas da TCL? Ela pode ser encontrada por R$ 1.799,99 na Americanas.com, parceira do Showmetech. Comprando por este link acima, você adquire o produto por um ótimo preço e ainda nos ajuda a crescer ainda mais!

Especificações técnicas da smart TV TCL P8M 4K

TelaPainel LED com resolução 4K (3840×2160 pixels UHD)
Tamanhos65”, 55” e 50” (modelo testado)
Processador4 Core
HDRHDR10
Frequência de tela1200 Hz
Motion RateSim
ModosDinâmica, Padrão, Smart HDR, Esporte Cinema, Jogos PC
Áudio2×8 WRMS
ChromecastSim
Conectividade1 Porta LAN, 3 HDMI, 1 USB, 1 entrada P2
Saída de áudio digital
RecursosRelógio e Sleep Timer
Upscaling 4K
Wi-FiSim, integrado
Sistema operacionalAndroid TV
PreçoR$ 1.799,99
Smart TV TCL P8M 4K de 50 polegadas

Summary

Nova TV P8M da TCL é um modelo de entrada com aparência premium e um 4K realmente impressionante; confira nosso review completo

Pros

  • 4K realmente incrível em conteúdos compatíveis;
  • Design premium
  • Controle compacto e completo;
  • AndroidTV e Google Assistente;
  • Processamento rápido;
  • HDR10 e Dolby Audio otimizam experiência multimídia.

Cons

  • Montagem não é muito simples;
  • Televisão é um pouco pesada;
  • Upscaling deixa muito a desejar.

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: