Apple: iOS 14 chega amanhã, saiba o que muda com a atualização

Apple: iOS 14 chega amanhã, saiba o que muda com a atualização
O update do iOS 14 que chega amanhã conta com widgets dinâmicos, mapa repaginado e a Siri com função de tradução simultânea
Anúncio
Apple: iOS 14 chega amanhã, saiba o que muda com a atualização

Durante o evento Time Flies (ou “O Tempo Voa”, em tradução livre) realizado hoje, 15 de setembro, a Apple anunciou a atualização dos sistemas operacionais iOS 14 e iPadOS 14 – para o iPhone e iPad, respectivamente. O update conta com uma dezena de novidades interessantes para os usuários e estará disponível a partir de amanhã (16).

Como detalhado inicialmente na WWDC 2020, os principais destaques da atualização são a inclusão dos widgets, a criação de uma biblioteca de apps e a adição do modo picture-in-picture, que permitirá aos usuários, por exemplo, manter a reprodução de vídeos do YouTube enquanto outros aplicativos são utilizados.

Novidades do iOS 14

Falando especificamente sobre o iOS 14, a primeira novidade de interesse é a disponibilidade da atualização. Como já havia sido anunciado anteriormente, o iOS 14 estará disponível para todos os dispositivos que possuírem o iOS 13. Isso é algo bastante bem vindo, dado que é a primeira vez na história da companhia que uma atualização deixa de excluir dispositivos mais antigos. Mesmo assim, alguns dispositivos anteriores ao ano de 2015, por razões de compatibilidade, não receberão o update.

Os widgets, por sua vez, funcionarão como uma espécie de atalho para os aplicativos, lembrando bastante o modo como a ferramenta foi implementada nos sistemas Android. Complementando ainda a interface de usuário está a biblioteca de apps, recurso que permitirá ao usuário agrupar programas similares em uma mesma pasta. 

ios 14

Aos poliglotas de plantão, a assistente Siri agora possui um serviço de tradução simultânea: basta que o usuário selecione duas línguas, a de “entrada” e a de “saída”, para que as complexidades de diferentes línguas sejam resolvidas. Com foco na comunicação o iOS 14 também mudará o aplicativo de mensagens da Apple – antes chamado de iMessage, agora simplesmente Messages. As novidades são poder responder a uma mensagem específica ou a uma pessoa só durante uma conversa em grupo, funções muito requisitadas pelos usuários.

Já com relação a aplicativos mais práticos, como o Maps, as mudanças são, também, de ordem prática: houve adição de rotas para quem está andando de bicicleta e inserção de caminhos para aqueles que dirigem carros elétricos. Nas trilhas dos chamados carros do futuro, o usuário encontrará postos para recarga de bateria, uma função que promete ajudar a evitar situações imprevistas.

ios 14 cycling
Útil para ciclistas, a nova atualização do Maps também adiciona caminhos para quem usa carro elétrico

Como se o futuro dos carros em si não bastasse, a Apple implementou um serviço chamado de CarKey, que servirá quase como uma carteira digital. O usuário poderá armar e desarmar o alarme do carro, abrir as portas e, pasmem, até dar partida no veículo. Curiosamente, essa chave poderá ser compartilhada por meio do aplicativo de mensagens, mas o usuário também terá direito a restringir os usuários que a usam. Por fim, essa ferramenta estará disponível também no iOS 13. Mas não se empolgue muito, dado que só alguns carros específicos estão marcados para compatibilidade, como alguns modelos de BMW.

Novidades do iPad OS 14

Já sobre o iPadOS 14, a empresa pensou em modos melhores de se aproveitar a tela grande dos dispositivos. O principal recurso novo apresentado é o Scribbles, que abrange todos os que gostam de usar o iPad com a Apple Pencil. Quase como um assistente pessoal, o aplicativo permitirá ao usuário escrever com a Apple Pencil em qualquer outro app e reconhecer o texto, mesmo que seja redigido em letra cursiva. Além de textos, o Scribbles também vai ajudar a melhorar desenhos geométricos que tenham ficado “tortos”, ideal para ilustradores e arquitetos.

Outra coisa nova é a adição de barras laterais e menus expandidos em vários aplicativos da própria Apple. Dentro disso, a galeria de fotos receberá um menu lateral que permitirá encontrar fotos com muito mais facilidade. Esse menu será do tipo “drop down”, que é um modelo bastante versátil que pode ser escondido caso o usuário não esteja usando.

Apple: iOS 14 chega amanhã, saiba o que muda com a atualização
O Scribble ajudará a endireitar seus desenhos com a Apple Pencil (Reprodução; YouTube)

Tendo como foco a produtividade e a concentração nos afazeres do usuário, o iPadOS 14 também traz melhorias na hora das ligações. A notificação sobre chamadas ficará posicionada na parte superior central da tela, tomando um espaço mínimo e sem interromper o que os usuários fizerem. Desse modo, alguém que esteja trabalhando ou em reunião não precisará se desesperar com eventuais sobreposições de aplicativos.

Além de todas essas mudanças já mencionadas, a atualização do iPad divide muitos recursos melhorados com a do iOS 14. Dentre eles, a adição das rotas de bicicleta e carros elétricos no Maps, melhorias de segurança e mudança no serviço de mensagens.

E aí, conte para nós: tem dispositivo com iOS 13 e receberá a atualização para o iOS 14 amanhã? Qual sua novidade preferida? Deixe nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter