Sonha em ser astronauta? Saiba 22 curiosidades da vida no espaço

Sonha em ser astronauta? Saiba 22 curiosidades da vida no espaço
São 22 fatos baseados na experiência de Chris Hadfield, por exemplo: sabia que ao arrotar no espaço um jato líquido sai junto?

Quem nunca sonhou quando criança em ser astronauta? Ir à Lua, viajar vendo as estrelas na janela e ainda brincar na gravidade 0.

Entretanto, você está hoje é estudando para concurso da PM. Ainda assim, sobrou um pouquinho daquele sonho, né? Imagine só cantar Space Oddity de David Bowie na Estação Espacial Internacional. Pois é, o astronauta Chris Hadfield fez isso.

O Chris Hadfield também pode ser conhecido por seu livro “Guia de um astronauta para viver bem na Terra“. Nesse livro o autor fala sobre os desafios que precisou enfrentar no espaço e quais ensinamentos obteve nessa jornada. Com base nos relatos do ex-astronauta, o site Futuro Exponencial listou 22 curiosidades que, talvez, sirvam à você. Sabia que o arroto no espaço é acompanhado de um jato líquido?

Caminhadas espaciais

#1: A caminhada espacial, formalmente chamada de “atividade extraveicular” (extravehicular activity – EVA), é muitíssima perigosa, porque o astronauta se arrisca em um vácuo completamente hostil à vida;

#2: Se surgir qualquer problema durante uma caminhada espacial, é impossível correr de volta à espaçonave. Por isso, há muito treinamento para os astronautas, eles chegam a ensaiar (dentro de enormes piscinas) as caminhadas espaciais até a exaustão;

#3: A caminhada espacial é considerada uma experiência sobretudo visual. Todos os outros sentidos mal são estimulados.

Nave Soyuz

lon soyuz 161019 - Sonha em ser astronauta? Saiba 22 curiosidades da vida no espaço

#4: Hoje a única maneira de astronautas chegarem à ISS (Estação Especial Internacional) é através da nave russa Soyuz, isso se dá porque o programa de ônus espacial estadunidense foi aposentado em 2011;

#5: A nave russa Soyuz é sempre lançada no deserto do Cazaquistão;

#6: Os astronautas não podem mais ser altos, porque a nave Soyuz é pequena. Alguns dos astronautas da era do ônibus espacial (1981-2001) nunca mais puderam ir ao espaço.

Estação Espacial Internacional (ISS)

iss international space station 3D model 0 - Sonha em ser astronauta? Saiba 22 curiosidades da vida no espaço

#7: A ISS é enorme, com diversos módulos reunidos. É comum que uma pessoa passe um dia inteiro sem ver um colega de tripulação;

#8: Os astronautas estão a salvo de micrometeoritos, graças à blindagem da ISS, mas nada os salvaria de um grande meteorito.

Momento pré-lançamento

#9: Os astronautas ficam em quarentena um período antes do lançamento. O objeto é mais psicológico do que médico. Assim é analisado se os astronautas estão bem emocional e fisicamente. Serve também para refletir sobre a missão e iniciar uma transição para uma nova forma de existência.

Lançamento

#10: O lançamento é o momento mais perigoso de um voo espacial. Para se ter ideia, 50% do risco de um erro catastrófico durante a missão ocorre nos primeiros dez minutos de lançamento. Por esse motivo, toda a equipe envolvida treina por meses e até anos para este momento.

Enjoos e arrotos no espaço

#11: O primeiro dia no espaço é muito difícil. Inevitavelmente os astronautas ficarão com enjoo. Isso acontece pela ausência de peso, o que confunde o corpo. O ouvido interno não consegue distinguir a parte de cima da parte de baixo, desestabilizando-se e fazendo os astronautas terem náuseas;

#12: No espaço, dado o fato das bolhas não subirem à parte superior do estômago, os astronautas possuem dificuldade para arrotar. Quando arrotam, na maioria das vezes, é acompanhado de um jato líquido.

Dormindo no espaço

#13: Os quartos na ISS são basicamente contêineres brancos e acolchoados. Eles contam com uma porta e um saco de dormir. O saco é semelhante a um casulo com aberturas nas mangas e fica preso a uma das paredes;

#14: A gravidade na ISS é apenas 10% mais fraca do que a da Terra, mas os astronautas se sentem como se estivessem deitados em uma nuvem. Ele não precisam de colchão nem travesseiro, é necessário nem mover o corpo para encontrar posição ideal.

Higiene pessoal em “gravidade zero”

#15: Nada de cuspir! Os astronautas não podem cuspir a pasta de dente. Eles precisam engolir a pasta após escovar os dentes. Cuspir a pasta de dente é um grande risco, pois ela ficaria voando na nave e assim entrar num filtro de ar;

#16: Chuveiros não existem no espaço. O astronauta se limpa com tecidos úmidos;

#17: Existe xampu no espaço, mas os astronautas não podem enxaguar os cabelos. O material precisa ser retirado com cuidado, para que os fios molhados não se espalhem pela nave ou obstruam os filtros de ar.

Atividades físicas

#18: O astronauta tem que se exercitar por duas horas todos os dias, assim seus músculos e ossos permanecem fortes durante o período no espaço. O sedentarismo não é nada recomendado no espaço, porque quando o astronauta voltar à Terra talvez ele nem tenha forças para caminhar.

Conexão com a Internet

#19: Quem está na ISS tem acesso à Internet. São vários laptops conectados via satélite a um servidor em Houston. Se você achou que por estar no espaço a conexão seria super rápida, lá vem a frustração: chega a ser mais lenta que a Internet discada.

Volta à Terra

#20: Logo depois de chegar à Terra o astronauta se submete a uma série de exames. Também são feitos testes e simulações para averiguar questões como equilíbrio e concentração. O objetivo é constatar os efeitos psicológicos e físicos do confinamento espacial por longos períodos;

#21: Quando volta para a Terra, o astronauta costuma sentir os braços mais pesados e várias dores no corpo;

#22: Se acha pequeno? Vá ao espaço! Após uma semana no espaço, os astronautas podem voltar até 6,5 centímetros mais altos.

Para ser um astronauta é necessária muita dedicação e treinamento, mesmo que você nunca chegue a ir ao espaço. Como vimos, a preparação é só uma etapa, pois a convivência no espaço e as consequências da viagem são ainda mais impactantes. É como diz Chris Hadfield:

Um astronauta é alguém capaz de tomar boas decisões rapidamente, mesmo com informações incompletas, quando as consequências o exigem. (…) O nosso trabalho não é experimentar incríveis emoções pessoais no espaço, mas ajudar a fazer da exploração espacial uma atividade maias segura e cientificamente produtiva – não para nós mesmos, mas para os demais.

Você ainda pensa em ser astronauta depois de saber dessas curiosidades? Comente abaixo!

astronauta luna apollo 17 lunar roving vehicle lrv 183271 - Sonha em ser astronauta? Saiba 22 curiosidades da vida no espaço

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via