Saiba como compartilhar o Google Agenda com outras pessoas

Compartilhar o Google Agenda é fácil, rápido e torna a vida muito mais fácil. Confira o passo a passo

O Google Agenda (ou Google Calendar) é um dos aplicativos de agenda eletrônica mais populares. Isso acontece devido à facilidade de gerenciamento dos compromissos, integração com o e-mail e outros aplicativos e mais.

Além dessas funções básicas, também é possível compartilhar o Google Agenda e ver entre uma equipe, grupo de amigos, etc. Com esse compartilhamento, dependendo do nível de acesso concedido, os integrantes conseguem ver e receber notificação e gerenciar melhor os eventos.

As vantagens dessa função são várias. Um exemplo é o fato de que alguém pode conseguir marcar uma reunião/encontro/happy hour com um grupo de pessoas de forma fácil (sem precisar fazer aquelas listas confusas no WhatsApp, por exemplo). Esse compartilhamento também é ideal para quando você cria um calendário específico e para alguma coisa, como de tarefas a serem entregues, provas da faculdade, etc.

Como compartilhar o Google Agenda?

Primeiramente, para compartilhar o Google Agenda é necessário fazer o acesso pelo computador, ou seja, não é possível compartilhar pelo aplicativo. Ao abrir o calendário, vá até o menu esquerdo e escolha qual agenda quer compartilhar. Então, passe o mouse sobre ela e clique nos três pontinhos que aparecem a frente do nome.

Compartilhar o Google Agenda
No meu esquerdo, procure pelo calendário que deseja compartilhar, passe o mouse sobre ele e clique nos três pontinhos

Ao clicar nos três pontinhos, aparece um menu de opções. Você deve clicar em “Configurações e compart.”.

Compartilhar o Google Agenda
Quando as opções aparecerem, clique em “Configurações e compart.”.

Em seguida, você é direcionado para a página de configurações. Nela, há a opção de disponibilizar ao público, que gera um link compartilhável, ou de compartilhar com pessoas específicas. No caso do compartilhamento com pessoas específicas, você deve clicar em “Adicionar pessoas”.

Compartilhar o Google Agenda
Para compartilhar com pessoas específicas, clique em “Adicionar pessoas”

Ao fazer isso, uma janela é aberta e você deve digitar um e-mail ou nome (caso seja um contato) para definir a pessoa com quem compartilhará. A seguir, você deve definir qual a permissão dessa pessoa na agenda. As opções são:

  • “Ver apenas os níveis disponível/ocupado (ocultar detalhes)”: permite que a pessoa apenas saiba se você está livre no dia/horário ou não, sem poder visualizar suas tarefas;
  • “Ver detalhes de todos os eventos”: permite que quem tem o acesso veja todos os seus compromissos com detalhes;
  • “Fazer alterações nos eventos”: permite que a pessoa possa alterar os eventos do calendário, como definir novas datas, alterar descrições, etc.;
  • “Fazer alterações e gerenciar compartilhamento”: permite que a pessoa com o acesso possa, além de alterar os eventos, compartilhar ou remover o acesso de outras pessoas.
Compartilhar o Google Agenda
É preciso escolher qual o acesso a pessoa terá ao seu calendário.

Para compartilhar com mais de uma pessoa, você pode digitar todos os e-mails juntos no local indicado. Nesse caso, eles terão a mesma permissão. Para definir permissões diferentes é preciso fazer o compartilhamento separado e ir adicionando os grupos de pessoas de acordo com as permissões (basta clicar em “Adicionar pessoas” assim que terminar de adicionar as anteriores).

Compartilhar o Google Agenda
É possível compartilhar o Google Agenda com várias pessoas e dar a elas acessos diferentes.

Como cancelar o compartilhamento do Google Agenda?

Para cancelar o compartilhamento, o procedimento é extremamente simples. Basta clicar no “x” que aparece ao lado da pessoa com a qual você compartilhou o calendário e pronto.

Compartilhar o Google Agenda
Para cancelar o compartilhamento, basta clicar no “x” ao lado do nome da pessoa.

De modo geral, é provável que, nos próximos anos, as agendas eletrônicas passem a fazer cada vez mais parte do nosso cotidiano. Do mesmo modo, cada vez mais funções devem ser acrescentadas ou incrementadas, permitindo que o uso seja cada vez mais prático e que a tecnologia cumpra com aquilo que faz de melhor: facilitar a nossa vida.

Fonte: Google Suporte.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta