Review: Smart TV TCL S6500 traz todos os recursos do Android TV na palma da mão

Imagem destacada da TCL S6500
A smart TV TCL S6500 integra Google Assistente e Chromecast ao Android TV, trazendo uma nova forma de navegar por aplicativos e conteúdos

Em abril deste ano, foram anunciadas as smart TV TCL S6500 com três novos modelos que traziam, como maior destaque, o Android 8.0 Oreo e suporte ao Google Assistente totalmente em português.

Entre modelos com resolução 4K, sistema de som integrado da Harmon Kardan e Chromecast T-Cast integrado, o modelo S6500 é mais acessível, direcionado a um público que deseja uma smart TV igualmente inteligente sem gastar muito. A TV chegou ao Brasil em três versões (32”, 40” e 43”), com resolução até em Full HD e Inteligência Artificial.

Recebemos um modelo de 43 polegadas da smart TV TCL S6500 e, após quase um mês de muitos filmes e “Ok, Google”, você confere se a aposta da TCL ao mercado intermediário se destaca frente aos concorrentes.

Design e construção 

Com cada vez mais modelos competindo em entregar um design mais fino e sem bordas, a smart TV S6500 traz bordas pretas mínimas e um design slim, com o logo da TCL em destaque no fundo que imita o metal.

O suporte é construído em plástico preto e, apesar de parecer frágil, se encaixa perfeitamente à TV. Na traseira, há apenas a entrada para as conexões LAN, HDMI, USB, componente/composto, P2 e Antena, deixando a saída de áudio estéreo na parte inferior. Nas bordas inferiores, é interessante notar uma textura com tons de cinza, o que quebra um pouco toda sobriedade da peça, porém ao mesmo tempo a deixa mais “estilosa”.

Design e construção da Smart TV TCL S6500
Bordas inferiores texturizadas deixam a smart TV mais moderna

No geral, a smart TV TCL S6500 não inova no design mas também não decepciona. Ela se integra em qualquer ambiente doméstico e não destoa do restante da decoração.  

Qualidade do painel

Já que estamos nos tratando de um modelo mais acessível, não há resolução 4K por aqui. Em vez disso, a smart TV S6500 possui resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) com suporte ao HDR10

A TV oferece um bom nível de brilho, saturação e definição de imagem. A extensa lista de configurações disponíveis em seu sistema, permite que o usuário extraia ao máximo da qualidade que o painel consegue reproduzir.

Exibição de imagem na smart TV TCL S6500
Exibição de imagens impressiona pela qualidade de cores e contraste

Durante nossos testes, foram reproduzidas séries da Netflix que possuem a tecnologia HDR10 e, ao reconhecer o conteúdo, o sistema entra no modo específico para esse tipo de imagem, reproduzindo tons mais profundos de preto e melhorando a qualidade de sombras e luz ao decorrer das cenas.

Contudo, há uma incidência de ruído na imagem ao reproduzir tais conteúdos, sendo um pouco necessário o domínio das configurações da TV para obter um balanceamento satisfatório na imagem.

No Modo Automático, a smart TV TCL S6500 oferece bons ângulos de visão e brilho satisfatório para a maioria das programações, seja jogos de futebol, filmes mais escuros ou coloridos.

Android TV e Google Assistente

O sistema integrado Android TV possui uma interface padrão, organizada e intuitiva. Os aplicativos ficam alojados em pequenos retângulos e separados por categorias – quem já usou Chromecast irá se familiarizar rapidamente.

Os aplicativos no Android TV também contam com atualizações mais frequentes e uma gama maior de disponibilidade comparado a qualquer smart TV com sistema próprio, como a Samsung e LG. Isso inclui jogos e aplicativos de entretenimento como a Twitch que não estão disponíveis nos sistemas das concorrentes.

Todos os recursos do Android TV estão presentes aqui, até Chromecast integrado
Todos os recursos do Android TV estão presentes aqui, até Chromecast integrado

O Chromecast que vem embutido na S6500 é muito cômodo na hora de transmitir conteúdo rapidamente de seu smartphone para a TV, para quem é familiarizado com o sistema vai adorar a função. Contudo, durante a execução de alguns vídeos nas plataformas Youtube e Crunchyroll, a reprodução via Chromecast dava uns pequenos engasgos, ao contrário dos aplicativos do próprio sistema que reproduz conteúdo de forma nítida e sem travamentos.

Outra grande funcionalidade integrada à smart TV S6500 é o Google Assistente, que traz toda uma comodidade na hora de consumir conteúdos. Com apenas um apertar de botão, é possível falar diretamente no microfone posicionado no controle remoto, como nome de uma série, música ou vídeo no YouTube, para começar a ser exibido automaticamente na tela.

O Google Assistente é o grande diferencial da TCL S6500, pois permite fazer acessar conteúdos com um único comando
O Google Assistente é o grande diferencial da TCL S6500, pois permite fazer acessar conteúdos com um único comando

Durante nossos testes, a função respondeu muito bem e sempre nos direcionou para os aplicativos corretos. A fala era captada de forma clara e concisa pela assistente, o que mostra qualidade no microfone mesmo com certa interferência externa. 

Som

A smart TV S6500 da TCL vem equipada com alto-falantes estéreo de 8 W RMS. A qualidade sonora não é das melhores mesmo o sistema equipado com um equalizador, com o som possuindo uma incidência muito grande de agudos e quase sem graves. Assistir filmes de ação na TV pode decepcionar nesse quesito, já que é elemento fundamental para a imersão no conteúdo.

Falando em volume, os alto-falantes são bem altos, contudo há ruídos e distorções em altura máxima. Contudo ao analisar a TV em questão de custo-benefício, os resultados são até que bem satisfatórios e entrega um som adequado para seu preço. 

Conclusão

A smart TV TCL S6500 pode concorrer diretamente nesse mercado mais acessível ao bolso do consumidor. Ela possui uma boa reprodução de imagem, som ok, comandos de voz excelentes e um sistema Android TV de qualidade.

Parte Frontal da smart TV TCL S6500
Sistema Android TV é bem rápido, intuitivo e integrado ao Google Assistente

A TCL provou que pode trazer tecnologias de assistente presentes em modelos mais caros e acessórios como o Chromecast ao público que não pode pagar muito caro em uma TV, fazendo do modelo S6500 um dos melhores no quesito custo-benefício.

Você pode encontrar a smart TV TCL S6500 pelo preço de R$ 1.499,00 na loja oficial do Showmetech no Magazine Luiza.

Especificações técnicas da smart TV TCL S6500

TelaPainel LED com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels)
Tamanhos32”, 40” e 43” (modelo testado)
Processador4 Core
HDRHDR10
Frequência de tela60 Hz
Motion RateSim
ModosDinâmica, Padrão, Smart HDR, Esporte Cinema, Jogos PC
Áudio2×8 WRMS
ChromecastSim
Conectividade1 Porta LAN, 2 HDMI, 1 USB
Entrada Vídeo Componente/Composto (Y/Video Pr/Pb)
Entrada de áudio estéreo/mono, Entrada ANT/CABLE
RecursosRelógio e Sleep Timer
Wi-FiSim, integrado
Sistema operacionalAndroid TV
Dimensões e peso56,8 x 97 x 7,7 cm
9,2 kg
  • Design - 8.5/10
    8.5/10
  • Tela - 9/10
    9/10
  • Som - 7/10
    7/10
  • Sistema - 9.5/10
    9.5/10
  • Recursos extras - 9/10
    9/10
8.6/10

Smart TV TCL S6500

A smart TV TCL S6500 integra Google Assistente e Chromecast ao Android TV, trazendo uma nova forma de navegar por aplicativos e conteúdos

Pros

  • Design estiloso e elegante;
  • Exibição de imagens em HDR10;
  • Sistema Android TV;
  • Google Assistente;
  • Controle remoto com microfone.

Cons

  • Travamentos na utilização do Chromecast;
  • Som sem peso de graves;
  • Sem saída de áudio óptico.

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail