Samsung lança novos galaxy s23, s23+ e s23 ultra com foco em fotografia. Modelos têm design refinado e foco em qualidade fotográfica e vídeos em 8k. Confira as especificações completas dos novos galaxy s23

Samsung lança novos Galaxy S23, S23+ e S23 Ultra com foco em fotografia

Avatar de bruno martinez
Modelos têm design refinado e foco em qualidade fotográfica e vídeos em 8K. Confira as especificações completas dos novos Galaxy S23

A Samsung reservou o dia 1 de fevereiro para Galaxy Unpacked 2023, maior evento da empresa, que aconteceu esse ano em San Francisco, nos Estados Unidos. Nele, foram lançados os novos topos de linha da série S: o Galaxy S23, S23+ e S23 Ultra.

Pela primeira vez em três anos, por conta da pandemia de COVID-19, o evento de apresentação dos novos celulares voltou a ser realizado em formato presencial. Outra novidade está na disponibilidade dos modelos no Brasil. No mesmo evento, a Samsung também apresentou a nova linha Galaxy Book3. Veja os principais destaques sobre os novos smartphones.

Não deixe de assistir nosso vídeo com o resumo de todas as novidades anunciadas:

Galaxy S23, S23+ e S23 Ultra

Os novos smartphones premium da empresa chegam com a filosofia de “inovação como experiência premium”, com produtos que representam a maior tentativa de uso de componentes reciclados na linha Galaxy e grande destaque para a melhoria das câmeras.

Novos galaxy s23
Smartphones possuem design bastante semelhante ao do ano passado (Foto: Divulgação)

Renato Citrini, gerente sênior de produto de Mobile Experience da Samsung Brasil, comenta que galões de água foram retirados dos oceanos e reciclados para a fabricação dos smartphones da Samsung. Redes de pesca e garrafas PET também foram retirados dos oceanos, reciclados e utilizados pela empresa coreana na hora de fabricar seus novos celulares.

Smartphones da linha galaxy s23
Modelos seguem com proposta de serem sustentáveis e potentes ao mesmo tempo (Foto: Divulgação)

A tela de vidro, por mais que tenha a proteção contra impactos para evitar sua quebra, também é originada de resíduos reciclados. Citrini cita que pequenos pedaços de vidro, que seriam descartados por uma empresa, foram reaproveitados nos smartphones para que o modelo utilize a menor quantidade de “material do zero” possível. O mesmo vale para o alumínio dos botões de volume, bandeja de cartão SIM e demais partes dos novos Galaxy S23.

Dados de materiais recicláveis do galaxy s23
Novos smartphones premium possuem diversos materiais reciclados (Foto: Divulgação)

Agora, a linha de smartphones premium passa a ter 12 componentes internos reciclados. Isso é o dobro do que foi visto na linha Galaxy S22. A empresa também cita que a embalagem é feita de papel 100% reciclado para que o cuidado com o meio ambiente seja feito mesmo nos mínimos detalhes.

Design

Pode-se dizer que não houve mudanças drásticas em relação aos modelos da linha Galaxy S22. O S23 tradicional e Plus ainda possuem bordas mais arredondadas feitas em alumínio e 22% de plástico reciclado.

Galaxy s23, s23+ e s23 ultra da samsung
Smartphones não tiveram mudanças em seu visual (Foto: Divulgação)

Independente da versão, serão 4 cores disponíveis: preto, creme, verde e violeta. Como tradição desde o ano de 2022, a caneta S-Pen — que fez sua estreia na linha Galaxy Note — está presente no Galaxy S23 Ultra.

Novos galaxy s23
Como nos últimos anos, a linha Galaxy S possui três tamanhos diferentes (Foto: Divulgação)

O acessório pode ser utilizado para assinar documentos, tirar capturas de tela, dar comandos para a câmera e claro, para desenhos. Mais uma vez, a S-Pen agora é um acessório presente desde o primeiro uso do S23 Ultra.

Tela

No S23 Ultra, as áreas planas da tela estão maiores, facilitando mais o uso com a S-Pen. Em todas as versões, as telas são feitas com o vidro Corning Gorilla Glass Victus 2 ainda mais resistente para evitar danos em impactos.

Galaxy s23
Tela está ainda mais resistente (Foto: Divulgação)

Uma grande novidade da linha Galaxy S23 é a Vision Booster Avançado, que por meio de sensores na tela, altera o display automaticamente em 3 níveis de cor e contraste, para se adaptar a diferentes condições de luminosidade ambiente. O total de lumens consegue subir de 1200 para até 1750. Outro novo recurso é o Conforto aprimorado, em que à medida que o ambiente vai escurecendo, o display ajusta contraste e gama de cores para tons mais agradáveis ao uso à noite.

Galaxy s23+
Variante Plus tem tela “nem muito grande, nem muito pequena” (Foto: Divulgação)

O Galaxy S23 segue com uma tela de 6,1 polegadas e resolução FHD+, com pico de brilho de 1500 nits, taxa de atualização de 120Hz e tecnologia AMOLED com suporte para o padrão HDR10+.

Galaxy s23 ultra
Versão Ultra tem design inspirado nos descontinuados Galaxy Note (Foto: Divulgação)

O mesmo tipo de tela está no Galaxy S23+, mas a tela deste modelo tem 6,6 polegadas e a mesma resolução do modelo tradicional. Até mesmo a versão Ultra seguiu com a mesma configuração de 2022: uma tela AMOLED com 6,8 polegadas, qualidade FHD+ e taxa de atualização de 120Hz.

Processador

Toda a linha S23 terá o processador Snapdragon 8 gen 2 da Qualcomm for Galaxy, versão personalizada para a Samsung que tem 30% mais potência de CPU, 40% a mais de potência gráfica (GPU) e mais de 40% de processamento em tarefas de inteligência artificial (NPU). O pico de velocidade do processador é de até 3,36 GHz.

Linha galaxy s23 da samsung
Novos smartphones ganharam processadores Qualcomm personalizados para a Samsung (Foto: Bruno Martinez/Showwmetech)

Outra novidade chega para os gamers: o novo processador consegue entregar ray tracing acelerado por hardware em tempo real para fornecer luz, reflexos e iluminações realistas em jogos para smartphones. A Qualcomm ressaltou que este processador também tem suporte para as APIs Vulkan (versão 1.3), o que ajuda na adaptação de jogos de desktop para smartphones.

Os detalhes finais sobre esta versão exclusiva da linha Galaxy S23 incluem o suporte para a Unreal Engine 5 Metahumans Framework para a visualização de personagens humanos fotorrealistas. O Snapdragon Game Post Processing Accelerator, de acordo com a Qualcomm, funciona como um filtro especial que adiciona brilho, profundidade de campo e desfoque de movimento sem perda de desempenho.

Conectividade

Além de suportar os padrões mais recentes de redes 5G, a linha S23 ainda tem Wi-Fi 6 (no S23 e S23+) e Wi-Fi 6E (S23 Ultra). E o e Bluetooth 5.3 também está presente por aqui. Os modelos também possuem uma antena Bluetooth, GPS, NFC e leitor de impressão digital sobre a tela.

Bruno martinez segurando novos galaxy s23 da samsung
Novos smartphones da Samsung possuem o melhor da conectividade no mercado

Um destaque para a linha Galaxy S23 está na Ultra Wideband. Este é o padrão que permite melhor controle e localização de outros aparelhos conectados. Um melhor uso da Galaxy Smart Tag e outros dispositivos deve ser entregue.

Um dos recursos oferecidos pelo processador da Qualcomm é o Snapdragon Sattelite. Parecido com o que já vemos no iPhone 14, permite que um pedido de socorro seja solicitado de forma automática e sem a necessidade de sinal de rede de celular, utilizando comunicação por satélites.

