Site do orkut é reativado. Saiba mais

Site do Orkut é reativado. Saiba mais

Avatar of lucas gomes
Criado há 17 anos, o Orkut pode ter o seu retorno após pronunciamento do seu criador, Orkut Büyükkökten, através do próprio site. Confira a novidade!

Febre nos anos 2000 e uma das primeiras redes sociais a fazerem muito sucesso no Brasil, o Orkut pode estar voltando! Oito anos após ter suas atividades encerradas o site do Orkut é reativado e traz uma mensagem do seu criador, o programador turco Orkut Büyükkökten, falando que nos “verá em breve”. Será essa uma promessa de retorno da rede social?

Orkut é reativado após 8 anos

Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com com mais de 300 milhões de usuários.

Início da mensagem de Orkut Büyükkökten ao acessar o site orkut.com
O criador do orkut, orkut büyükkökten. Reprodução: veja sp
O criador do Orkut, Orkut Büyükkökten. Reprodução: Veja SP

Assim que acessamos o site orkut.com nos deparados uma tela onde há cinco parágrafos com uma mensagem de Orkut Büyükkökten sobre sua jornada com a rede social que leva o seu nome. O que dá a entender é que o criador da rede social aprendeu não só com o Orkut, mas também com outra iniciativa que tentou fazer acontecer mas não funcionou muito bem, o Hello. Dessa maneira o criador do Orkut segue falando sobre como estes ambientes online devem se comportar.

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.

Orkut Büyükkökten segue em seu pronunciamento

Nostalgia

O Orkut foi lançado em 2004 e conseguiu alcançar pelo menos 30 milhões de usuários somente no Brasil, sendo este um número impressionante se levarmos em consideração a quantidade de pessoas que tinham acesso à internet na época — seja em casa ou em lan houses, locais mais comuns para acessar o Orkut. A rede social também tinha muitos acessos na Índia, mas foi no Brasil em que ela se estabeleceu fortemente.

Site do orkut é reativado. Será que o veremos em breve? Reprodução: showmetech
Site do Orkut é reativado. Será que o veremos em breve? Reprodução: Showmetech

A rede social também foi bastante utilizada em todo o mundo, mas por decisões estratégicas o Orkut acabou sendo desativado em 2014 pelo Google e o endereço do site devolvido ao seu criador. Dois anos depois, Büyükkökten lançou uma tentativa de alcançar novamente essa proeza com o lançamento do Hello, que mal conseguiu 1 milhão de usuários a nível mundial.

A notícia balançou a internet e usuários de outras redes sociais, como o Twitter, já especulam sobre o retorno do Orkut. Muitos lembram sobre como era divertido trocar scraps, depoimentos, jogar Fazenda Feliz ou até mesmo criar um avatar animado com o Buddypoke. Será que poderemos nos encontrar novamente nos fóruns das comunidades? Assim que houver mais novidades o Showmetech trará para informar vocês!

Veja também

Vamos relembrar um pouco sobre o que o Orkut nos oferecia!

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
7
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados