Review zenbook 14 ux435

REVIEW: ZenBook 14 UX435, um ótimo notebook com “duas telas”

Avatar of felipe vidal
Com excelente performance, design e portabilidade, o ZenBook 14 UX435 conta com o inovador ScreenPad 2.0, uma tela independente no lugar do touchpad

Lançado no Brasil recentemente, o ZenBook 14 UX435 chega como um dos novos carros-chefes da ASUS no mercado de notebooks ultrafinos e com bastante performance. Equipado com processador Intel Core i7 de 11º geração e gráficos Intel Iris Xe, o modelo ainda possui uma segunda tela no lugar do touchpad e consegue combinar estilo, eficiência e portabilidade por um preço elevado.

A ASUS gentilmente enviou um exemplar do ZenBook 14 UX435 ao Showmetech, e depois de alguns dias de uso, eis a nossa análise completa do aparelho.

Design

Inicialmente, quando o modelo foi anunciado, seu visual me causava certa estranheza por conta do acabamento escovado na tampa. Nas imagens promocionais, isso não criava uma estética amigável ou tão bonita. Para minha sorte a ASUS conseguiu “calar a minha boca” quando tirei o ZenBook 14 UX435 da caixa.

Apostando no formato compacto, o notebook pesa apenas 1.19 kg e possui 16.9 mm de espessura, excelente para quem planeja colocar na mochila e levar para vários lugares. O design aposta num visual arrojado e muito bonito na cor cinza escuro, enquanto o tampo é levemente escovado com a logotipo da ASUS aparecendo de forma espelhada.

Review: zenbook 14 ux435, um ótimo notebook com "duas telas". Com excelente performance, design e portabilidade, o zenbook 14 ux435 conta com o inovador screenpad 2. 0, uma tela independente no lugar do touchpad
REVIEW: ZenBook 14 UX435, um ótimo notebook com "duas telas"

O corpo do aparelho é construído em metal e possui certificação militar para maior durabilidade em ambientes extremos, altas temperaturas, quedas e umidade fazendo desse laptop um modelo duro na queda e que aparentemente não irá quebrar fácil. Em nossos testes toda a carcaça se mostrou bem sólida e segura.

O aparelho possui uma tela de 14 polegadas com bordas muito finas e uma webcam de boa qualidade no topo, ideal para vídeoconferências. O chassi deixa algumas marcas de dedo com pouco tempo de uso, mas essas não são tão perceptíveis e saem com facilidade.

O espaço para o touchpad é grande, pois abriga o Screenpad 2.0, item que serve como uma segunda tela e que explicaremos em tópicos futuros desse texto. Porém, posso adiantar que a responsividade é muito boa, e esse espaço de toque percorre uma área muito mais horizontal do que vertical, não prejudicando tanto o teclado.

  • Review: zenbook 14 ux435, um ótimo notebook com "duas telas". Com excelente performance, design e portabilidade, o zenbook 14 ux435 conta com o inovador screenpad 2. 0, uma tela independente no lugar do touchpad
  • Review: zenbook 14 ux435, um ótimo notebook com "duas telas". Com excelente performance, design e portabilidade, o zenbook 14 ux435 conta com o inovador screenpad 2. 0, uma tela independente no lugar do touchpad

Falando no teclado, o formato fica no padrão ABNT2 é é bem confortável para digitar, sendo também retroiluminado na cor branca e com opções de aumentar ou diminuir a intensidade de luz. As teclas felizmente possuem impressão de números, letras e símbolos bem grande, o que me agrada e ajuda muito quem passa o dia escrevendo. O layout possui algumas distribuições de teclas distintas e algumas reduções no tamanho para caber no corpo do ZenBook 14 UX435, mas nada que atrapalhe.

O modelo não possui leitor de impressão digital para acesso rápido ao Windows, mas em contrapartida aposta num sensor de detecção facial na webcam, que se conecta com o Windows Hello e reconhece o rosto do usuário de forma rápida sempre que precisar inserir a senha.

O ZenBook 14 UX435 é relativamente modesto na parte das conexões, mas se sai bem. Nas laterais há uma conexão HDMI, um USB 3.2 Tipo-A, leitor de cartão SD, fone de ouvido e duas portas USB Tipo-C Thunderbolt 4 para carregamento super rápido e até mesmo conectar em um monitor 4K.

Já a parte traseira do notebook conta com algumas grades, assim como o fundo para a dissipação de calor. Há 4 “pés” emborrachados e dois alto-falantes da harmon/kardon, o que entrega uma qualidade sonora surpreendente. O som é alto, limpo e muito agradável para ver séries ou ouvir algumas músicas.

Review zenbook 14 ux435
REVIEW: ZenBook 14 UX435, um ótimo notebook com "duas telas"

Mas quando falamos do design do ZenBook 14 UX435, também é preciso destacar o fator ergonomia. O notebook possui as dobradiças ErgoLift, que, ao abrir o aparelho, esse recurso cria uma área maior entre a base em que está sendo apoiado e a traseira do ZenBook. Ali será criado um vão para que a circulação de ar seja mais eficiente e o dispositivo esquente menos. Essa angulação formada também ajuda a suavizar o declive.

Ergolift do zenbook 14 ux435
REVIEW: ZenBook 14 UX435, um ótimo notebook com "duas telas"

De fato, o ZenBook 14 UX435 não alcança temperaturas elevadas graças à ErgoLift, porém, a dissipação de calor pode ser tão intensa que cria muito barulho. Em determinados momentos eu preferi parar de usar o notebook devido ao alto nível de ruído que ele emitia, principalmente enquanto carregava. Isso não se repetiu tantas vezes, mas certamente há um som incômodo produzido por essa técnica de arrefecimento.

Tela

Review zenbook 14 ux435
REVIEW: ZenBook 14 UX435, um ótimo notebook com "duas telas"

Em notebooks voltados para o mercado corporativo e trabalho, um dos quesitos que mais me interessa é a tela. O ZenBook 14 UX435 faz bem o dever de casa e não deixa a desejar nesse ponto. Apresentando uma tela NanoEdge Full HD (1920×1080) com molduras ultrafinas em todos os cantos, a proporção tela/corpo cobre 92% do aparelho e é muito boa para assistir séries e filmes, graças ao seu brilho de 300 nits e à gama de cores 100% sRGB.

O painel é do tipo IPS, reduzindo a distorção das cores através da visualização por diferentes ângulos. Ou seja, aquela diferença de cores quando olhamos uma tela pelas laterais, por cima ou baixo, não acontece aqui. No entanto, embora as cores sejam boas, os tons de preto deixam a desejar e poderiam ser melhores.

Somando o fato de que o ZenBook UX435 é super compacto, a tela antirreflexo dá um charme a mais e ainda protege os olhos devido à certificação TUV para máxima durabilidade do produto.

Bateria

Se o conjunto da obra estava quase que perfeito até o momento, a bateria até que vai bem também. O ZenBook 14 UX435 possui uma bateria de polímero de lítio de 63Wh, que dura de 7 a 9 horas enquanto for utilizado para navegação na internet, Word, Excel, algum tipo de edição mais simples etc. Se falamos em assistir filmes ou trabalhos mais pesados, a duração já aguenta consideravelmente menos.

Review zenbook 14 ux435
REVIEW: ZenBook 14 UX435, um ótimo notebook com "duas telas"

Um ponto muito positivo vai para o carregador que acompanha a caixa. Como já enfatizamos anteriormente, o carregamento se dá por uma conexão USB Tipo-C a 65W. Dessa maneira, a ASUS permite que além de carregar o notebook, o usuário também tenha a possibilidade de carregar seu celular ou outros dispositivos, por exemplo.

Sistema

Internamente, o ZenBook 14 UX435 possui especificações técnicas muito competentes. Os grandes destaques ficam para o processador Intel Core i7 1165G7 de 4 núcleos, 8 threads e clock base de 2,8 GHz, e sua placa gráfica integrada, a Intel Iris Xe. De acordo com a ASUS, a 11ª geração de processadores Intel é 5x mais rápida em aplicações que utilizam Inteligência Artificial e 24% a mais de desempenho em tarefas cotidianas.

Review zenbook 14 ux435

O i7 1165G7 é um bom processador quando utilizado para as tarefas corretas. O Quad Core é um daqueles modelos de desempenho reduzido e de baixa tensão, que consome menos energia e esquenta menos que seus irmãos maiores. Por ser um notebook ultrafino, o ZenBook 14 UX435 casa bem com essa CPU para a realização de tarefas cotidianas e até encara alguns games ou aplicações mais pesadas, mas com as devidas proporções e moderação. Em suma, o processador cumpre bem a sua proposta e alcança desempenho bem satisfatório.

Review zenbook 14 ux435

A Intel Iris Xe vem apresentando um bom desempenho como o chip gráfico da nova geração de processadores Intel, mas geralmente não consegue mostrar todo seu desempenho em virtude dos processadores em que vem integrada. O resultado final também é satisfatório para o que a ASUS propõe para esse notebook.

Além disso, há um SSD de 512 GB e 8 GB de memória RAM LPDDRX4 soldada e sem a opção de expansão. Embora a falta desse recurso seja algo normal em diversos notebooks ultrafinos, é uma escolha que sempre me decepciona e que em muitos casos pode ajudar a fornecer mais performance ao usuário.

Armazenamento

Como novo padrão da indústria, o ZenBook 14 UX435 é acompanhado por 512 GB de um SSD NVMe Gen 3 x2 Intel, que faz um bom trabalho. Na inicialização o modelo se sai bem, embora haja outros SSDs mais rápidos e avançados no mercado. A tecnologia M.2 vem se tornando cada vez mais usada com o protocolo NVMe, então os carregamentos de aplicativos e do próprio Windows será bem veloz.

Review zenbook 14 ux435
REVIEW: ZenBook 14 UX435, um ótimo notebook com "duas telas"

Nos testes realizados com o BootRacer, a unidade registrou bons números, principalmente na inicialização conjunta com outros aplicativos, que rendeu menos de 1 minuto de carregamento para abrir o sistema operacional da Microsoft.

ScreenPad 2.0

Review zenbook 14 ux435
REVIEW: ZenBook 14 UX435, um ótimo notebook com "duas telas"

O grande chamariz do ZenBook 14 UX435 fica por conta do ScreenPad 2.0, uma pequena tela LCD localizada onde fica o touchpad de um notebook. E sim, estamos falando de uma tela touch que pode passar inúmeros tipos de aplicativos. A ideia da ASUS era criar uma maneira de aumentar a produtividade e facilidade dos usuários na hora que fossem trabalhar no notebook, e o ScreenPad 2.0 faz justamente isso.

Podemos simplesmente arrastar uma janela da tela normal do laptop para a tela do ScreenPad 2.0 e pronto, possivelmente funcionará perfeitamente naquele espaço. Digo possivelmente pois alguns aplicativos específicos, como o Spotify, foram redimensionados para caber e funcionar perfeitamente naquele recurso. Aliás, enquanto eu trabalhava escrevendo uma matéria, o ScreenPad estava com o reprodutor de músicas e era extremamente fácil e prático não precisar ficar abrindo mais uma janela a todo momento.

Review zenbook 14 ux435
REVIEW: ZenBook 14 UX435, um ótimo notebook com "duas telas"

A opção também funciona como atalho para abrir outros aplicativos, como Word e Excel, e, para aqueles que por ventura não encontrarem uso para o ScreenPad, basta apertar a tecla F6 para alternar entre o touchpad apenas em seu modo normal ou simplesmente desligar toda aquela área. Não precisamos nem dizer que por ter uma “segunda tela” no notebook a bateria descarrega bem mais rapidamente.

Desempenho

ZenBook 14 UX435 se provou perfeito para o uso diário, mas, durante nossos testes, queríamos ver como o modelo se comportava na hora de rodar alguns joguinhos. Nossas escolhas foram Grand Theft Auto V, Rocket League, Fortnite e Warframe. Os testes foram realizados nas resoluções HD (1280×720) e Full HD (1920×1080) em qualidade baixa.

Warframe

Review: zenbook 14 ux435, um ótimo notebook com "duas telas". Com excelente performance, design e portabilidade, o zenbook 14 ux435 conta com o inovador screenpad 2. 0, uma tela independente no lugar do touchpad
REVIEW: ZenBook 14 UX435, um ótimo notebook com "duas telas"

Warframe é um dos mais populares games grátis do Steam e, além de sua fama, é muito reconhecido pela boa otimização nos computadores. Em nossos benchmarks o game roda de forma instável quando na resolução HD e qualidade baixa. O grande problema parece ser um gargalo entre o processador e a placa de vídeo, em que um dos componentes não consegue acompanhar o outro em virtude da baixa resolução, sobrecarregando a CPU. A memória RAM consegue cerca de 7.4 GB em média, enquanto a VRAM já fica na casa dos 2100 MB, dando travadas muito incômodas.

Em Full HD o cenário já apresenta melhorias, conquistando um gameplay na casa de 60 frames cravados com tudo no baixo. É altamente recomendado jogar com a sincronia vertical ativada.

Fornite

Review: zenbook 14 ux435, um ótimo notebook com "duas telas". Com excelente performance, design e portabilidade, o zenbook 14 ux435 conta com o inovador screenpad 2. 0, uma tela independente no lugar do touchpad
REVIEW: ZenBook 14 UX435, um ótimo notebook com "duas telas"

Fortnite é o maior fenômeno da atualidade e, conforme as atualizações vão surgindo, vai ficando cada vez mais pesado nos PCs. O carro-chefe da Epic roda em altas taxas de quadro na resolução HD, no entanto, durante os testes percebemos que mesmo a média sendo alta a experiência final sofria por travadas incômodas em virtude da sobrecarga do processador.

O cenário mais ideal foi deixar tudo no baixo e jogar em Full HD com a sincronia vertical ligada, mantendo os 60 frames a quase todo momento e preservando uma jogatina fluída.

Rocket League

Rocket League até consegue fazer altas taxas de quadros em HD, figurando na casa de 110 frames, porém, com certa instabilidade. A melhor opção é deixar as configurações entre um misto de médio e alta qualidade e cravar em 60 quadros. A resolução Full HD misteriosamente não abriu em nossos testes. Por esse motivo não montaremos um gráfico para o game.

Grand Theft Auto V

Review: zenbook 14 ux435, um ótimo notebook com "duas telas". Com excelente performance, design e portabilidade, o zenbook 14 ux435 conta com o inovador screenpad 2. 0, uma tela independente no lugar do touchpad
REVIEW: ZenBook 14 UX435, um ótimo notebook com "duas telas"

Grand Theft Auto V é um mar de dinheiro para a Rockstar desde 2013, chegando aos PCs em meados de 2015 e dando trabalho para algumas máquinas. O ZenBook 14 UX435 mandou bem em HD ao atingir uma taxa de quadros superior a 60, mesmo que com algumas travadinhas. Já o cenário em Full HD aproxima um gameplay para perto dos 60 e quando a sincronia vertical está ligada, de fato alcança essa taxa de quadros com boa margem.

Veredito

Review: zenbook 14 ux435, um ótimo notebook com "duas telas". Com excelente performance, design e portabilidade, o zenbook 14 ux435 conta com o inovador screenpad 2. 0, uma tela independente no lugar do touchpad
REVIEW: ZenBook 14 UX435, um ótimo notebook com "duas telas"

O ZenBook 14 UX435 é um notebook desenvolvido para tarefas diárias e algumas aplicações mais complexas, porém, ainda consegue encarar alguns games no Full HD e na qualidade baixa. Embora o aparelho até faça mais de 100 FPS em alguns títulos, o processador fica sobrecarregado e a placa de vídeo não consegue acompanhar, sem falar da falta de memória, que é um grande impeditivo para uma jogabilidade superior em muitos casos.

Testes sintéticos

Também realizamos alguns testes sintéticos nos principais softwares disponíveis para estressar o Core i7 1165G7 e a Intel Iris Xe. Nesses benchmarks, quanto maior a quantidade de pontos maior é o desempenho da placa e da CPU.

3DMARK

O 3DMARK é uma das principais ferramentas para a realização de testes sintéticos e tangenciar a capacidade do ZenBook 14 UX435. O primeiro teste realizado foi o Time Spy, um benchmark que utiliza DirectX12 com funções como multi-adaptação e multi-threading com render na resolução 2560x1440p. Os testes de GPU procuram mensurar a capacidade da placa gráfica em lidar com partículas de sombras, tesselação, iluminação volumétrica etc. O teste de processador demonstra a demanda para processamento de física computacional e outras simulações.

Review zenbook 14 ux435
REVIEW: ZenBook 14 UX435, um ótimo notebook com "duas telas"

O segundo teste é voltado para PCs com gráficos integrados, Night Raid, e testa reflexões dinâmicas, oclusão de ambiente, efeitos de pós-processamento, tesselação, profundidade do campo de visão, geração procedural, física etc.

Review zenbook 14 ux435
REVIEW: ZenBook 14 UX435, um ótimo notebook com "duas telas"

PCMARK 10

O PCMARK tem como grande vantagem os testes de aplicações cotidianas, como renderização de imagens vídeos, uso de navegador, reprodução de vídeos, criação de planilhas, videoconferências etc.

Review zenbook 14 ux435
REVIEW: ZenBook 14 UX435, um ótimo notebook com "duas telas"

Cinebench

Os testes do CINEBENCH servem para colocar o processador ou placa de vídeo em carga máxima na renderização de cenários e cenas complexas. Tivemos apenas a opção de benchmarks do processador, visto que não temos uma GPU dedicada. Os testes colocam os 4 núcleos do processador, e, posteriormente, apenas um núcleo principal para renderizar uma cena realista com anti-serrilhado, reflexões, iluminação, sombras e diversos outros efeitos que compõem cerca de 2000 objetos.

Review zenbook 14 ux435
REVIEW: ZenBook 14 UX435, um ótimo notebook com "duas telas"

Preço e disponibilidade

O ZenBook 14 UX435 está disponível por R$ 8.299 nas Lojas Americanas.

Conclusão

Review zenbook 14 ux435
REVIEW: ZenBook 14 UX435, um ótimo notebook com "duas telas"

De design premium, construção sólida, recursos práticos e ótima performance, o ZenBook 14 UX435 é um excelente notebook, sem sombra de dúvidas. O modelo certamente irá atender aqueles que almejam um aparelho de muita qualidade e que esteja no topo dos melhores notebooks voltados para o uso doméstico e uso para o mercado corporativo.

No entanto, embora seja excelente, o ZenBook 14 UX435 não é perfeito e deixa a desejar na impossibilidade de expandir a memória RAM. Mesmo sendo um novo “padrão” da categoria, pagar de 8 a 10 mil reais e não poder realizar um upgrade corriqueiro como esse é um pouco decepcionante. A emissão de ruídos também pode incomodar na hora de tarefas mais pesadas, mas o sistema de arrefecimento cumpre bem a sua função.

No fim das contas, o ZenBook 14 UX435 se destaca pelo ScreenPad 2.0, sua beleza, portabilidade e uma boa tela, mas o alto preço o afasta de inúmeras recomendações maiores. É um produto de ponta feito para consumidores específicos.

Especificações técnicas

ProcessadorIntel® Core™ i7-1165G7
TelaFHD 14 polegadas / NanoEdge / 300 nits / 16:9 / Antirreflexo
Sistema operacional Windows 10 Home
GráficosIntel® Iris® Xe Graphic
MemóriaLPDDR4X de 8 GB 2666 MHz
Armazenamento 512GB GBPCIe® NVMe™ 3.0 x2 M.2 SSD
Conectividade Intel WiFi 6 com desempenho Gig +
(802.11ax)
Bluetooth 5.0
Câmera Câmera 3D IR HD com suporte para
Windows Hello
Interfaces 2 x Thunderbolt™ 4 USB Tipo-C® (até 40
Gbps)
1 x USB 3.2 Geração 1 Tipo-A (até 5 Gbps)
1 x HDMI padrão
1 x leitor de cartão microSD
TouchpadTeclado e ASUS ScreenPad 2.0
Áudio Certificado por Harman Kardon
Bateria Bateria de polímero de lítio de 4 células
63Wh
Fonte de energia Adaptador de energia de 65 W
Tipo de plugue: USB
Dimensões31,9 cm X 19,9 cm X 1,69
PesoAprox. 1,19 kg

Veja também

Além do ZenBook 14 UX435, a ASUS também anunciou outros dois modelos de notebooks ultrafinos para o mercado brasileiro com foco na criação de conteúdo.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados