REVIEW: Star Wars Squadrons (PS4) equilibre a Força nesse combate espacial incrível

REVIEW: Star Wars Squadrons (PS4) equilibre a Força nesse combate espacial incrível
Seja lutando pela Aliança Rebelde ou pelo Império Galáctico, Star Wars Squadrons lhe coloca no comando de naves incríveis em combates espetaculares

Se há um gênero de game que encaixa como uma luva perfeita para a saga Star Wars é de combates espaciais. E, sabendo do tratamento de alta qualidade que a EA vem dando para a franquia com a série Star Wars Battlefront e Jedi: Fallen Order, era inevitável que o mundo das guerras de naves pelo espaço em Star Wars ganhasse um novo título. Star Wars Squadrons coloca o jogador na pele de um piloto da Aliança Rebelde ou do Império Galáctico para travar combates intensos em diferentes lugares da galáxia. E, mesmo que a experiência não seja totalmente perfeita, ela equilibra diversos elementos com perfeição e garante emoção e um gameplay de qualidade.

Showmetech recebeu um cópia de Star Wars Squadrons para PlayStation 4 da EA e, após alguns dias se aventurando e combatendo nas partes mais diferentes de uma galáxia muito, muito distante trazemos uma análise completa desse game recheado de tiros, naves e lutas no espaço que vai agradar qualquer fã de Star Wars.

Pew pew pew!

Simuladores de voo não são programas fáceis de desenvolver. Faça ele muito simples e ele perde o realismo. Faça ele muito complexo e fica praticamente impossível colocá-lo em uma experiência de videogame. Felizmente a EA conseguiu equilibrar esses aspectos e criar um sistema de voo preciso, realista e fácil de operar em Star Wars Squadrons. O melhor de tudo? O jogador pode customizar os controles de sua nave da maneira que achar melhor e mais confortável.

Customizando um TIE-Fighter em Star Wars Squadrons
Star Wars Squadrons conta com oito tipos diferentes de naves que podem ser customizadas

Porém, mesmo que pilotar um X-Wing da Aliança Rebelde ou um TIE-Fighter do Império seja simples de aprender, a operação é dificil de dominar. Fazer uma virada rápida para qualquer direção requer que o jogador reduza para metade da velocidade quando estiver no limiar da curva, e depois acelerar assim que iniciar a curva para executar a manobra. Ficou confuso? Sim, não é fácil se tornar o melhor piloto da galáxia quando você pode se mover em qualquer direção e utilizar oito tipos de naves diferentes.

A boa notícia é que o jogo exige tanto que você realize esses tipos de manobras mais complexas para escapar de ataques inimigos, que em questão de algumas horas de gameplay você já terá memória muscular suficiente para não passar sufoco no espaço. E, quando você realmente adquire o domínio de sua nave, a diversão começa de verdade!

Voando com as naves em campos de asteróides
Mesmo que pareça simples, dominar os mecanismos de voo das naves no game não é tão fácil assim

Boa parte dos combates no modo campanha e no modo multiplayer são em cenários muito dinâmicos, como diversos destroyers, naves ou até destroços espaciais que testam suas habilidades de piloto ao máximo. Ainda bem que você não precisa confiar apenas na sua coordenação motora e em seus olhos, pois com apenas o apertar de um botão você pode travar sua mira em um alvo específico ou mesmo comandar um ataque combinado com seus colegas de esquadrão.

Além de prestar atenção ao que está ocorrendo na sua frente, você precisa manter seu foco dividido com seu cockpit, pois ele lhe mostra o estado de sua nave, os escudos e a potência de seus canhões. Você também pode fazer o gerenciamento de energia para os escudos, lasers ou motor com apenas um comando específico. O jogador só não pode esquecer de manejar corretamente as ferramentas de conserto da nave e dos escudos, pois eles têm um tempo de recarregamento e nem sempre seu companheiro de combate irá poder te ajudar com fornecimento de recursos.

“… quando você realmente adquire o domínio de sua nave, a diversão começa de verdade!”

O game é compatível com o PS VR e, mesmo não tendo a oportunidade de experimentá-lo nesse modo ainda, podemos afirmar com certeza que a realidade virtual deve tornar essa experiência muito mais natural, intuitiva e imersiva. Afinal de contas, com o PS VR você pode mover sua cabeça livremente para observar o status dos controles de seu cockpit e também para caçar de forma mais eficaz seus inimigos que voam para todos os lados.

A campanha single-player de Star Wars Squadrons, onde passamos a maior parte do tempo de gameplay, realmente aproveita ao máximo o design ambiental criado pelos espaços ricos em detalhes. Existem nebulosas devastadas por tempestades espaciais assustadoras, campos de asteroides cheios de perigos voadores, grandes estações espaciais para lutar (com trincheiras para bombardear, é claro) e alguns duelos com naves gigantes que são divertidamente caóticos.

Detalhes visuais de Star Wars Squadrons
Seja no cockpit ou no espaço, todo o ambiente de Star Wars Squadrons é recheado de detalhes

Em termos de história, o início da campanha se passa logo após os eventos de Uma Nova Esperança com a destruição de Alderaan e da primeira Estrela da Morte. As missões intercalam com você na pele de um novo piloto da Aliança ou do Império que agora, anos depois, luta aos lado dos mocinhos ou dos vilões para preservar a Nova República ou restaurar o poder do Império. Você pode customizar a raça, nome e feições de seu personagem, mas como esse é um game em primeira pessoa e com uma história que não é influenciada em nada por sua aparência ou decisões, essa funcionalidade é completamente inútil.

Fica evidente o esforço dos roteiristas em criar uma trama concisa com diferentes personagens e histórias para envolver o personagem principal mas, apesar da criatividade e as boas interpretações, a história principal de Star Wars Squadrons não traz nada de novo para quem já conhece a franquia. Mesmo aqueles que não sejam fãs da série muito provavelmente vão se esquecer da trama principal e ficarão apenas interessados em quando vai começar o próximo combate especial. Afinal de contas, essa é a essência do jogo, não é mesmo?

Personagens da campanha principal
Os personagens até são interessantes, mas a presença deles e da história são completamente ofuscadas pelo gameplay

Felizmente o design das missões é bastante variado, embora siga um padrão, com poucas surpresas ou mudanças repentinas nos objetivos que você precisa cumprir. Porém, o modo single-player da campanha de história tem uma missão muito importante em Star Wars Squadrons: preparar você para o mundo desafiador das partidas multiplayer. E suas 14 missões são muito generosas em lhe proporcionar bons momentos para que você aprenda o que é ser um piloto de caça no universo de Star Wars.

Vermelho 5, na espera!

Mesmo com uma boa campanha single-player, Star Wars Squadrons é um jogo feito para as competições multiplayer. Os quatro designs de naves em cada lado das facções do universo de Star Wars se complementam, e tanto o Império quanto a Nova República têm acesso a um arsenal de apoio que pode ser equipado com melhoramentos para as naves como projetores de escudo e canhões de tração para desacelerar os inimigos.

Batlhas no modo multiplayer
As batalhas no modo multiplayer podem ficar caóticas mas são incrivelmente divertidas

As batalhas podem ficar taticamente fascinantes com todo um esquadrão de pessoas que sabem o que estão fazendo. Mas, claro, também é possível se divertir em partidas com jogadores aleatórios (desde que os outros pilotos não sejam péssimos ou queiram apenas ficar brincando e voando pelo espaço). O melhor de tudo é que o modo multiplayer de Star Wars Squadrons possui cross-play, o que significa poder jogar com seus amigos em diferentes plataformas. Por exemplo, foi possível jogar a partir do PS4 com um amigo que estava jogando a versão de Steam para PC!

Dito isso, alguns dos modos que experimentamos por algumas horas foi o Dogfight (deathmatch) e o modo Fleet Battle, em que você tenta empurrar a grande nave inimiga para explodi-la enquanto o inimigo tenta fazer o mesmo. Amos os modos possuem um gameplay sólido e muito equilibrado. Não tivemos nenhum problema de conexão ou lag durante as partidas e, o tempo curto entre um respawn e outro tornam as partidas dinâmicas e empolgantes.

“Mesmo com uma boa campanha single-player, Star Wars Squadrons é um jogo feito para as competições multiplayer.”

Aqui, mais do que nunca é muito importante que você utilize um bom headphone para aproveitar a excelente qualidade de som do game e poder identificar de onde o caça inimigo está vindo ou de onde tiros estão sendo disparados. Junte-se isso ao som ambiente incrível que é produzido no interior do cockpit e você realmente irá se sentir pilotando um X-Wing ou TIE-Fighter de verdade!

E não é apenas a sensação de vitória após cada partida ganha que vai convencer o jogador a continuar travando mais batalhas pelo espaço com seus amigos, mas os tokens que você pode conquistar ao realizar objetivos específicos e que podem ser resgatados em melhoramentos para as naves. Por exemplo, o primeiro item que você vai querer equipar no seu X-Wing vai ser o canhão de laser quádruplo, pois ele aumenta o seu poder de fogo já que, por padrão, a nave somente possui o tiro de canhão duplo.

Voando pelos céus de um planeta em uma X-Wing
Se você conseguir jogar com amigos (até mesmo em outras plataformas), os combates multiplayer se tornam batalhas estratégicas empolgantes

Tiros pelo espaço

Seja você fã ou não de Star Wars, aqui você encontra um game perfeito para o jogador que procura por uma aventura recheada de ação e de uma ótima experiência multiplayer. Star Wars Squadrons pode ter uma história decepcionante na campanha principal e você pode sentir que os personagens estão lá por mero efeito decorativo. Ainda assim, a qualidade dos combates espaciais e o cuidado ao simular com perfeição as naves e dinâmicas de voo irão compensar qualquer falha. Portanto, não pense duas vezes e entre na sua nave preferida e se aventure pelo espaço transformando seus inimigos em poeira estelar!

REVIEW: Star Wars Squadrons (PS4) equilibre a Força nesse combate espacial incrível
Preparado para embarcar em emocionantes combates pela galáxia?

Star Wars: Squadrons está disponível em mídia física nas Americanas por R$ 204, e em mídia digital na PlayStation Store por R$ 199. Para acessar o modo multiplayer, é necessário ser assinante da PS Plus — aproveite para ver quais os jogos gratuitos da PS Plus no último mês.

Star Wars Squadrons
  • Jogabilidade - 9.5/10
    9.5/10
  • História - 6/10
    6/10
  • Som - 10/10
    10/10
  • Visual - 10/10
    10/10
8.9/10

Resumo

Star Wars Squadrons é um game que promete agradar aos fãs da série e conquistar novos jogadores com seu gameplay bem construído e uma atenção incrível aos detalhes. Mesmo com uma história fraca na campanha principal e personagens esquecíveis, o modo multiplayer com cross-play garante combates empolgantes recheados de emoção e adrenalina.

Pros

  • Gameplay sólido e bem equilibrado;
  • Modo multiplayer empolgante e acessível com o uso de cross-play;
  • Design ambiental incrível.

Cons

  • Aprender a controlar as naves pode demorar;
  • História fraca da campanha principal.
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter