Smart things hub

SmartThings Hub: Samsung apresenta controlador de produtos

Avatar of bruno martinez
Tela interativa é focada em permitir que você controle diversos dispositivos ao mesmo tempo e pode ser carregada para todos os cômodos da casa

Continuando os anúncios da CES 2022, a Samsung apresentou um novo produto que irá servirá como grande central de todos os dispositivos que são compatíveis com a plataforma SmartThings. O Smart Things Hub funcionará como um painel de controle que permite que você opere e confira o status dos dispositivos que fazem parte da casa conectada.

Apesar de tudo, se espera que pelo menos nos primeiros meses de 2022, esta novidade seja apenas em um país específico. Confira todos os detalhes e demais novidades, incluindo a entrada da empresa na Home Connectivity Alliance (HCA).

O novo software controlador de produtos da Samsung

Como um display de 21,5 polegadas que serve como uma grande central que pode ser levada para os mais diversos cômodos de sua casa, o SmartThings Hub permite que você faça o mesmo controle de dispositivos sem a necessidade de comprar uma das geladeiras que foram fabricadas pela mesma empresa. Além de permitir que você acenda ou apague lâmpadas, o uso vai mais além e também lhe informa dados sobre gasto de energia de produtos para saber como diminuir a conta de energia elétrica no final do mês.

Samsung apresentando smart things hub
Produto permitirá controle de diversos dispositivos ao mesmo tempo (Foto: Samsung)

Outra informação compartilhada pela empresa é que com o passar do tempo, também será possível receber sugestões de ciclos de lavagem de roupa de acordo com o que está nas máquinas de lavar que são controladas pelo SmartThings Hub. Entregando uma experiência semelhante ao que temos em modelos como o Google Nest e até mesmo Echo Show, também será possível usar o controlador de produtos para reproduzir músicas e vídeos, assim como compartilhar fotos e demais arquivos.

Você também pode usar o modelo para procurar por possíveis receitas na internet e até mesmo realizar encomendas em mercados. O uso do SmartThing Hub pode ser bastante amplo e o modelo também deve bater de frente com o próprio Amazon Echo Show 15, que por sinal, tinha a mesma proposta: ser uma grande central que permite que você controle diversos dispositivos ao mesmo tempo.

SmartThings Hub estará renovando plataforma de dispositivos conectados

Apesar da Samsung permitir que suas geladeiras funcionem como grande controlador de produtos, os modelos ainda estavam ficando para trás em relação aos líderes de mercado que são fabricados pela Amazon e Google. Não há como negar que ter um monitor que pode ser levado para todos os cômodos de sua casa pode ser mais fácil do que precisar ter que ir para a cozinha para ativar ou desativar algum dispositivo.

Samsung apresentando smart things hub na ces 2022
Samsung espera renovar plataforma com novo lançamento (Foto: Showmetech)

Apesar de todos os avanços importantes, poucos eram os fabricantes que estavam dando suporte para a plataforma SmartThings da empresa coreana, com o mercado ficando um tanto fechado para quem era dono (a) de um smartphone Galaxy. Esta nova tela pode ser a solução para que o SmartThings possa ser mais utilizado.

Tela inteligente conta com protocolo Matter

A conectividade foi um assunto que sempre esteve em alta na sociedade e com os avanços das redes 5G, veremos isso ficar ainda maior. O protocolo Matter é focado em fazer com que modelos usem a mesma linha de comunicação para que tecnologias diferentes não sejam lançadas pelas mais diversas empresas.

“A missão do SmartThings sempre foi criar experiências que possam tornar a vida das pessoas melhor. O Smart Things Hub é o próximo passo na visão da Samsung de tornar todas as casas conectadas.”

Jaeyeon Jung, VP da Samsung Electronics e chefe da divisão SmartThings.

A Samsung confirmou que seu controlador de produtos apresentado durante a CES 2022 está dentro do protocolo que foi definido por empresas como Google, Amazon e Apple. Dessa forma, além de conseguir controlar diversos produtos, a tela interativa também pode ser utilizada sem a necessidade de fazer a aquisição de dispositivos que foram fabricados pela Samsung.

Home Connectivity Alliance (HCA)

A Samsung é uma das empresas que fundaram o grupo focado em aprimorar a conectividade de produtos inteligentes, trabalhando ao lado de fabricantes como Arçelik A.Ş., The Electrolux Group, Haier, GE Appliances e Trane Technologies. Juntas, as empresas são focadas em permitir que os clientes tenham acesso às tecnologias sem necessariamente precisar ter produtos de uma mesma empresa.

Imagem de membros da hca
Grupo é focado em desenvolver tecnologias para dispositivos conectados (Foto: Samsung)

A principal novidade deste grupo de empresas é permitir a interoperabilidade entre dispositivos das companhias que fazem parte do HCA. Isso significa que os produtos passam a “conversar entre si” para que o usuário tenha a melhor experiência possível. Outro pilar importante é que todas as informações que são captadas pelos produtos não são enviadas para as empresas e na verdade, estes dados ficam salvos em um ambiente seguro que pode ser acessado pelo cliente.

As empresas que fazem parte do Home Connectivity Alliance também são focadas em fabricar dispositivos com baixo consumo de energia, ação que está completamente conectada com as mudanças climáticas.

Quando poderemos usar e testar?

Sem muitos detalhes revelados, a Samsung afirmou durante sua passagem pela CES 2022 que por agora, o SmartThings Hub será lançado apenas na Coréia do Sul, sem previsão de chegada nos EUA ou Brasil. A empresa segue focando apenas em seu país de origem para realizar os devidos testes antes de expandir a distribuição.

Samsung apresentando smart things hub
Por agora, tela interativa será lançada apenas na Coréia do Sul (Foto: Showmetech)

De todas as formas, vai ser interessante ver como o SmartThings Hub irá atuar em um mercado em modelos de outras empresas já são bastante famosos. Nos resta esperar para ver como a Samsung irá atuar para que seu produto seja realmente optado pelos clientes.

Chegada da linha Bespoke ao Brasil

A linha Bespoke é focada em trazer estilo e originalidade para eletrodomésticos e foi anunciada pela primeira vez em maio de 2021. Até agora, não haviam informações sobre a chegada destes modelos ao Brasil, mas, durante a CES 2022, o porta-voz da Samsung confirmou que ainda neste ano, os brasileiros poderão adquirir modelos desta linha.

Smartthings hub: samsung apresenta controlador de produtos. Tela interativa é focada em permitir que você controle diversos dispositivos ao mesmo tempo e pode ser carregada para todos os cômodos da casa
Anunciada em maio de 2021, modelos que unem estilo e conectividade chegam ao Brasil durante o segundo semestre de 2022. (Foto: Samsung)

A geladeira de uma porta, que pode ser integrada a outro modelo para que um só produto seja formado, chega às terras tupiniquins durante o primeiro semestre deste ano, com o modelo BMF estando disponível no mercado.

Mais uma novidade que também estará chegando ao Brasil até junho é o aspirador de pó Bespoke Jet AI+. Com um sistema que consegue mapear o ambiente onde o mesmo é colocado para trabalhar, o modelo também consegue rastrear pequenos objetos e animais de estimação. A câmera presente no novo aspirador de pó pode ser ativada para que você veja seu melhor amigo pelo SmartThings Hub.

Smartthings hub: samsung apresenta controlador de produtos. Tela interativa é focada em permitir que você controle diversos dispositivos ao mesmo tempo e pode ser carregada para todos os cômodos da casa
Além de acabar com toda a poeira de sua casa, o Bespoke Jet AI+ também serve como uma forma de verificar como está seu animal de estimação (Foto: Samsung)

Fechando as novidades, o Bespoke Jet AI+ também possui uma estação de limpeza para que tudo fique armazenado, com até 30 dias para que isso seja retirado. Mais detalhes sobre preço, potência e demais funcionalidades da geladeira e aspirador de pó devem ser revelados quando os produtos chegarem por aqui. Durante o segundo semestre, veremos mais modelos de cozinha Bespoke sendo lançados no Brasil, mas as opções ainda estão sendo definidas pela empresa.

Smartthings hub: samsung apresenta controlador de produtos. Tela interativa é focada em permitir que você controle diversos dispositivos ao mesmo tempo e pode ser carregada para todos os cômodos da casa
Modelo retorna para estação após realizar toda limpeza (Foto: Samsung)

O que achou da tela interativa? Tem interesse em comprar assim que estiver disponível no Brasil? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

A Samsung também apresentou o Odyssey Ark, o maior monitor gamer de tela curva já colocado no mercado pela empresa. Confira detalhes:

Fonte: Samsung Newsroom (1 e 2)

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
7
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados