Seu smartphone dual-sim recebe duas ligações ao mesmo tempo?

Entenda se eu seu smartphone dual-sim funciona com os dois chips simultaneamente, conhecendo melhor as tecnologias Dual Standby e Full Active.

Seu Dual Sim Recebe Duas Ligações ao Mesmo Tempo?

Usar aparelhos de dois chips no Brasil já virou rotina e não causa mais nenhuma estranheza. Mas que usuário com mais de uma linha nunca ouviu a frase “Você tem duas linhas mas ninguém consegue falar com você! Está sempre fora de área“?. E tome culpar o serviço, a cobertura ou o chip, quando de fato quem reclama pode ter razão…    Espera ai, como é?!

Bom, muitos de nós temos aparelhos aptos a usar duas linhas ao mesmo tempo, mas poucos sabem exatamente como isso funciona. Para começar, existem duas tecnologias diferentes para aparelhos de dois chips. Uma se chama Dual Standby ou DSDS (Dual Sim, Dual Standby) e é a mais comum. A  outra tecnologia chama-se Full Active ou DSFA (Dual Sim, Full Active) e existe em menos aparelhos. Entenda o que cada uma oferece:

Dual Standby

Essa tecnologia possibilita aos dois chips ficarem ativos enquanto o aparelho está em standby, mas só um deles fica ativo quanto o aparelho está em ligação. Nesse caso, se alguém ligar para o outro chip, receberá mensagem de fora de área da operadora. Essa é a tecnologia mais usada para os telefones de dois chips vendidos no Brasil.

Full Active

Como o nome diz, os dois chips ficam ativos o tempo todo, mesmo quando um deles está em ligação o outro é capaz de receber uma segunda ligação. Essa tecnologia normalmente é encontrada em aparelhos dual chip de configuração “high end“. Em nossas pesquisas, não conseguimos localizar aparelhos Dual Sim Full Active oficialmente à venda no Brasil.

Então como saber se seu aparelho é DSDS ou DSFA?

A primeira coisa a fazer é verificar nas especificações do aparelho. Muitas marcas já avisam na embalagem que o aparelho é Dual Standby ou Full Active, outras omitem a informação, ai fica mais difícil. A seguir, apresentamos uma lista com alguns aparelhos Dual Sim que o Showmetech já testou e que tecnologia usa:

O Teste

Outra alternativa é fazer um teste direto e muito simples. Para isso você precisar de mais dois telefones além do seu Dual Sim.

  1. Ligue para um dos números do seu Dual,  atenda e deixe a linha ativa (ligada).
  2. Pegue outro telefone e ligue para o outro número do seu Dual Sim. Veja se vai chamar. (vai aparecer na tela e você vai ouvir o sinal característico de chamando)

2.1   Se der sinal de fora de área ou desligado é Dual Standby (DSDS).

2.2  Se a segunda linha chamar com a primeira recebendo ligação é  Full Active (DSFA).

Faça o teste, depois conte pra nós qual seu aparelho e se ele é DSDS ou DSFA.

24 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário:

    • Olá Fabricio! O meu Moto G está pra chegar e tinha esta dúvida. Quanto a questão do uso de dados em um chip e o outro ficar fora de área ou dando caixa postal, vc sabe me dizer se esse problema acontece com o Moto G?

        • Tenho um win duos (samsung) e ele é um DSDS, pois não funciona a segunda linha quando estou utilizando a primeira e isso é um PORCARIA, pois me sinto enganado em ter um dual SIM “manco” que só funciona as duas linhas em standby… um LIXO!

      • Rapaz, de fato não funciona mesmo da maneira que é indicada no teste. O que eu fiz e funcionou, e por isso disse que funcionava, foi fazer uma ligação com o SIM 1 e enquanto falava, liguei de outro telefone para o SIM 2 e o mesmo tocou. Quando fiz exatamente como manda o teste, deu fora de área o outro SIM.

        Peço desculpas aos leitores e se for possível, que seja excluído meu comentário.

  • Acabei de testar meu Moto G dual chip e realmente enquanto eu estava recebendo uma chamada por um chip, o outro entra na cx postal. Porém, com a conexão de dados ativa em um chip eu recebi ligações nos dois chips. Só entrou, mesmo, na cx postal quando eu estava utilizando o celular em ligação.

  • Acabo de descobrir que o meu Galaxy S3 Duos é DSDS. Uma decepção, pois deveriam ter esclarecido isso na descrição do produto. Mas, como no Brasil o consumidor é SEMPRE enganado, fica tudo por isso mesmo.

  • Acabei de comprar um moto e,mas quando estou em ligação no sim1, os dados são bloqueados no mesmo sim1? Tive um xt918 e eu usava ligações e dados simultaneamente. Será q é só configuração????

  • Tenho um galaxy win e quando estou em chamada e outro numero liga chama ,mas é o desvio de chamada e o chip que recebe a ligação liga para o chip que estou usando, gastando creditos pela chamada recibida. E ainda por cima nao aparece o numero de quem esta ligando e sim do chip que esta recebendo a ligação

  • Na verdade, existem três tipos de telefones dual SIM.

    Dual SIM Standby (DSS): Apenas um SIM pode ser usado ao mesmo tempo, um chip de rádio.

    Dual SIM Dual Standby (DSDS): Dois SIMs podem ser usados ??simultaneamente, mas se alguém abre uma conexão chamada no outro chip, ficará ocupado.

    Dual SIM Ativo (ou, por vezes, Dual SIM Ativo) (DSA / DSDA): Dois SIMs podem ser usados ??ao mesmo tempo, dois chips de rádio. Isso permite que ambos os SIMs possam abrir chamadas e / ou conexão de dados simultaneamente.

  • galera no Brasil nao existe nenhum celular dual chip ativo, e falando globalmente são raros os aparelhos que possuem este suporte!

    Desde os celulares dual de baixo custo, quanto aos tops S5 Duos, Z3 Duos…. um ótimo lugar para pesquisar é no GSM Arena, no campo Body!

  • O Asus que será vendido no Brasil tem esta tecnologia que eles chamam de DSDA (dual sim dual active) e é a mesma coisa. Tenho o S4 chinês (o melhor aparelho que já tive neste mundo). Vou comprar o Asus por causa disso. Estes dual sim fajutos (DSDS) que são vendidos no brasil e na maior parte do mundo (com a desculpa de economizar bateria) nunca mais……

  • Assim qdo a Samsung lançou o primeiro cel dual eu comprei. Ele era um sgh-d880 foi o único cel q realmente funcionava simultaneamente os 2 chips. De la p cá testei vários cel e nenhum deles era DSFA

  • Muito bom seu post! Obrigada!!
    Tenho mais uma dúvida: Enquanto estou usando a internet em um dos chips o outro fica ativo ou inativo?
    E se um deles estiver no modo avião (ou sem chip), o outro funciona como single ou fica “desconectado” eventualmente para que o outro busque sinal?
    Obrigada