Rossgram

Rossgram, o “Instagram russo”, é lançado

Avatar of victor pacheco
Após o bloqueio do Instagram na Rússia, o Rossgram chega como uma alternativa para usuários, criadores de conteúdo e marcas de todos os mercados

A Rússia instituiu decretos impedindo o funcionamento de diversos serviços em seu território após o início da Guerra da Ucrânia. Um dos serviços bloqueados em território russo foi o Instagram, a mais famosa rede social de compartilhamento de fotos do mundo. Com isso, cabe a alternativas como o Rossgram preencher a lacuna deixada pelo bloqueio da rede social da Meta.

Chamado pela mídia de “Instagram russo” a nova rede social de fotos e vídeos possui uma interface que lembra o Instagram que conhecemos. Confira todos os detalhes do lançamento agora mesmo.

Instagram foi bloqueado na Rússia

No dia 14 de março de 2022, cerca de 20 dias após o início da Guerra da Ucrânia, o Instagram foi proibido de funcionar no país governado por Vladimir Putin.

Instagram da meta bloqueado na rússia
Rede social mundialmente usada deixou de funcionar na Rússia (Foto: Reprodução/Internet)

A agência estatal russa Roskomnadzor, que controla e regula as comunicações da Rússia, tomou esta decisão após a rede social desativar o filtro que bloqueia postagens incitando violência contra cidadãos russos e o líder que começou os ataques à Ucrânia. Tal decisão foi mal vista e está valendo “apenas” na Armênia, Azerbaijão, Estônia, Geórgia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Romênia, Rússia, Eslováquia e Ucrânia.

Logo do facebook e meta
Facebook também deixou de funcionar na Rússia na primeira semana de março (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 04 de março, o Facebook já havia sido bloqueado na Rússia por supostamente restringir o alcance e “discriminar” conteúdos de veículos russos, de acordo com a mesma agência estatal. A rede social azul deixou de entregar o mesmo alcance para publicações do canal de TV Zvezda, das agências de notícias RIA Novosti, Sputnik e Russia Today, e das publicações Lenta.ru e Gazeta.ru.

O Twitter também deixou de funcionar na Rússia após um bloqueio do governo local. O Showmetech já desenvolveu uma matéria com todas as empresas que deixaram de atuar na Rússia como uma forma de opor às decisões de Putin, não deixe de conferir.

A ideia do Rossgram

Este lançamento pretende ser uma opção para que os cidadãos russos voltem a fazer postagens no feed, Stories e todos os conteúdos que poderiam ser postados no Instagram, pertencente ao Meta. O aplicativo e interface do Rossgram são extremamente semelhantes (para não dizermos iguais) ao Instagram que conhecemos, veja:

Captura de tela e interface do rossgram
Aplicativo é semelhante ao que usuários já usavam antes de bloqueio (Foto: Rossgram/Reprodução)

A ideia foi desenvolvida por Alexander Zobov e Kirill Filimonov, que estão trabalhando com um time de desenvolvedores para entregar a melhor experiência possível.

Meu parceiro Kirill Filimonov e nosso grupo de desenvolvedores já estavam prontos para esta reviravolta e decidiram não perder a oportunidade de criar um análogo russo de uma rede social popular amada por nossos compatriotas.

Alexander Zobov via plataforma social VKontakte (de origem russa)

O site oficial do Rossgram anuncia que a rede social foi lançada ontem (28), mas apenas patrocinadores e veículos de mídia podem fazer o uso neste momento. Em uma segunda etapa, os criadores farão a liberação para que os cidadãos russos postem fotos em um Instagram para chamar de seu.

Captura de tela do site rossgram
Cadastro de usuários comuns está sendo feito para que liberação para público geral seja feita (Foto: Reprodução/Rossgram)

Um pré-cadastro já está sendo realizado, então não deve levar muito tempo para que os criadores de conteúdo voltem a postar fotos e vídeos sobre os mais diversos assuntos. Nos resta saber durante quanto tempo o Rossgram irá funcionar sem interferência do governo russo.

Você usaria o Rossgram se estivesse na Rússia? Ou esperaria que o Instagram voltasse a funcionar? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira as fotos e vídeos mais impressionantes sobre o conflito Ucrânia x Rússia.

Fonte: Reuters l Insider

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
14
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados