Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

65PUG6412 78 MI1 global 001 - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante
Está na hora de você saber o que achamos da nova Smart TV da Philips com a exclusiva configuração Ambilight!

Mais do que uma boa imagem, o ponto chave de uma smart TV é a experiência que ela vai proporcionar. Para a TV LED Ambilight 65PUG6412/78, a Philips decidiu renovar o conceito de televisão, mas será que vale a pena o investimento? Bom, é isso que vamos ver neste review completo.

Design

O design aqui não foi pensado apenas para ser bonito, mas também funcional. Do lado direito da 65PUG6412/78 ficam localizadas todas as conexões, possibilitando que o usuário mecha facilmente com todos os cabos. Moldada em metal, a base que acompanha a smart TV mede 60 centímetros de comprimento, o que o torna bem versátil.

IMG 20180629 232312053 HDR - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

A tela mede 165 centímetros, acompanhada de uma espessura de 8 centímetros (sim, apenas oito!), fazendo jus ao nome ultrafinaApenas um botão físico acompanha a 65PUG6412/78. Esse botão serve como um rápido controle remoto. Nele, você pode alterar o volume e alternar entre as conexões e desligar sua TV.

IMG 20180629 23200146901 - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

Na frente, um metal escovado na cor prata molda toda a tela, e na traseira um plástico preto moldam as conexões. Uma identificação da Philips fica localizada no centro inferior da tela. Um acabamento bonito que combina com o Ambilight, aliado ao design inteligente, que foi muito bem desenhado para ser eficaz até o último ponto. 

Controle

O controle também é feito na cor preta, lembrando muito os modelos convencionais, com todos os botões emborrachados. O acabamento é feito em plástico e possui um botão de atalho para o aplicativo da Netflix próximo aos controladores de volume, muito bem pensado se você deseja passar da transmissão de TV para o streaming.

IMG 20180701 164447943 BURST001 - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

Alimentado por pilhas AAA (popularmente conhecidas como “palito”), todas as funções podem ser acessadas rapidamente pelo controle. Isso porque o botão “Home” dá acesso ás configurações básicas do sistema, como entrar no guia de canais sem mudar o que está assistindo e passar entre as conexões de vídeo. Não temos controle de voz por aqui, mas isso pode ser contornado graças ao dinamismo que ele permite o dono tenha.

Conexões

As conexões foram um dos focos na hora da Philips fabricar esse modelo. Ao todo, dez conexões acompanham a 65PUG6412/78. Quatro delas são portas HDMI e, por contar com suporte de gravação de programas, ela também conta com 2 portas USB. Temos também duas saídas de áudio, uma delas é a saída P2 para fones de ouvido, enquanto a outra é saída de áudio digital (óptica).

65PUG6412 78 COP global 001 - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

Ela também conta com entrada para cabo de Ethernet e duas saídas de vídeo: CVBS (vídeo composto) e YPbPr (vídeo componente). A escolha de manter o conhecido CVBS (tradicionais fios amarelo, vermelho e branco) foi bastante inteligente, já que muitos receptores de diversos aparelhos ainda usam esse padrão.

Quatro portas HDMI são suficientes para deixar seu notebook, videogame e outros aparelhos conectados ao mesmo tempo. As duas entradas USB permitem que você grave seus programas em Pen Drives, além de recarregar seus dispositivos. Durante os testes, essa conectividade foi um dos maiores acertos desse modelo. 

Imagem 

Aliada ao Ambilight (vamos falar dele mais pra frente), a 65PUG6412/78 consegue entregar uma experiência próxima às telas de cinema. Isso porque a tela LED 4K de 65 polegadas entrega imagens de tirar o fôlego, aliado aos 6 modos de imagem  pré-configurados pela Philips.

IMG 20180629 23201209801 - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

O modo “Vívido” faz jus ao nome com todas as cores mais reais e imersivas, a melhor entre todas as configurações de imagem. Já na configuração”Pessoal”, as cores ficam mais claras, sendo ideal para você assistir um filme com cenas escuras, ou até para jogar em seu console. O modo “Filme”, porem, não é um dos mais atraentes, já que coloca um filtro amarelo em toda a imagem, dando um tom de”artificialidade”, semelhante ao efeito sépia que usamos em fotos. 

IMG 20180626 19213711501 - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

Já na configuração nomeada de “Futebol”, temos tons mais claros com maior destaque para a cor verde, ponto chave dessa atração. Além disso, o modo “Padrão” dá um tom de “originalidade”, já que deixa todas os brilhos melhorados. Por fim, o modo “Foto” modifica a imagem para tons mais frios (mais claros do que realmente são).

Todas essas configurações são fáceis de alternar com simples toques no controle remoto. Assim, basta escolher qual lhe agrada mais e a mudança será feita de modo rápido e instintivo.

IMG 20180629 232056232 HDR01 - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

Navegando mais nas configurações de imagem, existe uma configuração para você que vai usar a televisão para jogos, ou como monitor de PC. Seja para jogos, televisão digital ou até como monitor, a 65PUG6412/78 não decepcionou em nenhum aspecto. Os modos de imagem são bastante distintos e cada um deles proporciona uma experiência única, independente do tipo de usuário.

Se quiser assistir streaming em resolução máxima, não será necessário nenhuma configuração externa, já que a Smart TV vem com o aplicativo da Netflix instalado de fábrica. Basta você logar em sua conta para assistir suas séries em uma grande tela. Porém, tenha em mente que, assim como em qualquer dispositivo, a qualidade da imagem vai depender da velocidade da sua conexão com a internet.

Ambilight: a entrada para a imersão 

Mais do que imagem e som de qualidade, é importante que a experiência que a Smart TV proporcione seja imersiva de diversas formas. Com a tecnologia relativamente “simples” de colocar LEDs em volta da televisão, a Philips conseguiu dar um toque especial nesse nicho de TVs inteligentes. 

IMG 20180626 191759400 - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

Seja para programação normal de TV, para assistir séries na Netflix ou até mesmo jogar em seu videogame, o show de luzes vai te acompanhar com as mesmas cores apresentadas na tela. Atuando como uma extensão da imagem, a entrada para a imersão está ao alcance do controle remoto.

IMG 20180625 203331495 - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

Mas além de seguir as cores apresentadas na imagem em tela, você ainda pode programar o Ambilight para ficar em uma cor fixa, seja através do próprio menu da TV ou pelo aplicativo Philips TV Remote App; disponível para Android iOS. Você pode optar por 5 cores fixas que a 65PUG6412/78 disponibiliza ou combinar várias cores pelo aplicativo, já que ele dispões de um círculo cromático para você “pintar o sete” em sua TV.

Dos quatro lados que a Smart TV possui, o Ambilight está presente nos cantos esquerdo, direito e na parte superior da tela. A imersão pode ser controlada através de sete modos. Por fim, caso prefira que as cores fiquem mais suaves, basta selecionar a opção “Relaxado”.

65PUG6412 78 RTP global 001 - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

Nessa lógica, as opções de imagem “Vívido” e “Padrão” são mais intensas. Há também a possibilidade de configurar os LEDs para se apresentarem de modo mais natural, no modo com o mesmo nome. Alémm disso, se desejar que as luzes te acompanhem nas jogatinas, basta selecionar a opção “Video Game”. Ponto extra para a imersão, essa tecnologia chega para entregar uma experiência mais completa na hora do entretenimento.  

Áudio

Se a experiência de imagem é de se elogiar, vai ser necessário um som de qualidade para acompanhar tamanha qualidade. Podemos dizer tranquilamente que não vai ser necessário aumentar o volume para ter um áudio preciso. Apesar da escala máxima atingir o número 60, o som regulado na altura dos 15 já é mais do que o suficiente para a maioria das funções da TV.

IMG 20180701 180727945 01 - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

Como os modos configurados pela Philips são uma marca registrada desse modelo, seis estilos de áudio contribuem para melhorar a experiência. O modo “Original” faz jus ao nome e dá prioridade para o som que a produção traz. Por sua vez, o modo “Pessoal” também é bastante agradável, conseguindo deixar o volume mais alto que o original. 

Há também um modo dedicado aos jogos de videogame e, com ele, percebi que o áudio ficava mais amplificado, com um eco maior. Dando mais atenção ao público gamer, essa configuração permite maior imersão na hora das jogatinas, sendo um dos pontos de destaques para do áudio. Complementando a lista de modos, existem as pré-configurações nomeadas de “Filme”, “Música” e “Notícias”; entre todas elas, percebi um leve abafo nas vozes no modo “Notícias”, mas nada que dificultasse o uso no dia-a-dia.

As caixas de som embutidas são bastantes satisfatórias e conseguem complementar a experiência que a imagem e o Ambilight entregam. Se quiser um volume mais alto que o máximo, você pode conectar caixas de som externas na entrada P2 que a 65PUG6412/78 possui. Não que isso seja necessário, mas é uma alternativa legal se você deseja que o som seja ouvido bem de longe.  

Desempenho e software

Um software simples, mas preciso em entregar o que o dono procura. A pessoa que levar a 65PUG6412/78 para a sala não vai ter o que reclamar sobre o desempenho do aparelho. Caso você queira interromper sua maratona de séries e partir para a programação tradicional de TV, vai fazer isso em apenas dois segundos. 

IMG 20180701 180641789 HDR 01 - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

A alternância entre as opções do menu também são bem rápidas. Além disso, trocas do modo de imagem podem ser vistas em uma prévia de como a imagem será exibida. Seria legal trazer um menu de configurações mais colorido, mas isso seria um adorno que deixaria o uso mais dinâmico, nada essencial para o que temos em mãos. 

IMG 20180701 181206062 01 - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

Se o menu não é tão atraente quanto á experiência de imagem e áudio, isso pode ser contornado pela conectividade com internet e aparelhos mobile. Para assistir vídeos na internet em alta resolução, a 65PUG6412/78 também vem com o aplicativo do Youtube (além do Globoplay, Globosat Play, Deezer) instalado. Além disso,  outros apps podem ser baixados na loja de aplicativos do aparelho.

Outro acerto foi a reprodução de conteúdo via smartphone através da função Miracast. Caso você queira espelhar o que está passando em seu dispositivo móvel, basta tocar o botão de transmissão em seu aplicativo. Para isso ser feito, basta a TV e o smartphone estarem conectados na mesma rede Wi-Fi e o espelhamento de tela pode acontecer.

Além de reproduzir vídeos, você ainda pode fazer do seu celular um controle remoto por meio do aplicativo Philips TV Remote App. Assim como o espelhamento, basta que TV e smartphone estejam conectados na mesma rede. Um software simples, rápido e eficaz, mas que acaba tampando demais a imagem quando o menu de configurações está aberto. Entretanto, o desempenho e a conexão com aparelhos móveis contorna esse ponto “negativo” do menu.

IMG 20180701 183346311 BURST002 01 1 - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

Recursos extras

Já citado anteriormente, o Ambilight é o carro chefe que a 65PUG6412/78 trouxe, sendo este o maior diferencial da Smart TV. Esta configuração é a porta para a imersão que todo usuário procura, independente do programa que ele assistir.

IMG 20180701 185417907 HDR 01 - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

Se vai passar tanto tempo aproveitando sua televisão, pode estar pensando nas “consequências” que isso pode trazer á sua conta de energia elétrica. Pensando nisso, a Philips implantou na 65PUG6412/78 as chamadas “Configurações ecológicas”. Assim, por meio de um medidor de consumo, você também é informado sobre o nível de energia que está sendo consumido.

IMG 20180701 185439472 HDR 01 - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

Além de recomendar os modos de imagem que consomem menos energia, você pode desativar a tela se está apenas escutando música através da TV. Basta colocar suas playlists para rodar e curtir o áudio. Para retornar com a imagem, basta apertar qualquer botão do controle remoto. 

IMG 20180701 190726877 HDR 01 - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

Além disso, outra função interessante é para quando você estiver perto de cair no sono. Você pode programar a 65PUG6412/78 para desligar, em uma janela que vai de 30 minutos a 4 horas. Todos esses modos são bastante inteligentes de se colocar não só em TVs, até porque imagina que máximo você usar seu novo produto e ele ainda ajudar a abaixar sua conta de luz com diversas estratégias diferentes.

Mas afinal, vale a pena?

Caso escolha levar para sua sala a 65PUG6412/78, você vai ter uma experiência de tirar o fôlego. Talvez o modo de imagem nomeado de “Filme” e o menu que tampa toda a imagem quando está aberto sejam os únicos pontos que podemos considerar como “não tão bons” no aparelho. Porém, o modo de imagem citado é apenas um entre vários, enquanto o menu só vai incomodar quando utilizado, o que não é algo tão corriqueiro.

65PUG6412 78 IMS pt BR 1 - Review: TV LED Ambilight Philips 65PUG6412/78 entrega experiência impressionante

Aliada ao Ambilight, a experiência de imagem e áudio é bastante imersiva. A imagem apresentada, independente do programa que você esteja assistindo, vai ser a melhor possível. A conectividade com a internet também é um ponto a ser chamar atenção, já que além dos aplicativos, ela também possui um navegador. Para complementar, a possibilidade de espelhar o que está sendo exibido em seu seu smartphone é bastante inteligente, até porque você pode ver qualquer conteúdo em uma tela de 65 polegadas. 

Encontrada em lojas como AmericanasShoptimeSubmarino por R$ 5.199,99, a TV está  na média de preço das televisões com telas acima de 60 polegada. O preço levemente acima da média pode ser justificado pela presença do exclusivo Ambilight, o ponto adicional que fez toda a diferença ao aparelho. Assim, temos em mãos um ótimo modelo que vale a pena para diversos usos diferentes.

Leia também

Confira as Smart TVs mais buscadas no Zoom em junho

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via