Conecte-se conosco

Ciência e Tecnologia

Review: SSD Kingston HyperX Savage 240GB

Confira a nossa análise completa do SSD Kingston HyperX Savage 240GB

A HyperX é a linha de produtos de alta performance da Kingston, com foco principalmente no público gamer. O SSD que recebemos faz parte da linha e oferece velocidades de até 560MB/s de leitura e 530MB/s de escrita.

A ideia dessa análise é ser mais prática do que técnica. Dividi os testes em duas baterias: na primeira, substituí o HD do meu notebook pelo SSD e utilizei por uma semana, principalmente para trabalho. Na segunda, foi a vez do desktop, dedicado à jogos.

Pontos positivos

  • Melhorias notáveis na inicialização do Windows;
  • Realiza tarefas que dependem de utilização do disco mais rapidamente.

Pontos negativos

  • Preço elevado;
  • Para gamers, 240GB talvez não seja o suficiente

O que vem na caixa?

A caixa inclui o SSD, dois kits de parafusos e um suporte com adesivo para engrossar o dispositivo. Como ele é muito fino, o suporte é essencial para a instalação em máquinas onde a remoção do HD deixa espaço extra. Basta retirar os adesivos e colar o suporte do disco.

Testes no Notebook

  • Intel Core i5-3337U 1.8GHz – 2.70GHz
  • nVidia Geforce GT730M 2GB
  • 8GB RAM DDR3

Meu computador principal é um Dell Inpsiron 14R, modelo de 2013. Sou desenvolvedor web e utilizo a máquina principalmente para trabalho. Desenvolver para a web hoje em dia é trabalhar com muitas ferramentas de compilação e otimização do código. Na maioria das vezes, procedimentos que fazem uso intenso de leitura e escrita no disco.

Instalei o SSD, o Windows 10, e todos os softwares de uso pessoal e profissional do meu dia a dia. A diferença já aparece ao ligar a máquina: a área de trabalho do Windows é exibida quase que instantaneamente. Confesso que mesmo esperando melhorias na inicialização, fiquei surpreso com o resultado.

Minha produtividade aumentou consideravelmente durante a semana de testes. A possibilidade de suspender, ligar e reiniciar a máquina quase que instantaneamente é excelente: é pegar a máquina e ir direto para a ação.

Um problema recorrente por aqui era o uso total do disco pelo processo do Windows Defender, causando um gargalo geral na máquina. Esse problema foi extinto.

Mas sem dúvidas, o melhor impacto foram nas minhas ferramentas de trabalho. As IDEs que utilizo se comportaram muito melhor, especialmente o PHPStorm – que é bem pesado e demorava uma eternidade para inicializar por aqui. Também percebi melhorias no uso do Git. Alterar entre branches locais com muitos arquivos divergentes ou abortar merges com múltiplos conflitos se tornou um processo muito mais suave.

Ao contrário de um disco rígido comum, o SSD não tem partes mecânicas – naturalmente resultando em menor consumo energético. Claro que isso foi refletido na durabilidade da bateria, que teve sua autonomia estendida entre 5% e 7%.

SSD HD
Tempo entre pressionar o botão power e ter acesso à
área de trabalho do Windows
11s 53s
Abrir Chrome com a extensão Toby 3s 6s
Acordar o notebook do estado Suspenso 2s 5s
Inicializar PHP Storm com um grande projeto que trabalho 16s 35s
Inicializar Spotify 5s 20s

Testes no desktop

  • AMD FX-6300 Black Edition
  • Radeon R7260x 2GB
  • 8GB RAM DDR3

A ideia aqui é testar se a substituição do HD pelo SSD causa alguma diferença de performance no carregamento ou execução dos jogos. Fiz o mesmo processo: instalei o Windows 10, os últimos drivers da AMD, e os clientes Steam e uPlay. Todas as melhorias notadas nos testes no notebook também foram notadas aqui: inicialização quase que instantânea do Windows, e maior estabilidade no sistema quando há uso intensivo do disco em segundo plano.

Nos jogos, o principal impacto da utilização do SSD HyperX é também na inicialização e carregamento. Como você pode conferir na tabela abaixo, alguns jogos têm seu tempo de carregamento reduzido drasticamente. Não notei melhorias significativas na taxa de quadros por segundo. Caso o jogo faça uso intenso de carregamento de texturas sob demanda ou se a máquina executa funções em segundo plano que são dependentes do disco, o framerate pode ficar mais estável.

A grande questão é a relação capacidade de armazenamento por real investido do dispositivo. Estamos numa fase da indústria em que jogos AAA têm tamanho médio de 50GB. Três ou quatro jogos serão o suficiente para lotar o armazenamento do SSD. Se você faz questão de ter toda a performance que o SSD HyperX oferece mas não quer desembolsar muito, minha recomendação é manter o SSD para a instalação do Windows (onde os ganhos de performance tem mais impacto) e os jogos que você joga com mais frequência.

Dead Rising 3 SSD HD
Inicializar  7s 12s
Carregar jogo salvo  26s 38s
Far Cry 4 SSD HD
Inicializar  33s 50s
Carregar jogo salvo  6s 24s
Rise Of The Tomb Raider SSD HD
Inicializar  9s  11s
Carregar jogo salvo  40s  1m 02s
Resident Evil 7: Biohazard SSD HD
Inicializar  18s  22s
Carregar jogo salvo 14s  43s
Mortal Kombat X SSD HD
Inicializar  4s 6s
Iniciar luta  11s  20s
Assassin’s Creed IV: Black Flag SSD HD
Inicializar  10s 12s
Carregar jogo salvo  6s 11s

Considerações Finais

O SSD HyperX Savage é excelente e cumpre bem o que promete: alto desempenho e velocidades de leitura e escrita impressionantes. As melhorias são expressivas e notáveis desde a instalação. Mas aqui, devemos entrar na questão que todas as reviews de SSD entram: o custo por GB infelizmente ainda é alto. A vantagem é que se você pretende utilizar o SSD em um desktop, ainda pode instalar um HD comum de forma auxiliar – o que não ocorre com alguns modelos de notebook, por possuírem apenas um slot para disco.

Vale a pena? Certamente. Principalmente se você preza por velocidade e performance. Como programador, um SSD se tornou um item obrigatório – e o HyperX Savage cumpre bem o que promete.

No KaBum, você acha o SSD HyperX Savage por R$759.

Especificações Técnicas

Modelo SHSS37A/240G
Capacidade de armazenamento 240GB
Interface SATA 3 (retrocompatível com SATA 2)
Tamanho 2.5″
Peso 96g
Consumo De Energia 
Ocioso 0.39W
Médio 0.5W
Leitura (Máx) 1.4W
Escrita (Máx) 4.35W

SSD HyperX Savage 240GB

R$ 759,90
SSD HyperX Savage 240GB
9.125

DESEMPENHO

10/10

    RESISTÊNCIA

    10/10

      DESIGN

      10/10

        PREÇO

        7/10

          Pros

          • Todos os benefícios de um SSD: por não ter partes mecânicas, é mais resistente, leve e consome menos energia;
          • Extremamente rápido, entregando velocidades um pouco superiores aos dos SSDs comuns;
          • Muito bonito e com excelente acabamento;

          Cons

          • Custo por GB é elevado em comparação com um HD comum;

          código + música + coisas LGBTQ + gaming

          Comentários

          Mais de Ciência e Tecnologia

          Dica

          Advertisement

          Mais Lidas

          Advertisement

          Reviews

          Cultura Geek

          Tutoriais

          Subir