Robô bípede Cassie corre 5 km com única carga de bateria

Robô bípede cassie corre 5 km com única carga de bateria
Pesquisadores usam técnicas de aprendizado profundo por reforço para fazer o robô bípede Cassie correr 5km sem necessidade de recarga

O robô bípede Cassie, que praticamente só conta com pernas, conseguiu correr 5km em uma só carga de bateria, e sem qualquer ligação com cabos. Esse experimento faz parte da pesquisa da Faculdade de Engenharia do estado de Ohio, nos EUA, em que os pesquisadores estão treinando o robô através de aprendizado profundo por reforço. Cassie serve como base para o robô de entregas da Agility Robotics, o Digit.

Como o robô bípede Cassie funciona

Robô bípede cassie corre 5 km com única carga de bateria. Pesquisadores usam técnicas de aprendizado profundo por reforço para fazer o robô bípede cassie correr 5km sem necessidade de recarga
Foto de Cassie disponível no site da Agility Robotics.

O robô foi criado em 2017, com o intuito de ser usado para pesquisas de movimentação de robôs, e conta com uma arquitetura aberta, que permite que possa ser controlado tanto de maneira simples quanto mais complexa. O robô parou de ser vendido pela Agility Robotics em julho de 2019, quando foi lançado o Digit, que possui braços. Agora, pesquisadores da Faculdade de Engenharia do estado de Ohio, nos EUA, conseguiram treinar Cassie para que ela corresse 5km sem tropeços e em uma só carga. O experimento foi realizado em uma quadra esportiva.

Para tal feito, foram utilizadas técnicas de aprendizado profundo por reforço, ou seja, foi ensinado por meio de programação e algoritmos o que o robô bípede Cassie deveria fazer dependendo de qual estado ele se encontrava. Por exemplo, se ele moveu sua perna esquerda, ele deveria mudar sua balança para a perna direita, podendo se manter em pé durante a corrida. Graças a esse aprendizado, a máquina conseguiu concluir um percurso de 5km em 43 minutos e 49 segundos.

Antes de ter feito esses 5km, porém, Cassie já era conhecido por ter conseguido subir uma escada sem tropeçar. Já nessa atividade havia sido usado o aprendizado profundo por reforço, possibilitando que o robô conseguisse subir a escada sem nenhum empecilho.

Veja o vídeo do robô correndo abaixo:

Fonte: TechCrunch

Para mais novidades de robôs, como os apresentados pela Samsung no começo do ano, fique de olho no Showmetech.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário