Spyware: Como saber que não há alguém espionando seu computador

Proteja seu computador contra Spyware
Fizemos um guia para você aumentar a proteção do seu computador e se proteger contra a ameaça dos spyware

Uma das formas mais perigosas de um Malware é ser um Spyware (programa espião), daqueles que observa tudo que você faz no computador. Ele não apresentará um alerta como um ransomware ou anunciará que está excluindo seus arquivos. Em vez disso, ele se ocultará silenciosamente no seu sistema, assistindo e gravando toda a atividade do computador.

Conhecidos como spyware, eles podem fazer de tudo, desde sequestrar imagens da sua webcam, até gravar o que você digita em seu teclado. Os espiões pretendem coletar seus dados pessoais para roubar sua identidade, assumir suas contas ou expor sua vida digital de outras maneiras.

Preparemos esse guia para que você possa minimizar as chances de um programa indesejável se enraizar em sua máquina, e permanecer livre de espiões.

Proteja seu sistema

Para começar, você precisará estabelecer uma proteção sólida para o seu computador. A maioria dos programas antivírus para Windows e macOS protege contra keyloggers (Programas que registram tudo que é digitado), hackers de webcam e outros tipos de spyware, especialmente se você manter esse antivírus sempre atualizado.

Como você escolhe o antivírus perfeito? Você não encontrará uma única solução de segurança que sirva para todo o tipo de usuários. Para a maioria dos computadores domésticos, um software livre e gratuito deve fornecer um nível adequado de proteção, mas pagar por uma versão mais robusta provavelmente aumentará suas chances de permanecer seguro.

Escolhemos quatro das ferramentas antivírus gratuitas mais eficazes e intuitivas, dos últimos anos. Todos eles receberam pontuações altas da AV-Comparatives – uma organização que avalia independentemente o software antivírus – mesmo em comparação com excelentes programas baseados em taxas, como Avira e McAfee.

Lista da AV-Comparatives com antivírus e serviços anti spyware
Avast e AVG encabeçam a lista de antivírus da AV-Comparatives

Embora nenhuma das opções a seguir seja especializada no combate a spywares, todas incluem algumas defesas contra esse tipo de programa malicioso. Contanto que você instale um desses pacotes, você reduzirá enormemente o risco de infecção do seu sistema.

  • Windows Defender (Gratuito e incluso no Windows 10)
  • AVG Free (Gratuito, mas tem uma versão Ultimate por R$ 219,99 o ano)
  • Bitdefender (Gratuito, mas tem versões pagas a partir de $24,99 o ano)
  • Avast (Gratuito, mas com versões pagas a partir de R$99,00 o ano)

Se você atualizar esses programas para versões pagas, obterá recursos extras, como varredura aprimorada de links da Web para capturar URLs desonestos, opções mais abrangentes para prevenção proativa de ataques e armazenamento seguro de arquivos.

Juntamente com o seu antivírus, recomendamos a instalação de uma opção de proteção secundária. Para o Windows, sugiro o Spybot Search & Destroy em sua versão gratuita, que pode funcionar ao lado de seu antivírus comum, executando varreduras profundas como uma camada extra de defesa contra códigos maliciosos.

Spybot - Search & Destroy, excelente ferramente anti spyware.
Interface inicial do Spybot – Search & Destroy.

Se você suspeita que seu computador sofre com spyware, mas sua ferramenta antivírus normal não está detectando a ameaça, tente realizar uma varredura mais profunda no sistema com o Norton Power Eraser, ou o HouseCall da Trend Micro. Eles servem como um scanner extra em cima do antivírus atual e funcionam diretamente em seu navegador da Web, o que permite cobrir qualquer tipo de sistema operacional.

Evite a infecção

Mesmo com um forte programa antivírus, você não quer dar ao spyware qualquer chance de ganhar um espaço no seu computador. Se você deseja manter os olhos curiosos fora do seu sistema, precisará monitorar todas as possíveis maneiras pelas quais códigos maliciosos podem invadir sua máquina.

Infelizmente, alguns spywares entram no ambiente doméstico , quando as pessoas tentam investigar o comportamento do computador de seus amigos e familiares. Embora tenhamos certeza de que todos em sua casa são perfeitamente confiáveis, um computador compartilhado ainda deve ter contas de usuário separadas para cada pessoa que utiliza essa máquina. 

Proteja essas contas com senhas para impedir invasões: no Windows, faça isso em Configurações> Contas; no macOS, verifique a configuração em Preferências do sistema> Usuários e grupos.

Pop-ups aleatórios da web ou mensagens de e-mail inofensivas podem trazer spyware.
Proteja seu computador para evitar comportamentos indesejados

Outros programas chegam disfarçados, pretendendo ser pop-ups aleatórios da web ou mensagens de e-mail inofensivas. Eles geralmente ocultam aplicativos que parecem perfeitamente legítimos ou parecem anexos de e-mail em um formato de arquivo que você reconhece.