Câmeras

A Samsung afirma que o conceito de nightography — ou fotografia noturna — está ainda melhor, com até 16 pixels sendo combinados para gerar 1 pixel maior, gerando fotos mais claras e detalhadas, mesmo em situações de pouca luz.

Detalhe de captura de foto durante a noite do galaxy s23 ultra
Captura de conteúdo durante a noite foi aprimorada (Foto: Divulgação)

O grande destaque em câmeras é o novo sensor principal do Galaxy S23 Ultra agora tem 200 MP adaptativo, alterando automaticamente a forma de captação conforme a luminosidade da cena. Com esse grande sensor, a Samsung garante que mesmo recortes de uma foto terão resolução detalhada. A versão tradicional e o S23+ chegam ao mercado com o mesmo jogo de câmeras em sua traseira e parte frontal. São elas:

  • Wide: 50 MP, f/1.8, 23 mm, 1/1.56″, 1.0µm, Dual Pixel PDAF, OIS;
  • Telefoto: 10 MP, f/2.4, 70 mm, 1/3.94″, 1.0µm, PDAF, zoom óptico de 3x;
  • Ultrawide: 12 MP, f/2.2, 13 mm, 120˚, 1/2.55″ 1.4µm, Super Steady video;
  • Câmera frontal: 12 MP, f/2.2, 25 mm (wide), PDAF.

Estas são as especificações das câmeras do Galaxy S23 Ultra:

  • Principal: 200 MP, f/1.7, 23 mm (wide), 1/1.3″, 0.6µm, PDAF, Laser AF, OIS;
  • Telefoto periscópica: 10 MP, f/4.9, 230 mm, 1/3.52″, 1.12µm, dual pixel PDAF, OIS, zoom óptico de 10x;
  • Telefoto: 10 MP, f/2.4, 70 mm, 1/3.52″, 1.12µm, dual pixel PDAF, OIS, zoom óptico de 3x;
  • Ultrawide: 12 MP, f/2.2, 13mm, 120˚, 1/2.55″, 1.4µm, dual pixel PDAF;
  • Câmera frontal: 12 MP, f/2.2, 25 mm (wide), PDAF;
  • Sensor infravermelho de profundidade.

Além do hardware das câmeras, toda a linha Galaxy S23 recebeu novos recursos de fotografia:

  • Modo retrato noturno: o efeito bokeh, também conhecido como modo retrato, está ainda melhor até para fotos noturnas e agora reconhece também objetos, como óculos e roupas, para fazer o desfoque mais preciso.
Modos de captura de conteúdo do galaxy s23 ultra
Galaxy S23 Ultra entrega experiência completa em todas as partes do dia (Foto: Reprodução/Internet)
  • Vídeos: a estabilização de vídeo foi aprimorada com o VDIS Adaptável, tecnologia que analisa e subdivide os movimentos, reconhecendo condições de iluminação. E há um sensor de estabilização óptica com ângulo 2 vezes mais amplo, exclusivo no S23 Ultra. A gravação de vídeos chega a 8K em 30fps.
Pessoa usando o galaxy s23 ultra para gravar vídeos
Galaxy S23 Ultra grava vídeos em qualidade 8K a 30 fps (Foto: Reprodução/Internet)
  • Vídeos noturnos: uma nova tecnologia de redução de ruído garante nitidez aprimorada, usando inteligência artificial para entender vários frames do vídeo.
  • Astro Hyperlapse: há um modo para acompanhar as estrelas, com opções que registram fotos até a cada 5 minutos, para criar movimentações impressionantes.
  • Super Quad Pixel: essa nova tecnologia ajuda a deixar o foco automático ainda mais eficiente, evitando fotos tremidas ou embaçadas.
Pessoa gravando conteúdo no galaxy s23 ultra
Captura de modo retrato também foi aprimorada (Foto: Divulgação)
  • Câmera de selfie: agora passa de 10MP para 12MP, com tecnologia Super HDR, que garante gama de cores mais dinâmica. Renato Citrini citou que 60 fotos são tiradas por segundo para que, por meio do algoritmo, a melhor foto seja entregue para o usuário.
  • Expert RAW: a Samsung facilitou o uso do registro de fotografias em RAW, agora de até 50MP, permitindo salvar fotos com o máximo de informações para que sejam possíveis mais edições e personalizações na pós-edição.

Bateria

Um dos principais comentários em relação ao Galaxy S22 tradicional foi que a duração de sua bateria não estava adequada conforme a categoria de smartphones premium. Para resolver este problema e entregar uma maior capacidade, o S23 conta com uma bateria de 3900 mAh, um ganho de 200 mAh em relação à geração anterior.

Galaxy s23 ultra
Variante Ultra possui a mesma quantidade de miliamperes do que modelo lançado em 2022 (Foto: Divulgação)

Passando para a variante Plus, há  4700 mAh, outro ganho de 200 mAh. Já o Galaxy S23 Ultra manteve a mesma bateria de 5.000 mAh do que seu antecessor, mas com toda certeza, por meio do novo processador e otimizações da One UI 5.1 para menor gasto de energia, terá uma maior duração da bateria. Vale sempre lembrar que o tempo máximo varia de usuário para usuário e conforme o uso.

Quanto ao carregamento, o Galaxy S23 suporta o padrão de 25W. Os S23+ e S23 Ultra sobem esse total para 45W. E, vale lembrar que, no Brasil, todos os modelos virão com carregador de 25W na caixa (um carregador de 45W será vendido separadamente).

Sistema e segurança

Toda a linha chega com o Android 13 e interface One UI 5.1. Entre as novidades apresentadas durante o evento para o sistema estão os novos modos e rotinas de uso no dia-a-dia, resposta de chamadas de voz com texto (que a Samsung chama de Bixby Text Call) e Coedição no Samsung Notes durante o uso com o Google Meet.

Três modelos da linha galaxy s23
Android 13 virá instalado de fábrica nos três modelos (Foto: Bruno Martinez/Showmetech)

O menu de privacidade e segurança está ainda mais fácil de entender, mostrando cores indicativas do nível de segurança atual: verde quando estiver tudo certo, amarelo quando algo exigir atenção e vermelho quando são detectadas emergências de segurança.

A Samsung garante atualizações de sistema da linha S23 até 2028, ou seja, até a chegada do Android 17.

Áudio

Acompanhando a atualização do Galaxy Buds2 Pro, os novos Galaxy S23 também suportam o uso para reprodução e gravação de áudio espacial. O resultado são sons com impressão tridimensional. A promoção especial de lançamento promete que os novos donos consigam ter acesso aos novos fones de ouvido da empresa para uma melhor experiência de som durante diversas partes do dia.

Três modelos da linha galaxy s23
Celulares podem usar fones de ouvido como microfone para melhor gravação de vídeo (Foto: Divulgação)

Também será possível fazer uma gravação profissional com dois canais (os dois fones de ouvido Galaxy Buds2) no modo estéreo para que, quando conferirem o resultado, os donos dos Galaxy S23 tenham um resultado de qualidade. Na prática, os fones de ouvido serão utilizados como microfones de alta qualidade para gravação de vídeo com os novos smartphones premium.

Preço e disponibilidade

E temos uma grande novidade! Pela primeira vez na história da Samsung, o lançamento da linha Galaxy S23 será simultâneo em Estados Unidos e Brasil, com produtos já à venda hoje, dia 01/02. Pessoas que comprarem os novos smartphones entre 01/02 a 05/03, receberão um Galaxy S23 com o dobro de armazenamento interno e fone de ouvido Bluetooth. Vamos ao preços:

  • S23 de 128GB: receberá 256GB + Buds2 R$ 5.999;
  • S23+ de 256GB: receberá 512GB + Buds2 Pro R$ 6.999;
  • S23 Ultra de 256GB: receberá 512GB + Buds2 ProR$ 9.499.

As cores Grafite (preto) e Lima (verde) estarão disponíveis para os três modelos, mas aqueles que quiserem um Galaxy S23 Ultra possuem as cores vermelho e azul para escolha. Os preços de lançamento do ano passado (da linha S22) após 05/03 se mantém aqui na linha Galaxy S23, sem aumento:

  • Galaxy S23 de 128 GB – R$ 5.999;
  • Galaxy S23 de 256 GBR$ 6.499;
  • Galaxy S23+ de 256 GB R$ 6.999;
  • Galaxy S23+ de 512 GBR$ 7.999;
  • Galaxy S23 Ultra de 256 GB R$ 9.499;
  • Galaxy S23 Ultra de 512 GBR$ 10.499;
  • Galaxy S23 Ultra de 1 TBR$ 12.499.

A pré-venda já está liberada no site oficial da Samsung e os envios começam a partir de 06/02. O resgate do brinde deve ser feito no site Samsung Para Você, entre 08/02 a 24/03, com a nota fiscal da compra.

Especificações técnicas

Galaxy S23

Galaxy s23
Galaxy S23 será vendido acima da casa dos R$ 5 mil (Foto: Divulgação)
ModeloGalaxy S23
RedesGSM / CDMA / HSPA / EVDO / LTE / 5G
Chip GSMNano-SIM ou e-SIM
Dimensões
70.9 x 146.3 x 7.6mm
Peso168 g
Composição:Frente: Vidro Gorilla Glass Victus 2
Traseira: Vidro Gorila Glass VIctus 2
Laterais: alumínio
ResistênciaIP68 (água e poeira), submersão de até 1,5 m em água doce por até 30 minutos
TelaDisplay de 6,1”
Resolução: Full HD+ (1080 x 2340)
AMOLED Dinâmico 2X,
Taxa de atualização Super Smooth 120Hz (48~120Hz)
1500 nits (~422 de densidade de ppi),
Proporção de tela: 88,1%.
ProcessadorSnapdragon 8 gen 2 da Qualcomm for Galaxy
GPUAdreno 740
Câmera FrontalCâmera frontal: 12 MP, f/2.2, 25 mm (wide), PDAF
Câmeras TraseirasWide: 50 MP, f/1.8, 23 mm, 1/1.56″, 1.0µm, Dual Pixel PDAF, OIS;

Telefoto: 10 MP, f/2.4, 70 mm, 1/3.94″, 1.0µm, PDAF, zoom óptico de 3x;

Ultrawide: 12 MP, f/2.2, 13 mm, 120˚, 1/2.55″ 1.4µm, Super Steady video;
Vídeo8K a 24/30fps

4K a 30/60fps


1080pa 30/60/240fps

720p a 960fps

HDR10+

Gravação de som estéreo

giroscópio-EIS
SistemaAndroid 13 com One UI 5.1
Wi-FiWi-Fi 6E
Memória RAM e Interna8 GB RAM + 256 GB interna
8 GB RAM + 128 GB interna
Cartão de memóriaNão
CoresPreto, Creme, Verde e Violeta
Preço A partir de R$ 5.999
Disponibilidade no BrasilA partir de 01 de fevereiro de 2023

Galaxy S23+

Galaxy s23+
“Irmão do meio” será vendido a mais de R$ 6 mil (Foto: Divulgação)
ModeloGalaxy S23+
RedesGSM / CDMA / HSPA / EVDO / LTE / 5G
Chip GSMNano-SIM ou e-SIM
Dimensões76.2 x 157.8 x 7.6mm
Peso196g
Composição:Frente: Vidro Gorilla Glass Victus 2
Traseira: Vidro Gorila Glass VIctus 2
Laterais: alumínio
ResistênciaIP68 (água e poeira), submersão de até 1,5 m em água doce por até 30 minutos
TelaDisplay de 6,6 polegadas
Resolução: Full HD+ (1080 x 2340)
AMOLED Dinâmico 2X
Taxa de atualização Super Smooth 120Hz (48~120Hz)
HDR10+
1500 nits (~422 de densidade de ppi),
Proporção de tela: 88,9%.
ProcessadorSnapdragon 8 gen 2 da Qualcomm for Galaxy
GPUAdreno 740
Câmera FrontalCâmera frontal: 12 MP, f/2.2, 25 mm (wide), PDAF
Câmeras TraseirasWide: 50 MP, f/1.8, 23 mm, 1/1.56″, 1.0µm, Dual Pixel PDAF, OIS;

Telefoto: 10 MP, f/2.4, 70 mm, 1/3.94″, 1.0µm, PDAF, zoom óptico de 3x;

Ultrawide: 12 MP, f/2.2, 13 mm, 120˚, 1/2.55″ 1.4µm, Super Steady video;
Vídeo8K a 24/30fps

4K a 30/60fps


1080pa 30/60/240fps

720p a 960fps

HDR10+

Gravação de som estéreo

giroscópio-EIS
SistemaAndroid 13 com One UI 5.1
Wi-FiWi-Fi 6E
Memória RAM e Interna8GB RAM + 512GB interna
8GB RAM + 256GB interna
Cartão de memóriaNão
CoresPreto, Creme, Verde e Violeta
Preço A partir de R$ 6.499
Disponibilidade no BrasilA partir de 01 de fevereiro de 2023

Galaxy S23 Ultra

Galaxy s23 ultra
Versão mais completa tem até 1 TB de armazenamento interno (Foto: Divulgação)
ModeloGalaxy S23 Ultra
RedesGSM / CDMA / HSPA / EVDO / LTE / 5G
Chip GSMNano-SIM ou e-SIM
Dimensões78.1 X 163.4 X 8.9mm
Peso234 g
Composição:Frente: Vidro Gorilla Glass Victus 2
Traseira: Vidro Gorila Glass VIctus 2
Laterais: alumínio
ResistênciaIP68 (água e poeira), submersão de até 1,5 m em água doce por até 30 minutos
TelaDisplay de 6,8 polegadas
Resolução: QHD+ / WQHD (1440 x 3088 pixels)
AMOLED Dinâmico 2X
Vision Booster
Conforto Aprimorado
Taxa de atualização Super Smooth 120Hz (1~120Hz)
1750 nits (~501de densidade de ppi),
Proporção de tela: 89,5%.
ProcessadorSnapdragon 8 gen 2 da Qualcomm for Galaxy
GPUAdreno 740
Câmera Frontal12 MP, f/2.2, 25 mm (wide), PDAF
Câmeras TraseirasPrincipal: 200 MP, f/1.7, 23 mm (wide), 1/1.3″, 0.6µm, PDAF, Laser AF, OIS;

Telefoto periscópica: 10 MP, f/4.9, 230 mm, 85″, 1.12µm, dual pixel PDAF, OIS, zoom óptico de 10x;

Telefoto: 10 MP, f/2.4, 70 mm, 1/3.52″, 1.12µm, dual pixel PDAF, OIS, zoom óptico de 3x;

Ultrawide: 12 MP, f/2.2, 13mm, 120˚, 1/2.55″, 1.4µm, dual pixel PDAF;

Sensor infravermelho de profundidade.
Vídeo8K a 24/30fps

4K a 30/60fps

1080pa 30/60/240fps

720p a 960fps

HDR10+

Gravação de som estéreo

giroscópio-EIS
SistemaAndroid 13 com One UI 5.1
Wi-FiWi-Fi 6E
Memória RAM e Interna
12 GB RAM + 1 TB interna
12 GB RAM + 51 2GB interna
12 GB RAM + 256 GB interna
Cartão de memóriaNão
CoresPreto, Creme, Verde e Violeta
Cores especiais: Vermelho e Azul
Preço A partir de R$ 9.499
Disponibilidade no BrasilA partir de 01 de fevereiro de 2023

Confira o Hands-On no YouTube:

O que achou dos novos smartphones? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira nosso review especial sobre o Galaxy S22 tradicional e o Galaxy S22+

Com informações: Samsung Newsroom Brasil

Revisado por Glauco

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados