Galaxy note 8 11 1

Saiba tudo o que é esperado para o lançamento do Galaxy Note 8

Avatar de fernando telles
Prestes a ser lançado, o Galaxy Note 8 já desperta os anseios de muitos; confira as imagens vazadas e tudo o que já sabemos sobre ele
Saiba tudo o que é esperado para o lançamento do galaxy note 8; samsung
Este é o convite enviado a imprensa para o lançamento do gadget

A esta altura, você provavelmente já sabe que o Galaxy Note 8 finalmente será revelado em 23 de agosto, na próxima quarta-feira. O lançamento, que tem a difícil missão de corrigir a imagem da linha após o Note 7, é um dos mais aguardados por todos este ano – até mesmo por aqueles que não pretendem ou, como é no meu caso, não podem comprá-lo.

Mas afinal, o que devemos esperar desta verdadeira ‘redenção’ por parte da Samsung?

Bom, apostar em um dispositivo deste porte é sempre arriscado, ainda mais porque a linha Note, regularmente, incrementa e aperfeiçoa aquilo que vimos nos lançamentos da linha S do mesmo ano. Justamente por isso, a expectativa mais óbvia para o Galaxy Note 8 é que ele tenha, no mínimo, tudo o que a dupla S8 e S8+ apresentaram em abril.

Sendo assim, características como a tela infinita e HDR, a assistente virtual Bixby, além do corpo em metal e vidro devem se fazer presentes no gadget, assim como nos próximos modelos ‘premium‘ da marca.

Tela grande

https://www.youtube.com/watch?v=dIJ45mImgqc

Falar de Galaxy Note é sinônimo de falar em tela grande. Desde quando teve o seu primeiro lançamento, em 2012, a linha serve de parâmetro para displays avantajados e de muita qualidade.

Para este ano, a mídia aguarda um dispositivo de tamanho similar ao do Galaxy S8+, que conta com uma tela de 6,2″. Apesar de ninguém ter informações concretas sobre o display, boa parte dessas expectativas se dá pelo teaser que você vê logo acima.

O slogan ‘faça coisas maiores’ ou ‘faça coisas grandes’, numa tradução menos literal, nos leva a crer que as 5,7″ do Galaxy Note 7 darão lugar a 6,3″ no seu sucessor.

Saiba tudo o que é esperado para o lançamento do galaxy note 8
É assim que se espera que seja o Galaxy Note 8

Há quem aposte também que o display será o primeiro com resolução 4K vindo da Samsung, e que, por questões de engenharia e simetria, o Note 8 terá ângulos mais fechados na tela infinita – trocando em miúdos, o dispositivo será um pouco mais quadrado do que o Galaxy S8+; essa ‘diferenciação’ já é comum em dispositivos da linha Note.

Analistas mais conservadores afirmam que a resolução de tela se manterá no QHD+, com os mesmos números (1440 x 2960) da linha S8. Porém, o que deixa este palpite em cheque é o grande investimento em VR que vem sendo feito pela Samsung: uma tela 4K de resolução dinâmica, como aquela vista no Xperia XZ Premium, seria ideal para a visualização de conteúdos em um óculos interativo.

Design

Saiba tudo o que é esperado para o lançamento do galaxy note 8; samsung
Este vazamento mostra o Galaxy Note 8 em um case de proteção

Embora espere-se que o design do Galaxy Note 8 contenha muitos elementos da safra atual da linha S, algumas renderizações – que publicamos aqui no Showmetech, inclusive – mostram um dispositivo um pouco diferente daquilo que muitos aguardam.

As imagens mostram que a Samsung não deve apresentar um leitor biométrico integrado a tela, contrariando o que muitos veículos afirmavam no início do ano. Com a data de lançamento do gadget se aproximando e poucos rumores corroborando a presença do leitor ‘on-screen‘, a suspeita de que a tecnologia ainda está em desenvolvimento só aumenta.

Saiba tudo o que é esperado para o lançamento do galaxy note 8
Imagens de uma unidade supostamente real do Galaxy Note 8 também confirmam o visual

Assim como nos atuais S8 e S8+, o futuro Note 8 deve trazer o leitor biométrico na parte de trás ao lado do conjunto ótico. Um verdadeiro terror ergonômico.

No restante do visual, boa parte parece mesmo ter sido emprestada da linha S 2017. O aparelho também deve contar com as mesmas cores dos outros dois lançamentos: preto meia-noite, cinza orquídea, dourado e azul fundo-do-mar.

Também é possível que o belíssimo acabamento da cor ‘azul coral‘, lançada especialmente para o Galaxy S8, dê as caras no futuro phablet.

Hardware

Saiba tudo o que é esperado para o lançamento do galaxy note 8; samsung

O Galaxy Note 8 será um monstro, disso ninguém duvida. O smartphone mais sofisticado oferecido pela Samsung costuma quebrar recordes de benchmark todos os anos, além apresentar números simplesmente insanos em processamento e RAM.

Nada será muito diferente em 2017.

Especula-se que, assim como em todos os últimos anos, o Note 8 será vendido em duas versões principais: uma com o chip Snapdragon 835, da Qualcomm, e outra com o chip proprietário da Samsung, o Exynos 8895 Octa; o mesmo presente nos S8 atuais (inclusive os vendidos no Brasil).

Saiba tudo o que é esperado para o lançamento do galaxy note 8; samsung
As capacidades do Exynos 8895 Octa (imagem) também dizem o que podemos esperar do lançamento

A Samsung afirma que a decisão de diferenciar os modelos parte da tecnologia de rede utilizada em cada país: países que ainda utilizam a tecnologia CDMA, como os EUA, por exemplo, recebem o modelo com o processador Qualcomm.

De resto, temos boas razões para acreditar que serão 6GB de RAM e opções com 64, 128 ou 256GB de armazenamento, tudo isso com, é claro, o indispensável suporte a cartões microSD.

Lançar o Note 8 com apenas 4GB de RAM, como foi no Note 7, mostraria que a Samsung está segurando demais a sua própria ousadia, afinal, a China ganhou uma versão do S8+ com exatamente 6GB dessa mesma memória.

Saiba tudo o que é esperado para o lançamento do galaxy note 8
O S8+ com 6GB de memória RAM foi batizado como ‘Emperor Edition’

De qualquer forma, também é possível que os 6GB de RAM se mantenham restritos à versão com 256GB de armazenamento. Já esta versão, por sua vez, deve se manter restrita aos mercados asiáticos – China e Coréia do Sul, particularmente.

Câmeras

Saiba tudo o que é esperado para o lançamento do galaxy note 8

Desde que tivemos acesso ao provável visual do Galaxy Note 8 (acima), ficou subentendido que ele terá um sistema duplo de câmeras traseiras. De acordo com o que dizem os rumores, o sistema unirá dois sensores de 12 e 13 MP, este segundo com abertura f/2.4, para permitir ao telefone capturar imagens wide-angle ou com zoom ótico de até 3x.

O iPhone 7 Plus, que faz basicamente a mesma coisa, tem zoom ótico de até 2x.

O que dá credibilidade a estas expectativas é o fato da ISOCELL, a divisão de sensores fotográficos da Samsung, ter desenvolvido uma gama de novas tecnologias nos últimos meses – inclusive tecnologias de câmeras duplas. A subsidiária parece estar fazendo testes para decidir qual é o melhor uso para um sistema com duas câmeras.

Saiba tudo o que é esperado para o lançamento do galaxy note 8
A ISOCELL apresentou um sistema de duas câmeras na MWC Xangai

Aparelhos como os Huawei, por exemplo, utilizam o sensor duplo não para entregarem zoom ótico, mas para melhorar a captura em ambientes com pouca iluminação.

No que diz respeito às selfies, é bem provável que vejamos um salto considerável no que foi apresentado na linha S8. Apesar das ótimas capturas, as câmeras frontais de 5MP já são itens do passado e o Note 8, representando a vanguarda da Samsung, deve trazer um sensor de 8 ou até 12 MP.

Mas megapixels não são tudo numa câmera, e é por isso que esperamos lentes de 25mm ou menos, para captar imagens amplas, e um auto-foco tão bom quanto o das câmeras traseiras.

Bateria

Saiba tudo o que é esperado para o lançamento do galaxy note 8
A bateria do Note 7 era muito grande para o espaço que lhe foi designado

A bateria do Galaxy Note 8 não precisa ser apenas segura, de fato, ela também precisa transmitir segurança – o que, infelizmente, só se faz reduzindo a capacidade energética deste componente.

É por isso que se espera uma bateria de 3,300mAh para o aparelho. Este mesmo número fica entre o que é visto no S8 (3000mAh) e o que é visto no S8+ (3.500mAh); além destes serem aparelhos que não tiveram os problemas do catastrófico Note 7, este número também é menor do que o visto nele.

Software e demais recursos

Saiba tudo o que é esperado para o lançamento do galaxy note 8

Segundo o que dizem os rumores, a Samsung deve renomear a sua interface de usuário, atualmente chamada de ‘TouchWiz UI’, para o termo ‘Samsung Experience‘. Além da mudança de nome, a skin, que seria baseada no Android 7.1.1 Nougat, ganharia uma série de melhorias e incrementos na sua versão 8.5.

A atual TouchWiz está na versão 8.1 e é batizada de ‘Grace UX’. Tantos nomes podem confundir porque, em tese, essa mesma Grace UX foi desenvolvida para o Galaxy Note 7. E, em 2017, ganhou algumas mudanças ao ser levada para os atuais S8 e S8+.

Com a nova interface, a Samsung deve criar todo um ecossistema baseado em dispositivos da empresa. Embora a proposta gere mais integração e provavelmente traga novos recursos à linha Note, a ideia de criar um ecossistema sob um SO que não é da Samsung, mas sim do Google, também deixa claro que teremos uma enxurrada funcionalidades e apps que talvez não sejam exatamente necessários.

Saiba tudo o que é esperado para o lançamento do galaxy note 8; samsung
A Grace UX deu as caras pela primeira vez no Galaxy Note 7

Vale lembrar que, mesmo estreando no Galaxy Note 8, a Samsung Experience 8.5 deve ser liberada para os demais topos de linha assim que eles receberem o Android 8, o que, por sua vez, só deve ocorrer após o lançamento do segundo Google Pixel.

Os demais rumores indicam que a assistente virtual Bixby, um dos pontos mais controversos dos atuais flagships da empresa, deve estrear uma versão 2.0 exatamente com o lançamento do Note 8. A Bixby desagradou muitos usuários por ter funcionalidades pouco inovadoras, principalmente quando comparada ao Google Assistant.

Preço e disponibilidade

Saiba tudo o que é esperado para o lançamento do galaxy note 8; samsung
É provável que o dispositivo chegue nas mesmas cores do Galaxy S8

Como dissemos acima, o Galaxy Note 8 terá seu lançamento global realizado em 23 de agosto, na próxima quarta-feira. Com isso, conclui-se que o aparelho levará algumas semanas para chegar as prateleiras da Ásia, Europa e América do Norte – demorando alguns dias a mais para finalmente desembarcar no Brasil.

Caso a versão com 256GB de armazenamento e, possivelmente, 6GB de RAM seja vendida fora da China e da Coréia do Sul, é possível que a variante mais cara do phablet ultrapasse com facilidade os US$ 1,100 no varejo internacional. A versão mais básica, entretanto, deve custar algo entre US$ 900 e US$ 1000.

O que ainda assim parece uma ofensa ao meu bolso e ao bolso do brasileiro médio.

Como todo Galaxy Note, esta oitava (ou sexta) geração virá destinada a um público seleto, ainda mais seleto do que aquele para o qual os dois lançamentos da linha S se destinam. Sendo assim, é possível esperar um dispositivo caro, mas que represente (embora não justifique) todo o valor agregado ao seu nome e às suas capacidades.

E você, já está juntando uns trocados para comprar o seu?

 

 

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados