Saiba como usar o FAST, da Netflix, para medir a velocidade de sua internet

Saiba como usar o FAST, da Netflix, para medir a velocidade de sua internet 5
Não sabe por que sua internet não dá conta de rodar a Netflix direito? Então confira este tutorial e pare de ter dor de cabeça!

Testes de velocidade de internet não são novidade para ninguém, é verdade. Mas, e que tal você executar um teste um pouco mais específico e diferenciado? Estamos falando do site FAST, juntamente com os aplicativos de mesmo nome para Android e iOS.

A ferramenta, que foi desenvolvida pela própria Netflix, serve exatamente para verificar se aquela lentidão que você experienciou ao usar o serviço de streaming foi culpa da sua internet ou não. E agora, você aprenderá a utilizá-la em um tutorial passo a passo:

Tabela de requerimentos mínimos da Netflix

Antes de começarmos, é interessante observar que há uma tabela de requerimentos mínimos divulgada pela própria Netflix. Nela, o usuário pode observar se a internet contratada é o suficiente para entregar a qualidade de imagem esperada:

0,5 megabits por segundoVelocidade de conexão de banda larga necessária;
1,5 megabits por segundoVelocidade de conexão de banda larga recomendada;
3,0 megabits por segundoVelocidade recomendada para a qualidade SD;
5,0 megabits por segundoVelocidade recomendada para a qualidade HD;
25 megabits por segundoVelocidade recomendada para a qualidade Ultra HD – também conhecida como resolução 4K.

Embora estes números façam total sentido, não os leve tão a sério assim. Afinal, se tratam de referenciais confortáveis e que garantirão uma experiência de uso isenta de falhas.

Como usar o aplicativo FAST em seu smartphone

Usar o aplicativo FAST em seu smartphone é bem simples, já que a maior parte dos processos é automática. Porém, fica o aviso antes de começar: certifique-se de que a banda de sua internet não está sendo consumida por nenhum outro aplicativo ou computador em sua casa. Dito isto, vamos usar o Android e a Google Play Store como base, mas o app também está disponível para iOS.

netflix
Aplicativo pode não aparecer como sugestão.

Passo 1: Começaremos, é claro, abrindo a loja de apps do Android: a Play Store. Lá, digite a palavra “FAST” (sem aspas), como demonstrado na foto logo acima, e toque no ícone da lupa em seu teclado.

Ao fazer isso, a loja lhe dará várias opções de aplicativos cujo nome inclui o termo buscado, mas, em meu caso, a ferramenta de diagnosticar a internet foi a primeira a dar as caras. Identificando o app, toque nele para ir para a sua página e, em seguida, use o botão “Instalar” para prosseguir com o tutorial.

Saiba como usar o FAST, da Netflix, para medir a velocidade de sua internet 6
A seta indica que o processo de diagnóstico está em andamento e é possível pausá-lo.

Passo 2: Com o FAST instalado, abra-o e note que, assim como na imagem à esquerda, ele irá medir a velocidade de sua conexão automaticamente. Apenas aguarde o veredito do aplicativo.

Mostrado o resultado, faça como indicado na imagem à direita e toque em “Mostrar mais informações”. Desta forma, a ferramenta irá lhe informar sobre detalhes mais técnicos a respeito de sua internet.

Saiba como usar o FAST, da Netflix, para medir a velocidade de sua internet 7
É possível saber tanto a latência quanto a velocidade de upload de sua conexão.

Passo 3: Ao pedir mais informações, o FAST começa a carregar uma janela que te dará a latência de sua conexão – ou “ping”, para os íntimos. Além disso, o aplicativo também carrega a velocidade de upload de sua internet naquele momento e de onde ela provém.

Caso queira executar um teste mais específico, é possível tocar no espaço com o nome de “Configurações” e editar a forma como se dará o processo.

Saiba como usar o FAST, da Netflix, para medir a velocidade de sua internet 8
O passo final é uma medida que nem todo mundo precisará utilizar.

Passo 4: Esta última etapa é facultativa, já que é possível chegar a uma conclusão antes mesmo de apelar para ela. Se você sabe o que está fazendo, altere os números referentes a conexão e a tempo de teste para alcançar resultados mais precisos. Logo após, basta tocar em salvar e reiniciar o teste.

Como usar o FAST em seu computador

Com o mesmo layout do app supracitado, a versão de navegador do FAST também não é difícil de se usar. Mas vale lembrar: pare todos os seus downloads e feche todo e qualquer aplicativo que possam estar consumindo a banda de sua internet antes de prosseguir.

Saiba como usar o FAST, da Netflix, para medir a velocidade de sua internet 9
Acesse o site do teste de internet.

Passo 1: Acesse o site da ferramenta por aqui, ou então manualmente em seu navegador.

Saiba como usar o FAST, da Netflix, para medir a velocidade de sua internet 10
A seta indica o andamento do diagnóstico e a possibilidade de pausá-lo.

Passo 2: Assim que você entra no site, ele começa a fazer o diagnóstico de sua rede. Este processo, que leva poucos segundos, é finalizado quando o layout do site muda para algo como o visto na imagem à direita, logo acima.

Como no aplicativo móvel, a versão de navegador do FAST permite clicar no botão “Mostrar mais informações” para ter acesso a outros dados a respeito de sua conexão.

Saiba como usar o FAST, da Netflix, para medir a velocidade de sua internet 11
Site informa velocidade de upload e latência da conexão.

Passo 3: Enquanto o número grande (que neste caso é o 18) indica a velocidade de download de sua internet, os números menores, logo abaixo, também importam. Neste caso, à esquerda, temos a latência – ou ping – e à direita, temos a velocidade de upload, ambas as informações são importantíssimas.

Saiba como usar o FAST, da Netflix, para medir a velocidade de sua internet 12
Teste específico para situações que o requerem.

Passo 4: Novamente, esta última etapa serve somente para determinados casos. Embora você possa chegar a uma conclusão antes mesmo deste passo, é possível utilizá-lo como um último recurso.

Modo fácil de testar a internet

O aplicativo FAST está disponível gratuitamente tanto na loja do Android quanto na do iOS. Enquanto isso, a Netflix é um serviço de streaming pago disponível em múltiplas plataformas.

Curtiu o nosso tutorial? Não se esqueça de espalhar a dica para os seus amigos e familiares. Ah, e continue acompanhando o Showmetech para mais informações sobre o mundo da tecnologia.

Leia também

Confira as melhores internets Banda Larga no Brasil para jogar online

Receba Notícias por E-mail:

Share via