Conecte-se conosco
É HOJE: SpaceX lançará um carro esportivo Tesla ao espaço

Ciência e Tecnologia

É HOJE: SpaceX lançará um carro esportivo Tesla ao espaço

O novo maior foguete do mundo, Falcon Heavy, terá sua primeira demonstração transportando um Tesla até a órbita de Marte

O sonho de 95% das crianças é viajar ao espaço (dado obtido através do quanto eu e meu irmão brincávamos de ser astronautas). Sem um agência espacial brasileira, a NASA acaba sendo sempre citada. Porém, nos últimos anos um outro nome tem se tornado cada vez mais popular: SpaceX.

A empresa foi fundada por Elon Musk em 2002 e está prestes a dar um dos seus passos mais largos hoje: o lançamento do maior foguete do mundo. Este é o Falcon Heavy. Haverá um streaming ao vivo com um teste que carregará um carro Tesla em torno de Marte.

O que é Falcon Heavy?

spacex falcon heavy launch rocket debut elon musk sls moon mars - É HOJE: SpaceX lançará um carro esportivo Tesla ao espaço

Falcon Heavy é o maior foguete do mundo desde o Saturn V

Criada em 2002, o objetivo da SpaceX é tornar o humano uma espécie multi planetária. Sim, como nos filmes. Porém, viajar a outro planeta não é fácil, começando pela necessidade de um transporte resistente em todos os sentidos. O combustível é um dos maiores desafios. Assim nasce o Falcon Heavy, o maior foguete do mundo.

Começamos a contemplar verdadeiramente missões de ida e volta a Marte — que exige muita capacidade de transporte, porque você tem que enviar uma sonda a Marte que ainda tem combustível bastante para retornar à Terra,” disse Musk quando revelou o conceito de Falcon Heavy em 2011. “Certamente abre um grande leque de possibilidades, como ir à Lua e depois à Marte.

O próprio Falcon Heavy é uma carga pesada. Ele é tão alto quanto um prédio de 20 andares, com a necessidade de 2.500 toneladas de força para que seja erguido do chão. Sua estrutura é como de 3 foguetes Falcon 9 lado a lado, com um total de 27 motores. Ele é realmente grande!

Pad 39 A Falcon Heavy Artist Cropped - É HOJE: SpaceX lançará um carro esportivo Tesla ao espaço

O Falcon Heavy tem a altura de um prédio de 20 andares

Entretanto, o projeto acabou sendo mais complicado do que se esperava. Foi muito mais que só amarrar três foguetes.

A carga mudou, aerodinâmica mudou totalmente, você triplicou a vibração e a acústica“, disse Musk em uma conferência da NASA em 2017. “A quantidade de carga que você está colocando nesse núcleo central é uma loucura… tivemos que reprojetar a fuselagem do núcleo central inteiro. Não é como o Falcon 9, porque ele não podia ter tanta carga. O sistema de separação acabou sendo, realmente, muito mais difícil do que pensávamos. Nós estávamos bem ingênuos sobre isso.

Foi necessário abandonar complexas técnicas que melhorariam a eficiência do foguete, como a do revezamento de combustível entre os três foguetes. Porém, ele continua sendo uma grande inovação por uma razão: todos os três propulsores voltam à Terra sozinhos, prontos para serem reutilizados. Um desejo do Elon Musk desde 2015.

Transportar um Tesla é só o começo

spacex teslaroadster falconheavy - É HOJE: SpaceX lançará um carro esportivo Tesla ao espaço

Carga preciosa

Para testar foguetes, tipicamente eles carregam uma carga de concreto ou grande tanque de água. Assim é verificado a eficácia para transportar coisas. O Falcon Heavy irá além. Ele deve ir à órbita de Marte com um carro Tesla! É uma ótima jogada de marketing.

O Falcon Heavy será capaz de carregar até 63 toneladas na órbita da Terra. Já numa viagem a Marte, ele deve suportar cerca de 16 toneladas. É o primeiro foguete da SpaceX que pode comportar um grande robô para exploração em outros planetas, ou mesmo tripulação humana com materiais para exploração de Marte.

A próxima era de exploração espacial virá de empresas privadas

Assim como Temer, Trump também governa para empresários, apesar de ambos não se saírem muitos bem em tal missão. Trump tem ampliado os investimentos da NASA em empresas privadas, como Moon Express e Astrobotic. As duas startups citadas receberam verba para aprimorem seus projetos de missões de exploração à Lua.

ap 17200727927430 - É HOJE: SpaceX lançará um carro esportivo Tesla ao espaço

Elon Musk interfere cada vez mais na política com suas empresas, com destaque para seu setor de transportes, SpaceX

O Falcon Heavy é mais um fruto de investimento federal. Grande, suporta muita carga, eficiente e barato de fazer e operar. É de total interesse do governo dos Estados Unidos possuir alguns em sua garagem. O esperado é que o governo americano seja o maior comprador dos foguetes.

Os planos não param. A SpaceX planeja lançar em 2020 o “Big F**** Rocket” (Foguete Grande pra Caramba), sendo o foguete mais potente do mundo. Ele será perfeito para transportar humanos no espaço, como um verdadeiro ônibus espacial. Como exemplo, ele pode viajar de Nova York até Shangai em 40 minutos.

A Blue Origin, da Amazon, também tem seus projetos em andamentos. Um foguete reutilizável chamado Glenn, tão potente quanto o Falcon Heavy, e uma espécie de “foguete-armazém” para exploração lunar de nome New Armstrong.

Quem dará o verdadeiro ponto de partida para essa era de exploração espacial por empresas privadas será o lançamento do Falcon Heavy. Dependendo do seu sucesso, ele será a vanguarda para outros foguetes privados e, assim, futuras missões. Sem mais depender totalmente da NASA, nos próximos anos notícias sobre descobertas espaciais podem se tornar cada vez mais comuns.

Veja ao vivo o lançamento do Falcon Heavy às 16:30

 

Continue lendo
Advertisement

Um garoto sul-americano do Nordeste que finalizou o ensino médio e aguarda o início de seu semestre na UFAL em 2018. Até lá acha que pode pelo menos produzir algo útil à humanidade através do SMT, assim para de gastar horas de sua vida em Dota 2.

Comentários
Subir