Desconfie dos links que você recebe através das mídias sociais ou e-mail, mesmo que pareçam vir de pessoas em quem você confia – um hacker pode ter comprometido suas contas ou falsificado suas identidades apenas para conseguir acesso a mais pessoas e contas. Links fraudulentos são quase certos de conter algum tipo de spyware.

Além disso, você precisa ter cuidado com o que instala no computador e de onde baixa esses arquivos. Se você quiser experimentar um novo software, leia sobre ele primeiro. E quando estiver pronto para instalar o programa, obtenha-o no site oficial da empresa de software que o projeta ou prefira os programas que você pode baixar nas lojas do Mac ou do Windows.

O mesmo vale para extensões do navegador. Conceder acesso a essas ferramentas ao seu navegador pode comprometer sua segurança, portanto você precisará verificar os complementos com cuidado. Antes de instalar qualquer coisa, verifique as avaliações deixadas por outros usuários ou procure para ver se há recomendações de sites de tecnologia profissional.

Conheça os sinais de alerta

Não importa o quão fortes você faça as defesas do seu sistema, você não deve ficar complacente. Além de tomar as precauções acima mencionadas contra infecções, fique atento a esses sinais da presença de spyware. Uma bandeira vermelha é um sistema que roda lentamente!

Obviamente, os computadores mais antigos diminuem gradualmente de desempenho com o tempo, mas observe se há uma queda repentina no desempenho de um dia para outro. Fique atento a muitas atividades no disco rígido e travamentos, especialmente se elas ocorrerem mesmo quando o computador não estiver executando muitos programas ou processos muitos pesados.

Em geral, você deve tratar comportamentos estranhos e inesperados – como o funcionamento de aplicativos que você não abriu diretamente – com suspeita. Isso não é grande coisa se você configurou os programas para abrir automaticamente quando o computador liga, mas pode ser problemático se isso acontecer quando você estiver utilizando outros programas.

Uma situação particularmente suspeita é se as janelas aparecerem brevemente e desaparecerem novamente, é um sinal de um programa carregando e depois se escondendo. Outras ações estranhas incluem movimentos inexplicáveis do mouse ou entrada de texto, que podem ser um sinal de algo desconhecido funcionando em segundo plano, alterações nas configurações do sistema operacional, e a aparência de atalhos de aplicativos que você não notou antes.

Acompanhar os processos no gerenciador de tarefas é uma forma de saber se há spyware em seu sistema.
Acompanhar os processos no gerenciador de tarefas é uma forma de saber se há algo de estranho em seu sistema.

O spyware tentará executar de forma invisível, mas ainda consumirá memória e tempo de CPU. Portanto, verifique quais programas e processos estão em execução no seu computador.

Em um computador com Windows, use o Gerenciador de Tarefas, que você inicia pesquisando-o na caixa da barra de tarefas. Em seguida, mude para a guia Processos para ver todos os aplicativos e processos atualmente em uso.

No macOS, use uma ferramenta semelhante chamada Monitor de Atividades, que você pode encontrar abrindo o Spotlight (Cmd + Space ) e pesquisando o Monitor de Atividades. Sob a CPU, você verá uma lista de programas e processos em execução no momento, bem como a quantidade de recursos do sistema do seu computador que eles estão ocupando.

O que você deve procurar no Gerenciador de Tarefas ou no Monitor de Atividades? Irritantemente, as ferramentas maliciosas frequentemente têm nomes que parecem tão inócuos quanto possível. Isso significa que não conseguimos fornecer uma lista definitiva de termos que indicam spyware.

Em vez disso, fique de olho nos aplicativos ou processos que você não reconhece ou se lembra de iniciar e faça uma rápida pesquisa na Web pelos nomes deles para descobrir se eles são legítimos ou não.

Conclusão

Não há uma solução mágica ou instantânea para se proteger de programas maliciosos, porém, com um bom antivírus e uma boa solução anti spyware é possível diminuir muitas das chances de ser infectado com esse tipo de malware. Acima de todas as soluções de software, o bom senso e o cuidado são de exímia importância para manter seu computador seguro de ameaças. Seguindo todos os passos desse guia é possível não só se proteger como se livrar de possíveis spyware e outros tipo de malware.

A boa notícia é que, à medida que os spyware se tornam mais inteligentes e sofisticados, os navegadores e os sistemas operacionais incluem mais ferramentas de segurança. Por isso você deve sempre manter seu sistema, seus programas e suas ferramentas de segurança atualizados com os patches mais recentes.

Fonte: Pocket

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter