Voltado para os eletrodomésticos conectados da marca, o smartthings energy permite um melhor controle nos gastos com a conta de energia elétrica da sua casa

SmartThings Energy, da Samsung, monitora o consumo de energia de eletrodomésticos

Avatar of gustavo cipriano
Voltado para os eletrodomésticos conectados da marca, o SmartThings Energy permite um melhor controle nos gastos com a conta de energia elétrica da sua casa

A Samsung lançou nesta quarta-feira (1) uma nova funcionalidade no seu aplicativo SmartThings. Trata-se do recurso SmartThings Energy, que permite monitoramento do consumo de energia nos aparelhos da empresa.

Essa inédita funcionalidade foi desenvolvida pela Samsung Coreia. Seu lançamento originalmente aconteceu por lá. Depois, ela atingiu os mercados dos Estados Unidos, Reino Unido e Índia. Agora, o Brasil é o quinto país, e o primeiro da América Latina, a receber a novidade. A Samsung promete expansão para México, Chile, Colômbia, Peru e Panamá em breve.

Lançamento do SmartThings Energy

A ideia da Samsung é deixar o consumidor em total controle de como economizar energia em casa. Com a nova função, os clientes da companhia terão relatórios detalhados sobre o consumo dos seus aparelhos. Além disso, o aplicativo também irá trazer notificações e dicas de como reduzir o mesmo.

O maior destaque dado pela própria empresa no lançamento foi para a sua linha de ar-condicionados. Tiago Dias, diretor da divisão de ar-condicionado da Samsung Brasil, chamou a atenção para o modelo WindFree Plus e a conexão que ele poderá ter com a função Energy. Lançado em 2017, o aparelho mantém a temperatura ideal no ambiente sem vento.

Nós já temos o maior portfólio inverter do país. Temos o nosso ar WindFree com 77% de eficiência enérgica e sem produzir ruídos. E agora, deixamos nas mãos dos nossos consumidores a possibilidade de ver o quanto estão ou podem começar a economizar em energia.

Tiago Dias, diretor da divisão de ar-condicionado da Samsung Brasil

Como utilizar a nova função

Para acessar a novidade trazida pela Samsung, é necessário, primeiro de tudo, verificar se o aplicativo SmartThings está atualizado. Ou então, baixá-lo, caso ainda não possua-o. Feito isso, basta clicar no botão de “+” no canto da tela e adicionar um novo card de energia. Pronto. A partir desse momento, os aparelhos que você já tiver conectado ao app apresentarão o seu consumo de energia. No caso de primeiro acesso, deverá procurar a opção de permitir acesso ao SmartThings em cada um dos aparelhos e habilitá-la.

Por enquanto, apenas os ar-condicionados, geladeiras e máquinas Lava e Seca poderão ser conectados à nova função, e um único modelo de lavadora e um outro de secadora também apresentam a opção. A Samsung revelou estar trabalhando no desenvolvimento da conexão de outros itens com o aplicativo, e disponibilizou no hotsite do SmartThings Energy todos os modelos atualmente compatíveis com o recurso.

A partir disso, algumas possibilidades estarão presentes para os clientes. A principal delas é a leitura do consumo de energia convertida de kWh para reais. Os detalhes de consumo em kWs por hora já haviam sido lançados em 2017. Porém, agora o consumidor pode ver exatamente quanto está gastando com cada aparelho e no total. A visualização é tanto por dia quanto por mês. Vale lembrar que não é só importante, mas necessário informar a região do país em que você vive no aplicativo. Cada cidade tem distribuição e tarifas de energia diferentes. Sendo assim, a informação é fundamental para que a função gere dados mais precisos sobre o consumo.

Foto evento samsung (2)
Evento de lançamento do SmartThings Energy (Foto: Gustavo Cipriano / Showmetech)

Notificações especializadas também são grande novidade nesse cenário. A Samsung revelou a opção em que você poderá programar o sistema para desligar os seus aparelhos quando não estiver em casa. Ou então, pedir para que o aplicativo avise quando um item estiver ligado e você estiver na rua.

Além de tudo isso, o aplicativo ainda traz metas diárias e mensais de consumo. Elas podem ser definidas pelo usuário. E assim, um acompanhamento será mostrado. Informações em tempo real aparecerão, dizendo o quão perto ou longe se está do objetivo estabelecido.

Por fim, um relatório completo também fica à disposição. Todos os dados citados e muitos outros são exibidos de modo detalhado. Não há informações vindas da Samsung que comprovem que essa opção reduz efetivamente os gastos com energia. Porém, a empresa aposta que deixar o controle na mão do usuário e as informações claras para ele(a) já irá lhe ajudar muito nisso.

Evento smarthing samsung 01-06-2022
App poderá mostrar o consumo médio por horário na residência. (Foto: Gustavo Cipriano / Showmetech)

Mais novidade por vir

Na sua fala, Thiago Dias ainda revelou uma outra novidade: o lançamento do Ar-condicionado POWERvolt no segundo semestre deste ano. O item será o primeiro do mercado a ser bivolt, ou seja, podendo ser ligado em tomadas 127V ou 220V. A intenção é ampliar a possibilidade de compra do aparelho e também facilitar a instalação do mesmo. Não há data certa para o lançamento ainda.

O aplicativo SmartThings está disponível para Android e iOS.

Veja mais

A Samsung anunciou sua linha 2022 de Lava e Seca no mês passado. O foco também foi no baixo consumo de energia. Confira.

Fontes

Samsung

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
22
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados