Review: Subnautica (PC) tem sobrevivência e sandbox submarinos

Subnautica PC PowerPlay001 - Review: Subnautica (PC) tem sobrevivência e sandbox submarinos
Neste review você verá como que, com um mundo aberto submarino muito rico, Subnautica surpreende com ótimas mecânicas de sobrevivência e aspectos sandbox interessantes.

Subnautica é um game desenvolvido pela Unknown Worlds Entertainment e lançado no final de Janeiro. Com uma ambientação quase que totalmente submarina, o game encanta com biomas sensacionais e mecânicas de sobrevivência bem estabelecidas. Mesmo que seus recursos da sandbox não sejam tão livres como os de outros jogos do gênero.

Sobrevivendo no oceano manipulável

Jogos de sobrevivência num geral são bem populares entre o público de PC. Desde o clássico Minecraft até o gigante Ark: Survival Evolved, o gênero cresce mais a cada dia, principalmente juntando sobrevivência e sandbox para permitir que o jogador aumente seu leque de manipulação do mundo.

No aspecto sobrevivência, temos pontos de vida, de fome, de sede e até nível de radiação para administrar em nosso personagem. Diversas vezes é preciso parar a exploração de alguma forma para recuperar o fôlego ou então matar a sede/fome do personagem de alguma forma.

maxresdefault 1 2 720x405 - Review: Subnautica (PC) tem sobrevivência e sandbox submarinos

Já nos aspectos sandbox, temos recursos para coletar, uma impressora 3D a disposição para confecionar os mais variados itens e equipamentos e até a possibilidade de construir bases submarinas e grandes veículos como submarinos e drones.

Subnautica chega como uma ótima opção para o gênero, trazendo aspectos interessantíssimo e até inovadores, sendo uma ótima opção para fugir dos tradicionais ambientes medievais que permeiam esse grupo de games.

20180228085248 1 720x407 - Review: Subnautica (PC) tem sobrevivência e sandbox submarinos

Biomas submarinos de cair o queixo

Como o próprio nome sugere, Subnautica tem grande parte de sua ambientação  debaixo d’água. Isso pode assustar alguns, mas é um aspecto inovador e muito positivo do jogo. Sua ambientação submarina tem biomas variados e uma ótima variedade de criaturas, combinando sempre com aspectos geográficos excelentes.

Com cores fortes e aspectos realistas mais voltados pro cartunesco, o jogo apresenta um visual belíssimo. Além da estética, a otimização também foi muito bem feita aqui, com praticamente nenhum momento com quedas de frames ou travamentos por causa de carregamento gráfico.

20180228190531 1 720x405 - Review: Subnautica (PC) tem sobrevivência e sandbox submarinos

Para além do mundo submarino tadicionalmente azul, Subnautica conta também com grandes cavernas, locais quase impossíveis de se enxergar, ambientes vulcânicos submarinos e muito mais. Todos eles muito ricos em datalhes e, claro, com diversas formas de vida diferentes.

Aspectos de sobrevivência didáticos

Em Subnautica, desde a água potável para matar sua sede, até bases submarinas enormes são construídas através de impressoras 3D  básicas ou avançadas que captam determinados materiais coletados pelo jogador e confeccionam materiais aprimorados.

20180228090534 1 720x407 - Review: Subnautica (PC) tem sobrevivência e sandbox submarinos

Essas construções são muito bem explicadas e não precisam de pesquisas fora do jogo para serem dominadas, o que é um excelente aspecto. Entretanto, alguns preços são um tanto quanto desbalanceados, deixando o realismo um pouco de lado ao utilizar apenas três pedras de mineral para construir uma parede inteira da base, por exemplo.

As mecânicas de coleta por sua vez, são simplificadas no início, mas com certo aumento de complexidade com o passar do tempo. Pensamento administrativo e estratégia são ponntos cruciais para que o jogador consiga sobreviver pelo maior tempo possível no planeta.

Já na exploração, o game conta com boas motivações na coleta de recursos e no catálogo dos animais, plantas e minerais do planeta. Além disso, temos também um rádio que capta sinais de socorro de outros sobreviventes, motivando ainda mais a exploração.

Nível de dificuldade relativamente baixo

Subnautica em seus desafios não é tão mortal quanto outros jogos famosos do gênero, mas ainda assim possui alguns aspectos de desafio interessantes, como os já citados pontos de sede e fome.

Entretanto, este baixo nível de desafio pode desagradar fãs mais adeptos do gênero, que podem encontrar em Subnautica uma versão muito mais fácil de survival do que outros jogos como Osíris: New Dawn, Conan Exiles e o já citado Ark.

Subnautica 11 720x405 - Review: Subnautica (PC) tem sobrevivência e sandbox submarinos

O mar alienígena

Com um enredo enigmático e cheio de suspense, Subnautica nos coloca no corpo de um sobrevivente da nave Aurora, a qual sofre um acidente e cai no planeta oceânico conhecido como 4546B. O jogo se passa no século 22 onde a humanidade já explora livremente o espaço sideral, mesmo que não trate diretamente disso.

A história pode até parecer simples, mas ela se complexfica com o tempo, com diálogos muito ricos e interessantes. De alienígenas colossais a trágicas histórias de outros sobreviventes, Subnautica tem um enredo bem rico se comparado com outros jogos do gênero.

Early Precursor Concept 720x420 - Review: Subnautica (PC) tem sobrevivência e sandbox submarinos

Uma ótima aventura submarina!

Subnautica chega para trazer novos ares ao gênero de sobrevivência com sandbox. Com uma combinação excelente de história, ambientação, mecânicas de jogo, otimização e trilha sonora, temos um título excelente feito por uma empresa independente.

O jogo não é perfeito, sendo possível estimular mais a construção de mods e ainda investir em conteúdos adicionais como novas áreas em formato de DLC. Mas o que temos já é um ótimo jogo por si só, com um preço muito digno se comparado às horas de ótima jogatina que teremos com ele.

Subnautica R$47,49
  • 90%
    História - 90%
  • 90%
    Jogabilidade - 90%
  • 100%
    Gráficos - 100%
  • 95%
    Mecânicas de sobrevivência - 95%
  • 80%
    Preço - 80%
Subnautica PC PowerPlay001 - Review: Subnautica (PC) tem sobrevivência e sandbox submarinos

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via